Buscar

Atividade de pesquisa empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
EMPREENDEDORISMO
Aluno(a):
Lauremir Teodoro
Data: 07
 /
11
 /
2020
Atividade
 de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta Atividade
contém 
1
0
 questões,
 totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave 
o arquivo com o nome Atividade
de Envio
 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
)
1)	Quais são as principais características de um empreendedor? 
Resposta: 
As principais caracteristicas são: 
Liderança - Mesmo um profissional tendo trabalhado durante muito tempo como subordinado é possívelque ele seja o líder de sua empresa.
Iniciativa - Colocar em prática uma ideia de negócio quando muitas pessoas tentam te convence r a nãofazer é muito difícil. 
 Capacidade de planejamento - Ter metas e monitorar as informações de uma empresa são atitudes necessárias para quem deseja crescer de maneira planejada. 
Autoconfiança - Confiar em suas próprias opiniões e transmitir confiança para sua equipe sãocomportamentos essenciais para quem almeja ter sucesso no mundo do empreendedorismo. 
2)	Elabore a sua definição de empreendedor.
Resposta: Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa.
3)	De que maneira empreendedores podem contribuir para a melhoria da situação socioeconômica do País?
Resposta: Os empreendedores são importantes para a geração de riquezas, eles promovem crescimentoeconômico em desenvolvimento social, melhoram a condição de vida das pessoas. Geram maisempregos e com isso geram o aumento da renda populacional.
4)	O que significa estabelecimento de metas e objetivos para o sucesso de um empreendimento? 
Resposta: Para definir o que são metas, podemos dizer que são objetivos quantificados. Meta nada mais é que uma posição no futuro relacionada a tempo e valor, que exige algum grau de esforço e dedicação para ser alcançada. As metas são uma forma de medir o nível de sucesso - elas lhe dão foco, direção e senso de propósito,ao mesmo tempo em que fornecem uma referência tangível para determinar se você está realmenteobtendo sucesso almejado.exemplo de 5 metas de um empreendimento.
5)	Selecione algumas ideias de negócios e peça a opinião de outras pessoas sobre a possibilidade de transformar essa ideia em negócio. Procure adotar uma posição neutra, apenas registrando as opiniões, as para usar como pistas em um processo de busca de informações e planejamento.
Resposta: No atual cenário do( covid 19 ) um ótimo exemplo de empreendedorismo foi de um aluno que proveitou seus cotatos e ciclos de amizades nas redes sociais para iniciar seu primeiro negocio com vendas virtuais de fones de ouvido com pronta entrega. 
Foi interessante porque no momento de isolamento o uso de celulares está sendo constante, pois as familias estão passando mais tempo juntos e precisam de privacidade sonora.
6)	Qual a importância de realizar uma analise dos riscos que existem na inicial de um empreendedor?
Resposta: A análise de risco é um fator-chave no mundo dos negócios. Sua execução correta ajuda a tranquilizar colaboradores, funcionários e até mesmo investidores, que estarão mais seguros ao lado de um empreendedor capaz de prever as possíveis falhas em seu empreendimento. Existem alguns fatores importantes a serem considerados durante a análise de risco, que podem se converter em problemas se deixados de lado.
A sazonalidade é caracterizada pela diminuição da demanda em determinadas épocas. É preciso levar em conta questões como datas comemorativas, público-alvo e o produto que se vende, para entender quando a sazonalidade será positiva e quando seu impacto irá atrapalhar os negócios. Impactos econômicos afetam todo e qualquer empreendimento, independente do tamanho. Períodos de recessão podem ser especialmente conturbados para os negócios.
A estagnação econômica pode em impacto apenas em determinados setores. Áreas em recessão podem diminuir a procura pelo seu produto ou serviço, assim como uma área em crescimento pode gerar boa procura, mas no futuro se transformar em uma bolha.
7)	O que é plano de trabalho? Qual é sua relevância para o negócio? 
Resposta:
O Plano de Negócios reúne informações de mercado e informações internas ,desde o marketing até as finanças. Esse documento descreve quem a empresa é ou deve ser, aponta as estratégias e prevê resultados levando em consideração os possíveis cenários futuros. 
Ter um Plano de Negócios antes de abrir uma empresa é um grande diferencial. Através de pesquisas de mercado o empreendedor já inicia o negócio sabendo como investir. Com o Plano de Negócios em mãos, é possível saber qual a melhor estratégia para a captação de clientes.
