Buscar

Atividade de Bioquimica- respostas



Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividade de Bioquímica
Caso 1
Criança, sexo masculino, dificuldade de ganhar peso, com história de vômitos e acidose metabólica no período neo-natal. Exame físico aos 7 meses mostrou incapacidade de desenvolvimento, hipotonia, pequena massa muscular, retardo mental e acidose persistente. Lactato, piruvato e alanina estavam com valores muito acima do normal para a idade. Após diferentes análises, identificou-se deficiência na enzima lactato desidrogenase, fazendo com que não ocorra a descarboxilação do piruvato, e consequentemente não se forme acetil-CoA, estacionando o ciclo de Krebs e a formação de ATP. Diante disso, discuta os efeitos metabólicos e as consequências clínicas desta mutação.
RESPOSTA: Quando há uma deficiência da PDH, ocorre um bloqueio na oxidação aeróbica do piruvato, com aumento da produção de lactato e alanina. Assim, há um défice energético associado à acumulação de piruvato, lactato e alanina no sangue, urina e líquido cefalorraquidiano, agravada pelo consumo de carboidratos.
Os sinais clínicos mais frequentes são o atraso do desenvolvimento psicomotor/deficiência intelectual e a hipotonia, seguidos de epilepsia, microcefalia e ataxia. Esta é mais observada no sexo masculino, podendo ser intermitente, agravada pelo excesso de ingestão de carboidratos. Outras apresentações menos comuns incluem: disfunção motora com espasticidade, ptose e movimentos coreoatetóides, polipneia por acidémia láctica, especialmente no período neonatal, dismorfismos faciais (mais descritos no sexo feminino), manifestações oculares (atrofia do nervo ótico, nistagmo e/ou estrabismo) e neuropatia periférica.
Caso 2
Leia a notícia clicando no link abaixo:
https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2016/01/dnp-promete-queimar-gordura-mas-e-um-veneno-proibido.html
Pergunta:
1- Como atua o DNP?
O dinitrofenol (DNP) atua como um agente desacoplador, ou seja, tem a capacidade de desvincular o fluxo de elétrons na cadeia e o bombeamento de íons H+ para fora mitocôndria, que é necessário para a síntese de ATP. Isso significa que a energia liberada no transporte de elétrons não pode ser usada para a síntese de ATP. 
2- Como ele provoca a perda de peso?
Na fosforilação oxidativa, o fluxo de elétrons desde o NADH e o FADH2 até o oxigênio resulta no bombeamento de íons H+ da matriz para o espaço intermembranas da mitocôndria. Esse gradiente de H+  pode ser usado para produzir ATP, pelo fluxo de íons H+ através da ATP sintetase situada na membrana mitocondrial interna. O dinitrofenol destrói o gradiente de H+, reduzindo a síntese de ATP. Nessas condições, a maior parte dos alimentos que ingerimos não pode ser utilizada para sintetizar ATP, e então perderíamos peso. 
3- Explique porque o DNP foi proibido para sua finalidade terapêutica (emagrecimento)?
Por que uma quantidade excessiva de DNP nos deixaria incapazes de produzir ATP suficiente para manter a vida. A diferença entre emagrecimento e morte está numa pequena mudança na concentração de DNP, o que torna a droga perigosa.