Buscar

Prévia do material em texto

Direito Processual do Trabalho
Procedimento Comum – Petição Inicial	
Professor: Carlo Cosentino
Petição Inicial
A prestação jurisdicional depende de provocação do interessado	 (inércia - característica da jurisdição);
Exceções à inércia: arts. 856 e 857 da CLT (se é que há compatibilização com o art. 114, § 2º da CF 88);
	Art. 856 - A instância será instaurada mediante representação escrita ao Presidente do Tribunal. Poderá ser também instaurada por iniciativa do presidente, ou, ainda, a requerimento da Procuradoria da Justiça do Trabalho, sempre que ocorrer suspensão do trabalho......
A demanda (direito de ação exercido) nasce por iniciativa da parte, através da ação, mas se desenvolve por impulso oficial (art. 2º CPC\2015);
A CLT (art.840) não adota a terminologia “petição inicial”, emprega o termo reclamação, referindo-se na verdade a ação trabalhista;
Art. 839 CLT: A reclamação poderá ser apresentada:
pelos empregados e empregadores, pessoalmente, ou por seus representantes, e pelos sindicatos de classe; (trabalhadores avulsos – equiparação constitucional; sindicatos - em defesa dos seus interesses ou direitos coletivos ou individuais da categoria que representam)
por intermédio das Procuradorias Regionais da Justiça do Trabalho.
Petição Inicial
Com a ampliação da competência da Justiça do Trabalho (EC n. 45/2009) a petição inicial também poderá ser apresentada por outros titulares da relação de trabalho:
trabalhadores autônomos, eventuais, voluntários, estagiários e os tomadores dos seus serviços;
pela União na hipótese de ação de cobrança das multas impostas aos empregadores pela SRTE;
Pelos sindicatos, nas hipóteses de lides intersindicais ou entre eles seus representantes ou filiados;
Pelos empregadores e tomadores de serviços.
A petição poderá ser protocolada diretamente na Vara do Trabalho, nos locais em que haja apenas uma Vara, e deverá ser distribuída nos locais onde houver mais de uma Vara.
Havendo pluralidade de réus a petição inicial deverá conter o número de vias correspondentes;
Requisitos da Petição Inicial
A CLT regula os requisitos da petição inicial da ação trabalhista individual – razão pela qual não se aplica, neste particular, as regras subsidiárias do CPC:
	Art. 840 CLT - A reclamação poderá ser escrita ou verbal.
	§ 1º - Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do Presidente da Junta, ou do juiz de direito a quem for dirigida, a qualificação do reclamante e do reclamado, uma breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio, o pedido, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante.
	§ 2º - Se verbal, a reclamação será reduzida a termo, em 2 (duas) vias datadas e assinadas pelo escrivão ou secretário, observado, no que couber, o disposto no parágrafo anterior.
Petições que devem ser, necessáriamente escritas por suas especificidades técnicas – exigência de representação por advogado: 
Mandados de segurança;
habeas corpus e habeas data;
Ações relativas à penalidades administrativas impostas aos empregadores pela SRTE;
dissídio coletivo (CLT, art.856);
Inquérito para apuração de falta grave;
Requisitos da Petição Inicial
Art. 1º da Instrução Normativa TST 27/2005 que dispõe sobre normas procedimentais aplicáveis ao processo do trabalho em decorrência da ampliação da competência da Justiça do Trabalho pela Emenda Constitucional nº 45/2004.
	“Art. 1º As ações ajuizadas na Justiça do Trabalho tramitarão pelo rito ordinário ou sumaríssimo, conforme previsto na Consolidação das Leis do Trabalho, excepcionando-se, apenas, as que, por disciplina legal expressa, estejam sujeitas a rito especial, tais como o Mandado de Segurança, Habeas Corpus, Habeas Data, Ação Rescisória, Ação Cautelar e Ação de Consignação em Pagamento”.
