Buscar

Prova Online 100786

Prévia do material em texto

Prova Online - Disciplina: 100786 - INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
A IÉD (Isso É Diversão), empresa de parques de diversão que se desloca cidade a cidade, está revendo seu planejamento estratégico. Em recente reunião dos acionistas, foi recomendado realizar um estudo analítico sobre as tendências de mercado, com a finalidade em identificar oportunidades e outras opções de negócio e renda para a IÉD. Assinale a opção que melhor identifique a análise das forças que atuam e compõem o ambiente externo:
a ) Forças Político-Legais, Geográficas e Sociais; Recursos Humanos e Recursos Financeiros.
b ) Forças Político-Legais, Sociais e Tecnológicas; Recursos Materiais e Recursos Financeiros.
c ) Forças Demográficas, Naturais e Tecnológicas; Recursos Materiais e Recursos Humanos.
d ) Forças Tecnológicas, Geográficas e Naturais; Recursos Tecnológicos e Recursos Humanos.
e ) Forças Sociais, Político-Legais, Tecnológicas, Demográficas, Naturais e Econômicas.
QUESTÃO 2
A Sra. Alice, que trabalha no setor de recursos humanos, foi convocada pela diretoria da Fábrica de Tintas Arco-íris para orientar os supervisores e chefes que atuam na linha de produção quanto ao estilo gerencial e a análise da escala das necessidades humanas de Maslow.
Compare a coluna tipo de necessidades com a descrição correspondente e assinale a sequência correta.
I. São todas as necessidades ligadas diretamente à sobrevivência pessoal e da espécie, como alimentação, abrigo, vestuário e outros.
II. São as necessidades ligadas à proteção contra ameaças ou privação.
III. São as necessidades de se relacionar com outras pessoas, de participação, de ser aceito por outros.
IV. É a necessidade de se destacar perante um grupo ou uma pessoa, busca de respeito, consideração e prestígio.
V. Está ligada à satisfação de necessidades pessoais mais elevadas, como desenvolvimento de habilidades pessoais, atividades artísticas e intelectuais.
( ) Segurança
( ) Autoestima
( ) Autorrealização
( ) Fisiológica
( ) Sociais
a ) I, II, III, IV, V.
b ) V, III, I, IV, II.
c ) III, V, II, I, IV
d ) IV, I, III, V, II.
e ) II, IV, V, I, III.
QUESTÃO 3
Após muitas discussões e debates para a definição das estratégias nas indústrias de biscoitos Khró Khró, percebeu-se a necessidade de verificar se o que foi planejado está sendo executado e a forma como proceder. Foi convidado um consultor para orientar quanto a este processo, que indicou sugestões quanto à natureza da mensuração e do controle. Escolha a alternativa:
a ) Acuracidade financeira e absenteísmo por departamento, anualmente.
b ) Faturamento, lucratividade e volume de produção no geral e por departamentos, mensalmente.
c ) Faturamento temporal e volume de produção geral na empresa, mensalmente.
d ) Faturamento, absenteísmo e temporal geral na empresa anualmente.
e ) Financeira, produtividade e acuracidade geral na empresa, mensalmente.
QUESTÃO 4
A BAP Design de Negócios, constituída por diversos profissionais de grande formação e diferentes especialidades, é uma prestadora de soluções organizacionais, compreendendo diversas atividades como pesquisa, inovação, análise organizacional, clima e comportamento organizacional, reorganização empresarial, comunicação, marketing contemporâneo etc.
Em função da proposta diferenciada de trabalho a BAP teve grande crescimento, o que está provocando algumas dificuldades na sincronia das tarefas dos clientes, com necessidades em diferentes áreas de atuação. Assim, os profissionais associados farão uma reunião interna para tratar do assunto, visando oferecer maior agilidade.
Assinale qual tipo de estrutura organizacional, você, responsável pela área de OS&M da BAP, fará na reunião.
a ) Estrutura por Projeto
b ) Estrutura Piramidal ou tradicional horizontal
c ) Estrutura Matricial
d ) Estrutura Circular
e ) Estrutura Piramidal ou tradicional vertical
QUESTÃO 5
Em relação ao conceito de uma Empresa Digital, leia os itens abaixo e escolha a alternativa correta:
