A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Cariologia - Técnicas de escovação

Pré-visualização | Página 1 de 1

evidenciaÇão de placa e técnicas de escovação
Evidenciadores
Pode-se utilizar substâncias corantes ou reveladores, para tingir o grupo bacteriano, conferindo a este a cor inerente do produto usado, podendo ser verde, azul, vermelho, marrom, ouro velho, amarelo ou cor de vinho.
Controle do biofilme: A realização não satisfatória do controle da placa bacteriana está ligada a fatores culturais (pouca valorização da saúde bucal), a fatores educacionais (falta de conhecimento adequado ou ausência de motivação) e a fatores econômicos (dificuldade de aquisição dos meios para a realização das práticas).
Importância do evidenciador: com seu uso na prevenção ou após tratamento, o paciente reconhece as áreas que necessitam serem limpas e sente-se responsável por sua saúde bucal. Ele tende a acreditar naquilo que vê e, assim, uma demonstração visual da presença de depósitos microbianos sobre a superfície dentária permite uma subsequente informação de técnicas de higiene bucal com bons resultados.
Duarte, Lascala e Muench (1990) o fundamento do controle de placa bacteriana se assenta na capacidade do profissional motivar o paciente para aceitação dos recursos clínicos para remoção desse depósito. Sendo assim, é conveniente observar o impacto visual produzido pelos evidenciadores de placa dental.
Pesquisa realizada por Almeida et al (2003): com relação à promoção de saúde bucal através da orientação, motivação e controle de placa em 132 crianças em creches de Alfenas (MG), verificou que as crianças ao fazerem uso da solução evidenciadora de placa bacteriana podiam visualizar a placa e demonstravam grande expectativa e interesse em aprender a removê-la, havendo com isso significativa redução do índice de placa inicial, comprovando que a orientação e motivação da criança são essenciais para promoção de saúde bucal.
Substâncias naturais: Baseado nos resultados de alguns estudos, a tendência à utilização de substâncias naturais em substituição às sintéticas oferece melhor qualidade e menores danos à saúde. A pesquisa mostrou que o evidenciador de placa dental a base das antocianinas (corante do açaí) é uma excelente alternativa para ser utilizada na Odontologia, na promoção e prevenção da cárie dentária e da doença periodontal, podendo ser aplicado em programas preventivos como estratégia de prevenção e promoção de saúde bucal.
Visualização da placa dental identificada com o evidenciador com corante de açaí (antocianina).
Corantes artificiais
Visualização da placa dental identificada com o evidenciador Replak® (corante azul/ vermelho alimentício).
Visualização da placa dental identificada com o evidenciador Plakstesim® (fucsina básica).
Fones
Mouth Hygiene: Fones (1934) publicou um livro, intitulado MOUTH HYGIENE, no qual descreveu uma técnica de escovação dentária que passou a ser denominada internacionalmente "Técnica de Fones".
1. Parte externa ou as superfícies bucal e labial dos dentes e gengivas: A escova deve avançar num círculo perfeito, sendo o círculo tão grande quanto o vestíbulo o permitir. Deve-se usar uma leve pressão. Os incisivos devem ser dos em posição de topo, para se assegurar que a escova os dentes inferiores e a gengiva.
2. Parte interna ou as superfícies palatais e linguais dos dentes e gengivas: O céu da boca e as superfícies linguais dos dentes superiores são escovados com um movimento de vai-e-vem. Um cuidado especial deve ser tomado para que as gengivas que envolvem os últimos molares sejam atingidas, pois a tendência é de não escovar assim tão profundamente. As superfícies línguas inferiores são mais difíceis de serem escovadas pela extremidade ou pelos tufos da escova, sendo o deslocamento feito em movimento rápido de vai-e-vem, semelhante ao usado sobre o palato duro.
3. Superfície oclusal dos dentes: devem ser escovadas vigorosamente para remover qualquer detrito alimentar dos sulcos dos molares e pré-molares. O tufo da escova deve, também, ser levado até as superfícies distais dos últimos molares.
(VÍDEO DEMONSTRANDO A TÉCNICA DE FONES)
Bass
Higiene do sulco gengival: Em 1954, Bass observou a necessidade de se higienizar o sulco gengival e com esse objetivo desenvolveu sua técnica de escovação durante a escovação, as cerdas devem ser forçadas para dentro do sulco gengival, tanto nas faces livres como nas proximais, num ângulo de aproximadamente 45 graus em relação ao longo eixo dos dentes, realizando-se movimentos vibratórios curtos e ligeiramente circulares, desalojando, dessa forma, a placa bacteriana pela ação de ficção das pontas das cerdas. Avançando sistematicamente por grupos dentários (molares, pré-molares e incisivos), até atingir toda a boca.
Bass modificada: acrescenta movimentos de escovação/rolagem das cerdas para oclusal ao final de cerca de 20 movimentos vibratórios. Essa modificação tem objetivo de melhorar a remoção do biofilme supragengival uma vez que poderiam haver resíduos de biofilme.
(VÍDEO DEMONSTRANDO A TÉCNICA DE FONES)
Referência 
Emmi DT, Barroso RFF. Análise comparativa da eficácia de evidenciadores de placa bacteriana com corantes naturais x artificiais [Pesquisa, mestrado]. Belém: Curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará; 2005.
Medeiros UV. Aspectos gerais no controle da placa bacteriana – controle da placa em saúde pública. Rev Assoc Paul Cirurg Dent 1991; 45(3):479-483.
Duarte CA, Lascala NT, Muench A. Estudo Clínico da Influência dos Evidenciadores de Placa Bacteriana na Motivação de Pacientes a Higiene Bucal sob Supervisão e Orientação Direta. Rev Odont USP 1990; 4(4):278-283.
Almeida ACP, Zanetti HHV, Peixoto AD, Barros CDR, Septímio DM, Bueno GCM et al. Promoção de saúde bucal através de orientação, motivação e controle de placa. Rev Bras Odontol 2003; 60(6):387-389.
Emmi DT, Rocha PO. A Odontologia e a Biodiversidade Amazônica: Elaboração de um Evidenciador de Placa Bacteriana a partir de Corantes Naturais [Trabalho de Conclusão de Curso]. Belém: Curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará; 2001.
Fones AC. Mouth Hygiene. Philadelphia, Lea & Psbiger, 1934. p.229-:302.
Bass CC. An effective method of personal oral hygiene. Pari L- J. Lo. Med. Soe.; 106:57-73; 1954.
2