Buscar

Pim VI DP -

Prévia do material em texto

14
UNIVERSIDADE PAULISTA 
BANCO DO BRASIL
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VI
 
ITUVERAVA
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA 
BANCO DO BRASIL
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM VI
Projeto Integrado Multidisciplinar VI, para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública, apresentado à Universidade Paulista – Unip.
Orientador: 
ITUVERAVA
2019
RESUMO
O objetivo deste projeto integrado multidisciplinar é realizar um estudo sobre as finanças e orçamento público do Banco do Brasil, plano de negócios e ética e legislação no âmbito trabalhista e empresarial. O estudo das Finanças Públicas é onde se encontra o governo, o qual é responsável pela aplicação de políticas que possuem como foco o aumento do bem-estar das pessoas; engloba a emissão de moeda e títulos públicos, os recursos captados pelo Estado e o gasto da gestão para o atendimento das necessidades da coletividade e também do Estado. O plano de negócio é o instrumento para se traçar o retrato do mercado, do produto e das atitudes do empresário, propiciando segurança para aqueles que queiram dar início a uma empresa com grandes condições de êxito ou ampliação. A definição da palavra ética pode variar de uma sociedade para outra em relação às normas, comportamentos e preceitos que existem em um grupo da sociedade. Com esse projeto integrado multidisciplinar realizado, foi possível verificar a importância do conhecimento das finanças e orçamentos públicos, alguns planos aplicados no setor público do Banco do Brasil e conhecer um pouco sobre a ética e legislação no âmbito trabalhista e empresarial.
Palavras-chave: Finanças. Plano de Negócios. Ética e Legislação.
 
