Buscar

Documento 22222

Prévia do material em texto

1.
	Um texto nunca é constituído por uma ideia congelada. Ele nasce da conversa que o autor faz com os muitos outros textos que passaram pelas suas mãos antes da escrita propriamente dita. No texto, dialogam culturas, histórias e ideias, fazendo com que o autor entrelace inúmeros fios, formando, assim, uma gigantesca teia que dá origem ao texto. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA quanto ao diálogo entre os textos:
	 a)
	O dialogismo propõe que somente nas vozes do texto e do leitor encontram-se os elementos intertextuais.
	 b)
	Os textos considerados como literatura não passam pelo processo de intertextualidade, por isso são considerados tradição literária.
	 c)
	A literatura não é produzida de maneira cristalizada; portanto, pode-se afirmar que há nela vestígios de outros textos.
	 d)
	A intertextualidade não é inerente à produção textual; portanto, a criação de um texto traz uma relação de afastamento entre os textos.
	2.
	O ato de leitura, dentro ou fora do ambiente escolar, orienta-se por objetivos variados, a exemplo do estudo, da aquisição de informações, da revisão de textos escritos pelo próprio aluno, ler por prazer, por sentir necessidade etc. O aluno-leitor precisa identificar tais objetivos, com vistas a direcionar o trabalho à realização de cada um desses. Assim, considera-se diferente ler para identificar determinada informação dentro do texto do ato de ler por simples prazer. No caso da primeira modalidade, deve-se direcionar o trabalho de modo que seja possível tal identificação. Portanto, objetivos diferentes requerem estratégias diferentes, próprias que se atinja o objetivo. Uma estratégia é a Leitura Pontual, a qual é aplicada em situações específicas de leitura. Acerca da estratégia de leitura denominada Leitura Pontual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nesta estratégia, o aluno tem por cunho a realização de alguma pesquisa ou a leitura para separar informações específicas.
(    ) Nesta estratégia, o aluno necessita manter para si o conhecimento adquirido, distanciando-se da socialização do conhecimento.
(    ) Nesta estratégia, o aluno consegue captar uma informação global do texto lido, excluindo a separação de pontos relevantes do texto.
(    ) Nesta estratégia, o aluno consegue mensurar o nível de compreensão do texto que foi lido.
(    ) Nesta estratégia, o aluno-leitor deveria realizar a discussão com vistas ao desenvolvimento da comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - V - F.
	3.
	A leitura humaniza, faz com que as ideias fluam e aprimora o vocabulário. Além destas, inúmeras outras habilidades são desenvolvidas a partir da leitura. O literário proporciona prazer intelectual, além de trazer ao leitor conhecimento acerca dos mais diversos tipos de assuntos. A escola, por este motivo, deveria ter a leitura como prioridade, porém infelizmente nem sempre isso ocorre. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A literatura humaniza, ao passo que serve como passatempo. A leitura, portanto, não é prioridade na escola, pois considera-se que o estímulo para tal ação deve ser iniciado no convívio familiar da criança.
	 b)
	A escola não deveria estabelecer a leitura como prioridade, pois ela não é considerada subsídio para a produção de textos. Nas demais disciplinas, que não a Língua Portuguesa, a leitura serve apenas como base para aquisição de conhecimento.
	 c)
	A humanização do sistema escolar possibilita que os alunos leiam os mais diversos gêneros textuais e socializem os conhecimentos adquiridos. Isso ocorre em todo o sistema educativo do cenário nacional.
	 d)
	A leitura proporciona a percepção das ideias de modo que cada uma delas faz parte do texto como um todo, porém cada ideia pode ser também um fragmento que possibilita a criação de novos textos.
	4.
	O texto literário é capaz de responder às expectativas do leitor, que se propõe a interpretar seus mais variados sentidos sob o aspecto dialógico, polissêmico e polifônico. Para a elaboração de um texto literário, deve-se levar em conta que é necessário fazer com que o leitor consiga sentir o fato e refletir sobre ele. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A linguagem literária cria uma visão real e exata das condições da existência humana.
	 b)
	A partir da literatura, podem-se retratar aspectos humanos e sociais. Este tipo de leitura requer apenas o nível básico de interpretação para ser compreendido.
	 c)
	O texto literário é a manifestação individual e concreta das ideias que circulam entre as pessoas e é constituído por características específicas.
	 d)
	A transformação da linguagem cria outra realidade, fazendo com que nada haja de real nos textos literários.
	5.
	A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto). Dessa maneira, muitos compositores e escritores brasileiros utilizam esse recurso, elaborando um texto novo a partir de um texto que já existe. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A intertextualidade se materializa nas charges, por exemplo, as quais constantemente se remetem a um assunto polêmico instaurado pelos acontecimentos da vida em sociedade.
