Buscar

Teste 4 - Conteudo Metodologia

Prévia do material em texto

1.
		Marque a resposta CORRETA que mostra o tipo de ensino que tem como base filosófica a ênfase na prática de um instrumento, no domínio da escrita e na leitura musical, na teoria e história da música. E tem como objetivo central o domínio de habilidades e informações pelo aluno. Para tal, os conhecimentos são transmitidos pelo professor que espera não ser questionado pelo aluno sobre sua finalidade, sobre o critério de seleção dos conteúdos e conhecimentos transmitidos.
	
	
	
	ENSINO CONSTRUTIVISTA
	
	
	ENSINO HISTÓRICO-CRÍTICA
	
	
	ENSINO MUSICAL MULTICULTURAL
	
	
	ENSINO CENTRADO NA CRIANÇA
	
	
	ENSINO TRADICIONAL
	
Explicação:
A tendência pedagógica de Ensino Tradicional de Música é que enfatiza o ensino da técnica e o domínio de um instrumento, da escrita e na leitura musical. O professor é visto como o dono do saber e espera não ser questionado pelo aluno sobre sua finalidade, sobre o critério de seleção dos conteúdos e conhecimentos transmitidos.
		2.
		"O cérebro humano é compreendido não apenas como um órgão que pode conservar e reproduzir as experiências vividas, mas também como um órgão que pode combinar e reelaborar tais experiências para então, partindo de tais elementos, desempenhar a atividade criadora". Considerando o que afirma o enunciado da questão, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.
I - A atividade de imaginação criativa depende prioritariamente da variedade e da riqueza das experiências.
II - Quanto mais ricas forem as experiências pessoais, mais material a imaginação terá à sua disposição.
III - A criatividade é uma faculdade inata aos seres humanos, mas não privilegia todos os indivíduos.
	
	
	
	Todas as proposições estão corretas.
	
	
	Todas as proposições estão incorretas.
	
	
	Apenas as proposições I e II estão corretas.
	
	
	Apenas as proposições II e III estão corretas.
	
	
	Apenas as proposições I e III estão corretas.
	
Explicação:
Apenas as proposições I e II estão corretas, pois é errado afirmar que a criatividade é uma faculdade inata aos seres humanos, mas não privilegia todos os indivíduos, visto que "ser criativo" trata-se muito mais de uma questão de exercício do que de faculdade inerente a alguns poucos privilegiados.
	
	
		3.
		O Professor muitas vezes, se orienta, ainda, pelos métodos de ensino da arte tradicional e está mais preocupado com:
	
	
	
	Procurar entender o resultado dos trabalhos pelos alunos.
	
	
	Observar a evolução gráfica do aluno.
	
	
	Fazer uma re-leitura dos trabalhos dos seus alunos.
	
	
	A expressividade individual, com técnicas, mostrando-se, por outro lado, insuficiente no aprofundamento do conhecimento da arte, de sua história e das linguagens artísticas propriamente ditas.
	
	
	Levar o aluno a desenvolver seu lado criativo.
	
Explicação:
O ensino de arte tradicional previa apenas o domínio das técnicas da arte e considerava que o aluno deveria desenvolver uma habilidade com materiais destinados a execução de um trabalho artístico. Todavia, essa proposta não é mais aceita pelo PCN de Arte, que prevê o ensino da arte como uma forma de desenvolvimento da subjetividade, da formação social e da capacidade de reflexão sobre a realidade, o que possibilita ao aluno um aprendizado transdisciplinar, ou seja, que envolva outras disciplinas. 
	
		4.
		O documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovado em 2017 pelo MEC, apresenta uma proposta de currículo nacional comum para todas as escolas brasileiras. No que se refere ao campo de ensino da Arte observamos que:
	
	
	
	O documento Base Nacional Comum Curricular aborda mudanças específicas em relação ao campo de ensino e retira a obrigatoriedade do ensino da Arte nas escolas de ensino fundamental.
	
	
	O documento Base Nacional Comum Curricular reafirma a importância do ensino da Arte no currículo como campo de conhecimento e de expressão para todos os educandos.
	
	
	O documento Base Nacional Comum Curricular apresenta mudanças específicas em relação ao campo de ensino da arte na escola e retira o componente Dança e Teatro do currículo obrigatório.
	
	
	O documento Base Nacional Comum Curricular coloca o ensino da Arte subordinado aos outros campos de conhecimento e com menor ênfase na importância desse campo na educação.
	
