Buscar

EVASÃO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme “Além da Sala de Aula”, dirigido por Jeff Bleckner, retrata a história de uma professora que leciona pela primeira vez em um bairro pobre dos Estados Unidos. Nesse sentido, a personagem enfrenta diversos desafios com os alunos, principalmente devido aos altos índices de abandono do ensino. Em paralelo com a produção cinematográfica, o Brasil vive uma crise para solucionar a problemática da evasão escolar, uma vez que a falta de investimento estatal e a ineficácia do ensino público brasileiro são as principais causas do impasse.
De fato, a falta de investimento do Estado é um fator crucial para o grande número de jovens fora da sala de aula. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 86 mil alunos entre 15 e 17 anos de idade saem da escola anualmente. Esse dado evidencia a insuficiência dos investimento estatais, aspecto responsável prls desorganização no sistema educacional brasileiro, já que a ausência de recursos pedagógicos e/ou tecnológicos configura um grave problema no gerenciamento escolar, o que acarreta em indivíduos sem conhecimento para exercer trabalhos qualificados na sociedade.
Paralelamente, o filósofo Jeremy Bentham defende, a partir da ética utilitarista, qua as ações sociais devem ser pautadas no caráter pluralista, com o intuito de promover o benefício da maior quantidade possível de cidadãos. Entretanto, ao analisar a condição de muitos estudantes, verifica-se a não efetivação desse pessuposto no Brasil, visto que a ineficácia do ensino público é um dos principais fatores responsáveis pela evasão escolar. Nessa perspectiva, nota-se que as instituições educacionais abdicam de seus principais objetivo — como a qualidade social e a garantia sistemática de apropriação de conhecimento — para concentrar traumas emocionais e desmotivação nos adolescentes.
Portanto, torna-se perceptível que a evasão escolar tem se tornado uma questão em pauta no país. Para resolver tal impasse, é mister que o Ministério da Educação crie políticas de entedimento acerca da real importância do ensino na sociedade, por meio de propagandas, debates e aulas semanais obrigatórias com professores capacitados no ensino médio, para que os alunos possam entender e refletir sobre a problemática da evasão escolar. Ademais, cabe ao Governo Federal investir, a partir de verbas financeiras, em recursos tecnológicos para as escolas de rede pública, a fim de promover uma educação capaz de motivar os estudantes. Dessa forma, será possível combater os problemas apresentados em “Além da Sala de Aula”.

Mais conteúdos dessa disciplina