Buscar

Projeto do Curso Disseminadores da Educaçao Fiscal_Maria Angela Xisto

Prévia do material em texto

2
Educação Fiscal na Eja
 
A Educação Fiscal, ao ser estabelecida como tema transversal contemporâneo na Base Nacional Comum Curricular/BNCC traz uma necessidade de construção de consciência tributária nos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Autores: Maria Ângela Xisto
Curso de Disseminadores de Educação Fiscal
Turma:001/DEF 1º Semestre de 2020
Educação Fiscal na Eja
A Educação Fiscal, ao ser estabelecida como tema transversal contemporâneo na Base Nacional Comum Curricular/BNCC traz uma necessidade de construção de consciência tributária nos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
 Projeto apresentado ao Curso de Disseminadores 
 de Educação Fiscal – on line orientado pelo Tutor Luiz Paulo Rivelli Nogueira
Tipo A
Barão de Cocais
2020
2
Sumário
APRESENTAÇÃO...................................................................................................... 4
1 IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE........................................................................... 5
2 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO....................................................................... 5
3 PROBLEMATIZAÇÃO.......................................................................................... 5
4 DISCIPLINAS ENVOLVIDAS.............................................................................. 6
5 OBJETIVO GERAL...................................................................................................6
6 CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FISCAL.............................................................6
7 CONHECIMENTOS A SEREM CONSTRUÍDOS............................................. 7
7.1 Conteúdo conceitual...........................................................................................7
 7.2 Conteúdo procedimental................................................................................ 7
7.1 Conteúdo atitudinal.......................................................................................... 8
8 SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM......................................................................8
9 COMO SERÁ AVALIADO O PROJETO............................................................... 8
10 COMO CULMINARÁ O PROJETO..................................................................... 9
11 RECURSOS................................................................................................................ 9
12 CRONOGRAMA........................................................................................................ 10
Apresentação
 Educação Fiscal é um conjunto de ações educativas que visa mobilizar o cidadão para a compreensão da função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a sociedade, bem como entender o papel do Estado e sua capacidade de financiar as atividades essenciais, o funcionamento da administração pública e o papel cooperativo do cidadão.
Os alunos da Eja trazem na sua história escolar marcadas por falta de oportunidades e o objetivo é formar cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos; entender a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos; estar motivado para o exercício da cidadania plena.
Nesse contexto, a escola tem um papel fundamental na garantia de um futuro sustentável para todos, pois, ao educar seus estudantes, tem a oportunidade de formar cidadãos críticos, dotados de condições que permitam entender os contextos históricos, sociais e econômicos; conscientes, responsáveis; com uma visão global; capazes de intervir e modificar a realidade social. 
Assim, inserir os alunos da Educação de Jovens e Adultos em ações educativas que devem ser desenvolvidas na promoção da cidadania e dos interesses coletivos, construindo valores e indivíduos socialmente responsáveis, voltados para a justiça fiscal, com vista ao bem comum, à melhoria da qualidade de vida e à sustentabilidade da democracia.
1. Identificação da Equipe
Todos os professores que atuam na Eja.
2. Identificação do Projeto
 Educação Fiscal no Contexto Social: aborda as diretrizes do programa, seus objetivos e abrangência, no contexto da Educação Fiscal e da Educação Pública;
 Relação Estado-Sociedade: suscita temas relativos à organização da vida em sociedade e suas implicações na garantia do Estado Democrático de Direito e da Cidadania;
 Função Social dos Tributos: destaca a importância do tributo na atividade financeira do Estado para a manutenção das políticas públicas e melhoria das condições de vida do cidadão; e
 Gestão Democrática dos Recursos Públicos: evidencia temas relativos ao orçamento, ao compromisso social e fiscal do gestor público e ao exercício do controle social.
3. Problematização
Como cidadão os alunos da Eja precisam entender que tudo na vida é um ato político e que a administração pública é o aparelho formado por um corpo de funcionários, responsáveis pela gestão, pela força policial que asseguram a proteção de todos os cidadãos e pela regulação de direitos e obrigações de todos, inclusive a do próprio Estado. 
Porem a execução dos serviços e garantias de responsabilidade d o Estado requer a participação do cidadão, mas no entanto o cidadão brasileiro não é suficientemente informado para compreender como funciona a máquina estatal e a importância da educação fiscal para o desenvolvimento do país, de forma que o bem comum seja atendido. A educação, o saneamento público, a saúde, o transporte, o lazer, e outras necessidades do cidadão só podem ser satisfeitas pelo Estado a partir de recursos financeiros. Dessa forma, promover a educação fiscal dentro da sala de aula, e para alunos da Eja, realizando ao final um evento aberto a sociedade escolar funciona como uma ferramenta de disseminação que pode promover a conscientização da responsabilidade de cada um para com o Estado, além de poder compreender que as nossas ações se revertem em benefícios para todos.
4. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas as disciplinas da EJA.
5. OBJETIVO GERAL
Estimular os alunos da Eja compreender a necessidade de compreender como funciona a sociedade e de se tornar um disseminador da educação fiscal a partir da conscientização do mesmo sobre a importância do cumprimento da obrigação tributária como forma de fomento do desenvolvimento social e do crescimento econômico do Estado que resulta em benefícios a toda a sociedade.
6. CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FISCAL
· Educação Fiscal no Contexto Social: Educação e sociedade: breve abordagem sociológica; Política Educacional e Educação Fiscal e a Educação Fiscal no currículo; os programas de Educação Fiscal no Brasil.
· Estado e Sociedade: conceitos fundamentais e construção histórica; a construção da cidadania no Brasil. 
· Função Social dos Tributos: os tributos como fonte de financiamento do estado: conceitos e perspectiva histórica; Sistema Tributário Nacional: construção, princípios fundamentais e organização; a tributação como Instrumento de desenvolvimento econômico e social.
· Gestão Democrática dos Recursos Públicos e Controle Social: o orçamento público: conceitos básicos, sistema e ciclo orçamentário; mecanismos de controle dos recursos públicos; e transparência e controle social no Brasil.
7. CONHECIMENTOS A SEREM CONSTRUÍDOS
7.1 Conteúdo conceitual
· Falar de conteúdo, pressupões que estes tenham informações suficientes para que o aluno possa, a partir de conceitos elaborados sobre o tema proposto:· Relacionar os efeitos ocorridos na sociedade em relação as suas ações (falta de infraestrutura, educação precária, transportes públicos de má qualidade, caos na saúde, etc.) e relacioná-las com a necessidade de comprometimento com o cumprimento fiscal; 
· Identificar a relação existente entre tributos e serviços públicos, como por exemplo, em que são revertidos os impostos e taxas arrecadados pelo governo, e como retornam a cada município; 
· Concluir sobre os efeitos da má educação fiscal na sociedade e seus reflexos na qualidade de vida do indivíduo e em relação a carga tributária existente hoje no país.
· 
7.2 Conteúdo procedimental
Conteúdos procedimentais são conteúdos com propriedade capazes de fazer com que o aluno seja capaz de:
· Elaborar alguns fundamentos básicos e lógicos sobre a necessidade da Educação Fiscal para a vida em sociedade;
· Construir ideias relevantes para que possam se traduzir em atitudes que interfiram na compreensão sobre a responsabilidade do crescimento e desenvolvimento do país;
· Vivenciar atitudes de comprometimento tributários (solicitando notas fiscais no comercio, conversando sobre o assunto com amigos e familiares, pagando seus tributos de forma consciente).
7.1 Conteúdo atitudinal
O conteúdo atitudinal deve ser capaz de levar o aluno a:
· Ser consciente sobre o papel do Estado na administração pública e o papel do cidadão na construção de cidadania; 
· Reagir a falta de conscientização sobre a educação fiscal vivenciada em seu dia-a-dia, utilizando-se de informações e argumentos válidos; 
· Praticar ações que se revertam em disseminação da educação fiscal.
8. SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Aulas Expositivas envolvendo conteúdos sobre Educação Fiscal; trabalhos e debates.
1. Aulas teóricas expositivas e dinâmicas. 
2. Aulas com exibição de vídeos sobre a educação fiscal, com paradas para discussão sobre o tema.
3. Workshop - evento aberto ao público, com a apresentação das atividades elaboradas como seminários, panfletagem, apresentação de banners e maquetes. 
4.Palestras e parcerias
 9.COMO SERÁ AVALIADO O PROJETO
O processo avaliativo decorre da necessidade de mensurar o conhecimento adquirido durante os estudos. Avaliar é um ato rigoroso de acompanhamento da aprendizagem. "É ela que permite tomar conhecimento do que se aprendeu e do que não se aprendeu e reorientar o educando para que supere suas dificuldades, na medida em que o que importa é aprender" (LUCKESI, 2005).
 Dessa forma, esse processo vai além das fronteiras lápis/papel, conferindo as partes a auto avaliação cognitiva. Por outro lado, é de responsabilidade do professor/palestrante envolvido no projeto traçar métodos que lhe permita valorar o envolvimento do aluno a partir de seu interesse, participação e desempenho no que lhe for proposto. O Projeto Educação Fiscal, é um projeto voltado a cidadania, tem o viés de promover a conscientização de toda a comunidade escolar sobre o tema proposto, e consequentemente estimular o dever de cada cidadão, esclarecendo o quanto é importante a ação de cada um para efetivação dos direitos coletivos o qual temos direito.
Os resultados esperados são:
· Empoderamento da comunidade escolar conscientizada sobre a importância do cumprimento das obrigações tributárias para o crescimento e desenvolvimento do Estado;
· Comprometimento dos alunos com a questão de envolvimento com as políticas públicas, já que a Eja é uma política pública voltada pela falta de oportunidades de escolarização.
· Requerendo transparência por parte da administração pública quanto a empregabilidade dos recursos arrecadados; e
· Envolvimento dos alunos com hábitos que movimente a disseminação fiscal como um compromisso de todos
· 
10. COMO CULMINARÁ O PROJETO
· Disponibilização das atividades propostas no Instagram e Face Book da escola.
· Palestra realizada pelo secretário da fazenda do município.
11. RECURSOS
Nas aulas expositivas serão utilizados:
quadro branco;
pincel (para quadro branco)
apostilas e livros sobre o tema
computador e retroprojetor (vídeos sobre o tema).
computador e retroprojetor (seminários do workshop);
banners;
maquetes;
cartilhas;
12. CRONOGRAMA
Um semestre do ano letivo sendo adicionado a atividades integradora PROJETO DE VIDA do currículo das Turmas do noturno do estado.