	
	O documento Base Nacional Comum Curricular não aborda de forma específica o campo de ensino da arte na escola.
	
Explicação:
O documento Base Nacional Comum Curricular reafirma a importância do ensino da Arte no currículo como campo de conhecimento e de expressão para todos os educandos e apresenta a Arte como disciplina e campo de conhecimento específcio que deve ser trabalhado em todos os anos de escolarização.
		5.
		"Uma obra de arte pode ser considerada um signo: o significante é a representação da imagem feita através de suportes e recursos materiais diversos como linhas, traços, formas, cores, barro, ferro, argila e outros e o significado é o conteúdo, o conceito que é veiculado através deste material e, ainda a imagem mental que formamos a partir dele. (ROSA e SCALÉA, 2006)."  De acordo com a citação, conclui-se que a obra de arte significa, isto é, transmite uma mensagem. Mas quando é possível perceber-se que uma obra de arte se torna significativa?
	
	
	
	Quando apreciamos uma obra de arte, e ela nos emociona, intriga, ensina, fascina e cativa, podemos afirmar que ela precisa ser corrigida para então se tornar significativa.
	
	
	Quando apreciamos uma obra de arte, e ela não desperta em nós incômodo ou emoção, podemos afirmar que ela é significativa.
 
	
	
	Quando apreciamos uma obra de arte, e ela nos emociona, intriga, ensina, fascina e cativa, podemos afirmar que ela é significativa.
	
	
	Quando apreciamos uma obra de arte, e ela é composta por elementos textuais, podemos afirmar que ela é significativa.
	
	
	Quando apreciamos uma obra de arte, e ela combina elementos textuais e não textuais, podemos afirmar que ela é significativa.
	
Explicação:
De acordo coma citação (ROSA e SCALÉA, 2006),  conclui-se que quando apreciamos uma obra de arte, e ela nos emociona, intriga, ensina, fascina e cativa, podemos afirmar que ela é significativa.
		6.
		Conforme os estudos curriculares, os critérios de avaliação ajudam o educador na compreensão do trabalho com o aluno em Arte. Faz parte dos critérios a serem observados na avaliação específica da área de Arte (Adaptada de Professor de Artes FEPESE ( 2013):
	
	
	
	Compreender a linguagem artística e estar habilitado para expressá-la como verdadeiros artistas.
	
	
	Reconhecer e valorizar o desenvolvimento pessoal apenas por meio da música, nas atividades de produção de conhecimento.
	
	
	Identificar elementos visuais que se encontram em múltiplas realidades e desenhá-los em técnicas artísticas apuradas.
	
	
	Valorizar somente as fontes de documentação, preservação e acervo da produção artística dos museus.
	
	
	Compreender a estrutura e o funcionamento dos elementos que compõem as obras artísticas, relacionando-as ao contexto sociohistórico.
	
		7.
		O filósofo norte-americano John Dewey concebia o conhecimento e o seu desenvolvimento como um processo social, que integrava os conceitos de sociedade e indivíduo. Uma das principais ideias do ensino da arte no contexto do escolanovismo, tomada de Dewey, foi:
	
	
	
	a dispensabilidade de contextualização histórica da produção artística.
	
	
	a instrumentalização da arte para a liberação emocional.
	
	
	a arte na escola como preparação para o mundo profissional.
	
	
	o desenvolvimento das técnicas artísticas.
	
	
	a arte como experiência individual e social.
	
Explicação:
O movimento da Escola Nova fundamentado no pensamento de Dewey destaca a produção individual e coletiva, com ênfase na livre expressão.
	
		8.
		Após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394 - (1996), verificamos reformulações importantes na proposta de ensino da arte no Brasil. Assinale a afirmativaque apresenta uma orientação que está fundamentada nas idéias difundidas a partir desse documento:
	
	
	
	Construção de uma proposta de ensino tecnicista.
	
	
	Construção de uma proposta de ensino tradicional.
	
	
	Construção de uma proposta de ensino de desenho geométrico.
	
	
	Construção de uma proposta de ensino com ênfase no espontaneismo.
	
	
	Construção de uma proposta de ensino que articule o fazer, o pensar e o conhecer a arte.
	
Explicação:
A partir da LDB a proposta de ensino da arte prioriza a articulação entre o fazer, o pensar e o conhecer a arte na escola.

Continue navegando