Buscar

Temas Contemporâneos em Educação

Prévia do material em texto

Temas Contemporâneos em Educação
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	terça, 12 Nov 2019, 13:14
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 12 Nov 2019, 13:14
	Avaliar
	0,00 de um máximo de 10,00(0%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Embora se diga que no Brasil não há racismo, as relações de poder envolvidas no fato de brasileiros(as) ]negros(as) ou seus descendentes, ainda hoje, mais de cem anos depois da abolição, viverem em uma sociedade assimétrica, violenta e desigual, desmentem essa afirmação. Assim, apesar de o racismo, a discriminação e o preconceito praticados no Brasil nem sempre serem explícitos, se tornam visíveis nos dados estatísticos retirados de uma publicação de 2005, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (Ceert) (apud ROCHA, 2007, p. 15), intitulada Políticas de promoção da igualdade racial na educação que servem para comprovar a problemática da escolaridade dos negros: ● [...] a taxa de analfabetismo funcional das pessoas com 15 ou mais anos de idade representa 32,1% de negros contra 84% de brancos; ● 75,3% de adultos negros não completaram o ensino fundamental contra 57% de brancos; 84% de jovens negros de 18 a 23 anos não concluíram cursos de nível médio contra 63% de brancos; ● 3,3% dos jovens negros concluíram curso de nível médio contra 12,9% de brancos; apenas 2% de jovens negros têm acesso à universidade. Conforme os dados apresentados é correto afirmar.
I- 75,3% de adultos negros não completaram o ensino fundamental contra 57% de brancos.
II. 84% de jovens negros de 18 a 23 anos não concluíram cursos de nível médio contra 63% de brancos.
III. 3,3% dos jovens negros concluíram curso de nível médio contra 12,9% de brancos.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Está correta somente a I.
b. Estão corretas as alternativas II e III.
c. Estão corretas as alternativas I e II.
d. Estão corretas as alternativas I, II e III.
e. Estão corretas as alternativas I e III.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas as alternativas I, II e III..
Questão 2
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Nos Dias atuais a mulher tem conquistado seu espaço na sociedade, entretanto nem sempre foi assim. Na Antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie (gerar, amamentar, criar) e outras atividades ligadas ao plano doméstico (fiar, tecer), que eram consideradas de pouco valor para a sociedade. A arte e a política tinham um espaço de discussão próprio e eram atividades exclusivamente masculinas. Conhecer e pensar eram coisas proibidas às mulheres e, quando permitidas, o eram apenas às cortesãs, que desfrutavam de um conhecimento e aperfeiçoamento para melhor agradar aos homens em seus momentos de distração e relaxamento. Marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A mulher nos dias atuais e na antiguidade desfrutavam dos mesmos direitos.
b. A mulher tinha a possibilidade de conhecer e pensar ou seja sempre participava das rodas de filosofia e reflexões dos homens.
c. A mulher sempre teve seu espaço na sociedade e participava de todas as questões votadas a política e juntamente com os homens tomavam as decisões.
d. Na Antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie (gerar, amamentar, criar) e outras atividades ligadas ao plano doméstico (fiar, tecer), que eram consideradas de pouco valor para a sociedade.
e. Ao Homem era dado as tarefas domésticas e cuidar dos filhos.
Feedback
A resposta correta é: Na Antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie (gerar, amamentar, criar) e outras atividades ligadas ao plano doméstico (fiar, tecer), que eram consideradas de pouco valor para a sociedade..
Questão 3
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Simone de Beauvoir, autora do livro O segundo sexo, escrito em 1970, era uma expoente de um movimento conhecido como:
Escolha uma:
a. Feminismo.
b. Machismo.
c. Marxismo.
d. Cristianismo.
e. Iluminismo.
Feedback
A resposta correta é: Feminismo..
Questão 4
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente, as escolas indígenas estão inseridas no sistema de ensino brasileiro como modalidade de ensino e como categoria “escola indígena”, que a torna diferente das outras escolas brasileiras. Isso tem forçado às instituições de ensino a aprenderem a lidar com a diversidade cultural e a garantirem os direitos dos indígenas a uma escola diferenciada. De acordo com os estudos do livro da disciplina, o relato acima se refere a qual escritor?
Escolha uma:
a. Piaget (2009)
b. Ângelo (2006)
c. Mandulão (2006)
d. Luciano (2006)
e. Freire (2006)
Feedback
A resposta correta é: Ângelo (2006).
Questão 5
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Boaventura de Souza Santos afirma que “...temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades”. (p.56, . 2003). Em relação a essa afirmação, assinale abaixo a resposta que se relaciona com ela:
Escolha uma:
a. O papel da escola, mesmo ocorrendo a diversidade cultural em seu ambiente, é fazer com que prevaleça a cultura da maioria, ou seja, a cultura europeia, do homem branco e cristão.
b. A cultura nos faz seres humanos diferentes uns dos outros, fazendo parte da constituição de cada um de nós e presente em nossos relacionamentos, cabendo à escola o papel de situar a condição humana diante do mundo, como seres humanos.
c. A diversidade cultural é um elemento desestruturador dos relacionamentos, tendo em vista que não possibilita a integração das culturas nem o seu estudo pelo meio acadêmico.
d. A cultura nos diferencia, nos afastando uns dos outros, oportunizando a geração de uma sociedade homogênea, altamente inclusiva, descaracterizadora de nossa individualidade.
e. A mesma cultura que nos faz seres humanos, nos diferencia uns dos outros, nos descaracterizando-nos uns dos outros, gerando uma cultura exclusivamente afrodescentes.
Feedback
A resposta correta é: A cultura nos faz seres humanos diferentes uns dos outros, fazendo parte da constituição de cada um de nós e presente em nossos relacionamentos, cabendo à escola o papel de situar a condição humana diante do mundo, como seres humanos..
Questão 6
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Se recorrermos a um dicionário para definir a palavra “escola”, teremos: “estabelecimento de educação, público ou privado, no qual o ensino, geral ou especializado, é ministrado de forma coletiva e segundo uma planificação sistematizada, conjunto dos alunos, professores e pessoal auxiliar de um desses estabelecimentos, edifício onde funciona um desses estabelecimentos” (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 20). Baseado no conteúdo estudado, relacione os vários significados que esta palavra demonstra.
I- Dimensão pedagógica
II- Dimensão administrativa
III- Dimensão política
IV- Dimensão social
V- Dimensão cultural
VI- Dimensão humana
(__) Situa as relações de poder e o processo decisório.
(__) Compreende o processo de ensino e aprendizagem, com todas as variáveis que o constitui, por exemplo, a organização dos conhecimentos, do espaço e do tempo escolar, a relação professor-aluno, a metodologia de ensino.
(__) Engloba as questões de infraestrutura e de pessoal, como os problemas hidráulicos e elétricos, merenda, quadro de pessoal, dentre outros.
(__) Compreende os sentimentos, desejos, dificuldades pessoais, os conceitos e preconceitos que povoam o íntimo de cada um de nós.
(__) Envolve as raízes e vivências que promovem a elevação do homem, conferindo-lhe uma identidade social e cultural. Por exemplo, suas tradições religiosas, políticas, expressões artísticas, hábitos alimentares.
(__) Refere-se à relação com a comunidade escolar em um sentido bem amplo, à relação interna entre professores, alunos e funcionários e à relação estabelecida com pais, moradores próximos àescola, secretaria de educação e sociedade em geral.
Assinale a alternativa que tem a ordem correta:
Escolha uma:
a. III, I, II, VI, V, IV
b. II, III, I, V, VI, IV
c. I, III, V, VI, IV, II
d. VI, VI, V, I, II, III
e. I, II, III, IV, V, VI
Feedback
A resposta correta é: III, I, II, VI, V, IV.
Questão 7
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
O termo cigano é usado para designar povos de diferentes cores, crenças, religiões e costumes. O povo cigano tem convivido e superado diversos obstáculos, porém, o preconceito e a ignorância das pessoas têm sido quase impossível de superar, pois essa etnia é uma das mais hostilizadas no mundo” (Livro da Disciplina, cap. II, pág. 72). De acordo com o estudado no livro da disciplina, as afirmações acima são de qual escritor?
Escolha uma:
a. Luciano (2006)
b. Ângelo (2006)
c. Mandulão (2006)
d. Marsiglia (2008)
e. Freire (2006)
Feedback
A resposta correta é: Marsiglia (2008).
Questão 8
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Há uma modalidade de ensino que “propõe a organização de escolas nas quais seja privilegiada a fusão entre a qualidade do atendimento especializado com a qualidade do atendimento da rede regular de ensino, [...] que visa compreender que o convívio social da pessoa com deficiência, com seus pares, pode oferecer a efetivação das relações de respeito, de dignidade, de construção da identidade, de cidadania e de organização das regras sociais de forma justa, respeitosa e solidária”. De qual modalidade de ensino estamos falando?
