Buscar

Dificuldades das Entidades Filantrópicas em Tempos de Crise

Prévia do material em texto

24
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ETEC DE GUAIANAZES - EXTENSÃO CEU LAJEADO
AS DIFICULDADES QUE AS ENTIDADES FILANTRÓPICAS BRASILEIRAS ENFRENTAM EM TEMPOS DE CRISE E COMO O AS ORGANIZAÇÕES PODEM CONTRIBUIR COM O VOLUNTARIADO
SÃO PAULO
2020 
EDUARDA GAMA DE SOUZA
ELAINE DA SILVA DE SOUSA
FABIANA GONZAGA DA SLVA
MARCELA DA SILVA PEIXOUTO
PAULO ROBERTO DE ORNELAS
As dificuldades que as entidades filantrópicas brasileiras enfrentam em tempos de crise e como as organizações podem contribuir com o voluntariado 
Técnico em Recursos Humanos
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Técnico em Recursos Humanos da ETEC de Guaianases-Extensão CEU Lajeado, sob a orientação do Prof. Lucas Domiciano Pereira.
SÃO PAULO
2020
Dedicatória
Queremos dedicar esse trabalho aos familiares e amigos, que contribuíram com palavras de motivação e foram compreensivos com os momentos de ausência. Essa vitória também é de vocês.
Agradecimentos
Agradecemos a todas as pessoas que, de alguma forma, foram essenciais para que alcançássemos este objetivo com o qual sempre sonhamos.
Epígrafe
“A prática da filantropia é uma das mais lindas formas de demonstrar amor ao próximo”.
 Dhener
Resumo
Uma Organização não governamental (ONG) trata-se de uma sociedade sem fins lucrativos, para que uma organização possa ser considerada uma delas é preciso que ela tenha desenvolvido pelo menos três anos de atividades em benefício dos mais necessitados, não podendo ter lucros e nem remuneração de seus dirigentes, mas nessa época de pandemia que estamos vivendo os serviços mais importantes das ONGS e instituições filantrópicas tiveram que ser descontinuados, dificultando ainda mais a vida das pessoas que dependem exclusivamente dessas ONGS.
Nosso projeto tenta mostrar por meio das ações das instituições o quão importante é as organizações investirem com doações e projetos voluntários mesmo diante deste momento que o mundo inteiro tem enfrentado.
Palavras chave: Filantropia – Vulnerabilidade – Conscientização – União entre ONG e empresa.
Abstract
A non-governmental organization (NGO) it is a non-profit society, for an organization to be considered one of them it must have developed at least three years of activities for the benefit of the most needy, can not have profits or remuneration of its leaders, but in this pandemic that we are living the most important services of ngos and philanthropic institutions had to be discontinued, Making the lives of people who depend exclusively on these ngos even more difficult.
Our project tries to show through the actions of institutions how important it is for organizations to invest with donations and volunteer projects even in this moment that the whole world has faced.
Keywords: philanthropy - vulnerability - awareness - union between NGO and company.
Sumário
Objetivo Geral	13
Objetivos Específicos	13
Histórico das ONGs	14
Exemplos de projetos de voluntariado (parcerias entre Ongs e empresas)	15
Pirâmide de Maslow	16
Definições	17
Nosso Projeto	18
Como funcionaria?	18
Projetos similares	18
Introdução
Uma organização não governamental (ONG) é uma instituição privada sem fins lucrativos que atuam em áreas que o poder público não alcança, visa cuidar entre outros, da proteção e qualidade de vida das minorias e justamente por isso elas são de suma importância para sociedade, elas podem oferecer soluções para desafios sociais através de ações e pessoas engajadas.
De modo geral essas instituições filantrópicas trabalham por conta própria e precisam buscar formas alternativas para manter suas atividades, passam por algumas dificuldades, principalmente na questão de arrecadação de fundos para sua própria sobrevivência.