I. O conceito de uma Empresa Digital equivale à maximização do uso da informática ou novas tecnologias para o aprimoramento de seu negócio, na qual todos os processos de negócio são relacionados diretamente com parceiros, clientes e funcionários, sendo realizados por meios digitais.
II. A tecnologia em uma empresa pode ser avaliada a partir da organização e utilização de sistemas de informação promovendo a integração interna e externa, oferecendo suporte à tomada de decisão e ao seu planejamento estratégico.
III. A Empresa Digital é uma organização que emprega a tecnologia da informação para se tornar altamente eficiente e eficaz e faz uso abrangente e intensivo de tecnologia, mas que, para isso, precisa se atentar para a necessidade de adequação de infraestrutura, hardware, software e novas comunicações.
IV. A empresa digital é aquela que opera exclusivamente através de recursos digitais como a internet.
a ) As afirmativas I, II e IV representam o conceito de empresa digital.
b ) As afirmativas I, II e III não representam o conceito de empresa digital.
c ) Todas as afirmações representam o significado de empresa digital.
d ) As afirmativas I, III e IV representam o conceito de empresa digital.
e ) As afirmativas II, III e IV representam o conceito de empresa digital.
QUESTÃO 6
A indústria de calçados Calça Bem está ampliando seus negócios e estabelecendo alianças e parcerias com empresas internacionais com o objetivo de atender a mercados maiores e mais competitivos. Diante disso, está contratando você como consultor para orientar na reformulação estratégica da gestão do conhecimento da empresa.
Dos diferentes elementos que compõem a estrutura competitiva, assinale a alternativa mais relevante para direcionar o Sistema de Informação da Calça Bem:
a ) Pessoas qualificadas, Equipamentos de produção e Hardware.
b ) Software, Sistemas Operacionais e Hardware.
c ) Estrutura organizacional, Sistema de Informação e Terceirização.
d ) Internet, Cloud Computing e Robótica.
e ) Flexibilidade, agilidade e qualidade.
QUESTÃO 7
Essa linha de pensamento procurava utilizar os conceitos das escolas anteriores para racionalizar a divisão do trabalho, considerando a existência de pessoas e grupos informais. Surge, a partir desses conceitos, a utilização do objetivo como fator agregador do pensamento. Identifique a escola de pensamento da administração dotada destes fundamentos:
a ) Estruturalista
b ) Contingencial
c ) Científica
d ) Desenvolvimento Organizacional
e ) Relações Humanas
QUESTÃO 8
A Saboroso, uma rede de restaurantes tipo fast-food optou em expandir os negócios por meio da franquia para abertura de novas lojas. A opção por franquear se deu por exigir menos investimentos e pelo fato de a abertura de novas lojas em outras regiões e localidades ser mais rápida nessa modalidade. entretanto, é necessário orientar melhor os franqueados, para que obtenham melhor desempenho e orientar todo o processo de abertura, a partir da escolha do local e do momento mais propício, levando em consideração o potencial financeiro, a questão logística, recursos humanos e outras.
Qual das funções administrativas representa esta atividade?
a ) Avaliação, a partir da comparação dos requisitos especificados e os resultados dos recursos aplicados, produtos e serviços obtidos.
b ) Planejamento, dado o dimensionamento quantitativo, o procedimento de estimativas financeiras e de previsões temporais dos recursos envolvidos na consecução de um objetivo.
c ) Controle, com a verificação da correta aplicação dos recursos e dos requisitos especificados e obtidos dos produtos e serviços.
d ) Organização, observada na otimização quantitativa, econômica e temporal da aplicação de recursos para obtenção de um produto ou serviço com qualidade.
e ) Tecnologias de informação, dada a obtenção de informações referentes à atuação da empresa, construindo o conhecimento para tomar as decisões que garantam o sucesso da organização.Parte inferior do formulário

Continue navegando