Escolha uma:
Escolha uma:
a. Educação Infantil.
b. Ensino Fundamental.
c. Educação Inclusiva.
d. Educação de Jovens e Adultos.
e. Ensino médio.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Educação Inclusiva..
Questão 9
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
“As feministas apresentam aos candidatos a eleições parlamentares, em um grande número de cidades brasileiras, documentos contendo suas reivindicações, condicionando seu apoio às candidaturas ao compromisso dos candidatos com essas exigências”. Em qual ano o movimento das mulheres se consolida como força emergente?
Escolha uma:
a. 1983
b. 1978
c. 1980
d. 1975
e. 1989
Feedback
A resposta correta é: 1978.
Questão 10
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
“Podemos enumerar quatro razões importantes para a utilização da terminologia “necessidades educativas especiais”. A primeira compreende que várias pessoas são afetadas por várias deficiências e não existe uma só que possa caracterizá-las. A segunda revela que as categorias confundem o tipo de educação especial necessário, pois se estão todos nas mesmas categorias, suas necessidades são também semelhantes. A terceira razão diz respeito aos recursos proporcionados a uma determinada categoria, os que não se enquadram nela não podem utilizar, por exemplo, recursos comunitários só para pessoas que têm um tipo de deficiência. E a quarta ressalta o caráter rotulante e negativo que é designado às pessoas com deficiência, separando-as por grupos distintos tornam, assim, impossível a ideia de que façam parte de outros grupos”. De acordo com o estudado, a quais autores se refere o relato acima?
Escolha uma:
a. Freire Luciano (2008).
b. Angelo e Luciano (2006).
c. Marsiglia e Freire (2006).
d. Angelo e Mandulão (2006).
e. Marchesi e Palacios (2004).
Feedback
A resposta correta é: Marchesi e Palacios (2004)..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Temas Contemporâneos em Educação
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	terça, 12 Nov 2019, 13:14
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 12 Nov 2019, 13:14
	Avaliar
	2,00 de um máximo de 10,00(20%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A valorização e ao respeito à pessoa humana, independente de sua raça, credo, condição biofísicosensorial ou intelectual, orientação sexual, situação econômica e cultural. Assim, buscamos alcançar, construir e contribuir para a obtenção de ambientes, processos, relações e atitudes cada vez mais adequados às necessidades e aos direitos, ao modo de ser e de existir das pessoas com e sem deficiência. A qual termo o relato se refere?
Escolha uma:
a. Necessidade
b. Inclusão
c. Aperfeiçoamento
O termo “inclusão” refere-se primordialmente à valorização e ao respeito à pessoa humana, independentemente de sua raça, credo, condição biofísicosensorial ou intelectual, orientação sexual, situação econômica e cultural
d. Cultura
e. Amor
Feedback
A resposta correta é: Inclusão.
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que completa corretamente o período abaixo. De acordo com o que estudamos no tópico que trata do multiculturalismo no material didático de nossa disciplina, os Parâmetros Curriculares Nacionais já tratam essa temática em seus Temas Transversais, os quais propõem à escola uma reflexão sobre:
Escolha uma:
a. A história dos afrodescendentes, a cultura dos imigrantes, o indianismo, a relação professor-aluno, a cultura do homem do campo.
b. A ética, o meio ambiente, o indianismo, o multiculturalismo, a pluralidade cultural e a inclusão.
c. A inclusão, a cultura do homem do campo, o meio ambiente, a ética, a cultura dos imigrantes e a relação professor-aluno.
d. A inclusão, a história africana, o indianismo, a inclusão, o multiculturalismo e cultura do homem do campo.
A ética, o meio ambiente, a saúde, a orientação sexual e a pluralidade cultural (esta última relacionada ao multiculturalismo).” Encontramos em nosso material didático a seguinte informação: “Dessa forma, ao apresentarem seus temas transversais, os PCNs convidam a escola para o debate acerca de: ética, meio ambiente, saúde, orientação sexual e pluralidade cultural, essa última relacionada ao multiculturalismo.
e. A ética, o meio ambiente, a saúde, a orientação sexual e a pluralidade cultural (esta última relacionada ao multiculturalismo).
Feedback
A resposta correta é: A ética, o meio ambiente, a saúde, a orientação sexual e a pluralidade cultural (esta última relacionada ao multiculturalismo)..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Europa, no século XVIII, foi marcada por grandes revoluções e, consequentemente, pela intensa participação da população no campo da política. As mulheres participaram ativamente, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução. Elas representavam o privado e sua participação ativa era rejeitada. (Livro da Disciplina, Cap. II, pág. 32). Assinale a alternativa correta, em que diz em qual revolução as mulheres participaram ativamente:
Escolha uma:
a. Rebelião de Túpac Amaru II
b. Revolução Francesa
c. Revolução Americana
d. Revolução Inglesa
Revolução Francesa, a ideia de igualdade e liberdade se baseia nos direitos do indivíduo, que se fundam e tomam forma sobre a propriedade privada. As mulheres participaram ativamente da Revolução Francesa, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução.
e. Revolução Industrial
Feedback
A resposta correta é: Revolução Francesa.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o livro texto desta disciplina, historicamente a mulher sempre foi tratada de forma subalterna, tendo seu espaço reduzido quase que exclusivamente ao ambiente doméstico. Tal realidade começa a mudar a partir do século XX, devido ao afastamento dos homens dos seus empregos, que foram ocupados pelas mulheres devido:
I. A peste que assolou a Europa.
II. À conscientização da sociedade do valor da mulher.
III. Á interferência da igreja.
IV. Ás duas grandes guerras. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente na alternativa I.
b. Somente na alternativa II.
c. Somente na alternativa I e III.
d. Somente na alternativa II e III.
e. Somente na alternativa IV.
O afastamento dos homens por causas das duas grandes guerras mundiais, abriu-se espaço para as mulheres no mundo do trabalho remunerado.
Feedback
A resposta correta é: Somente na alternativa IV..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à educação escolar indígena, a partirda década de 1970, ela passou a ser pensada de forma diferenciada, respeitando as experiências linguísticas, os direitos humanos e sociais, o saber tradicional dos povos indígenas, a diversidade culturas e os processos próprios de aprendizagem. Neste contexto, atualmente as escolas indígenas:
Escolha uma:
a. Estão inseridas como uma categoria diferenciada de escola, dentro da modalidade de educação especial no sistema de ensino brasileiro.
b. Foram incorporadas pelos centros de educação regular, possibilitando a integração entre as crianças indígenas e não-indígenas.
c. São consideradas exceções dentro do sistema de ensino brasileiro, tendo em vista sua temporalidade de oferta.
d. São consideradas extensões de escolas regulares, sendo oferecido às crianças indígenas, extraordinariamente, aulas opcionais de sua língua materna.
e. Estão inseridas no sistema de ensino brasileiro como modalidade de ensino e como categoria escola indígena, tornando-se diferente das outras escolas brasileiras.
Atualmente, as escolas indígenas estão inseridas no sistema de ensino brasileiro como modalidade de ensino e como categoria “escola indígena”, que a torna diferente das outras escolas brasileiras.
Feedback
A resposta correta é: Estão inseridas no sistema de ensino brasileiro como modalidade de ensino e como categoria escola indígena, tornando-se diferente das outras escolas brasileiras..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com nossos estudos sobre os povos ciganos (p. 74 a 83), eles permitiram conhecer os pré-requisitos necessários para ser um líder cigano. Em relação a esses requisitos, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. São pré-requisitos para ser líder cigano: conhecer as rezas, correntes de orações, garrafadas de ervas, chás e simpatias e realiza rituais de cura para seus problemas de saúde bem como de seus liderados.
b. São alguns pré-requisitos para ser um líder cigano: possuir carteira de identidade, para alugar terrenos; participar de feiras ou montar um circo; ser capaz de manter negociações entre o Poder Público e a comunidade; resolver os problemas internos da comunidade.
c. O único pré-requisito para ser um líder cigano é preservar a cultura poligâmica do grupo.
Alguns pré-requisitos para ser um líder cigano: possuir carteira de identidade, para alugar terrenos; participar de feiras ou montar um circo; ser capaz de manter negociações entre o Poder Público e a comunidade; resolver os problemas internos da comunidade.
d. Os ciganos não possuem um único líder, pois as comunidades ciganas são lideradas pelo chamado conselho dos anciãos. Para fazer parte desse conselho o único pré-requisito é ter idade superior a 60 anos.
e. Fazer as regras, dividir as tarefas e criar as leis do grupo, são alguns pré-requisitos para ser um líder cigano.
Feedback
A resposta correta é: São alguns pré-requisitos para ser um líder cigano: possuir carteira de identidade, para alugar terrenos; participar de feiras ou montar um circo; ser capaz de manter negociações entre o Poder Público e a comunidade; resolver os problemas internos da comunidade..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Cada vez mais a defesa aos direitos humanos está presente em nosso cotidiano e nas políticas públicas. No tocante a ela, assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado. “As políticas públicas, de acordo com o que estudamos, no segundo capítulo de nosso material didático, são norteadas...”:
Escolha uma:
a. Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
b. Pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
c. Pela Lei Maria da Penha.
d. Pela Declaração de Salamanca.
Pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Dada a importância de tornarmos frequente e contínua a discussão sobre a garantia do respeito a todos os indivíduos, vale relembrar os dois primeiros artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, importante documento que norteia as políticas públicas em relação aos cidadãos e cidadãs.
e. Pela Constituição Federal.
Feedback
A resposta correta é: Pela Declaração Universal dos Direitos Humanos..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O autor do trecho a seguir abordou sobre esse tema no limiar do século XXI: “O papel da escola passa pela porta do conhecimento. É ajudar o ser que está em formação a viver, a encarar a vida. Eu acho que o papel da escola é nos ensinar quem somos nós, nos situar como seres humanos, nos situar na condição humana diante do mundo, diante da vida, nos situar na sociedade, é fazer conhecermos a nós mesmos” (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 9). O relato a cima pertence a:
Escolha uma:
a. Edgar Morin)
b. Salles (2010)
c. Gomez (2006)
Edgar Morin. Refletindo sobre o papel da escola, Edgar Morin, abordou sobre esse tema no limiar do século XXI. Em entrevista concedida a um programa, Morin diz que: O papel da escola passa pela porta do conhecimento. É ajudar o ser que está em formação a viver, a encarar a vida. Eu acho que o papel da escola é nos ensinar quem somos nós, nos situar como seres humanos; nos situar na condição humana diante do mundo, diante da vida, nos situar na sociedade, é fazer conhecermos a nós mesmos.
d. Lopez (2009)
e. Sarmento (2006)
Feedback
A resposta correta é: Edgar Morin).
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
“As feministas apresentam aos candidatos a eleições parlamentares, em um grande número de cidades brasileiras, documentos contendo suas reivindicações, condicionando seu apoio às candidaturas ao compromisso dos candidatos com essas exigências”. Em qual ano o movimento das mulheres se consolida como força emergente?
Escolha uma:
a. 1978
b. 1980
c. 1989
d. 1975
Apesar de as feministas estarem participando ativamente do movimento de mulheres, ficou restrito a um setor do movimento. Somente a partir de 1978, o movimento de mulheres se consolida como força emergente no quadro político nacional.
e. 1983
Feedback
A resposta correta é: 1978.
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
“Podemos enumerar quatro razões importantes para a utilização da terminologia “necessidades educativas especiais”. A primeira compreende que várias pessoas são afetadas por várias deficiências e não existe uma só que possa caracterizá-las. A segunda revela que as categorias confundem o tipo de educação especial necessário, pois se estão todos nas mesmas categorias, suas necessidades são também semelhantes. A terceira razão diz respeito aos recursos proporcionados a uma determinada categoria, os que não se enquadram nela não podem utilizar, por exemplo, recursos comunitários só para pessoas que têm um tipo de deficiência. E a quarta ressalta o caráter rotulante e negativo que é designado às pessoas com deficiência, separando-as por grupos distintos tornam, assim, impossível a ideia de que façam parte de outros grupos”. De acordo com o estudado, a quais autores se refere o relato acima?
Escolha uma:
a. Marsiglia e Freire (2006).
b. Angelo e Luciano (2006).
Segundo Marchesi e Palacios (2004): “Podemos enumerar quatro razões importantes para a utilização da terminologia “necessidades educativas especiais”
c. Freire Luciano (2008).
d. Marchesi e Palacios (2004).
e. Angelo e Mandulão (2006).
Feedback
A resposta correta é: Marchesi e Palacios (2004)..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Temas Contemporâneos em Educação
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	terça, 12 Nov 2019, 13:15
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 12 Nov 2019, 13:15
	Avaliar
	1,00 de um máximo de 10,00(10%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que completa corretamente o período abaixo. De acordo com o que estudamos no tópico que trata do multiculturalismo no material didático de nossa disciplina, os Parâmetros Curriculares Nacionais já tratam essa temática em seus Temas Transversais, os quais propõem à escola uma reflexão sobre:
Escolha uma:
a. A ética, o meio ambiente, a saúde, a orientação sexual e a pluralidade cultural (esta última relacionada aomulticulturalismo).
b. A inclusão, a cultura do homem do campo, o meio ambiente, a ética, a cultura dos imigrantes e a relação professor-aluno.
A ética, o meio ambiente, a saúde, a orientação sexual e a pluralidade cultural (esta última relacionada ao multiculturalismo).” Encontramos em nosso material didático a seguinte informação: “Dessa forma, ao apresentarem seus temas transversais, os PCNs convidam a escola para o debate acerca de: ética, meio ambiente, saúde, orientação sexual e pluralidade cultural, essa última relacionada ao multiculturalismo.
c. A ética, o meio ambiente, o indianismo, o multiculturalismo, a pluralidade cultural e a inclusão.
d. A inclusão, a história africana, o indianismo, a inclusão, o multiculturalismo e cultura do homem do campo.
e. A história dos afrodescendentes, a cultura dos imigrantes, o indianismo, a relação professor-aluno, a cultura do homem do campo.
Feedback
A resposta correta é: A ética, o meio ambiente, a saúde, a orientação sexual e a pluralidade cultural (esta última relacionada ao multiculturalismo)..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Embora se diga que no Brasil não há racismo, as relações de poder envolvidas no fato de brasileiros(as) ]negros(as) ou seus descendentes, ainda hoje, mais de cem anos depois da abolição, viverem em uma sociedade assimétrica, violenta e desigual, desmentem essa afirmação. Assim, apesar de o racismo, a discriminação e o preconceito praticados no Brasil nem sempre serem explícitos, se tornam visíveis nos dados estatísticos retirados de uma publicação de 2005, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (Ceert) (apud ROCHA, 2007, p. 15), intitulada Políticas de promoção da igualdade racial na educação que servem para comprovar a problemática da escolaridade dos negros: ● [...] a taxa de analfabetismo funcional das pessoas com 15 ou mais anos de idade representa 32,1% de negros contra 84% de brancos; ● 75,3% de adultos negros não completaram o ensino fundamental contra 57% de brancos; 84% de jovens negros de 18 a 23 anos não concluíram cursos de nível médio contra 63% de brancos; ● 3,3% dos jovens negros concluíram curso de nível médio contra 12,9% de brancos; apenas 2% de jovens negros têm acesso à universidade. Conforme os dados apresentados é correto afirmar.
I- 75,3% de adultos negros não completaram o ensino fundamental contra 57% de brancos.
II. 84% de jovens negros de 18 a 23 anos não concluíram cursos de nível médio contra 63% de brancos.
III. 3,3% dos jovens negros concluíram curso de nível médio contra 12,9% de brancos.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Estão corretas as alternativas I e II.
b. Está correta somente a I.
c. Estão corretas as alternativas II e III.
d. Estão corretas as alternativas I e III.
Conforme os dados apresentados é correto afirmar. 75,3% de adultos negros não completaram o ensino fundamental contra 57% de brancos. 84% de jovens negros de 18 a 23 anos não concluíram cursos de nível médio contra 63% de brancos. 3,3% dos jovens negros concluíram curso de nível médio contra 12,9% de brancos.
e. Estão corretas as alternativas I, II e III.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas as alternativas I, II e III..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente, as escolas indígenas estão inseridas no sistema de ensino brasileiro como modalidade de ensino e como categoria “escola indígena”, que a torna diferente das outras escolas brasileiras. Isso tem forçado às instituições de ensino a aprenderem a lidar com a diversidade cultural e a garantirem os direitos dos indígenas a uma escola diferenciada. De acordo com os estudos do livro da disciplina, o relato acima se refere a qual escritor?
Escolha uma:
a. Ângelo (2006)
b. Luciano (2006)
Ângelo (2006): “isso tem forçado as instituições de ensino a aprenderem a lidar com a diversidade cultural e a garantirem os direitos dos indígenas a uma escola diferenciada”
c. Piaget (2009)
d. Mandulão (2006)
e. Freire (2006)
Feedback
A resposta correta é: Ângelo (2006).
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A valorização e ao respeito à pessoa humana, independente de sua raça, credo, condição biofísicosensorial ou intelectual, orientação sexual, situação econômica e cultural. Assim, buscamos alcançar, construir e contribuir para a obtenção de ambientes, processos, relações e atitudes cada vez mais adequados às necessidades e aos direitos, ao modo de ser e de existir das pessoas com e sem deficiência. A qual termo o relato se refere?
Escolha uma:
a. Aperfeiçoamento
b. Amor
c. Cultura
d. Inclusão
e. Necessidade
O termo “inclusão” refere-se primordialmente à valorização e ao respeito à pessoa humana, independentemente de sua raça, credo, condição biofísicosensorial ou intelectual, orientação sexual, situação econômica e cultural
Feedback
A resposta correta é: Inclusão.