Requisitos da Petição Inicial
Designação da Autoridade Judiciária a quem for dirigida;
É requisito essencial que visa a perfeita aferição do órgão Judicial competente para processar e julgar a demanda;
Nos Tribunais Regionais a petição deve estar dirigida ao Juiz (ou Desembargador) Presidente;
Quando se tratar de processo já distribuído ao Juiz Relator, a este devem ser dirigidas as petições;
Qualificação das Partes;
A petição inicial deve conter o nome completo do autor e do réu (pessoas físicas), sua nacionalidade, estado civil, profissão, CPF, CTPS e endereço completo;
Grupo de Empresas – Súmula 205 TST (Cancelada) – indicava como necessária a inclusão de cada uma das empresas tomadoras do serviço no pólo passivo a fim de que elas constem do título executivo judicial. Tendo em vista as divergências doutrinária e jurisprudencial a respeito, recomenda-se inserir todas as empresas integrantes do grupo econômico no pólo passivo da demanda;
Não é necessário indicar o nome dos sócios em função da possibilidade de despersonalização da personalidade jurídica;
Nas ações coletivas em que o autor age em nome próprio na defesa de interesses individuais homogêneos (CF, art. 8º, III; LACP, art.5º; CDC, arts. 82 e 91) Não há necessidade de apresentação do rol dos substituídos, pois não se coaduna com o instituto da substituição processual. (Súmula n. 310 do TST que está cancelada.
Parágrafo único do Art. 274 do CPC\2015 : 
	“Presume-se válidas as comunicações e intimações dirigidas ao endereço residencial ou profissional declinado inicial, contestação ou embargos, cumprindo às partes atualizar o respectivo endereço sempre que houver modificação temporária ou definitiva”.
Requisitos da Petição Inicial
Breve Exposição dos Fatos que Resulte o Dissídio (Causa de Pedir);
					
	Causa de pedir
Teoria da substanciação – necessidade de se descrever os fatos decorrentes da relação de direito material; (adotada pelo nosso sistema processual)
Teoria da individualização – exige mera afirmação da relação jurídica material que fundamenta o pedido;
Para uma corrente doutrinária não é preciso a indicação dos fundamentos jurídicos do pedido em razão do jus postulandi.
Por outro lado deve se garantir o exercício das garantias constitucionais da ampla defesa e do contraditório – essenciais no Estado Democrático de Direito.
próxima ou imediata		fatos narrados na 						 petição inicial
 						(datas de admissão, dispensa, 						 função, salário, Jornada, etc)
remota ou mediata		fundamentos
						 jurídicos do pedido
						 (o porquê do seu pedido. Ao
						 se pedir aviso prévio, indicar 						 dispensa sem justa causa)
Requisitos da Petição Inicial
Breve Exposição dos Fatos que Resulte o Dissídio (Causa de Pedir)
Importância da indicação da causa de pedir;
Constitui, ao lado das partes e do pedido, um dos elementos da ação;
Permite a observância do princípio da inalterabilidade da demanda, consagrado no art. 329 do CPC\2015
Possibilita a verificação da possibilidade jurídica do pedido, como uma das condições da ação;
Auxilia o exame da ocorrência dos institutos da conexão, continência, litispendência e coisa julgada.
Súmula n. 408 TST:
AÇÃO RESCISÓRIA. PETIÇÃO INICIAL. CAUSA DE PEDIR. AUSÊNCIA DE CAPITULAÇÃO OU CAPITULAÇÃO ERRÔNEA NO ART. 966 DO CPC\2015. PRINCÍPIO "IURA NOVIT CURIA" (conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 32 e 33 da SBDI-2) - Res. 137/2005, DJ 22, 23 e 24.08.2005. Não padece de inépcia a petição inicial de ação rescisória apenas porque omite a subsunção do fundamento de rescindibilidade no art. 966 do CPC\2015 ou o capitula erroneamente em um de seus incisos. Contanto que não se afaste dos fatos e fundamentos invocados como causa de pedir, ao Tribunal é lícito emprestar-lhes a adequada qualificação jurídica ("iura novit curia"). No entanto, fundando-se a ação rescisória no art. 966, inc. V, do CPC\2015, é indispensável expressa indicação, na petição inicial da ação rescisória, do dispositivo legal violado, por se tratar de causa de pedir da rescisória, não se aplicando, no caso, o princípio "iura novit curia". (ex-Ojs nºs 32 e 33 da SBDI-2 - inseridas em 20.09.2000).
