Buscar

Resenha Crítica - Marketing Estratégico

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM DEPARTAMENTO PESSOAL E RELAÇÕES TRABALHISTAS
Resenha Crítica de Caso 
Silvia Regina Moreira Reis
Trabalho da disciplina Marketing Estratégico
 Tutor: Prof. Volmer Avelino S. P. da Silveira
Duque de Caxias/RJ
2020
MARKETING ENCONTRA A WEB 2.0, MÍDIAS SOCIAIS E CONSUMIDORES CRIATIVOS: IMPLICAÇÕES PARA A ESTRATÉGIA DE MARKETING INTERNACIONAL
Referência: KELLEY SCHOOL OF BUSINESS. Marketing encontra a web 2.0, mídias sociais e consumidores criativos: implicações para estratégia de marketing internacional, por Pierre R. Berthon, Leylande F. Pitt, Kirk Plangger e Daniel Shapiro, Kelley School of , 2012, Universidade Estácio de Sá: Biblioteca da disciplina, acesso em 19 de Agosto de 2020.
Introdução
A crescente evolução e o nascimento das novas tecnologias vêm estimulando inúmeras mutações na sociedade contemporânea. Tais mudanças têm surpreendido a nosso cultura, modo de vida e formas de interação, como a Web 2.0, que fez as empresas se adaptarem a esse universo de informações e transformações que deixam diversos gestores desorientados e ineficazes, sobretudo os profissionais de Marketing Internacional. Com a Web 2.0 os consumidores tornaram-se mais meticulosos e inovadores, devido ao fácil acesso às mídias sociais, criando conteúdos, interagindo, opinando em tempo real com cada parte do mundo. Durante o desenvolvimento serão apresentados os cinco axiomas par ajudar os gestores a compreender este universo.
Desenvolvimento
Ao comparar a Web 1.0 com a Web 2.0 vislumbra-se uma acensão muito grande na tecnologia, que permitiu uma mudança no foco das empresas para os consumidores. Os efeitos da web 2.0 são sociológicos e quase inovadores nas suas consequências para os negócios, porém ela é tecnológica. Diferentemente da World Wide Web, onde os consumidores recuperavam informações, a Web 2.0 os consumidores criam e consomem informações. 
Os consumidores criativos agregam valor na Web 2.0, ao invés das empresas, pois produzem muito conteúdo nas mídias sociais. As mídias sociais (Youtube, Instagram, Facebook e outros) engloba os canais e o conteúdo lançado através das interações entre consumidores e organizações. De uma forma global, as mídias sociais se conectam virtualmente muito rápido, e desta forma agrega valor , reconhecendo histórias de sucesso e desastres que repercutiram internacionalmente devido a velocidade de propagação, e por isso as organizações através do marketing estratégico se utilizam das mídias sociais para alavancarem suas vendas.
Mídia social é uma função da tecnologia, cultura e governo de um país - São três coisas que determinam os tipos de mídia social mais proeminente e como serão usadas: tecnologia (a infraestrutura possibilitando as mídias sociais), cultura (valores compartilhados) e governo (regras e regulamentações institucionais). O nível de avanço tecnológico do país determinará as mídias mais ou menos proeminentes. A popularidade de uma móidia social dependerá da atitude do governo do país em relação a mídia. A escolha e popularidade das mídias sociais são determinadas por normas e valores culturais. 
Na era das mídias sociais, eventos locais raramente permanecem locais – Antes da mídia social era pouco provável que uma empresa multinacional tivesse suas operações de marketing afetadas em um país, porém nesta era de mídia social, o que é local se torna irremediavelmente global. Uma grande catástrofe global para empresa poderia ocorrer a partir de uma pequena irritação no mercado local, do mesmo modo que um sucesso supostamente local poderia lançar uma oportunidade de marketing significativa para a empresa.
Na era de mídias sociais, questões gerais raramente permanecem gerais – As questões globais, como o aquecimento global, a crise financeira e democracia, são percebidas e realizadas de maneiras diferentes por diferentes países, estados e regiões. A mídia social apressou esse processo surpreendentemente e adicionou um elemento maior de eventualidade. As coisas acontecem mais repidamente e com consequências menos corretas.
As ações e criações de consumidores criativos tendem a ser uma função da tecnologia, cultura e de governo de um país – Existem consumidores em todo mundo que adaptam, modificam ou transformam ofertas proprietárias das empresas, que são os consumidores criativos. Os consumidores criativos sempre existiram, como por exemplo fazendeiros que transformavam seus Fords modelo T para realizarem todos os tipos de tarefas , isso no início dos anos 1900. Contudo com a era da Web 2.0 e das mídias sociais, o fenômeno foi posto em ação, permitindo as conexões entre consumidores criativos e a propagação das suas idéias. Por um lado suas idéias e prospectos comerciais podem ser uma mina de ouro, porque detectam oportunidades que se transformam em fonte de receita e crescimento para empresa, por outro lado eles confiscam valor e receitas da empresa com o seu desprezo flagrante aos direitos autoriais e a noção de propriedade intelectual, modificando produtos proprietários, o que pode ser perigoso.
A tecnologia tende a ser historicamente dependente – Como resultado da infraestrutura existente, cultura e governo, as tecnologias se estabelecem em diferentes países e contextos, e evoluem ao longo de trajetórias específicas devido ao desinteresse ao invés de porque são a melhor solução. Existem três fatores cuja tecnologia em um país em particular tende a ser historicamente dependente: (1) o estado de tecnologias atuais e empregadas anteriormente nesse país, (2) a cultura do país e (3) a legislação executada pelo governo do país.
Conclusão
O artigo em si nos mostra que a Web 2.0, mídias sociais e consequentemente os consumidores criativos são o combustível que impulsionam, criam, transformam a nível mundial, favorecendo o crescimento, inovação e estratégias de negócio. Com isso as ferramentas da Web 2.0, mídias sociais e consumidores criativos, contribuem diretamente para o desenvolvimento das organizações. Com toda essa colaboração, os gestores buscam a oportunidade para alvancar suas vendas e solução para fugir das constantes ameaças da concorrência. Ao memso tempo que a internet contribui plenamente para a expansão das organizações, também é o meio principal que o consumidor encontra para inovar e transformar, influenciando diretamente no crescimento e progresso mundial.

Continue navegando