Buscar

Prova Online 100996

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online - Disciplina: 100996 - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Antes do processo de recrutamento, a empresa pode realizar estudos e pesquisas que possibilitem conhecer melhor o mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos de uma determinada função ou profissão. Apesar de serem interessantes, as pesquisas apresentam algumas desvantagens. Entre elas, podemos apontar:
a ) Ajudam a entender que tipos de meio de comunicação os candidatos utilizam na busca por emprego, fazendo com que a empresa abandone outras formas de comunicação.
b ) Os dados coletados permitirão ao profissional de recrutamento planejar de maneira mais adequada o processo de atração de pessoal.
c ) Permitem entender que tipo de proposta de emprego atrai bons candidatos para as empresas. Assim, a organização pode diminuir a oferta de benefícios e aumentar as exigências do cargo.
d ) Podem aumentar os custos do processo seletivo, pois o excesso de dados sobre o mercado diminui a efetividade das ações de recrutamento e complica o processo.
e ) Mostram para a empresa como os candidatos buscam uma colocação, o que pode influenciar de maneira negativa as decisões sobre como divulgar a vaga.
QUESTÃO 2
Assinale a alternativa correta sobre a chamada socialização organizacional:
a ) Se houver problemas durante a socialização, a culpa é do chefe imediato e não há responsabilidade da área de Recrutamento e Seleção.
b ) Os recrutadores e selecionadores devem evitar acompanhar a socialização dos novos funcionários, pois isso é responsabilidade do chefe imediato.
c ) O novo funcionário terá a oportunidade de verificar se suas expectativas em relação à empresa e ao cargo se confirmam.
d ) O novo funcionário não deve ter contato com a equipe ou seu novo chefe, pois a socialização é responsabilidade da área de Recrutamento e Seleção.
e ) Problemas durante a socialização não devem ser informados à área de Recrutamento e Seleção, para evitar mudanças nos próximos processos seletivos.
QUESTÃO 3
O recrutamento interno apresenta desvantagens relevantes. Assinale a alternativa que aponta uma dessas desvantagens.
a ) Cria oportunidades para que os empregados cresçam profissionalmente.
b ) Eleva o moral da equipe e a motivação dos funcionários.
c ) Dificulta a renovação do capital intelectual das empresas.
d ) É mais barato que o recrutamento externo.
e ) A empresa tem conhecimento prévio a respeito das competências dos candidatos.
QUESTÃO 4
A solicitação de contratação de um novo funcionário, encaminhada ao gestor de RH por gestores de outra área da empresa, exige o planejamento do futuro processo de recrutamento e seleção. A solicitação do novo funcionário pode ocorrer por diversos motivos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses motivos.
a ) Para que os funcionários atuais se sintam pressionados a entregar um resultado melhor e maior.
b ) Para que a informação sobre o recrutamento repercuta no mercado, mostrando que a empresa está crescendo.
c ) Para identificar possíveis candidatos que aceitem uma remuneração menor que os atuais funcionários, diminuindo o custo da folha.
d ) Para se pesquisar como está a relação entre a oferta de vagas e a quantidade de candidatos no mercado.
e ) Para o aumento do quadro de funcionários, em função do crescimento da empresa ou de novos contratos.
QUESTÃO 5
Sobre o recrutamento por divulgação de vaga, é correto afirmar:
a ) O treinamento e desenvolvimento dos funcionários deve ser realizado após o preenchimento das vagas.
b ) Trata-se de um processo rápido e de fácil execução, pois os candidatos já trabalham na organização.
c ) Empregados qualificados que não fazem parte do setor não podem ser incluídos no processo.
d ) Não é o modelo recomendado para o preenchimento rápido de vagas e nos casos de emergência.
e ) Os requisitos para a função e qualificações não são importantes. O que conta é o tempo de serviço.
QUESTÃO 6
As expressões mercado de trabalho e mercado de recursos humanos são muitas vezes entendidas como sinônimas, mas têm significados diferentes. Assinale a alternativa que define mercado de trabalho:
a ) O mercado de trabalho é constituído pelos profissionais que estão disponíveis e buscam uma nova colocação.
b ) A expressão mercado de trabalho significa que existe uma abundância de vagas e um excesso de oportunidades de emprego.
c ) A expressão mercado de trabalho representa um excesso de profissionais à procura de emprego.
d ) A expressão mercado de trabalho significa que existe uma escassez de vagas e uma falta de oportunidades de emprego.
e ) O mercado de trabalho é formado pelas vagas oferecidas pelas diversas empresas que atuam em um determinado ambiente.
QUESTÃO 7
A chamada dinâmica de grupo pode oferecer diversas informações sobre o perfil dos candidatos. Entre os tipos de dinâmicas utilizadas, podemos afirmar que:
a ) As dinâmicas vitalizadoras ou vivenciais iniciais correspondem às atividades de "quebra-gelo" ou de aquecimento do grupo.
b ) As dinâmicas harmonizadoras são uma disputa, com regras que o grupo deve seguir, um alvo que deverá ser atingido e os critérios para definir o ganhador.
c ) A simulação visa a relaxar os participantes. Pode ser utilizada antes de exercícios que exijam concentração do grupo.
d ) O exercício de dinâmica principal é uma situação em que o cenário no qual os candidatos atuarão representa modelos reais, tornando possível a reprodução do cotidiano.
e ) Os jogos empresariais são as vivências que trabalham com habilidades e comportamentos e são objetos de avaliação dos candidatos.
QUESTÃO 8
Em relação aos cargos para os quais se buscam candidatos com experiência, a fase de perguntas sobre o histórico profissional é a mais importante da entrevista. Assinale a alternativa correta sobre esse momento:
a ) Se o candidato demonstra estar pouco à vontade com o assunto, o entrevistador pode evitar aprofundar o tema e passar ao próximo tópico.
b ) Os motivos de saída dos empregos anteriores são pouco indicativos dos interesses, das motivações do candidato; não mostram sua capacidade de adaptação a situações diferentes.
c ) São levantadas informações sobre cargos, tarefas, histórico de promoções, relacionamento com colegas e chefia, ramo de atividade das empresas.
d ) O entrevistador explica brevemente as atividades, dificuldades e responsabilidades do cargo.
e ) O entrevistador aborda aspectos como salário, benefícios, local de trabalho, horário, folgas e plantões, viagens e nível hierárquico.
Parte inferior do formulário

Outros materiais