Requisitos da PetiçãoInicial
Breve Exposição dos Fatos que Resulte o Dissídio (Causa de Pedir)
Art. 966 CPC\2015. A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando:
I - se verificar que foi proferida por força de prevaricação, concussão ou corrupção do juiz;
II - for proferida por juiz impedido ou por juízo absolutamente incompetente;
III - resultar de dolo ou coação da parte vencedora em detrimento da parte vencida, ou de colusão entre as partes, a fim de fraudar a lei;
IV - ofender a coisa julgada;
V - violar manifestamente norma jurídica;
Vl – for fundada em prova, cuja falsidade tenha sido apurada em processo criminal ou venha a ser demonstrada na própria ação rescisória;
Vll – obtiver o autor, posteriormente ao trânsito em julgado, prova nova cuja existência ignorava ou de que não pôde fazer uso, capaz, por si só, de lhe assegurar pronunciamento favorável;
VIII – for fundada em erro de fato verificável do exame dos autos.
 H § 1o á erro de fato quando a decisão rescindida admitir fato inexistente ou quando considerar inexistente fato efetivamente ocorrido, sendo indispensável, em ambos os casos, que o fato não represente ponto controvertido sobre o qual o juiz deveria ter se pronunciado.
§ 2o Nas hipóteses previstas nos incisos do caput, será rescindível a decisão transitada em julgado que, embora não seja de mérito , impeça:
I- nova propositura da demanda; ou
II- admissibilidade do recurso correspondente.
§ 3º A ação rescisória pode ter por objeto apenas 1(um) capítulo da decisão.
§ 4º Os atos de disposição de direitos, praticados pelas partes ou por outros participantes do processo e homologados pelo juízo, bem como os atos homologatórios praticados no curso da execução, estão sujeitos à anulação, nos termos da lei.
Requisitos da Petição Inicial
Causa de Pedir e a Estabilização da Demanda:
 Súmula n. 293 TST:
ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. CAUSA DE PEDIR. AGENTE NOCIVO DIVERSO DO APONTADO NA INICIAL (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 Súmulas A-83. A verificação mediante perícia de prestação de serviços em condições nocivas, considerado agente insalubre diverso do apontado na inicial, não prejudica o pedido de adicional de insalubridade. 
CPC\2015, Art. 493. Se, depois da propositura da ação, algum fato constitutivo, modificativo ou extintivo do direito influir no julgamento do mérito, caberá ao juiz tomá-lo em consideração, de ofício ou a requerimento da parte, no momento de proferir a decisão.
CPC\2015 Art. 329.O autor poderá:
I- até a citação, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, independentemente de consentimento do réu;
II- até o saneamento do processo, aditar ou alterar o pedido e a causa de pedir,com consentimento do réu, assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação deste no prazo mínimo de 15 (quinze) dias, facultado o requerimento de prova suplementar.
Parágrafo único. Aplica-se o disposto neste artigo à reconvenção e à respectiva causa de pedir.
Requisitos da Petição Inicial
Pedido
O Pedido é o objeto da ação. É ele que faz com que o autor bata às portas do Poder Judiciário para postular a restauração do seu direito, que alega ter sido violado, agredido ou ameaçado de lesão pelo outro sujeito da relação jurídica de direito material: o réu
Pedido imediato 
Pedido mediato 
Prestação jurisdicional 
bem da vida
A CLT é omissa quanto as especificações do pedido, razão pela qual autoriza-se a aplicação subsidiária do CPC (ART.769 CLT) – observando-se as necessárias adequações exigidas pelo princípio da simplicidade que informa o processo laboral;
Requisitos da Petição Inicial
Pedido
	Art. 324, CPC\2015:
	pedido deve ser determinado.
	
	II - quando não for possível determinar, desde logo, as conseqüências do ato ou do fato ilícito; (Ex: pedido de indenização por danos morais)
Pedido ➔ certo ➔ determinado ➔ expresso ➔ exteriorizado ➔ inconfundível ➔ definido ➔ delimitado em sua qualidade de quantidade.