Não podemos esquecer que estamos passando por um momento difícil com a COVID-19 e com as medidas de saúde de isolamento social para que se evite o avanço da pandemia no País, algumas ONGs tiveram que interromper suas atividades, fazendo com que serviços crucias fossem descontinuados. Para o terceiro setor será um grande desafio, pois se já era difícil em tempos normais, com a crise é ainda pior e mesmo com recursos escassos a demanda pelos serviços oferecidos pelas entidades será ainda maior devido à crise econômica causada pela pandemia, e para que essas instituições possam continuar ajudando é preciso criar meios para que elas possam adquirir recursos nesses tempos difíceis. Pensando nisso tomamos como objetivo unir empresas que não foram afetadas pela crise com essas ONGs que precisam de voluntários e doações para se manterem neste momento de dificuldade.
Para entender melhor, fizemos uma análise baseado em empresas que já possuem parcerias com ONGs e como funciona cada contribuição.
Problemática
Vivemos em um país de 3° mundo, onde a qualidade de vida e situação social e econômica é precária para a grande maioria das pessoas, enquanto a parte minoritária da sociedade desfruta dessa boa situação social. 
Muitas pessoas de periferia dependem do envolvimento de entidades filantrópicas, que por sua vez, contribuem com cestas básicas, produtos de higiene pessoal e até momentos de lazer para tirar muitas crianças e adolescente do ambiente de crime. Porém, são poucas pessoas que se dispõem a ser voluntários em Ongs e instituições com projeto de ajudar famílias com situação de vulnerabilidade social. 
Atualmente, nosso país se encontra em um tempo de crise, onde diversas pessoas perderam seus empregos e são poucas as empresas que estão contratando novos funcionários, dessa forma, grande parte das famílias brasileiras de baixa renda tem precisado de doações, e é nesse momento em que entra a filantropia, mas, essas entidades também entraram na crise, pois a quantidade de doadores e voluntários diminuíram significativamente. Muitas entidades filantrópicas recebem contribuição de comércios locais e do governo, porém, a quantidade de doações não supre as necessidades de todas as famílias dependentes das ongs, sendo necessário fazer revezamento entre as pessoas que irão receber essa ajuda. Seria necessário que houvesse maior quantidade de contribuintes nestas situações, porém, como contribuir se poucas pessoas têm essa condição? Seria preciso que empresas que não sofreram com a crise entrassem nessa causa.
Portanto, como nós do RH podemos incentivar empresas e colaboradores a se unirem com ONGs que estão mais necessitadas? 
Justificativa
A pandemia global do COVID-19 pode ser a maior crise que viveremos, a situação atual tem o potencial de não apenas romper com os status, mas também de mudar para sempre nosso sistema social, econômico e político.
Esse cenário exige que grandes planos sejam suspensos, que foquemos em estar presentes e pensemos em fazer aquilo que parece certo neste preciso momento. Analisando esse fator e diante desse cenário devastador escolhemos este tema que entre outros é de suma importância, assim dando visibilidade para o assunto.
Neste momento, movimentos sociais e mecanismo de organização comunitária são o mais importante do que nunca, assim quanto mais repercussão tiver mais pessoas poderão ser ajudadas. O projeto tem como intuito mostrar a importância de entidades filantrópicas no meio social, tornando-as publicas a importância de conscientizar a sociedade e continuar com as doações mesmo em tempos de crise.
E infelizmente a maior desvantagem das entidades filantrópicas é não ter nenhum tipo de ajuda financeira do governo, sendo apenas desenvolvida com o apoio das comunidades e das ONGs, e sem esse apoio os projetos filantrópicos não se desenvolvem. Este é um apelo as fundações para que usem suas posições privilegiadas de que não foram severamente afetados pela atual crise, vendo que a vantagem da filantropia é uma forma de despolitizar e pulverizar os conflitos sociais.
Hipótese
Durante as crises asentidades filantrópicas enfrentam diversos desafios na hora de arrecadar fundos para se manter e prosseguir proporcionando ajuda as pessoas mais necessitadas da comunidade onde ela se encontra. No decorrer desse período buscamos soluções de longo prazo para que a instituição continue desenvolvendo seus projetos junto à comunidade, através do desenvolvimento de campanhas para conscientizar a todos que continue colaborando mesmo nas mais diversas situações, com doação de alimentos, roupas, livros e brinquedos que não utilizam mais, elaborar um calendário com eventos onde outras comunidades também possam participar e conhecer a ONG. 