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No tocante às questões vinculadas às relações étnico-raciais, aprendemos, a partir do estudo do capítulo 2.3 que, na escola, o maior desafio dos professores e educadores é:
Escolha uma:
a. Trabalhar com as questões de gênero e diversidade sexual.
b. Discutir estratégias para a disseminação das religiões de matrizes africanas.
c. Mudar a forma de ensinar a história do Brasil, tradicionalmente ensinada e sistematizada pela historiografia oficial.
d. Mudar o planejamento das disciplinas, para atender à nova Base Nacional Comum Curricular.
e. Ensinar a língua guarani, considerada a segunda língua do Brasil, aos alunos não indígenas.
Lopes (2014) considera que a escola, apesar de disseminar a cultura greco-romana, pode ser um espaço de estudo e reflexão de outras culturas. Para isso, os professores, pedagogos e educadores necessitam conhecer a história do Brasil, a partir dos povos que contribuíram para a formação de nossa matriz cultural. Dessa forma, o maior desafio desse grupo (professores, pedagogos e educadores) é mudar a forma de ensinar a história do Brasil, tradicionalmente ensinada e sistematizada pela historiografia oficial.
Feedback
A resposta correta é: Mudar a forma de ensinar a história do Brasil, tradicionalmente ensinada e sistematizada pela historiografia oficial..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Dada a importância de tornarmos frequente e contínua a discussão sobre a garantia do respeito a todos os indivíduos, vale relembrar os dois primeiros artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Baseado no conteúdo estudado, relacione a importância do documento que norteia as políticas públicas em relação aos cidadãos e cidadãs:
A)Artigo I.
B)Artigo II.
(__) Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração.
(__) Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
(__) São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas as outras com espírito de fraternidade.
(__) Sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, política, opinião pública ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. A, B, A, B.
b. B, B, A, A.
c. A, B, B, A.
d. B, A, A, B.
Os dois primeiros artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, importante documento que norteia as políticas públicas em relação aos cidadãos e cidadãs: Artigo I: Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade. Artigo II: Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, política, opinião pública ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição (ONU, 1948).
e. A, A, B, B.
Feedback
A resposta correta é: B, A, A, B..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativaque completa corretamente o enunciado. De acordo com o conteúdo estudado no Capítulo 2, do livro didático desta disciplina, dentre as ações da escola enquanto espaço de convívio social, encontra-se a de estar em constante formação sobre:
Escolha uma:
a. as temáticas como: diversidade cultural, questões étnico-raciais, questões de gênero e inclusão, entre outras mais.
b. a nova Base Nacional Comum Curricular.
c. as questões relacionadas exclusivamente à inclusão escolar.
d. os aspectos culturais de sua comunidade, somente.
e. a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
as temáticas: diversidade cultural, questões étnico-raciais, questões de gênero e inclusão, entre outras mais. A escola, como espaço de convívio social, assim como seus atores, precisam estar em constante formação sobre essas temáticas, para que não sejam também responsáveis pela manutenção de preconceitos que a dinâmica social vai produzindo em seu cotidiano.
Feedback
A resposta correta é: as temáticas como: diversidade cultural, questões étnico-raciais, questões de gênero e inclusão, entre outras mais..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Jorge (2002), “a pergunta latente é: como formar pessoas num mundo de tecnologias? A autora chama a atenção para que a escola não caia no extremo de ao formar indivíduos para o mundo da tecnologia, dirigir suas ações para o lado mercadológico, formando-os num contexto onde serão vistos como trabalhadores eficientes e consumidores em potencial” (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 16/17). Considerando o questionamento acima, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I- Ao contrário, destaca que o desenvolvimento do instrumental tecnológico, pode dar à escola subsídios para formar um novo homem, necessário ao novo mundo.
PORQUE
II- O saber passa a ser um instrumento de melhoria da vida de todos, sob um prisma de valores éticos. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Escolha uma:
a. As duas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. Como podemos ver, no Livro da Disciplina, um proposição é o complemento da outra. Dirigir suas ações para o lado mercadológico, formando-os num contexto onde serão vistos como trabalhadores eficientes e consumidores em potencial. Ao contrário, destaca que o desenvolvimento do instrumental tecnológico, pode dar à escola subsídios para formar um novo homem, necessário ao novo mundo. Nessa perspectiva, o saber passa a ser um instrumento de melhoria da vida de todos, sob um prisma de valores éticos.
b. A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
c. As duas afirmativas são proposições falsas.
d. As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
e. A primeira afirmativa é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
“As feministas apresentam aos candidatos a eleições parlamentares, em um grande número de cidades brasileiras, documentos contendo suas reivindicações, condicionando seu apoio às candidaturas ao compromisso dos candidatos com essas exigências”. Em qual ano o movimento das mulheres se consolida como força emergente?
Escolha uma:
a. 1989
b. 1980
Apesar de as feministas estarem participando ativamente do movimento de mulheres, ficou restrito a um setor do movimento. Somente a partir de 1978, o movimento de mulheres se consolida como força emergente no quadro político nacional.
c. 1978
d. 1975
e. 1983
Feedback
A resposta correta é: 1978.
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
“Podemos enumerar quatro razões importantes para a utilização da terminologia “necessidades educativas especiais”. A primeira compreende que várias pessoas são afetadas por várias deficiências e não existe uma só que possa caracterizá-las. A segunda revela que as categorias confundem o tipo de educação especial necessário, pois se estão todos nas mesmas categorias, suas necessidades são também semelhantes. A terceira razão diz respeito aos recursos proporcionados a uma determinada categoria, os que não se enquadram nela não podem utilizar, por exemplo, recursos comunitários só para pessoas que têm um tipo de deficiência. E a quarta ressalta o caráter rotulante e negativo que é designado às pessoas com deficiência, separando-as por grupos distintos tornam, assim, impossível a ideia de que façam parte de outros grupos”. De acordo com o estudado, a quais autores se refere o relato acima?
Escolha uma:
a. Marsiglia e Freire (2006).
Segundo Marchesi e Palacios (2004): “Podemos enumerar quatro razões importantes para a utilização da terminologia “necessidades educativas especiais”
b. Marchesi e Palacios (2004).
c. Angelo e Luciano (2006).
d. Angelo e Mandulão (2006).
e. Freire Luciano (2008).
Feedback
A resposta correta é: Marchesi e Palacios (2004)..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Temas Contemporâneos em Educação
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	terça, 12 Nov 2019, 13:16
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 12 Nov 2019, 13:16
	Avaliar
	3,00 de um máximo de 10,00(30%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Embora se diga que no Brasil não há racismo, as relações de poder envolvidas no fato de brasileiros(as) ]negros(as) ou seus descendentes, ainda hoje, mais de cem anos depois da abolição, viverem em uma sociedade assimétrica, violenta e desigual, desmentem essa afirmação. Assim, apesar de o racismo, a discriminação e o preconceito praticados no Brasil nem sempre serem explícitos, se tornam visíveis nos dados estatísticos retirados de uma publicação de 2005, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (Ceert) (apud ROCHA, 2007, p. 15), intitulada Políticas de promoção da igualdade racial na educação que servem para comprovar a problemática da escolaridade dos negros: ● [...] a taxa de analfabetismo funcional das pessoas com 15 ou mais anos de idade representa 32,1% de negros contra 84% de brancos; ● 75,3% de adultos negros não completaram o ensino fundamental contra 57% de brancos; 84% de jovens negros de 18 a 23 anos não concluíram cursos de nível médio contra 63% de brancos; ● 3,3% dos jovens negros concluíram curso de nível médio contra 12,9% de brancos; apenas 2% de jovens negros têm acesso à universidade. Conforme os dados apresentados é correto afirmar.
I- 75,3% de adultos negros não completaram o ensino fundamental contra 57% de brancos.
II. 84% de jovens negros de 18 a 23 anos não concluíram cursos de nível médio contra 63% de brancos.
III. 3,3% dos jovens negros concluíram curso de nível médio contra 12,9% de brancos.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Estão corretas as alternativas II e III.
b. Estão corretas as alternativas I e III.
Conforme os dados apresentados é correto afirmar. 75,3% de adultos negros não completaram o ensino fundamental contra 57% de brancos. 84% de jovens negros de 18 a 23 anos não concluíram cursos de nível médio contra 63% de brancos. 3,3% dos jovens negros concluíram curso de nível médio contra 12,9% de brancos.
c. Estão corretas as alternativas I e II.
d. Está correta somente a I.
e. Estão corretas as alternativas I, II e III.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas as alternativas I, II e III..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nos Dias atuais a mulher tem conquistado seu espaço na sociedade, entretanto nem sempre foi assim. Na Antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie (gerar, amamentar, criar) e outras atividades ligadas ao plano doméstico (fiar, tecer), que eram consideradas de pouco valor para a sociedade. A arte e a política tinham um espaço de discussão próprio e eram atividades exclusivamente masculinas. Conhecere pensar eram coisas proibidas às mulheres e, quando permitidas, o eram apenas às cortesãs, que desfrutavam de um conhecimento e aperfeiçoamento para melhor agradar aos homens em seus momentos de distração e relaxamento. Marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A mulher tinha a possibilidade de conhecer e pensar ou seja sempre participava das rodas de filosofia e reflexões dos homens.
b. Na Antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie (gerar, amamentar, criar) e outras atividades ligadas ao plano doméstico (fiar, tecer), que eram consideradas de pouco valor para a sociedade.