O Plano de Negócios também ajuda na hora da captação de investimentos, já que é a prova viva de que existem pesquisas e análises de viabilidade econômica e de mercado como um todo. 
8)	O que é grau de excelência, no contexto estudado?
Resposta: No contexto estudado grau de excelência é quando se encotra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rapido e/ou mais barato, agir de maneira a fazer as coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelencia, desenvolver ou utilizar procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou atenda os padrões de qualidade previamente estabelecidos.
9)	Qual é sua compreensão sobre brainstorming? 
Resposta: Brainstorming é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico. Consiste em uma reunião também chamada de tempestade de ideias, na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas.
10)	No que se refere à liderança, faça uma pesquisa sobre as principais modelos e escolha um para descrever sobre ele.
Resposta: Cada perfil influência de modos diferentes o ambiente de trabalho, o comportamento dos profissionais e o desenvolvimento das atividades profissionais. 
Aqui vou falar um pouco sobre a liderança autocratica.
 O foco dessa liderança é no próprio líder. Na liderança autocrática, o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões, e os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A figura do “chefe” se sobressai e as pessoas recebem ordens, com pouco espaço para questionamentos ou sugestões.
As características desse tipo de líder costuma ser dominador, emitir ordens a espera de uma obediência cega dos colaboradores, além de ser temido pelo grupo - que só trabalha quando ele está presente.
Os grupos submetidos à liderança autocrática costumam apresentar um maior volume de trabalho, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade e, em função disso, costumam ter insatisfação, falta de motivação e uma propensão a gerar conflitos entre os colegas.
O traço mais marcante de um líder autocrático é o fato de ser centralizador.
É aquele que prefere ser o responsável pelas decisões estratégicas da companhia ou de uma organização. 
Quase nunca aceita sugestões ou conselhos dos demais membros da equipe.
Muitas vezes, ele manda ou interfere até na forma que um subordinado executa uma tarefa operacional.
O líder autocrático exerce, muitas vezes, um controle exagerado sobre a equipe e as tarefas, o que evidencia a falta de confiança no time.
Esse tipo de liderança é mais comum quando é exercida pelo proprietário do negócio.
Nesses casos, normalmente, ele acredita que o seu próprio jeito de conduzir as tarefas e tomar decisões é o correto. Não há espaço para discussões.
É muito comum que o líder autocrático seja mais temido do que respeitado.
Vantagens de contar com um líder autocrático
Contar com um líder autocrático não é de todo ruim, como muita gente pode imaginar.
Entre as vantagens desse estilo de liderança está a maior velocidade na tomada de decisões.
Como o líder tem absoluto controle de todas as situaçõese processos, isso pode diminuir a exaustão.
Além disso, os processos de trabalho tendem a ficar simplificados e também produtivos, uma vez que o líder está sempre presente.
E quais as desvantagens de ser conduzido por um líder autocrático?
lider autocratico quais desvantagens de ser conduzido por
Se o líder abusa do seu poder, os membros da equipe passam a enxergá-lo como ditador e controlador.
Essa postura centralizadora também pode diminuir a motivação dos colaboradores, que se sentem impotentes ao não terem espaço para contribuir com ideias e participar das decisões.
A lista de desvantagens também inclui a falta de solução criativa e o aumento dos níveis de estresse, sobretudo, do líder que acaba se sobrecarregando.
Outro problema é que, sendo centralizador, se o líder não se fizer presente, isso pode acarretar na perda de produtividade, uma vez que o time não toma suas próprias decisões.
Como obter o comprometimento da equipe?
lider autocratico como obter comprometimento equipe
Esta é uma questão que desafia todos os líderes.
Porém, para um líder autocrático, essa dificuldade é um pouco maior.
Como influenciar pessoas em busca de resultados sem ser hostil ou utilizar ordens e ameaças?
O coaching pode ser um grande aliado nessa questão. 
Por meio de técnicas e ferramentas, a metodologia pode orientar o líder a encontrar uma mudança de paradigma e, ao invés de dizer ou impor aos seus liderados como fazer as coisas, começar a perguntar.
Esse caminho tem se mostrado bastante efetivo para quebrar barreiras entre líderes e liderados e encurtado as distâncias para a obtenção dos resultados esperados.
O coaching se consolida como um facilitador do líder autocrático nessa busca.
Visite o site da SBCoaching para saber mais e, se desejar, faça contato conosco.
 (
Atividade
de Pesquisa
: 
Empreendedorismos
)

Continue navegando