Buscar

AULA 02 DIR INTERNACIONAL

Prévia do material em texto

Jus cogens, obrigações erga omnes e soft law
Profa. Mayra mendonça
Jus Cogens – O que é?
conjunto de normas internacionais dotadas de superioridade hierárquica e que não podem ser derrogadas, somente podendo ser modificadas por normas da mesma natureza
Jus cogens
Art.53. (...) Para os fins da presente Convenção, uma norma imperativa do Direito Internacional (...) é uma norma aceita e reconhecida pela comunidade internacional dos Estados como um todo, como norma da qual nenhuma derrogação é permitida e que só pode ser modificada por norma internacional geral da mesma natureza
Além do Jus Cogens (arts. 53 e 64 do CVDTE), a carta das Nações Unidas também é hierarquicamente superior a outras normas jurídicas internacionais (art.103 da Carta da Nações Unidas)
CONVENÇÃO DE VIENA SOBRE O DIREITO DO TRATADO ENTRE ESTADOS (1969)
Art.53. é um nulo um tratado que, no momento de sua conclusão, conflite com uma norma imperativa de direito internacional geral.(...)
Art.64. Se sobrevier uma nova norma imperativa de Direito Internacional geral, qualquer tratado existente que estiver em conflito com essa norma torna-se nulo e extingue-se.
Art.71. 
1. No caso de um tratado nulo em virtude do artigo 53, as partes são obrigadas:
a eliminar, na medida do possível, as conseqüências de qualquer ato praticado com base em uma disposição que esteja em conflito com a norma imperativa de Direito Internacional geral; e
adaptar suas relações mútuas à norma imperativa do Direito Internacional geral.
Jus cogens
Art.71
2. (...) Quando um tratado se torne nulo e seja extinto, nos termos do artigo 64, a extinção do tratado:
libera as partes de qualquer obrigação de continuar a cumprir o tratado
não prejudica qualquer direito, obrigação ou situação jurídica das partes, criados pela execução do tratado, antes de sua extinção; entretanto, esses direitos, obrigações ou situações só podem ser mantidos posteriormente, na medida em que sua manutenção não entre em conflito com a nova norma imperativa de Direito Internacional geral.
Consequências da aprovação de um tratado em conflito com a jus cogens
1. Incompatibilidade no momento da conclusão: nulidade
2. Incompatibilidade superveniente: nulidade e extinção
Obrigações erga omnes
São aquelas, como o próprio nome indica, que vinculam todas as pessoas internacionais, independentemente da aceitação.
Obs: Obrigações erga omnes não se confundem com as normas de jus cogens
Soft law – O que são?
São normas dotada de um reduzido teor de imperatividade
jurisprudência
(CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS - La Cantuta X Peru - voto juiz A.A. Cançado Trindade) 50. No meu Voto Fundamentado no recente Caso do Massacre de Pueblo Bello (Sentença de 31 de janeiro de 2006) desenvolvi (bem como em numerosos votos anteriores) considerações acerca do amplo alcance do dever geral de garantia (artigo 1.1 da Convenção) e das obrigações erga omnes de proteção da Convenção (pars. 2 a 13). Na sentença no presente Caso La Cantuta, a Corte, ao salientar que os fatos do cas d’espèce infringiram normas imperativas do Direito Internacional (jus cogens), avaliou positivamente os esforços do Estado demandado por cumprir “seu dever – decorrente da obrigação de investigar – de solicitar e impulsionar, mediante medidas pertinentes de natureza judicial e diplomática, a extradição de um dos principais processados” (pars. 159 a 160). Daí se pode desenvolver uma aproximação ou convergência entre o Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Direito Penal Internacional. 60. Durante anos, no seio desta Corte, insisti na necessidade do reconhecimento e da identificação do jus cogens, e elaborei, em numerosos votos (no exercício das funções tanto contenciosa quanto consultiva do Tribunal), a construção doutrinal da aplicação do conteúdo material do jus cogens e das respectivas obrigações erga omnes de proteção, em suas dimensões tanto horizontal (vis-à-vis a comunidade internacional como um todo) como vertical (abrangendo as relações do indivíduo tanto com o poder público como com entidades não estatais ou outros indivíduos). Com isso, evoluiu e expandiu-se a própria noção de “vítima” de acordo com a Convenção Americana, ampliaram-se tanto os parâmetros da proteção devida aos justiciáveis como o círculo de pessoas protegidas. 
Questão 1
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha pode exercer, entre outras funções, a de auxiliar a supervisão e a execução das normas de direito internacional humanitario em conflitos armados internacionais, mas nao pode ingressar no territorio no qual haja hostilidades sem a autorização dos Estados envolvidos.
Se sobrevier uma nova norma imperativa de Direito Internacional, qualquer tratado existente que estiver em conflito com essa norma só será cumprido ate o final de sua vigência, não podendo ser prorrogado ou renovado.
O costume internacional e as resoluções vinculantes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas são incorporados internamente no direito brasileiro por intermédio de decreto presidencial.
As obrigações erga omnes foram previstas expressamente no estatuto da Corte Internacional de Justiça, porém não autorizam o inicio de processo naquele tribunal contra determinado Estado que as tenha descumprido.
Nenhuma das anteriores
Questão 2 
As normas de Direito Internacional Peremptório (jus cogens):
Podem ser derrogadas por tratado 
Só podem ser derrogadas por costume internacional;
Pressupõem uma ordem pública internacional não disponível para os Estados individualmente;
Não guardam qualquer relação com o conceito de obrigações erga omnes. 
Questão 4
Julgue o afirmado:
De acordo com a Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados de 1969, as partes de um tratado são obrigadas a eliminar, na medida do possível, as consequências de qualquer ato praticado com base em uma disposição que esteja em conflito com uma norma imperativa de Direito Internacional geral.
CERTO
ERRADO
QUESTÃO 5
Julgue o item a seguir, relativo às fontes do direito internacional.
Os tratados incorporados ao sistema jurídico brasileiro, dependendo da matéria a que se refiram e do rito observado no Congresso Nacional para a sua aprovação, podem ocupar três diferentes níveis hierárquicos: hierarquia equivalente à das leis ordinárias federais; hierarquia supralegal; ou hierarquia equivalente à das emendas constitucionais.
CERTO
ERRADO
QUESTÃO 6
Julgue a assertiva a seguir:
Nos termos da Convenção de Viena sobre Tratados, é anulável um tratado que, no momento de sua conclusão, conflite com uma norma imperativa de Direito Internacional geral (jus cogens), que nada mais é do que uma norma imperativa de Direito Internacional geral, uma norma aceita e reconhecida pela comunidade internacional dos Estados como um todo, como norma da qual nenhuma derrogação é permitida e que só pode ser modificada por norma ulterior de Direito Internacional geral da mesma natureza, a exemplo da proibição de tortura e escravidão.
CERTO
ERRADO

Continue navegando