A mulher na Antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie (gerar, amamentar, criar) e outras atividades ligadas ao plano doméstico (fiar, tecer), que eram consideradas de pouco valor para a sociedade. Sendo que a arte e a política tinham um espaço de discussão próprio e eram atividades exclusivamente masculinas.
c. Ao Homem era dado as tarefas domésticas e cuidar dos filhos.
d. A mulher nos dias atuais e na antiguidade desfrutavam dos mesmos direitos.
e. A mulher sempre teve seu espaço na sociedade e participava de todas as questões votadas a política e juntamente com os homens tomavam as decisões.
Feedback
A resposta correta é: Na Antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie (gerar, amamentar, criar) e outras atividades ligadas ao plano doméstico (fiar, tecer), que eram consideradas de pouco valor para a sociedade..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A valorização e ao respeito à pessoa humana, independente de sua raça, credo, condição biofísicosensorial ou intelectual, orientação sexual, situação econômica e cultural. Assim, buscamos alcançar, construir e contribuir para a obtenção de ambientes, processos, relações e atitudes cada vez mais adequados às necessidades e aos direitos, ao modo de ser e de existir das pessoas com e sem deficiência. A qual termo o relato se refere?
Escolha uma:
a. Amor
b. Necessidade
O termo “inclusão” refere-se primordialmente à valorização e ao respeito à pessoa humana, independentemente de sua raça, credo, condição biofísicosensorial ou intelectual, orientação sexual, situação econômica e cultural
c. Inclusão
d. Aperfeiçoamento
e. Cultura
Feedback
A resposta correta é: Inclusão.
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Europa, no século XVIII, foi marcada por grandes revoluções e, consequentemente, pela intensa participação da população no campo da política. As mulheres participaram ativamente, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução. Elas representavam o privado e sua participação ativa era rejeitada. (Livro da Disciplina, Cap. II, pág. 32). Assinale a alternativa correta, em que diz em qual revolução as mulheres participaram ativamente:
Escolha uma:
a. Revolução Americana
b. Revolução Industrial
c. Revolução Inglesa
d. Rebelião de Túpac Amaru II
Revolução Francesa, a ideia de igualdade e liberdade se baseia nos direitos do indivíduo, que se fundam e tomam forma sobre a propriedade privada. As mulheres participaram ativamente da Revolução Francesa, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução.
e. Revolução Francesa
Feedback
A resposta correta é: Revolução Francesa.
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
“A “internalização” ou reconstrução intrapsíquica de relações se estabelecem inicialmente de forma interpsíquica. Esse processo se inicia muito antes do acesso à escola e se prolonga para além dela, mesmo que essa seja a razão da existência da instituição escolar”. A afirmação refere-se a qual autor?
Escolha uma:
a. Luciano (2008) )
b. Mandulão (2006)
c. Vigotsky (1998)
d. Freire (2006) )
e. Palacios (2004)
A “internalização” ou reconstrução intrapsíquica de relações se estabelecem inicialmente de forma interpsíquica. Compreende-se, assim, que qualquer conhecimento ou relação se produz primeiro entre pessoas (pelo menos duas) para que os sujeitos possam internalizá-lo individualmente. Esse processo se inicia muito antes do acesso à escola e se prolonga para além dela, mesmo que essa seja a razão da existência da instituição escolar
Feedback
A resposta correta é: Vigotsky (1998).
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Deve, a educação, como direito fundamental, destinar-se primeiramente às crianças, embora até recentemente elas e os adolescentes não tenham sido tratados como cidadãos nem como sujeitos de direitos. MAIA, H. S. O Direito das Crianças à Educação. Disponível em https://aplicacao.mpmg.mp.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1025/R DJ Direito das crianças a educaçao - heli de souza maia.pdf?sequence=1>. Acesso em: 9 jul. 2018 (adaptado). Nesse contexto, para construir uma educação igualitária, coletiva, social e de qualidade e que promova as transformações necessárias para a autonomia das crianças, adolescentes e jovens, espera-se que o Poder Público:
Escolha uma:
a. Reforce os programas de educação integral nas escolas, proporcionando para as famílias maior tranquilidade e segurança quanto às ações de políticas públicas de zelo.
b. Envolva estados e munícipios, e suas contrapartidas financeiras, em programas de integração e capacitação que oportunizem a geração de renda, trabalho e desenvolvimento para as famílias.
c. Atenda, de forma satisfatória e adequada, através de gestão orçamentária e das boas práticas em conjunto com as políticas públicas apropriadas, as necessidades da população.
Atenda, de forma satisfatória e adequada, através de gestão orçamentária e das boas práticas em conjunto com as políticas públicas apropriadas, as necessidades da população, pois, conforme apontado no livro base da disciplina, páginas 195 a 198, uma vez que o Estado democrático de direito existe, ele deve atuar em prol dos sujeitos e na realização e garantia de seus direitos, promovendo, desse modo, a dignidade e propondo ações de zelo que busque assegurar os direitos sociais e individuais de todas as pessoas em qualquer dimensão administrada pelo Estado. Na prática, esse Estado não pode ferir a legislação em favor de alguma classe ou pessoa específica, já que não atenderia as necessidades da população, criando assim algum tipo de normativa arbitrária que não atenderia os interesses do coletivo.
d. Delegue para a sociedade civil as normas para atuação junto aos projetos e programas de inclusão educacional, a fim de promover uma educação integral autônoma e satisfatória.
e. Realize, dentro da gestão orçamentária, a verificação dos custos de implementação de projetos de inclusão e profissionalização, abrangendo o maior número de atendimentos.
Feedback
A resposta correta é: Atenda, de forma satisfatória e adequada, através de gestão orçamentária e das boas práticas em conjunto com as políticas públicas apropriadas, as necessidades da população..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“A organização do trabalho, no interior das instituições de educação e ensino, assume formas históricas construídas socialmente”. Esse trecho se refere a qual trabalho?
Escolha uma:
a. Trabalho Administrativo
b. Trabalho Psicológico
c. Trabalho Pedagógico
Trabalho Pedagógico. A organização do trabalho pedagógico no interior das instituições de educação e ensino assume formas históricas construídas socialmente
d. Trabalho Operacional
e. Trabalho Terapêutico
Feedback
A resposta correta é: Trabalho Pedagógico.
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Considerando-se o exposto no capítulo 3, sobre a relação entre educação e trabalho, considera-se que, dentro desse contexto, O professor não deverá se restringir em satisfazer apenas as necessidades e carências, buscará despertar outras necessidades , o professor tem a função de:
Escolha uma:
a. Identificar as necessidades especiais de seus alunos, propondo atividades voltadas ao atendimento dessas necessidades e inserindo-os em classes de recursos multifuncionais. .
b. Propor a intensificação de ações voltadas à inserção de crianças e adolescentes no mercado de trabalho, atendendodemandas sociais.
O professor não deverá se restringir em satisfazer apenas as necessidades e carências, buscará despertar outras necessidades, acelerar e disciplinar os métodos de estudo, exigir o esforço do educando, propor conteúdos e modelos compatíveis com suas experiências vividas para que o indivíduo se mobilize para uma participação ativa em seu grupo social e de trabalho.
c. Mediar as ações voltadas à aprendizagem, deixando livre para decidir que conteúdos estudar, sem exigir-lhe esforço para a aprendizagem, visando à aquisição pura e simples de conhecimentos.
d. Acelerar e disciplinar os métodos de estudo, exigir o esforço do educando, propor conteúdos e modelos compatíveis com suas experiências vividas para que o indivíduo se mobilize para uma participação ativa em seu grupo social e de trabalho.
e. Criar condições para a aplicação de metodologias e propostas pedagógicas experimentais voltadas na inserção dos educandos ao mercado de trabalho.
Feedback
A resposta correta é: Acelerar e disciplinar os métodos de estudo, exigir o esforço do educando, propor conteúdos e modelos compatíveis com suas experiências vividas para que o indivíduo se mobilize para uma participação ativa em seu grupo social e de trabalho..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sem o diálogo entre o trabalhador e o conteúdo real da aprendizagem, sem o diálogo entre a prática profissional e a prática escolar, não haverá possibilidade de que o conhecimento adquirido através do cotidiano profissional seja reelaborado a partir da prática escolar. ”Esse relato refere-se a qual autor?
Escolha uma:
a. Freire (2004)
b. Carvalho (2000)
c. Ângelo (1996)
Sem o diálogo entre o trabalhador e o conteúdo real da aprendizagem, sem o diálogo entre a prática profissional e a prática escolar, não haverá possibilidade de que o conhecimento adquirido através do cotidiano profissional seja reelaborado a partir da prática escolar
d. Luciano (2000)
e. Palácios (2002)
Feedback
A resposta correta é: Carvalho (2000).
