Buscar

Questões de hidroterapia

Prévia do material em texto

Questões de hidroterapia
1. Durante as aulas em piscina terapêutica pode-se observar diversas técnicas empregadas assim como todo o cuidado que devemos ter nesse ambiente com os pacientes Itens quanto ao espage fisico, recursos cuidados quanto a entrada na água, reconhecimento do espaço ambientação ao meio são imprescindíveis para o sucesso do tratamento além da aplicação correta Técnicas como Bad Ragaz, preconizada por Harold Dull, na California podem favorecer o controle de tronco ganho de ADM e fortalecimento com diversos padrões diferentes de exercícios. Nesse contexto, responda:
a) Quais os cuidados quando a entrada e saída do paciente da água? 
R: Os cuidados são acompanhar o paciente durante todo o percurso fora da piscina, para caso tenha um desequilíbrio não Cia, na entrada do paciente na piscina tanto se for entrar pela escada como pela borda tem que ter pelo menos dois terapeutas para auxiliar a descer, um fora e outro dentro na saída também, cuidados com a limitação do paciente, não afogar.
b) Como você deve proceder para colocar o paciente em flutuação?
R: O paciente de costa o apoia todo no seu ombro, segurando entre as escapulas colocar o paciente em flutuação. Caso tenha auxilio começa a colocar os macarrões nos membros e se não tiver ajuda se começa pelo colar cervical. O modo de colocar os macarrões vai depender do tipo de patologia que o paciente apresenta e do exercício que vai ser feito. O terapeuta não pode sair de perto e tomar o cuidado de não afogar o paciente.
c) Relate um padrão de exercício de Bad Ragaz em flutuação para MMII.
R: O paciente em flutuação, o terapeuta vai segurar em uma parte do MMII vai depender do nível que o paciente esta dos exercícios, pode ser quadril, joelho ou tornozelo. O terapeuta pede que o paciente faça a isometria do tronco e vai levar o paciente de uma lado para o outro na água. É importante que o terapeuta fique parado no lugar e que faça a volta completa com o paciente, sem que tenha a rotação. 
d) Como você trabalharia marcha com um paciente com pequena dificuldade de deambulação?
R: Marcha linear
e) Com qual objetivo podemos usar a técnica de Watsu
R: Para relaxar e alongar de forma passiva
2. Relate um dos casos observados por você, atendido pela professora durante os atendimentos realizados, lembrando da história, comprometimentos relatados e atividades realizadas em piscina terapêutica.
R: O paciente teve AVE, ficou hemiparetico como o lado direito foi o mais comprometido, teve paralisia facial e por isso afetou a fala, como tratamento faz fono, cinesioterapia, eletroterapia e hidroterapia. Para andar utiliza a tira equino e uma órtese simples para auxiliar a dorsiflexão. 
O paciente entrou pela escada com auxilio de dois terapeutas, primeiro com apoio do terapeuta andou com ele pela piscina para fazer o reconhecimento do local e analisar a marcha, foi observado que ele tem a marcha ceifada. Foi feito exercícios de marcha linear e turbilhão, tanto pra frente e para trás e para o lado. Quando foi feito a marcha para o lado, o lado mais comprometido o paciente foi desalinhado.
Foi feito flutuação, e com ele em flutuação alongamento passivo de abdução e adução de ombro por causa da dor foi feito até 90 graus. Flexão e extensão de cotovelo tomando o cuidado de ir devagar para não fazer o reflexo de estiramento e voltar para o padrão.
No MMII foi feito alongamentos do quadríceps, adução e abdução do quadril e também a bicicleta andando com resistência. No final foi feito uma soltura da cintura escapular e serpenteou o paciente para fazer um relaxamento. 
3. Quais foram às características mais importantes identificadas por você durante a visita técnica da piscina realizada por seu grupo.
O ambiente é fechado para manter a temperatura, não tem local para lavar os pés antes de entrar para a piscina, água fica na temperatura de 34 graus. O chão é antiderrapante, as escadas são com degraus largos que entram na água assim o paciente pode ir tanto sentado como de pé, a piscina tem a mesma profundidade nela inteira, não tem elevador para cadeirante. Após o uso se coloca o coberta para se manter a temperatura. O principal paciente que vai La é PC. Há vestiários separados femininos e masculinos. É uma piscina grande com fluxo médio de pacientes.

Continue navegando