Objetivos
Objetivo Geral
Apresentar a tendência no cenário das Organizações não-governamentais no Brasil, com foco na problemática: tempos de crise, e analisar como se tem realizado o gerenciamento dessas associações.
Objetivos Específicos
• Incentivar empresas a se filiarem à uma entidade filantrópica não-governamental.
• Observar a relação entre a ONG e empresa.
• Buscar formas de captar organizações e seus funcionários a entrarem na causa e contribuírem.
Histórico das ONGs
Em 1940, o termo ONG foi utilizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), para constituir diferentes entidades com projetos filantrópicos humanitários e de interesse público (Landim, 1993; 1998; Vieira, 2001).
Surge então na América-Latina com o objetivo de busca pela superação da pobreza e atraso do subdesenvolvimento, conhecido também como “Terceiro mundo”.
As ações sociais tiveram início no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) por conta do temor existente pela dominação do comunismo. Nesta fase, a perspectiva internacional se encontrava no que foi denominado Guerra Fria onde os países estavam divididos entre o capitalismo, liderado pelo Estados Unidos da América, e, socialismo liderado pela União Soviética. Desta forma, para que o sistema capitalista predominasse, os países mais desenvolvidos (1° Mundo) começaram a contribuir no desenvolvimento de países subdesenvolvidos (3° Mundo). 
Assim chegando a ONG no Brasil, as contribuições sociais começaram a partir de igrejas católicas e protestantes. Seu objetivo principal era elevar os movimentos sociais e auxiliar países do sul com a intenção de “consolidar a democracia” 
O termo ONG significa Organização Não Governamental, uma ONG é uma instituição sem fins lucrativos que contribui com causas importantes para a sociedade, além de trabalhar com auxilio social pois as mesmas se enquadram no terceiro setor (prestadoras de serviços públicos) da sociedade.
As ONGs são consideradas ferramentas essenciais para a inclusão social. Grande parte dessas entidades filantrópicas estão ligadas à causas relativas aos direitos sociais de pessoas de baixa renda e, ou, pessoas que fazem parte de algum grupo excluído no meio social (deficientes, pessoas de baixa renda, homossexuais, indígenas, crianças, mulheres, etc.).
Exemplos de projetos de voluntariado (parcerias entre Ongs e empresas)
Existem diversas empresas de grande porte que fazem parte de projetos voluntários, com grande contribuição social, onde o voluntariado se estende a todo a empresa, não somente para os funcionários de funções operacionais, mas também, pessoas de grandes cargos líderes, gestores e etc.
Podemos ter como exemplo de empresas que se uniram com ONGs para colaborar com permanência das mesmas:
Starbucks – Iniciaram suas atividades voluntárias em 1997, a partir disso a Starbucks está sempre inovando suas formas de contribuir socialmente, eles incentivam tanto seus colaboradores quanto seus clientes a abraçarem a causa e fazerem parte do projeto, sempre dando ênfase nas resoluções de problemas que afetam diretamente a comunidade.
C&A – Desde 1991 a C&A mantém um programa de voluntariado para funcionários parceiros. A partir de 2018 eles iniciaram um projeto onde seus gestores passavam um dia inteiro voluntariando, eles doaram seu tempo em causas dignas e tiveram a oportunidade de se envolverem mais na causa voluntária e incentivavam a equipe a participarem também.
Esses são apenas dois dos exemplos de empresas conhecidas que fazem parte de projetos de voluntariado com seus funcionários. Pode ser percebido que, começa-se as atividades primeiro com a liderança e depois se estende para o restante da equipe. Dessa forma, a equipe tende a se inspirar e seguirem o exemplo de seus superiores.
Ambas as empresas afirmam que quando seus colaboradores participam de atividades como estas, é possível notar uma evolução na maneira em que eles realizam seus serviços organizacionais, tendo maior empenho depois de se voluntariarem.
Usamos como base a pirâmide de Maslow, que a auto realização individuo está ligada também a desafios, crescimento e etc., onde é possível concluir que o motivo dos funcionários trabalharem melhor, após ajudarem em causas sociais acontece por eles se sentirem auto realizados.
Pirâmide de Maslow
As pessoas têm concepções distintas sobre a motivação más de modo geral pode ser considerada como um conjunto de forças psicológicas que determinam o comportamento de um indivíduo. Com a busca crescente por mais produção e mudanças nas organizações é necessário compreender melhor todos os pontos que envolvem as necessidades humana.