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Cury, em artigo publicado na Escola de Gestores do MEC, “a educação escolar é um bem público de caráter próprio por implicar a cidadania e seu exercício consciente, por qualificar para o mundo do trabalho, por ser gratuita e obrigatória no ensino fundamental, por ser gratuita e progressivamente obrigatória no ensino médio, por ser também dever do Estado na educação infantil”. Disponível em:. Acesso em: 9 jul. 2018 (adaptado). Considerando as informações apresentadas pelo texto, avalie as afirmações a seguir.
I O termo cidadania, usado no texto, explica o papel do cidadão quanto às tomadas de decisões individuais e/ou coletivas, caracterizando desse modo, umas das formas de exercer e reivindicar seus direitos.
II Um dos princípios da cidadania é excluir toda e qualquer pessoa que seja dependente, seja social ou econômica.
III Cabe aos cidadãos organizarem-se em grupos sociais, objetivando pleitear melhorias e qualidade na educação, para terem acesso aos mesmos direitos das classes privilegiadas bem como permitir sua entrada no cenário político nacional. Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Estão corretas I e II, apenas
b. Está correta I, apenas
c. Está correta II, apenas
A cidadania explica o papel do cidadão como reivindicante de seus direitos, lhe auxiliando na tomada de decisões de modo mais acertado. Logo a afirmação I está correta. Em II, ao tratar da polis, no contexto histórico, Bendix alerta quanto a algumas exceções notáveis à cidadania, sendo uma delas o princípio da exclusão dos dependentes sociais e econômicos, e para aquele período, esse tratamento era visto como um ato de cidadania, desse modo a afirmação está correta. A afirmação III demonstra que a organização dos cidadãos em grupos traz muito mais vantagens no momento de reivindicar ou para ter acesso e entrada no cenário político para oportunizar a equidade de direitos, nesse viés a afirmativa mostra-se correta.
d. Estão corretas I e III, apenas
e. Estão corretas I, II e III
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas I, II e III.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Temas Contemporâneos em Educação
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	terça, 12 Nov 2019, 13:18
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 12 Nov 2019, 13:19
	Avaliar
	1,00 de um máximo de 10,00(10%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Simone de Beauvoir, autora do livro O segundo sexo, escrito em 1970, era uma expoente de um movimento conhecido como:
Escolha uma:
a. Cristianismo.
b. Machismo.
c. Iluminismo.
d. Feminismo.
e. Marxismo.
Simone de Beauvoir foi uma representante do feminismo.
Feedback
A resposta correta é: Feminismo..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente, as escolas indígenas estão inseridas no sistema de ensino brasileiro como modalidade de ensino e como categoria “escola indígena”, que a torna diferente das outras escolas brasileiras. Isso tem forçado às instituições de ensino a aprenderem a lidar com a diversidade cultural e a garantirem os direitos dos indígenas a uma escola diferenciada. De acordo com os estudos do livro da disciplina, o relato acima se refere a qual escritor?
Escolha uma:
a. Mandulão (2006)
b. Luciano (2006)
c. Piaget (2009)
d. Freire (2006)
Ângelo (2006): “isso tem forçado as instituições de ensino a aprenderem a lidar com a diversidade cultural e a garantirem os direitos dos indígenas a uma escola diferenciada”
e. Ângelo (2006)
Feedback
A resposta correta é: Ângelo (2006).
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o livro texto desta disciplina, historicamente a mulher sempre foi tratada de forma subalterna, tendo seu espaço reduzido quase que exclusivamente ao ambiente doméstico. Tal realidade começa a mudar a partir do século XX, devido ao afastamento dos homens dos seus empregos, que foram ocupados pelas mulheres devido:
I. A peste que assolou a Europa.
II. À conscientização da sociedade do valor da mulher.
III. Á interferência da igreja.
IV. Ás duas grandes guerras. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente na alternativa I.
O afastamento dos homens por causas das duas grandes guerras mundiais, abriu-se espaço para as mulheres no mundo do trabalho remunerado.
b. Somente na alternativa II.
c. Somente na alternativa I e III.
d. Somente na alternativa II e III.
e. Somente na alternativa IV.
Feedback
A resposta correta é: Somente na alternativa IV..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que completa corretamente o período abaixo. De acordo com o que estudamos no tópico que trata do multiculturalismo no material didático de nossa disciplina, os Parâmetros Curriculares Nacionais já tratam essa temática em seus Temas Transversais, os quais propõem à escola uma reflexão sobre:
Escolha uma:
a. A ética, o meio ambiente, o indianismo, o multiculturalismo, a pluralidade cultural e a inclusão.
b. A história dos afrodescendentes, a cultura dos imigrantes, o indianismo, a relação professor-aluno, a cultura do homem do campo.
A ética, o meio ambiente, a saúde, a orientação sexual e a pluralidade cultural (esta última relacionada ao multiculturalismo).” Encontramos em nosso material didático a seguinte informação: “Dessa forma, ao apresentarem seus temas transversais, os PCNs convidam a escola para o debate acerca de: ética, meio ambiente, saúde, orientação sexual e pluralidade cultural, essa última relacionada ao multiculturalismo.
c. A inclusão, a história africana, o indianismo, a inclusão, o multiculturalismo e cultura do homem do campo.
d. A ética, o meio ambiente, a saúde, a orientação sexual e a pluralidade cultural (esta última relacionada ao multiculturalismo).
e. A inclusão, a cultura do homem do campo, o meio ambiente, a ética, a cultura dos imigrantes e a relação professor-aluno.
Feedback
A resposta correta é: A ética, o meio ambiente, a saúde, a orientação sexual e a pluralidade cultural (esta últimarelacionada ao multiculturalismo)..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Os direitos humanos são todos direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais para dignidade. Eles devem ser garantidos a todos os cidadãos, de qualquer parte do mundo e sem qualquer tipo de discriminação, como cor, religião, nacionalidade, gênero, orientação sexual e política. A Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, define quais são os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. Veja alguns e analise as sentenças a seguir, assinalando V, para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. Igualdade de direitos e deveres entre mulheres e homens.
II. Direito de pena de morte.
III. Liberdade de pensamento, de crença e de religião.
IV. Liberdade de escolha de profissão.
V. Acesso garantido à justiça.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa II está correta.
b. São corretas as alternativas I,III, IV e V.
c. Apenas a alternativa I está correta.
d. Estão corretas as alternativas II, III e V.
Os direitos humanos são tratados em várias leis, convenções, acordos e tratados internacionais. Além da existência de leis sobre o assunto, é dever de cada Estado ter as suas próprias leis que garantam que os direitos humanos serão respeitados e colocados em prática.
e. Apenas a alternativa II está correta.
Feedback
A resposta correta é: São corretas as alternativas I,III, IV e V..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
“As intenções do ideário liberal burguês em relação à escolarização, demonstrando como, na sua origem, a burguesia possuía um caráter revolucionário, que se explica pela origem de classes, a partir do século XVIII, sobretudo durante o século XIX, com a consolidação da existência da escola” (Livro da Disciplina, cap. III, pág. 152). Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, no que diz respeito ao tipo de escola a citação acima se refere:
(__) Pública.
(__) Gratuita.
(__) Universal.
(__) Particular.
(__) Obrigatória.
(__) laica.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, V, F, F
b. F, F, V, F, V, V
c. V, V, V, V, F, F
d. V, V, V, V, V, F
A partir do século XVIII, sobretudo durante o século XIX, consolida-se a defesa da existência de uma escola pública, gratuita, universal, obrigatória e laica
e. V, V, V, F, V, V
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F, V, V.
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Para Kuenzer (1995, p. 191), “eleger o mundo do trabalho como ponto de partida para a proposta pedagógica da escola, comprometida com os interesses dos trabalhadores, não significa propor uma formação profissional estreita e limitada, determinada pelo mero “saber fazer”, despido de compreensão, de análise, de crítica (Livro da Disciplina, cap. III, pág. 162). Analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
A autora ressalta que a compreensão abrangente de trabalho é como todas as formas de ação humana implica,
PORQUE
Necessariamente percebe que toda e qualquer educação é educação para o trabalho, e contém uma dimensão intelectual, teórica, e outra instrumental, prática, na medida em que ela interfere de algum modo nas formas de interação do homem com a natureza, com os outros homens e consigo mesmo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Escolha uma:
a. As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
b. A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
c. As duas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. A autora ressalta que “a compreensão abrangente de trabalho como todas as formas de ação humana implica, necessariamente perceber que toda e qualquer educação é educação para o trabalho, e contém uma dimensão intelectual, teórica, e outra instrumental, prática, na medida em que ela interfere de algum modo nas formas de interação do homem com a natureza, com os outros homens e consigo mesmo. E mostra que as preposições são complemento uma da outra”
d. A primeira afirmativa é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
e. As duas afirmativas são proposições falsas.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
“O educador é político e faz política ao fazer educação. Então, que se faça de maneira mais consciente, localizando os discentes dentro de sua realidade produtiva. Ensinar exige respeito aos saberes socialmente construídos na prática comunitária e profissional do aluno”. O relato refere-se a qual autor?