(    ) Quanto maior for o nosso conhecimento, mais possibilidades teremos de interpretar a mensagem atribuída por um determinado discurso, de modo a identificarmos o diálogo que este estabelece com os demais.
(    ) A intertextualidade se caracteriza pela citação de um pensamento, uma frase ou um provérbio que esteja relacionado com o assunto referente a um trabalho apresentado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F -  V - F.
	 d)
	F - F - V.
	6.
	Leia a afirmação a seguir:
"Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias" (SOARES, 2004).
De acordo com o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Pode-se considerar que letrar é direcionar a criança a exercitar as práticas sociais de leitura e escrita, inserindo-a no mundo das letras e instigando-a a ter o hábito de ler.
II- A alfabetização compreende decodificar e assimilar os signos linguísticos.
III- O aprendizado da leitura automaticamente faz com que a criança adquira o gosto por ler, pois ela, assim que aprende a ler, automaticamente envolve-se com hábitos desencadeados apenas por intermédio da leitura.
IV- Basta alfabetizar a criança para que ela aprenda a ser letrada. Já no processo de alfabetização, a criança é ensinada a fazer a chamada leitura do mundo a partir de suas práticas sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	7.
	Para a realização de fato do processo de leitura, é importante que se desencadeie um conjunto de habilidades relacionadas à linguística e à psicologia com vistas à compreensão dos textos escritos, à reflexão acerca da significação do texto lido, à extração de conclusões a partir dos textos abordados, ao julgamento do conteúdo,das estratégias adotadas. Além disso, concorre para o estabelecimento do sentido textual a interação entre o leitor, o texto e o autor. O leitor, ainda, toma por base o seu conhecimento de mundo, o que coloca em ação o conhecimento de mundo, a fim de estabelecer comparações com o conteúdo textual, confrontando conteúdos, para o estabelecimento do intertexto. Disso resulta o sentido textual, o que requer colocar em ação algumas habilidades, as quais são aplicadas em diferentes etapas, as chamadas etapas de leitura. Acerca dessas etapas de leitura, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Decodificação.
II- Compreensão.
III- Interpretação.
IV- Retenção.
(    ) O leitor traça um paralelo entre o texto lido e o seu dia a dia.
(    ) Etapa em que o leitor procura anotar as palavras desconhecidas.
(    ) Nesta fase, o leitor busca uma interpretação das ideias, na sequência em que ocorrem no texto.
(    ) O leitor identifica a tipologia e do que trata o texto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - III - II.
	 b)
	I - III - IV - II.
	 c)
	III - IV - II - I.
	 d)
	II - I - IV - III.
	8.
	A alfabetização é um processo que auxilia a aquisição do sistema de escrita, e o letramento efetiva essa aquisição através das práticas sociais no cotidiano dos sujeitos. Soares (2004, p. 74) postula que "o letramento é considerado como um responsável por produzir resultados importantes: desenvolvimento cognitivo e econômico, mobilidade social, progresso profissional, cidadania". Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma criança alfabetizada sabe ler e escrever, uma criança letrada tem o hábito, as habilidades de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos.
(    ) Alfabetizar é ensinar a ler e escrever e a ter o hábito da leitura.
(    ) Letrar é conduzir a criança ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita, isto é, inseri-la no campo das letras em seu sentido e contexto social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - V.
	9.
	Um dos maiores entraves da leitura no ambiente escolar é a falta de objetivos definidos para tal ação. Muitos livros didáticos não trazem explicitados os motivos pelos quais determinada leitura está sendo feita, fazendo com que o aluno acredite que o motivo para a leitura seja somente responder às perguntas propostas para interpretação. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Quando o aluno lê sem saber os motivos pelos quais a leitura é efetuada, ocorre a simulação de leitura.
II- As leituras de outras disciplinas (geografia e história, por exemplo) são menos artificiais que as efetuadas nas aulas de língua portuguesa, pois a finalidade delas é específica.
III- Responder à pergunta "para quê ler um texto" e buscar as informações necessárias não é relevante para saber o porquê ler, pois a leitura em si já é o aprendizado do aluno.
IV- As respostas dadas à pergunta "para que ler" envolvem uma perspectiva política tanto do aluno quanto do professor, pois a resposta justifica quais são os objetivos a serem alcançados com essa prática.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	A leitura crítica é uma habilidade de grande importância quando se trata de interpretação de textos. Quando são escritos, os textos possuem marcas determinadas por quem os escreve, pela época, em que contexto e em que lugar foram escritos. Ao leitor, cabe compreender e filtrar estas marcas que, em determinadas situações, podem influenciar na compreensão da real mensagem que o texto deseja transmitir. Assinale a alternativa CORRETA quando à compreensão do texto

Continue navegando