Buscar

Inspeção de aves

Prévia do material em texto

Tecnologia e inspeção de aves
Inspeção post mortem 
É efetuada durante o abate, através de exame visual de carcaças e vísceras e conforme o caso, palpação e cortes. 
A inspeção de linha é realizada por pessoal treinado especificamente para tal função, mas o juízo final sobre a comestibilidade das carnes e vísceras cabe unicamente ao veterinário. O veterinário oficial responsável pela inspeção federal junto ao matadouro se incumbe também da missão de especificar a velocidade da linha de abate (evisceração) de maneira que durante o processo todo do abate seja possível realizar a realização dos exames post mortem normalmente. Ou seja, o veterinário pode dizer para a empresa que não está dando conta de inspecionar tantos por hora, e a empresa deve então diminuir a quantidade para que nada passe batido.
A velocidade de nória na linha de evisceração deve então:
> Permitir a realização de uma adequada inspeção sanitária 
> Condicionada a perfeita execução dos trabalhos 
As linhas de inspeção devem ser localizadas ao longo da calha de evisceração, dispondo das seguintes condições:
- Iluminação de 500 LUX em que as carcaças estiverem passando e a cor da lâmpada deve ser branca
- O espaçamento mínimo é de 1 metro para cada inspetor 
- Deve ter dispositivos para lavagem das mãos e esterilização de instrumentos 
As linhas de inspeção devem ser localizadas ao longo da calha de evisceração, e conforme forem identificadas as lesões das linhas a, b, c, d etc... Existe um sistema de controle e registro da ocorrência de afecções e destinação de carcaças e vísceras. Ela permite a instalação de outros pontos de inspeção das carcaças fora da calha de evisceração.
Instalações e equipamentos
De acordo com a portaria 210:
Localização: 
· O matadouro deverá ser instalado no centro do terreno, elevado cerca de 1metro. Isso porque sanitariamente, uma construção no centro do terreno facilita uma série de atividades inerentes ao abatedouro, como o programa de controle integrado de pragas, conduções dos caminhões e veículos, etc. É importante que ele seja elevado para que a água da chuva escoe corretamente, não permanecendo parada nesse terreno.
 
· Outra especificação é que deve ser afastado preferencialmente a 5 metros da via pública. Isso se justifica pelo critério de risco de contaminação das aves, esse afastamento traz uma segurança maior.
· A área de circulação deve ser pavimentada, para que os veículos trafeguem sem que a poeira voe para os galpões.
· As entradas laterais que permitam a movimentação e circulação independente de veículos transportadores de produtos quando possível tenham entrada independentes. Uma entrada para veículos com produtos acabados e outra com veículos transportadores de aves vivas, tudo isso para evitar a contaminação cruzada.
· Só será autorizado matadouros de aves localizados no perímetro urbano depois de ouvida a autoridade de saúde pública, meio ambiente e prefeitura municipal.
Sobre o piso:
1. Liso (isso auxilia na higienização) e antiderrapante (para diminuir acidentes de trabalho)
2. Impermeável (também para auxiliar na higienização) e declividade (de 1,5 a 3% para que não tenha problemas com água parada)
3. Resistente a choques, atritos e ataques ácidos (para que o piso não quebre ou trinque facilmente)
4. Materiais “gressit”, “korodur”, cerâmica industrial, cimento...
5. Ângulos arredondados (piso x parede) Isso permite que não haja água parada e facilite a remoção de gordura ou resíduos.
Materiais não especificados devem ser aprovados pela I.F.

Continue navegando