Escolha uma:
a. Paulo Freire
b. Luciano
c. Marchesi
d. Palácios
Segundo Paulo Freire, “o educador é político, e faz política ao fazer educação; então que se faça de maneira mais consciente, localizando os discentes dentro de sua realidade produtiva; ensinar exige respeito aos saberes socialmente construídos na prática comunitária e profissional do aluno”.
e. Ângelo
Feedback
A resposta correta é: Paulo Freire.
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sem o diálogo entre o trabalhador e o conteúdo real da aprendizagem, sem o diálogo entre a prática profissional e a prática escolar, não haverá possibilidade de que o conhecimento adquirido através do cotidiano profissional seja reelaborado a partir da prática escolar. ”Esse relato refere-se a qual autor?
Escolha uma:
a. Ângelo (1996)
b. Palácios (2002)
c. Freire (2004)
d. Carvalho (2000)
e. Luciano (2000)
Sem o diálogo entre o trabalhador e o conteúdo real da aprendizagem, sem o diálogo entre a prática profissional e a prática escolar, não haverá possibilidade de que o conhecimento adquirido através do cotidiano profissional seja reelaborado a partir da prática escolar
Feedback
A resposta correta é: Carvalho (2000).
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Cury, em artigo publicado na Escola de Gestores do MEC, “a educação escolar é um bem público de caráter próprio por implicar a cidadania e seu exercício consciente, por qualificar para o mundo do trabalho, por ser gratuita e obrigatória no ensino fundamental, por ser gratuita e progressivamente obrigatória no ensino médio, por ser também dever do Estado na educação infantil”. Disponível em:. Acesso em: 9 jul. 2018 (adaptado). Considerando as informações apresentadas pelo texto, avalie as afirmações a seguir.
I O termo cidadania, usado no texto, explica o papel do cidadão quanto às tomadas de decisões individuais e/ou coletivas, caracterizando desse modo, umas das formas de exercer e reivindicar seus direitos.
II Um dos princípios da cidadania é excluir toda e qualquer pessoa que seja dependente, seja social ou econômica.
III Cabe aos cidadãos organizarem-se em grupos sociais, objetivando pleitear melhorias e qualidade na educação, para terem acesso aos mesmos direitos das classes privilegiadas bem como permitir sua entrada no cenário político nacional. Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Está correta II, apenas
b. Estão corretas I e II, apenas
c. Estão corretas I, II e III
A cidadania explica o papel do cidadão como reivindicante de seus direitos, lhe auxiliando na tomada de decisões de modo mais acertado. Logo a afirmação I está correta. Em II, ao tratar da polis, no contexto histórico, Bendix alerta quanto a algumas exceções notáveis à cidadania, sendo uma delas o princípio da exclusão dos dependentes sociais e econômicos, e para aquele período, esse tratamento era visto como um ato de cidadania, desse modo a afirmação está correta. A afirmação III demonstra que a organização dos cidadãos em grupos traz muito mais vantagens no momento de reivindicar ou para ter acesso e entrada no cenário político para oportunizar a equidade de direitos, nesse viés a afirmativa mostra-secorreta.
d. Estão corretas I e III, apenas
e. Está correta I, apenas
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas I, II e III.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Temas Contemporâneos em Educação
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	terça, 12 Nov 2019, 13:19
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 12 Nov 2019, 13:19
	Avaliar
	0,00 de um máximo de 10,00(0%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
A Europa, no século XVIII, foi marcada por grandes revoluções e, consequentemente, pela intensa participação da população no campo da política. As mulheres participaram ativamente, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução. Elas representavam o privado e sua participação ativa era rejeitada. (Livro da Disciplina, Cap. II, pág. 32). Assinale a alternativa correta, em que diz em qual revolução as mulheres participaram ativamente:
Escolha uma:
a. Revolução Industrial
b. Revolução Francesa
c. Revolução Americana
d. Revolução Inglesa
e. Rebelião de Túpac Amaru II
Feedback
A resposta correta é: Revolução Francesa.
Questão 2
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Embora se diga que no Brasil não há racismo, as relações de poder envolvidas no fato de brasileiros(as) ]negros(as) ou seus descendentes, ainda hoje, mais de cem anos depois da abolição, viverem em uma sociedade assimétrica, violenta e desigual, desmentem essa afirmação. Assim, apesar de o racismo, a discriminação e o preconceito praticados no Brasil nem sempre serem explícitos, se tornam visíveis nos dados estatísticos retirados de uma publicação de 2005, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (Ceert) (apud ROCHA, 2007, p. 15), intitulada Políticas de promoção da igualdade racial na educação que servem para comprovar a problemática da escolaridade dos negros: ● [...] a taxa de analfabetismo funcional das pessoas com 15 ou mais anos de idade representa 32,1% de negros contra 84% de brancos; ● 75,3% de adultos negros não completaram o ensino fundamental contra 57% de brancos; 84% de jovens negros de 18 a 23 anos não concluíram cursos de nível médio contra 63% de brancos; ● 3,3% dos jovens negros concluíram curso de nível médio contra 12,9% de brancos; apenas 2% de jovens negros têm acesso à universidade. Conforme os dados apresentados é correto afirmar.
I- 75,3% de adultos negros não completaram o ensino fundamental contra 57% de brancos.
II. 84% de jovens negros de 18 a 23 anos não concluíram cursos de nível médio contra 63% de brancos.
III. 3,3% dos jovens negros concluíram curso de nível médio contra 12,9% de brancos.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Estão corretas as alternativas II e III.
b. Está correta somente a I.
c. Estão corretas as alternativas I, II e III.
d. Estão corretas as alternativas I e II.
e. Estão corretas as alternativas I e III.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas as alternativas I, II e III..
Questão 3
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o livro texto desta disciplina, historicamente a mulher sempre foi tratada de forma subalterna, tendo seu espaço reduzido quase que exclusivamente ao ambiente doméstico. Tal realidade começa a mudar a partir do século XX, devido ao afastamento dos homens dos seus empregos, que foram ocupados pelas mulheres devido:
I. A peste que assolou a Europa.
II. À conscientização da sociedade do valor da mulher.
III. Á interferência da igreja.
IV. Ás duas grandes guerras. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente na alternativa I e III.
b. Somente na alternativa II e III.
c. Somente na alternativa IV.
d. Somente na alternativa II.
e. Somente na alternativa I.
Feedback
A resposta correta é: Somente na alternativa IV..
Questão 4
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
A valorização e ao respeito à pessoa humana, independente de sua raça, credo, condição biofísicosensorial ou intelectual, orientação sexual, situação econômica e cultural. Assim, buscamos alcançar, construir e contribuir para a obtenção de ambientes, processos, relações e atitudes cada vez mais adequados às necessidades e aos direitos, ao modo de ser e de existir das pessoas com e sem deficiência. A qual termo o relato se refere?
Escolha uma:
a. Aperfeiçoamento
b. Inclusão
c. Necessidade
d. Amor
e. Cultura
Feedback
A resposta correta é: Inclusão.
Questão 5
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
No capítulo Educação, Trabalho e Cidadania, observa-se que as práticas educacionais, quando inseridas em uma concepção que valorize o saber socialmente significativo, deverá desenvolver uma relação direta entre educação e trabalho. No tocante a essa relação, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Ela deve confrontar a experiência de educadores e educandos, suas práticas vividas e os conteúdos que são necessários de serem apreendidos.
b. Essa relação entre educação e trabalho deve propiciar a apreensão de todos os conhecimentos produzidos pela humanidade, sem considerar suas vivências, pois o importante são os conteúdos científicos.
c. Ela deve permitir aos educadores a utilização de práticas pedagógicas que levem os educandos a adquirir conhecimentos básicos que lhes permitam exercer pequenas atividades.
d. Essa relação deve possibilitar o contato entre os educandos, para que possam decidir os conteúdos que querem estudar.¬¬¬¬
e. A relação entre educação e trabalho deve ter um viés social e econômico, preparando mão de obra qualificada atendendo as demandas do mercado de trabalho.
Feedback
A resposta correta é: Ela deve confrontar a experiência de educadores e educandos, suas práticas vividas e os conteúdos que são necessários de serem apreendidos..
Questão 6
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
“A ascensão da burguesia ao poder foi inicialmente marcada por uma perspectiva revolucionária, na medida em que se reivindicou o acesso de todas as pessoas a direitos considerados universais. A queda da monarquia simbolizava o fim de um regime servil, que garantia privilégios inesgotáveis à classe dominante enquanto a população enfrentava situações de miserabilidade”. Assinale a afirmativa correta em relação ao que descreve os direitos universais de cada um:
Escolha uma:
a. Moradia, alimentação, educação, saúde, desemprego;
b. Trabalho, moradia, descriminação religiosa, educação, saúde.
c. Desemprego, moradia, alimentação, educação, desrespeito.
d. Trabalho, moradia, alimentação, educação, saúde;
e. Trabalho, alimentação, educação, saúde, refugio;
Feedback
A resposta correta é: Trabalho, moradia, alimentação, educação, saúde;.
