Buscar

AD1 PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 PCNE
Questão 02:
 "A educação formal, escolarizada, muitas vezes burocratiza o saber. Os adultos escutam pouco as crianças; perderam a relação de alteridade em relação a elas. " (GADOTTI, 2005, p.5)
O que o autor propõe com esta afirmativa, tendo em vista a construção do saber e a formação da identidade das crianças como cidadãs? Enriqueça sua resposta trazendo também exemplos de seu cotidiano. Para tanto, construa um texto autoral no espaço destinado abaixo, utilizando seu material de estudos e não se esquecendo das referências ao final.
Resposta:
As crianças têm o direito de participar da sociedade em que vivem, e é através dessa participação e do brincar que ela constrói sua cidadania, sua cultura e seus conhecimentos. Porém, a cidade e a escola não lhe permitem essa liberdade de expressão e participação burocratizando seus saberes.
Estamos criando um mundo onde o ser humano não dá oportunidades as crianças, como exemplos do cotidiano, para andar com ela na rua sempre damos à mão mesmo que não sejam necessários, ao contarmos um livro não deixamos a criança escolher, muitas das vezes as impedimos de brincar no barro para não se sujar, como muitas outras intervenções na vida da mesma.
Como também no ambiente escolar (educação formal) que tem planejamentos e cronogramas de ensino, objetivos a serem alcançados, muitas das vezes impedindo a criança de mostrar sua bagagem, de mostrar o que ela leva consigo para dentro da escola.
Para que a criança de fato construa seu saber e sua identidade seja em qual ambiente estiver (escola ou sociedade) precisa ter sua liberdade, como: deixar-la explorar o mundo, escolher o livro que quer ler, brincar no parquinho, no barro, ter a oportunidade de andar na rua sem precisar segurar a mão de um adulto, mas lógico que o adulto deve estar perto observando a mesma. As crianças estão a todo momento em processo de construção, elas precisam ser democráticas, mas para isso precisa que o adulto colocam-se no lugar delas. 
Questão 4:
Tendo como base todo o seu material de estudo do Eixo I, construa um texto, com suas palavras, dissertando sobre as possibilidades de educação formal, não formal e informal que as imagens e os exemplos acima podem promover:
Resposta:
Ao analisar as imagens percebe-se que há um grande processo de construção, nelas percebemos que a educação formal nas primeiras imagens está presente, precisando ser adaptada a educação não-formal ao conviver com outras pessoas, outras culturas, ambiente que não é a sala de aula, em está em grupo maior para realizar as atividades escolares, a educação informal porque o aluno leva consigo experiências e práticas vividas ao ter contato com os agentes da escola e seus colegas, transmitindo seu conhecimento como m processo de construção. 
 Já o hip hop seu processo do educar não está somente na educação não-formal e informal que não precisam de local específico e nem agente especializado, mas pode ser sim um meio de educação formal, quando se tem um objetivo a ser alcançado. Os raps podem ser uma crítica a ideologia, a nossa sociedade, sua visão sobre o mundo, cultura, expressando suas emoções e sentimentos diante da sociedade, sendo uma educação formal em um ambiente de educação informal.
 As imagens nos fazem refletir que a educação formal, informal e não-formal não precisam estar separadas. Todas podem andar em conjunto na construção de uma educação democrática, onde todos aprendem e todos ensinam.

Continue navegando