Nas ações que tenham por objeto a tutela de interesses individuais homogêneos, é obrigatória a formulação de pedido genérico, que desaguará em prolação de sentença genérica com apuração do quantum debeatur em liquidação por artigos (CDC, arts. 95 e 98)
Nesse caso não se pode precisar de imediato e definitivamente as consequências do ato ilícito praticado pelo réu – hipótese do inciso II.
Requisitos da Petição Inicial
Pedido - Classificação dos Pedidos - Pedidos Simples ou Cumulados
Pedidos simples - são aqueles que contém uma única postulação na ação proposta.
	Ex: o autor pede apenas o pagamento do salário do último mês em que trabalhou na empresa.
Pedidos Cumulados - são aqueles em que o autor elenca mais de um pedido na sua petição inicial.
Ex: casos típicos da processualística laboral – pedidos cumulados de aviso prévio, saldo de salários, férias, gratificações natalinas, etc.
É Incompatível, por exemplo, a cumulação do pedido de reintegração ao emprego com o pedido de rescisão indireta do contrato de trabalho.
Requisitos da Petição Inicial
Pedido - Classificação dos Pedidos - Pedidos Simples ou Cumulados
Artigo 327 CPC\2015. É lícita a cumulação, num único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, ainda que entre eles não haja conexão.
§ 1º São requisitos de admissibilidade da cumulação:
I - que os pedidos sejam compatíveis entre si;
II - que seja competente para conhecer deles o mesmo juízo;
III - que seja adequado para todos os pedidos o tipo de 				procedimento.
§ 2º Quando, para cada pedido, corresponder tipo diverso de procedimento, será admitida a cumulação se o autor empregar o procedimento comum, sem prejuízo do emprego das técnicas processuais diferenciadas previstas nos procedimentos especiais a que se sujeitam um ou mais pedidos cumulados, que não forem incompatíveis com as disposições sobre o procedimento comum.
§ 3º O inciso I do § 1º não se aplica às cumulações de pedidos que trata do art. 326. 
Súmula n. 170 do STJ. Compete ao juízo onde primeiro for intentada a ação envolvendo a cumulação de pedidos, trabalhista e estatutário, decidi-la nos limites de sua jurisdição, sem prejuízo do ajuizamento de nova causa, com o pedido remanescente, no juízo próprio.
Ex: cumulação do pedido de reintegração ao emprego com o pedido de rescisão indireta do contrato de trabalho
Requisitos da Petição Inicial
Pedido -Classificação dos Pedidos -Pedidos Principal e Implícito
Pedidos Principal e implícito
Art. 322 CPC\2015: O pedido de ver ser certo.
§ 1º Compreendem- se no principal os juros legais a correção monetária e as verbas da sucumbência, inclusive os honorários advocatícios.
§ 2º A interpretação do pedido considerará o conjunto da postulação e observará o princípio da boa-fé.
 
“PETIÇÃO INICIAL – CAUSA DE PEDIR – INALTERALIDADE DO PEDIDO – POSSIBILIDADE DE SER IMPLÍCITO – Inexiste pedido expresso de reconhecimento de vínculo de emprego, apenas anotação na CTPS. O pedido deve ser expresso, certo e determinado. Não se admite pedido implícito de reconhecimento de vínculo de emprego, pois o pedido deve ser interpretado restritivamente (art. 322 do CPC\2015. Assim, é o caso de se extinguir o processo sem julgamento de mérito, nos termos do inciso I, do artigo 485 do CPC\2015” (TRT 2ª R. – RO 19990362826, Ac. 20000480147, 3ª T. - Rel. Juiz Sergio Pinto Martins – DOESP 19.09.2000). 
“reflexos nas verbas contratuais e resilitórias” é pedido inepto, além de genérico não indica a causa de pedir.
Obs: o réu pode elidir a inépcia do pedido ao contestar precisamente a matéria pertinente.