A pirâmide de Maslow foi criada pelo psicólogo norte americano Abraham Maslow que buscava estudar e demonstrar a relação entre o comportamento motivacional das pessoas e um conjunto de necessidades humanas. Sua teoria relata que uma pessoa é conduzida a satisfazer uma necessidade mais alta, situada em uma pirâmide hierárquica, conforme a necessidade do nível mais baixo for satisfeita. 
Podemos ver que na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas, logo na sequência vem as necessidades de segurança, as necessidades sociais, as necessidades de estima e por fim no ponto mais alto as necessidades de auto realização.
Definições
Necessidades fisiológicas: São as necessidades básicas essenciais para nossa sobrevivência, como fome, sede e sono;
Necessidades de segurança: que são à segurança que o ambiente proporciona, a segurança na utilização de equipamentos e a prevenção aos riscos ambientais e de trabalho; 
Necessidades sociais: que é a aceitação perante a sociedade, a família ou colegas de trabalho; 
Necessidades de estima: que é o modo como nós avaliamos, 
Necessidades de auto realização: que é a realização do nosso potencial sentir prazer no nosso trabalho.
Essas necessidades podem ser classificadas em dois grupos as necessidades primárias, que são as necessidades fisiológicas e de segurança, elas são influenciadas por estímulos externos como por exemplo o salário e condições de trabalho, e as necessidades secundárias, que são as necessidades sociais, de estima e de auto realização, que são influenciadas por estímulos internos como por exemplo o reconhecimento profissional.
Basicamente a pirâmide fala sobre um indivíduo ter uma necessidade e ser orientado a atendo a satisfazê-la, porem na pratica nem todas as pessoas alcançam o topo da pirâmide ou outros níveis desejáveis, pois podem apresentar dificuldades em satisfazer as necessidades básicas, e assim, ficam presas nos níveis baixos da pirâmide e deste modo, sentem-se insatisfeitas e desmotivadas 
Com base nessas necessidades podemos observar que através do trabalho voluntário os colaboradores podem atingir o topo da pirâmide trazendo satisfação e auto realização pessoal.
Projetos de Voluntariado
Nosso Projeto
Analisando toda as situações e critérios pudemos notar que as grandes empresas contribuem e muito para outras grandes Entidades Filantrópicas que precisam de doações, porém, ainda existem muitas outras ONGs que não possuem parcerias com organização alguma. Por esse motivo queremos estender esta ajuda para todos os tipos de ONGs para que elas possam ser ajudadas pelos mais diversos tipos de corporações, grandes, médias e pequenas. 
Como funcionaria? 
Através de um site onde empresas ou ONGs poderiam procurar por parceiros. Seria como um site de relacionamento,porém, envolvendo outro tipo de relação, uma ligação profissional.
Aconteceria da seguinte forma:
A empresa se cadastraria no site, descrevendo o tipo de causa ela gostaria de apoiar (poderia ser mais de uma causa), o porte da ONG que gostaria de apadrinhar e descreveria brevemente a empresa. Da mesma forma com a Organização não Governamental, descreveria a sua razão social, suas principais atividades e etc.
Desta forma, as empresas poderão procurar quais das entidades filantrópicas se adequam com o perfil e cultura organizacional. Após acharem a ONG ideal, ambos poderão conversar e decidirem da melhor forma como seria feita a parceria.
Projetos similares
O “Atados” é um projeto que também tenta unir as empresas a realizarem parcerias com o Terceiro Setor. Além disso, tem como objetivo “mobilizar pessoas e gerar transformações positivas na sociedade”, eles tem diversas causas para escolher. Qualquer pessoa que se interessar por alguma atividade pode se inscrever para colaborar.
Os Atados também possuem projetos sociais autorais, mesmo tendo sua própria causa, eles também ajudam ao máximo outras diversas instituições com finalidades diferentes unindo forças com outras pessoas e firmas.
