Buscar

AVA2 Educação a Distância e Culturas Digitais

Prévia do material em texto

Prática inovadora e inspiradora em educação a distância
A passagem do século XX para o início do XXI é marcada pela aceleração das inovações tecnológicas e pelas diversas novidades que delas decorrem. Entre as grandes transformações sociais estão as novas formas de relação entre a sociedade e o saber. No que se refere à educação, este processo implica em pensar como ela se entrelaça com a cibercultura. Este processo passa pela necessidade de repensar também o papel do professor, que já não precisaria mais exercer papel de detentor absoluto do saber. Entendemos a interatividade e colaboração como fundamentais no processo de aprendizagem no contexto inovador da web 2.0. Na contemporaneidade, não há educação autêntica sem a efetiva participação do estudante na construção de sua própria aprendizagem. Essa ideia de coautoria está presente na Web 2.0, o que reforça a disposição das novas tecnologias em proporcionar ferramentas para a construção da inteligência coletiva através de uma aprendizagem colaborativa.
Criar uma página em um blog e apresentar três (3) experiências inovadoras do processo de aprendizagem, com objetivo de entender o que profissionais da educação estão fazendo para transformar suas práticas pedagógicas no contexto da educação a distância.
1. Instrução 1 – Criar uma página no wordpress (Links para um site externo.) e dar um nome ao Blog;
2. Instrução 2 – Após a criação do Blog, compartilhar e analisar 3 experiências inovadoras de aprendizagem que se utilizam de ferramentas digitais da web 2.0 para o processo de construção de conhecimento;
3. Instrução 3 – Compartilhar com o grupo;
4. Instrução 4 – Compartilhar o link do Blog na plataforma.
Acesse o link do blog eadculturasdigitais.blogspot.com para ter acesso ao trabalho feito.

Continue navegando