Requisitos da Petição Inicial
Pedido - Classificação dos Pedidos - Pedidos Alternativos
Pedidos Alternativos
	
	Art. 325 CPC\2015: O pedido será alternativo, quando, pela natureza da obrigação, o devedor puder cumprir a prestação de mais de um modo.
	Parágrafo único. Quando, pela lei ou pelo contrato, a escolha couber ao devedor, o juiz lhe assegurará o direito de cumprir a prestação de um ou de outro modo, ainda que o autornão tenha formulado pedido alternativo.
	
	Ex: pedido de adicional de insalubridade ou periculosidade; nulidade da alteração contratual ilícita ou rescisão indireta do contrato de trabalho.
Requisitos da Petição Inicial
Pedido - Classificação dos Pedidos - Pedidos Sucessivos
CPC\2015, art. 326. É lícito formular mais de um pedido em ordem subsidiária, a fim de que o juiz conheça do posterior, quando não acolher o anterior.
“Pedido sucessivo\subsidiário - é aquele que a pretensão subsidiária deduzida pelo autor, no sentido de que, em não podendo o juiz acolher o pedido principal, passa a examinar o sucessivo”(Nelson Nery Junior)
Nos pedidos sucessivos o primeiro é prejudicial em relação ao segundo e assim sucessivamente;
A distinção entre pedidos alternativos e sucessivos repousa na circunstância de que nos pedidos alternativos um exclui o outro; nos pedidos sucessivos, posterior só poderá ser apreciado se não puder ser acolhido o anterior
Novos casos provenientes da EC n. 45/2004 – hipótese em que o autor, contratado como trabalhador autônomo, alegar que, em verdade é um empregado. Pode pedir o vínculo empregatício com suas consequentes repercussões jurídicas e sucessivamente o pagamento de verbas inerentes ao contrato de natureza civil;
pedidos alternativos
 	(um exclui o outro) 
pedidos sucessivos
 (o posterior só poderá ser apreciado se não puder ser acolhido o anterior) 
Requisitos da Petição Inicial
Pedido - Classificação dos Pedidos - Pedidos Sucessivos
Ex: Pedido de reintegração de empregada gestante, se não for possível, indenização do período estabilitário correspondente. 
	
Art. 496 CLT - Quando a reintegração do empregado estável for desaconselhável, dado o grau de incompatibilidade resultante do dissídio, especialmente quando for o empregador pessoa física, o tribunal do trabalho poderá converter aquela obrigação em indenização devida nos termos do artigo seguinte.
	
SÚMULA 396 TST. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. PEDIDO DE REINTEGRAÇÃO. CONCESSÃO DO SALÁRIO RELATIVO AO PERÍODO DE ESTABILIDADE JÁ EXAURIDO. INEXISTÊNCIA DE JULGAMENTO "EXTRA PETITA" (conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 106 e 116 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 
I - Exaurido o período de estabilidade, são devidos ao empregado apenas os salá-rios do período compreendido entre a data da despedida e o final do período de estabilidade, não lhe sendo assegurada a reintegração no emprego. (ex-OJ nº 116 da SBDI-1 - inserida em 01.10.1997) 
II - Não há nulidade por julgamento “extra petita” da decisão que deferir salário quando o pedido for de reintegração, dados os termos do art. 496 da CLT. (ex-OJ nº 106 da SBDI-1 - inserida em 20.11.1997) 
Requisitos da Petição Inicial
Pedido - Classificação dos Pedidos - Pedidos Sucessivo Eventual ou Subsidiário
Pedidos Sucessivo Eventual ou Subsidiário
Enquanto no pedido sucessivo há uma cumulação de pedidos, mas o segundo pedido só pode ser apreciado se o primeiro for rejeitado, no pedido sucessivo eventual ou subsidiário, o segundo pedido somente pode ser deferido se o juiz acolher o primeiro.