Questão 7
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
“Os indivíduos querem garantir um preparo voltado para o mundo do trabalho e das relações, onde os conhecimentos adquiridos tenham relação prática com a vida e a realidade, contando com educadores e um sistema competentes para fazer com que isso aconteça. Essa preocupação se baseia nas constantes dificuldades enfrentadas pelos indivíduos e também pelas novas exigências que lhe são impostas, dificuldades que nem sempre estão preparados para enfrentar”. Baseado nas afirmações acima, o que levam os estudantes a ver na educação a esperança de um mundo melhor? Responda assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(__) Divergências.
(__) Escolarização.
(__) Qualificação.
(__) Aperfeiçoamento constante.
(__) Autonomia.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, V, V
b. V, V, V, V, F
c. F, F, V, F, V
d. V, F, V, V, V
e. F, V, V, V, F
Feedback
A resposta correta é: F, V, V, V, F.
Questão 8
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Deve, a educação, como direito fundamental, destinar-se primeiramente às crianças, embora até recentemente elas e os adolescentes não tenham sido tratados como cidadãos nem como sujeitos de direitos. MAIA, H. S. O Direito das Crianças à Educação. Disponível em https://aplicacao.mpmg.mp.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1025/R DJ Direito das crianças aeducaçao - heli de souza maia.pdf?sequence=1>. Acesso em: 9 jul. 2018 (adaptado). Nesse contexto, para construir uma educação igualitária, coletiva, social e de qualidade e que promova as transformações necessárias para a autonomia das crianças, adolescentes e jovens, espera-se que o Poder Público:
Escolha uma:
a. Realize, dentro da gestão orçamentária, a verificação dos custos de implementação de projetos de inclusão e profissionalização, abrangendo o maior número de atendimentos.
b. Delegue para a sociedade civil as normas para atuação junto aos projetos e programas de inclusão educacional, a fim de promover uma educação integral autônoma e satisfatória.
c. Reforce os programas de educação integral nas escolas, proporcionando para as famílias maior tranquilidade e segurança quanto às ações de políticas públicas de zelo.
d. Envolva estados e munícipios, e suas contrapartidas financeiras, em programas de integração e capacitação que oportunizem a geração de renda, trabalho e desenvolvimento para as famílias.
e. Atenda, de forma satisfatória e adequada, através de gestão orçamentária e das boas práticas em conjunto com as políticas públicas apropriadas, as necessidades da população.
Feedback
A resposta correta é: Atenda, de forma satisfatória e adequada, através de gestão orçamentária e das boas práticas em conjunto com as políticas públicas apropriadas, as necessidades da população..
Questão 9
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Sem o diálogo entre o trabalhador e o conteúdo real da aprendizagem, sem o diálogo entre a prática profissional e a prática escolar, não haverá possibilidade de que o conhecimento adquirido através do cotidiano profissional seja reelaborado a partir da prática escolar. ”Esse relato refere-se a qual autor?
Escolha uma:
a. Carvalho (2000)
b. Ângelo (1996)
c. Freire (2004)
d. Palácios (2002)
e. Luciano (2000)
Feedback
A resposta correta é: Carvalho (2000).
Questão 10
Não respondido
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Cury, em artigo publicado na Escola de Gestores do MEC, “a educação escolar é um bem público de caráter próprio por implicar a cidadania e seu exercício consciente, por qualificar para o mundo do trabalho, por ser gratuita e obrigatória no ensino fundamental, por ser gratuita e progressivamente obrigatória no ensino médio, por ser também dever do Estado na educação infantil”. Disponível em:. Acesso em: 9 jul. 2018 (adaptado). Considerando as informações apresentadas pelo texto, avalie as afirmações a seguir.
I O termo cidadania, usado no texto, explica o papel do cidadão quanto às tomadas de decisões individuais e/ou coletivas, caracterizando desse modo, umas das formas de exercer e reivindicar seus direitos.
II Um dos princípios da cidadania é excluir toda e qualquer pessoa que seja dependente, seja social ou econômica.
III Cabe aos cidadãos organizarem-se em grupos sociais, objetivando pleitear melhorias e qualidade na educação, para terem acesso aos mesmos direitos das classes privilegiadas bem como permitir sua entrada no cenário político nacional. Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Estão corretas I e III, apenas
b. Estão corretas I, II e III
c. Estão corretas I e II, apenas
d. Está correta II, apenas
e. Está correta I, apenas
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas I, II e III.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Temas Contemporâneos em Educação
Atividade anterior
	Iniciado em
	terça, 12 Nov 2019, 13:20
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 12 Nov 2019, 13:21
	Avaliar
	1,00 de um máximo de 10,00(10%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente, as escolas indígenas estão inseridas no sistema de ensino brasileiro como modalidade de ensino e como categoria “escola indígena”, que a torna diferente das outras escolas brasileiras. Isso tem forçado às instituições de ensino a aprenderem a lidar com a diversidade cultural e a garantirem os direitos dos indígenas a uma escola diferenciada. De acordo com os estudos do livro da disciplina, o relato acima se refere a qual escritor?
Escolha uma:
a. Mandulão (2006)
b. Luciano (2006)
c. Ângelo (2006)
d. Piaget (2009)
Ângelo (2006): “isso tem forçado as instituições de ensino a aprenderem a lidar com a diversidade cultural e a garantirem os direitos dos indígenas a uma escola diferenciada”
e. Freire (2006)
Feedback
A resposta correta é: Ângelo (2006).
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Europa, no século XVIII, foi marcada por grandes revoluções e, consequentemente, pela intensa participação da população no campo da política. As mulheres participaram ativamente, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução. Elas representavam o privado e sua participação ativa era rejeitada. (Livro da Disciplina, Cap. II, pág. 32). Assinale a alternativa correta, em que diz em qual revolução as mulheres participaram ativamente:
Escolha uma:
a. Revolução Inglesa
b. Revolução Industrial
c. Revolução Francesa
d. Rebelião de Túpac Amaru II
Revolução Francesa, a ideia de igualdade e liberdade se baseia nos direitos do indivíduo, que se fundam e tomam forma sobre a propriedade privada. As mulheres participaram ativamente da Revolução Francesa, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução.
e. Revolução Americana
Feedback
A resposta correta é: Revolução Francesa.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nos Dias atuais a mulher tem conquistado seu espaço na sociedade, entretanto nem sempre foi assim. Na Antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie (gerar, amamentar, criar) e outras atividades ligadas ao plano doméstico (fiar, tecer), que eram consideradas de pouco valor para a sociedade. A arte e a política tinham um espaço de discussão próprio e eram atividades exclusivamente masculinas. Conhecer e pensar eram coisas proibidas às mulheres e, quando permitidas, o eram apenas às cortesãs, que desfrutavam de um conhecimento e aperfeiçoamento para melhor agradar aos homens em seus momentos de distração e relaxamento. Marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A mulher tinha a possibilidade de conhecer e pensar ou seja sempre participava das rodas de filosofia e reflexões dos homens.
b. A mulher nos dias atuais e na antiguidade desfrutavam dos mesmos direitos.
c. A mulher sempre teve seu espaço na sociedade e participava de todas as questões votadas a política e juntamente com os homens tomavam as decisões.
d. Ao Homem era dado as tarefas domésticas e cuidar dos filhos.
e. Na Antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie (gerar, amamentar, criar) e outras atividades ligadas ao plano doméstico (fiar, tecer), que eram consideradas de pouco valor para a sociedade.
A mulher na Antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie (gerar, amamentar, criar) e outras atividades ligadas ao plano doméstico (fiar, tecer), que eram consideradas de pouco valor para a sociedade. Sendo que a arte e a política tinham um espaço de discussão próprio e eram atividades exclusivamente masculinas.
Feedback
A resposta correta é: Na Antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie (gerar, amamentar, criar) e outras atividades ligadas ao plano doméstico (fiar, tecer), que eram consideradas de pouco valor para a sociedade..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que completa corretamente o período abaixo. De acordo com o que estudamos no tópico que trata do multiculturalismo no material didático de nossa disciplina, os Parâmetros Curriculares Nacionais já tratam essa temática em seus Temas Transversais, os quais propõem à escola uma reflexão sobre:
Escolha uma:
a. A ética, o meio ambiente, o indianismo, o multiculturalismo, a pluralidade cultural e a inclusão.
b. A inclusão, a história africana, o indianismo, a inclusão, o multiculturalismo e cultura do homem do campo.
c. A história dos afrodescendentes, a cultura dos imigrantes, o indianismo, a relação professor-aluno, a cultura

Continue navegando