Buscar

Trabalho - A história da nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

A história da nutrição ficou conhecida no Reino Unido por especialista como cientista dos alimentos e o “dietista”, um profissional da saúde. Dessa maneira todos os dietistas são formados em nutrição, mas nem todos nutricionistas são dietistas. A nutrição nos Estados Unidos tem uma história bastante rica,desempenha um papel cada vez mais importante na vida das pessoas nos dias de hoje, e será de extrema importância, no futuro, garantir a saúde das pessoas em qualquer lugar.
O início da profissão, pelo menos na era moderna, pode ser observado com a presença das escolas de culinária do século XIX, quando os alunos aprendiam não só sobre proteínas e carboidratos, mas também sobre calorias, química e fisiologia. Talvez de maneira surpreendente, a guerra foi a responsável dieta pela criação da American Dietetic Association. A ADA foi fundada por um grupo de mulheres visionárias que se reuniram em Cleveland, em 1917, para discutir como os nutricionistas poderiam contribuir com o programa de preservação de alimentas do governo dos Estados Unidos e com a melhoria da saúde pública e da nutrição durante a I Guerra Mundial.Por outro lado, “ciência dos alimentos” pode ser definida um corpo coerente e sistemático de conhecimentos e compreensão da natureza e da composição dos alimentos, e o comportamento desses sob várias condições.
Tecnologia dos alimentos “É aplicação da ciência dos alimentos ao tratamento prático aplicados aos alimentos para transformá-los em produtos com as características, qualidade e estabilidade necessária para que o consumidor tenha acesso a alimentos atraentes, seguro e nutritivo. Assim, a ciência dos alimentos integra a aplicação de diversas ciências aos alimentos, levando em consideração os requerimento e os fatores nutricionais presentes e a interação entre nos componentes alimentares”
Nutrição “É o conjunto de processos através dos quais um organismo ingere e assimila os nutrientes necessários às funções corpóreas e ao crescimento e renovação de seus constituintes”.
Alimentação “É o ato voluntário de retirar do meio ambiente os alimentos necessários para suprir as necessidades do organismo, abrangendo todas as etapas desde a escolha do alimento até sua absorção intestinal”.
Nutrientes “São substâncias químicas, orgânicas ou inorgânicas que devem ser ingeridas diariamente em quantidades adequadas. São indispensáveis à saúde e a atividade do organismo, quando ausentes produzem enfermidades de carências”
A História da Nutrição
Nutrição é o estudo dos alimentos e dos mecanismos pelos quais o organismo ingere, absorve e utiliza os nutrientes que fornecem a energia necessária para o seu funcionamento. É a ciência que estuda as relações entre a saúde, a alimentação e o desenvolvimento físico, mental e emocional.
Com a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial, em 1917, criou-se a necessidade urgente de técnicos para atuar na área de Nutrição e Dietética, o que gerou nesse mesmo ano, em Cleveland, Ohio, a criação da conceituada, Associação Americana de Dietética (American Dietetic Association). Surgiu então uma nova profissão na área da saúde, à época denominados dietistas. 
A expressão nutricionista passou a ser empregada entre os anos de 1920 e 1925. Durante a permanência de Paula Souza nos EUA, no início da década de 1920, ele conheceu a importância do trabalho de nutricionistas nesse campo. Tendo profundo conhecimento sobre a estreita relação existente entre nutrição e saúde, o professor notou a necessidade de criar no Brasil um curso destinado à formação de profissionais habilitados a atuar nas áreas de alimentação e nutrição. 
E, em 1938, solicitou ao governo do Estado de São Paulo a criação de um Centro de Estudos sobre Alimentação, anexo ao Instituto de Higiene. Este centro foi criado por um Decreto Estadual e, poucos meses depois, o Decreto Estadual, instituiu o curso destinado à formação de nutricionistas. 
Entretanto, o prof. Paula Souza deu ao curso que criou a designação então usada nos Estados Unidos para os profissionais de Nutrição que atuavam em saúde pública Curso de Nutricionistas. 
Fundando esse curso, o professor mostrou ser pioneiro, pois somente 27 anos mais tarde, durante conferência realizada em Caracas (Venezuela), o profissional que ele desejava formar foi definido assim: Nutricionista é o profissional de nível universitário, qualificado por formação e experiência para atuar nos serviços de Saúde Pública e atenção médica institucional, indispensável para a melhoria da nutrição humana e manutenção do mais alto grau de saúde . 
Hoje, vive-se um momento de grande expansão dos cursos de Nutrição no país, marcado principalmente no final do século 20, em meados da década de 1990, e início do século 21, especialmente no Estado de São Paulo, o que reflete em aumento de profissionais no mercado de trabalho, gerando uma diversificação das áreas de atuação do nutricionista, o que gradativamente contribuirá para mais reconhecimento da profissão frente a toda a população, já que alimentação correta e balanceada é fator preponderante para a promoção e/ou recuperação da saúde, além de qualidade de vida.