Ex: Casos de Terceirização: quando o autor pede a condenação direta da empresa que o contratou formalmente pelas verbas trabalhistas por ela não adimplidas e a condenação subsidiária da empresa tomadora dos seus serviços (TST, Súmula n. 331, IV)
Requisitos da Petição Inicial
Pedido - Classificação dos Pedidos - Pedidos Líquidos e Ilíquidos 
delimita de forma quantitativa e qualitativa os valores que julga ser credor do réu. Ex: aviso prévio não pago no valor de R$ 724,00;
o autor apenas indica que determinada parcela é devida. Ex: Adicional de Insalubridade não pago durante todo o contrato de trabalho, a ser apurado em liquidação de sentença.
No Rito Sumaríssimo é obrigatória a formulação de pedido líquido (art. 852-B CLT);
Pedido
Líquido
Pedido
Ilíquido
Requisitos da Petição Inicial
Pedido - Classificação dos Pedidos - Pedidos Cominatórios
CPC Art. 287. Se o autor pedir que seja imposta ao réu a abstenção da prática de algum ato, tolerar alguma atividade, prestar ato ou entregar coisa, poderá requerer cominação de pena pecuniária para o caso de descumprimento da sentença ou da decisão antecipatória de tutela (CPC. arts. 461, § 4o, e 461-A)
Ex. Pedido de reintegração ao emprego formulado por dirigente sindical dispensado sem que o empregador tenha proposto inquérito judicial para apuração de falta grave, requerendo aplicação de multa diária enquanto não cumprida a decisão.
Requisitos da Petição Inicial
A Data e a Assinatura do Subscritor
A data da petição inicial não parece ser requisito essencial, pois a data a ser considerada é a do protocolo da Vara ou do Juiz de Direito, ou, ainda, da Distribuição.
A assinatura do subscritor
O processo do trabalho impõe a assinatura da parte, ou do seu representante, como requisito essencial da petição inicial da ação trabalhista, seja ela escrita ou, depois de reduzida a termo, verbal (CLT, art. 840, §§ 1º e 2º);
Petição inicial apócrifa é mais que nula, é inexistente, o que a rigor, inviabilizaria até mesmo a aplicação da regra do art. 321 do CPC\2015;
Princípios da simplicidade e da economia processuais devem prevalecer, nesses casos, desde que não se oponha o réu, sob pena de extinção do processo sem julgamento do mérito (485, IV, do CPC\2015); 
Requisitos da Petição Inicial
Requisitos de Aplicação Duvidosa no Processo do Trabalho
Especificações das Provas
Desnecessária uma vez que as provas são geralmente produzidas em audiência;
852-H CLT: Todas as provas serão produzidas na audiência de instrução e julgamento, ainda que não requeridas previamente
Requerimento Para Citação
Desnecessário – a notificação citatória no processo do trabalho é ato processual praticado pelo Diretor de Secretaria ou Distribuidor (CLT, art. 841 e parágrafos) ou seja é automática, independente de requerimento do autor.
Requisitos da Petição Inicial
Requisitos de Aplicação Duvidosa no Processo do Trabalho
Valor da Causa
Há divergências quanto a sua exigência no processo do trabalho;
Estabelece o tipo de procedimento, possibilidade de interposição de recursos;
No procedimento sumaríssimo o valor da causa é requisito obrigatório (852-A e 852-B, inciso I, § 1º, CLT).
Em mandado de segurança a jurisprudência do TST tem sido rigorosa em exigir o valor da causa;
	
	
“MANDADO DE SEGURANÇA – PETIÇÃO INICIAL – INDEFERIMENTO – O artigo 8º da lei n. 1.533/51 orienta o procedimento a ser adotado quanto à existência de falha da petição inicial do writ, pois determina que ‘a inicial será desde logo indeferida quando não for o caso de mandado de segurança ou lhe faltar algum dos requisitos desta Lei.’ Assim, não tendo sido fixado, in casu, o valor da causa, que é ônus impositivo à propositura da ação, deve ser indeferida a inicial e julgado extinto o processo sem apreciação do mérito. Recurso ordinário a que se nega provimento” (TST – ROMS 579395 – SDBI 2 – Rel. Min. Ronaldo José Lopes Leal – DJU 20.04.2001 – P.406)
Aditamento da Petição Inicial
Estabilização da Demanda
A parte final do art. 329 do CPC não se aplica ao processo do trabalho;
O entendimento doutrinário é no sentido de que, se o pedido de aditamento é feito na própria audiência, antes da apresentação da resposta do réu, o juiz deve autorizá-lo, designando nova audiência, ficando, desde logo, notificadas as partes.
