Buscar

Tarefa 2 filosofia da arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pós-Graduação em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio- UFSJ
Disciplina: Filosofia da Arte e seu Ensino- Tarefa 2
Alan Baltazar Vicente
Análise Filosófica da obra: Retirantes de Portinari
Retirantes é uma pintura feita em 1944 pelo artista brasileiro Cândido Portinari. Foi produzida com a técnica de óleo sobre tela, possui dimensão de 180 x 190 cm e encontra-se no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Nessa obra, Portinari aborda o tema da migração nordestina, triste realidade de uma parte da população brasileira, que deixa seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida em outras partes do país.
A pintura exibe uma família de retirantes, emigrantes nordestinos que estão se deslocando de sua terra a fim de fugir da seca, fome, miséria e falta de perspectiva. O pintor retratou o grupo (quatro adultos e cinco crianças ao todo), de maneira sombria e triste. A paleta de cores escolhida exibe tons terrosos, o que dá ênfase à atmosfera fúnebre que envolve a cena.
As pessoas tomam grande parte da composição e ao fundo temos uma paisagem seca e sem vida. Os corpos, muito magros, traduzem a fome daquele povo e as expressões nos rostos dão conta de expor o desespero daqueles que lutam pela sobrevivência em um país tão desigual. Sobre a função social da arte, Portinari disse certa vez: “Estou com os que acham que não há arte neutra. Mesmo sem nenhuma intenção do pintor, o quadro indica sempre um sentido social”. Observe a imagem abaixo: 
As crianças são personagens importantes na obra e estão, inclusive, em maioria. As duas crianças de colo exibem aparência fantasmagórica. O bebê, envolto em panos brancos, tem olhos que saltam, observando o mundo assustado. A outra, maior, está apoiada nas ancas da mãe, e exibe uma estrutura raquítica, com os ossos à mostra. Além disso, ela está nua, o que deixa ainda mais evidente a falta de recursos dessa família. Elas expõem também a alta taxa de natalidade da população carente brasileira. As famílias mais vulneráveis e menos instruídas acabam gerando mais filhos, isso ocorre em grande parte por conta da falta de políticas públicas de conscientização e acesso a meios contraceptivos.
Diante de todo conhecimento filosófico e estético que se pode elencar e trabalhar tanto nas disciplinas de filosofia quanto em artes, fica evidente que o conhecimento assim como a arte de um modo mais amplo, nada mais é que um fenômeno que resulta da capacidade criadora humana e da interação entre os homens. Através da arte pode-se obter uma síntese sensível da história de um povo. A arte reflete não apenas as emoções do artista, mas a influência do meio social em que vive, evidenciando sempre o momento histórico do homem. Sendo assim, é possível observar vários aspectos filosóficos e estéticos para serem analisados de forma crítica e engajadora a intenção do artista em suas pinturas. Essa fruição se dá pelos seguintes pontos: 
1.Conteúdo factual – Nota-se a presença de nove figuras humanas, sendo duas crianças de colo e mais três crianças maiores. Um velho com um cajado, duas mulheres: uma trouxa na cabeça e uma criança no colo, outra com uma criança no colo. Um homem mais novo também carregando uma trouxa nas costas, um céu escuro, chãos seco, urubus sobrevoando.
2.Conteúdo convencional: Os personagens ilustrados por Candido Portinari aos meus olhos parecem reais, muito magros, famintos, sedentos de água, de compaixão, de sentimento de solidariedade. Eles estão descalços, não tem uma boa aparência, dando a sensação de estarem sujos. As crianças parecem até deformadas, com barrigas enormes.
3.Conteúdo técnico– Candido Portinari em sua obra usou aparentemente as seguintes cores: marrom, cinza, azul, preto, branco, ocre, verde, rosa, amarelo e vermelho. Tela pintada por larga e forte pinceladas, usando tinta óleo, tendo a obra à dimensão 190X180cm.
4.Conteúdo estilístico– A obra recebe influência do pintor cubista Picasso e mostra a miséria que atingia e atinge o país.
5.Conteúdo atualizado– Dá para se ver nitidamente o olhar triste destas pessoas pobres, aquele olhar que nos diz que já não existe esperança por uma vida melhor. Em todas as pessoas apresentadas na obra, As partes do corpo à mostra, parecem não ter pele, apenas ossos e músculos provavelmente fracos e frágeis, estando a roupa rasgada não cobrindo todo corpo.
6.Conteúdo acrescido– Por ser uma obra de 1944, já deve ter passado por alguma restauração. Mesmo assim, fazem parte do estilo do autor essas características explícitas na obra como a tonalidade escura.
7.Conteúdo institucional– A obra Retirantes representa o povo nordestino. Mostra a necessidade que o eles têm de abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outra parte do país. Portinari retrata com exatidão todo o sofrimento do povo brasileiro, pois ele sofria com o sofrimento do seu povo.
8.Conteúdo comercial.  Não tenho noção do valor da obra.
9.Conteúdo estético– Tela altamente dramatizante, passou para mim uma tristeza, pois trata da miséria de um povo sofrido e esquecido lá do sertão nordestino em sua forma mais triste.
Referências:
ANÁLISE DA OBRA DE ARTE “RETIRANTES” DE PORTINARI (pedagogiaaopedaletra.com)
TAGLIAVINI, João Virgílio. A estética como porta de entrada para o ensino de filosofia
GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. 2.ed. São Paulo: Scipione, 2016.

Outros materiais