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04
2 FINANÇAS E ORÇAMENTOS PÚBLICOS............................................................05
2.1 Dados e fatos relevantes da origem da organização...........................................05
2.2 Conceito de orçamentos públicos........................................................................05
2.3 Como funciona o orçamento do Governo Federal e o Banco do Brasil...............06
2.4 A Lei de Responsabilidade Fiscal........................................................................07
3 PLANO DE NEGÓCIOS..........................................................................................08
3.1 Planos de empreendedorismo do Banco do Brasil para o setor público..............08
4 ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL...............................10
4.1 Conceito...............................................................................................................10
4.2 Ética e legislação aplicados no Banco do Brasil..................................................10
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................12
REFERÊNCIAS..........................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste projeto integrado multidisciplinar é realizar um estudo sobre as finanças e orçamento público do Banco do Brasil, plano de negócios e ética e legislação no âmbito trabalhista e empresarial. 
O segundo capítulo contempla sobre finanças e orçamentos públicos, com dados e fatos relevantes da origem da organização, conceito de orçamentos públicos, como funciona o orçamento do Governo Federal aliado ao Banco do Brasil e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O terceiro capítulo aborda um pequeno conceito sobre plano de negócios, o qual mostra serviços que o Banco do Brasil oferece para o setor público.
O quarto capítulo traz a abordagem sobre ética e legislação no âmbito trabalhista e empresarial, com um pequeno conceito e abordagem sobre a ética e legislação aplicados no Banco do Brasil.
A metodologia utilizada para a realização desta, foi uma pesquisa bibliográfica e também em sites específicos na internet que abordam a respeito dos temas e da empresa em questão, isso para melhor contemplação dos tópicos abordados e uma explicação mais aprofundada a respeito dos mesmos.
Ao final deste projeto, espera-se a obtenção de um melhor conhecimento em relação à empresa em questão e às ferramentas necessárias ao bom funcionamento da mesma. 
2 FINANÇAS E ORÇAMENTOS PÚBLICOS
2.1 Dados e fatos relevantes da origem da organização
A missão do Banco do Brasil é ser um banco rentável e competitivo, onde atua com espírito público em cada uma de suas ações, junto a clientes, acionistas e toda sociedade. Sua visão é a de ser o banco mais confiável e relevante para a vida dos clientes, funcionários e para o desenvolvimento do Brasil. Seus valores são baseados em:
- Espírito público: onde considera simultaneamente o todo e a parte em cada uma das suas ações para dimensionamento de riscos, geração de resultados e criação de valor;
- Ética: inspiração e condição do comportamento pessoal e institucional;
- Potencial humano: a empresa acredita no potencial de todas as pessoas e na capacidade de um se realizar e contribuir para a evolução da sociedade;
- Eficiência: otimização permanente dos recursos disponíveis para a criação de valor para todos os públicos de relacionamento;
- Inovação: cultivo de uma cultura de inovação como garantia de perenidade;
- Visão do cliente: conhecer os clientes, suas necessidades e expectativas e proporcionar experiências legítimas que promovam relações de longo prazo e que reforcem a confiança na marca.
O Banco do Brasil é presente em todo o país, sendo mais de 4 mil agências e mais de 40 mil caixas eletrônicos. Ele vem ampliando sua presença internacional, contando hoje com 50 pontos de atendimento no exterior, entre agências, subagências, unidades de negócios, escritórios e subsidiárias (SITE BANCO DO BRASIL, 2017).
2.2 Conceito de orçamentos públicos
De acordo com as definições de Ietav System (2007) o estudo das Finanças Públicas é onde se encontra o governo, o qual é responsável pela aplicação de políticas que possuem como foco o aumento do bem-estar das pessoas; engloba a emissão de moeda e títulos públicos, os recursos captados pelo Estado e o gasto da gestão para o atendimento das necessidades da coletividade e também do Estado.
Segundo Bulos (1983), o significado da palavra orçar vem da ideia de computar, planizar, avaliar, calcular; ela se aplica tanto aos indivíduos quanto aos poderes públicos. Compreende-se por orçamento, segundo o autor, a previsão da receita, dos gastos ou despesas de uma atividade econômica, sendo também um termo relacionado às finanças públicas, isto é, o ato que prevê e autoriza a receita e a despesa das empresas político-administrativas.
De acordo com o site Concursos no Brasil (2019), 
O orçamento público é um instrumento utilizado pelo governo para gerir os recursos financeiros provenientes das receitas totais arrecadadas. É com ele que o governo controle o que entra e o que sai dos cofres públicos, quais as origens das verbas e para quais fins serão destinadas (CONCURSOS NO BRASIL, 2019, s.p.).
Nessa ótica, o orçamento público regula a receita e mantêm a despesa de um determinado ano referente a ele. Ainda segundo Concursos no Brasil (2019), para que exista um orçamento público, é preciso prever que o mesmo funcione, sendo essa a função dos trâmites para a elaboração; são os princípios orçamentários que definem como é a estruturação desse instrumento, com vistas a atender as necessidades da população.
2.3 Como funciona o orçamento do Governo Federal e o Banco do Brasil
O orçamento de investimento do Governo Federal quando repassado às estatais como o Banco do Brasil, é realizado da seguinte forma, de acordo com Universidade Federal de São Paulo (2015): 
O Decreto de Programação Orçamentária e Financeira das despesas de custeio e investimento dos órgãos da Administração Pública é publicado no Diário Oficial da União. Odecreto corresponde ao Orçamento Geral da União, elaborado pelo poder Executivo e aprovado pelo Congresso Nacional. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, 2015, p. 45).