Metodologias
A metodologia aplicada neste TCC, foi o modo dedutivo, através de diversas pesquisas, que agregamos nesse TCC. Buscamos associações, como a pesquisa de campo e documental se baseando em pesquisas bibliográficas, que demonstram a voracidade dos fatos desse TCC. destacando a extrema importância do terceiro setor dentro das organizações e as parcerias com empresas privadas.
Onde se baseia um estudo já comprovado que o trabalho voluntariado no Lar Ditoso são necessidades verdadeiras.
Referencial Teórico
Pesquisa e Análise de Dados
Considerações Finais
O trabalho voluntario é um ato de bondade e que envolve solidariedade humana e preocupação social com o ambiente da sociedade em geral, podendo ter como personagens principais pessoas, instituições, ONG's, animais ou alguma causa social sazonal (doação de sangue, de agasalhos etc.). Observa-se com frequência que sua definição é bastante complexa, muitas vezes no meio empresarial é interpretada de forma errônea. Muitas pessoas confundem essa ação social como uma forma encontrada pelas organizações de usar de seus colaboradores para engrandecer a marca ou para resolver situações de responsabilidade única e exclusiva do Governo, Estado ou Município. Nem sempre se percebe que essas ações são voltadas para o bem-estar do entorno das organizações e a promoção do bem-estar individual e coletivo dos colaboradores de todos os níveis hierárquicos das organizações voluntárias. Muitas delas não divulgam constantemente nos canais de mídias (televisão, rádio e internet) seus feitos ou o projeto em andamento, podendo ocorrer uma divulgação esporádica em canais abertos para divulgação do sucesso de alguma causa social depois de implantada e realizada. Também existem na internet sites, blogs e comunidades nas redes sociais como o Instagram que possuem como principal utilidade a comunicação entre voluntários de uma mesma causa social ou não. O que preocupa nessas atitudes solidárias e nobres é quando as organizações decidem apoiar determinada causa, todas as possíveis dificuldades enfrentadas por esses indivíduos tendem a serem supridas de maneira rápida e eficiente: o que antes era um problema social, agora é uma resolução social. Visto de fora, podemos considerar como um problema a menos na caótica sociedade atual, porém, se todos os problemas sociais forem apoiados pelas organizações, dispostas a ajudar uma sociedade tão deficiente, o que vai restar para o Governo? Se as responsabilidades forem tiradas desse órgão e inseridas nas organizações, qual o papel de cada um nessa corrida a favor do bem-estar geral da sociedade? Daqui a alguns anos essas e muitas outras perguntas terão respostas que irão nos agradar ou não, só nos resta esperar e torcer para que essa preocupação seja um passo para uma possível união com Governo, Estados e Municípios para a construção de uma vida melhor e mais harmônica. Com este estudo buscou-se contribuir para uma maior reflexão em torno da importância da boa gestão do trabalho voluntário.
Referências
ALBUQUERQUE C. C. A. Terceiro setor: História e gestão de organizações. 3º ed. São Paulo. Summus Editorial. 2006.
E as ONGs com a pandemia? 2020. Disponível em: http://setor3.com.br/e-as-ongs-com-a-pandemia/. Acesso mai.2020.
História do terceiro setor e seu papel no Brasil. 2013. Disponível em: http://nossacausa.com/historia-do-terceiro-setr-e-seu-papel-no-brasil/. Acesso mai. 2020.
MANZIONE Sydney, Marketing para o Terceiro Setor. 1º ed. São Paulo; Novatec Editora, 2006.
Nota Fiscal Paulista permite doação automática á ONGs.2018.disponivel em:http://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noicias/nota-fiscal-permite-doacao-automatica-ongs/. Acesso jun. 2020.
TOZZI A. J. SOS da ONG. 1º ed. São Paulo: Gente, 2015.
Histórico das ONGs
https://www.researchgate.net/publication/287687737_Experiencia_militante_Historias_das_assim_chamadas_ONGs
 http://www4.pucsp.br/neils/downloads/v13_14_joana.pdf
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4868683/mod_resource/content/1/06.%20Artigo%20ONGs.pdf
https://sustainability.c-and-a.com/pt/pt/sustainability-report/2018/vidas-sustentaveis/fortalecer-as-comunidades/retribuicao-e-voluntariado/
https://www.starbucks.com.br/responsabilidade/comunidade
Anexos

Continue navegando

Outros materiais