Buscar

RESENHA CRITICA corrigida

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Resenha Crítica Segurança na Alcoa (B)
Taisson de Souza Mota
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
 Tutor: Prof. Márcio Jorge Gomes Vicente
PALHOÇA 
2021
 (
1
)
SEGURANÇA DO TRABALHO NA ALCOA (B). 
 Spear, Steven. Segurança no trabalho Alcoa (B). Harvard Business School, FEV ,2017. Disponível em: http:// www.hbsp.harvard.edu 
Este estudo trata de uma empresa americana chamada Alcoa, seu diretor executivo Paul O’Neil tinha como prioridade a segurança no trabalho. Em todas as suas unidades de negócios, divisões ou plantas da Alcoa O’Neil trabalhava com um objetivo, alcançar a marca de zero dias de afastamentos por doenças e ou acidentes de trabalho. O’Neil tinha números expressivos em relação a segurança e saúde do trabalho, havia batido seus próprios recordes tanto em segurança quanto em rentabilidade financeira, mostrando a importância e cuidado com a segurança e bem estar do trabalhador.
O diretor executivo da Alcoa Paul O’Neil era obcecado pela segurança do trabalho em sua empresa, sempre que havia reunião recebia dados de segurança em relatórios operacionais, anuais, mensais e semanais. A sua preocupação com a segurança do trabalhador gerou resultados, a Alcoa além de ter batido suas próprias metas havia chegado a valores de referência das empresas industriais americanas, até mesmo em suas unidades recém adquiridas onde as normas de segurança não eram tão rigorosas quanto as normas dos EUA.
Em uma reunião questionado por Mary Margaret, uma freira beneditina membro da Coligação para a Justiça em Maquiladoras (CJM), sobre as práticas de segurança do trabalho nas plantas da Alcoa no México, O‘Neil solicitou relatórios e investigações nas plantas , para saber a real situação e assim poder resolver os problemas nos quais Mary se referia.
O’Neil explica que para chegar a tal nível de segurança foi preciso persistência, mudanças de comportamento e atitudes no dia a dia de cada trabalhador. Um exemplo foi quando implantou um sistema de computadores na Alcoa, insistiu para que a prioridade fossem os dados de segurança e que todos os funcionários tivessem acesso a esses dados, assim capazes de relatar problemas ou solicitar assistência técnica. Seu objetivo era que independentemente do nível hierárquico dentro da empresa, as pessoas tivessem a consciência que a segurança vinha em primeiro lugar.
O presidente da unidade de negócios no México Richard Green enfatizava que as alegações da irmã Margaret eram falsas, então abriram uma investigação para poder tomar as medidas adequadas.
Alguns gerentes relatavam a dificuldade de conciliar a segurança com as metas de produção a serem batidas, um dos gerentes relatou. “Eu não tenho um negócio se eu não tenho um lucro. É fácil decidir quando a escolha é entre uma ameaça a vida ou a produção. Isso não significa que todos os dias eu vou atacar cada problema de segurança”. Cada dia era uma batalha entre segurança e metas de produção a serem batidas, O’Neil sabia que a segurança do trabalho evitaria problemas futuros para a sua empresa, por isso seu objetivo estava na segurança e saúde do trabalhador.
As fabricas da Alcoa no México entregavam um dos melhores números relacionados a crescimento, receita e segurança, passaram de 10 fabricas e 3.000 funcionários para mais de 40 fabricas e 26.000 funcionários, gerando mais de um décimo das vendas da empresa, além disso os números relacionados à segurança foram um dos melhores da Alcoa, com taxa de dias perdidos de trabalho de 0,23 pessoas/dia.
A conclusão da investigação na Alcoa do México informou que havia alguns casos de afastamentos por intoxicação, mesmo assim o número de casos de afastamentos era muito menor que qualquer unidade da empresa. Os casos relatados por intoxicação eram por monóxido de carbono, a investigação revelou que foi causado por empilhadeiras movida a gás butano, logo elas foram substituídas por empilhadeiras elétricas resolvendo o problema.
A comissão de segurança local do governo determinou que a empresa cumpriu com todas as normas e dado todo o suporte aos trabalhadores que tinham se afastado, sendo assim não precisavam tomar nenhuma ação contra a empresa.
Os bons números em relação a segurança do trabalho nas fabricas da Alcoa se dão ao grande envolvimento dos funcionários da empresa, quando ela abre os dados 
para todos os colaboradores automaticamente envolve cada um e surge um desafio de melhorar seus números a cada dia. O diretor de meio ambiente, saúde e segurança José Taragano relata que “O ponto mais importante é que nós, todos os funcionários, tenhamos tal nível de confiança na empresa que, se algo acontecer com outra pessoa, informaremos imediatamente...”. A segurança do trabalhador está em cada detalhe, e num pequeno detalhe pode haver problema com algum funcionário. As pessoas de maiores cargos nem sempre irão ver o problema por isso a importância de todos se envolverem e trabalhar para melhor condições de trabalho.
A responsabilidade do ambiente de trabalho é de cada um, a confiança a empresa deve passar a o funcionário para que possa relatar qualquer problema e ser resolvido da melhor maneira possível, assim o funcionário ganha com melhores condições de trabalho e a empresa ganha com o menor número de dias perdidos , menos indenizações e menos problemas futuros com processos de trabalho e claro com melhores lucros.

Continue navegando