CPC\2015, Art. 329. O autor poderá: 
I - até a citação, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, independentemente de consentimento do réu;
II - até o saneamento do processo, aditar ou alterar o pedido e a causa de pedir, com consentimento do réu, assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação deste no prazo mínimo de 15 (quinze) dias, facultado o requerimento de prova suplementar.
Parágrafo único. Aplica-se o disposto neste artigo à reconvenção e à respectiva causa de pedir.
CPC\2015, Art. 493. Se, depois da propositurada ação, algum fato constitutivo, modificativo ou extintivo do direito influir no julgamento do mérito, caberá ao juiz tomá-lo em consideração, de ofício ou a requerimento da parte, no momento de proferir a decisão.
Parágrafo único. Se constatar de ofício o fato novo, o juiz ouvirá as partes sobre ele antes de decidir..
 Art. 329 CPC\2015
 
I- Até a citação, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, independentemente de consentimento do réu.
Aditamento da Petição Inicial
Estabilização da Demanda
“ADITAMENTO À INICIAL – POSSIBILIDADE – A omissão da CLT acerca do aditamento à petição não remete, imediatamente e sem reservas, à regra do processo comum, vez que o artigo 769, da CLT, exige compatibilidade deste com as regras e princípios gerais do processo do trabalho. Assim, na Justiça do Trabalho, por força dos princípios da oralidade e celeridade, a contestação, e não a citação, é que fixa a litiscontestatio, sendo permitido o aditamento à inicial, no que se inclui emenda, ampliação, retificação e correção, até a apresentação daquela. Inaplicável o artigo 321, do CPC, sob pena de prolongamento indefinido de demandas. (...) (TRT 17ª R. – RO 3385/1998, Ac. 521/2000, Relª Juíza Maria Francisca dos Santos Lacerda, DJES 20.01.2000). 
Indeferimento da Petição Inicial
Art. 330 CPC\2015. A petição inicial será indeferida quando:
I - for inepta;
II - a parte for manifestamente ilegítima;
III - o autor carecer de interesse processual;
VI - quando não atendidas as prescrições dos arts. 106 e 321. 
	§ 1° Considera-se inepta a petição inicial quando:
I - lhe faltar pedido ou causa de pedir;
II - o pedido for indeterminado, ressalvadas as hipóteses legais em que se permite o pedido genérico;
III - da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão;
IV - contiver pedidos incompatíveis entre si.
OBS: O indeferimento da petição inicial é raramente observado no processo do trabalho, uma vez que o juiz geralmente dela só toma conhecimento na própria audiência
Indeferimento da Petição Inicial
Emenda à Petição Inicial
A doutrina é divergente sobre a aplicação da Súmula 263 do TST no procedimento sumaríssimo.
Se no procedimento sumaríssimo o autor não formular pedido certo, determinado e líquido, o juiz, por força da norma imperativa do art. 852-B, §1º, da CLT, deverá, depois de observada a diligência de que cuida a Súmula 263 do TST, extinguir o processo sem resolução de mérito e condenar o autor ao pagamento de custas sobre o valor atribuído à causa.
Art. 321. CPC\2015: O juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos arts. 319 e 320 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 15 (quinze) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado.
Parágrafo único. Se o autor não cumprir a diligência, o juiz indeferirá a petição inicial.
Súmula 263, TST. PETIÇÃO INICIAL. INDEFERIMENTO. INSTRUÇÃO OBRIGATÓRIA DEFICIENTE (nova redação) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 
Salvo nas hipóteses do art. 330 do CPC\2015, o indeferimento da petição inicial, por encontrar-se desacompanhada de documento indispensável à propositura da ação ou não preencher outro requisito legal, somente é cabível se, após intimada para suprir a irregularidade em 15 (quinze) dias, a parte não o fizer.

Mais conteúdos dessa disciplina