Buscar

Processos de mastigação e deglutição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Processos de mastigação, deglutição e suas ações musculares
A mastigação e a deglutição são os processos mais importantes do sistema estomatognático, os quais têm como função a divisão mecânica dos alimentos e a modificação da consistência do bolo alimentar, tornando-os facilmente difusíveis, a fim de assegurar sua absorção intestinal
As fases da mastigação são divididas entre incisão, trituração e pulverização. Incisão compreende a apreensão do alimento obtida através da elevação da mandíbula em protrusão. A língua, coordenadamente com as bochechas, posiciona o alimento entre as superfícies oclusais dos dentes pré-molares e molares, preparando as etapas seguintes. A trituração é a transformação mecânica de partes grandes do alimento em partes menores. Além disso, a pulverização transforma o alimento em elementos tão reduzidos, com consistência ideal para a deglutição.
Os músculos da mastigação subdividem-se em elevadores, depressores e auxiliares: 
Músculos elevadores: sua função básica é elevar a mandíbula, no entanto, participam de outros movimentos mandibulares. 
· Músculo temporal: eleva a mandíbula, contrai os feixes anteriores na abertura máxima e os feixes posteriores na retração mandibular, age no deslocamento contralateral. É fundamental na determinação do tônus muscular da posição postural da mandíbula. 
· Músculo masseter: além de ser elevador, atua na projeção anterior da mandíbula e na lateralização. 
· Músculo pterigóideo medial: paralelo ao masseter é também elevador e age em conjunto com o masseter na protrusão e na lateralização da mandíbula, com boca fechada. 
Músculos Depressores: sua função básica é rebaixar a mandíbula, mas também participam de outros movimentos mandibulares. A ação conjunta do pterigóideo lateral e os músculos supra-hióideos promovem o rebaixamento da mandíbula, enquanto a musculatura infra-hióidea estabiliza o osso hióide. 
· Músculo pterigóideo lateral: além da depressão, projeta a mandíbula à frente e atua nos movimentos laterais. Estabiliza a ATM. 
· Músculo digástrico: faz parte dos músculos suprahióideos. É basicamente depressor, como todos os músculos supra-hióideos. 
· Músculo geni-hióideo: depressor. Facilita a deglutição. 
· Músculo milo-hióideo: favorece a deglutição puxando o hióide para cima, como o faz o geni-hióideo. Deprime a mandíbula.
Músculos auxiliares: não são considerados propriamente músculos da mastigação, mas participam ativamente das funções estomatognáticas. São eles: 
· Músculo orbicular dos lábios: produz o fechamento e a projeção à frente dos lábios. Importante na sucção. 
· Músculo bucinador: puxa a comissura labial, comprime os lábios e as bochechas tornando-se fundamental na sucção. Na mastigação, empurra o bolo alimentar para a superfície oclusal. 
· Músculo zigomático maior: junto com o zigomático menor leva a comissura labial para cima e para fora. 
· Músculo zigomático menor: puxa a comissura labial e o lábio superior em particular, para cima e para fora.
A deglutição é uma ação muscular automática, no qual estão envolvidos músculos da respiração e do trato gastrointestinal, objetivando transporte do bolo alimentar e limpeza do trato respiratório. Participam na deglutição em torno de 30 músculos e seis pares de nervos cranianos.
As fases da deglutição são a fase antecipatória, preparatória oral, faríngea e esofágica. A fase antecipatória antecede a entrada do alimento a boca. Modulações cerebrais para receber o alimento. Envolve a intenção de se alimentar, consciência, atenção, fome, sentidos (visão, olfato, paladar), estado emocional. A fase preparatória oral é voluntária, compreende a aceitação do bolo alimentar, lábios ocluídos, respiração nasal, preparação para mastigação, ação da saliva, bolo alimentar posicionado e organizado entre o dorso da língua e o palato duro. 
A fase oral é voluntária e consciente. Compreende a oclusão dos lábios, oclusão centrica dos dentes, elevação do osso hioide, a porção anterior da língua se eleva contra o palato duro e a base fica rebaixada e posteriorizada, em movimentos ondilatórios. Já a fase faríngea Involuntária e consciente. Apresenta resposta reflexa, e tem Início com elevação do palato mole e fechamento da nasofaringe (aumenta a pressão intrafaríngea e contribui para o direcionamento do bolo alimentar para o esôfago). O Dorso da língua se deprime e o bolo alimentar desliza para orofaringe, havendo movimento ântero-superior da laringe. Simultaneamente a laringe é fechada para proteção da via aérea (fechamento glótico, descida da epiglote).
A fase esofágica é involuntária e inconsciente. O bolo alimentar é conduzido do esôfago ao estômago por movimentos peristálticos reflexos. O esfíncter esofágico superior (EES) – junção hipofaringeesôfago está aberto por pressão negativa. O Esfíncter Esofágico Inferior (EEI) então se relaxa para permitir a passagem do bolo para o estômago, e logo recupera seu tônus basal para impedir a regurgitação gastroesofágica. Impulsos sensoriais da faringe e do esôfago são vitais nesta fase.
Vários músculos estão envolvidos na deglutição, entre eles os músculos do palato, os músculos intrínsecos da língua e músculos constritores da faringe. A musculatura do palato atua na deglutição e na fala. O primeiro a ser descrita a ação será o músculo levantador do véu palatino que tem por função elevar o palato mole. O músculo tensor do véu palatino tensiona o palato mole esticando-o e abaixando-o pelo achatamento do seu arco. O Músculo palatoglosso eleva a raiz da língua e aproxima o arco palatoglosso de seu homônimo, fechando e separando, deste modo, a cavidade da boca da parte oral da faringe. Os músculos palatofaríngeos empurram a faringe para cima, para frente e medialmente encurtando-a durante a deglutição. Eles também aproximam os arcos palatofaríngeos, puxando-os para frente.
Os músculos intrínsecos da língua promovem uma mobilidade altamente variada e precisa, importante não apenas na função alimentar, mas também na fala. Já os músculos constritores da faringe exercem em geral uma ação esfinctérica e peristáltica na deglutição, sendo o músculo constritor superior, o músculo constritor médio e o músculo constritor inferior. O músculo constritor inferior é o mais espesso dos constritores, e consiste em 2 partes: o M. Tirofaríngeo (“propulsão”) e o M. Cricofaríngeo (“relaxamento).
Ana Luísa Pereira | @aventuras_medicina

Outros materiais