Além dos orçamentos fiscal e da seguridade e dos investimentos das empresas estatais, o governo aplica recursos através das Agências Oficiais de Fomento. Nesse caso, em vez de serem desembolsos sem retornos, como ocorre com a maioria dos gastos do orçamento da União, o governo recupera o que aplica, pois são empréstimos que ele faz para empresas privadas, estatais, estados e municípios, por meio do BNDES, Banco do Brasil e outros agentes financeiros federais. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, 2015, p. 45).
Nessa ótica, ocorre que, há um superávit orçamentário quando as receitas estiverem superiores às despesas; quando acontece o contrário, há o déficit, e finalmente, quando os dois pontos se encontram iguais, há o equilíbrio orçamentário. Com isso, o Banco do Brasil oferece o empréstimo necessário quando ocorre o déficit orçamentário, fazendo com que assim, o governo consiga realizar uma programação de gastos. Esses empréstimos ocorrem através de operações de crédito e também através da dívida pública (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, 2015).
2.4 A Lei de Responsabilidade Fiscal
O Banco do Brasil se preocupa em oferecer o melhor serviço dentro das leis, e com a Lei de Responsabilidade Fiscal não é diferente, pois há algum tempo atrás, o desequilíbrio fiscal trouxe graves consequências para a sociedade, como a inflação descontrolada, redução de investimentos, entre outros. Com isso, a Lei Complementar nº 101/00, ou Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), tem a função de delimitar a ação dos governantes e não permitir que erros de gestão orçamentária e financeira ocorram novamente. Essa Lei faz com que haja transparência da gestão como ferramenta de controle social, por meio da obrigação de publicação de relatórios e demonstrativos de execução orçamentária, é o que o Banco do Brasil se preocupa em realizar da forma mais transparente possível.
3 PLANO DE NEGÓCIOS
De acordo com a Agência Sebrae de Notícias (2018), o plano de negócio é o instrumento para se traçar o retrato do mercado, do produto e das atitudes do empresário, propiciando segurança para aqueles que queiram dar início a uma empresa com grandes condições de êxito ou ampliação.
Já sob a ótica de Salim, Bernardi (2008) o plano de negócio é uma ferramenta que tem a possibilidade de verificar as possíveis fragilidades do negócio e o que se pode fazer para evita-las ou preveni-las, o qual também se mantém uma rota estratégica a ser seguida. Pode ser também utilizada na abertura de uma empresa, para a busca de recursos financeiros e venda de um projeto.
3.1 Planos de empreendedorismo do Banco do Brasil para o setor público
Um dos planos que se encontram em concordância com um plano de negócios são as transferências constitucionais, as quais são distribuições de recursos provenientes da arrecadação de tributos federais ou estaduais, assim como:
As transferências constitucionais consistem na distribuição de recursos provenientes da arrecadação de tributos federais ou estaduais, aos estados, Distrito Federal e municípios, com base em dispositivos constitucionais. Se você é administrador público, representante parlamentar, jornalista ou cidadão interessado em acompanhar o fluxo de recursos financeiros do seu estado ou município, acesse os demonstrativos dos valores transferidos pela União ou pelos estados que efetuam os repasses pelo BB, em determinada data ou período. As consultas podem ser realizadas por períodos de até 60 dias, a partir de 1997. (BRASIL, 2019, s.p.)
O Banco do Brasil, dentro do Setor Público, procura gerir da melhor forma possível a organização financeira para o Poder Executivo Federal, realizando planos como: gestão de recursos, gestão de patrimônio, gestão de tributos e ainda a gestão de pessoas.
Nessa ótica, ainda oferece o apoio à gestão, oferecendo cartões alimentação e refeição e visa vale, reduzindo as despesas com transporte, guarda e manuseio dos vales em papel. 
Com os cartões BB Visa Vale Refeição e Alimentação, sua administração conta com a agilidade da internet para o crédito dos benefícios e ainda oferece acesso à maior rede afiliada de supermercados e restaurantes do país para seus servidores.
Cartão BB Refeição Visa Vale: utilizado em restaurantes, bares, lanchonetes e similares. 
Cartão BB Alimentação Visa Vale: utilizado em supermercados, mercearias, padarias, açougues e similares. 
Cartão Cesta Alimentação BB Visa Vale: substitui a distribuição de cestas básicas. São utilizados de forma similar ao Cartão Alimentação, com valores de crédito que variam de R$ 15 a R$ 50.
Cartão Cesta de Natal Alimentação BB Visa Vale: substitui as cestas natalinas. Sua utilização é semelhante ao Cartão Alimentação, com valor mínimo para crédito de R$ 30. Disponível para aquisição de agosto a janeiro. (BRASIL, 2019, s.p.)
O Banco do Brasil oferece diversos planos que se encontram em consonância com o plano de negócios, os planos apresentados acima são oferecidos à gestão do governo federal, fazendo com que assim haja mais benefícios aos conveniados. Os quais poderiam se estender também à toda a população, gerando assim uma maior geração de renda nos comércios em geral e comodidade aos usuários.
4 ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL
4.1 Conceito
O bom andamento da legislação trabalhista nas organizações na questão da governança corporativa, é, segundo Álvares; Giacometti e Gusso (2008), focada de forma direta ao domínio da transparência e equidade nos relacionamentos destas com seus colaboradores e terceirizados contratados, e ao cumprimento das obrigações provenientes dessas relações. A postura da organização, ainda de acordo os autores, deve ser adequada com os valores dos sócios, conduta ética e diretriz do conselho de administração.
Uma questão que merece e atenção da empresa é a relação com os sindicatos dos trabalhadores. Dependendo da representatividade do sindicato, é fundamental a existência de um processo de comunicação e envolvimento eficiente, a fim de prevenir problemas e litígios e, ainda, facilitar acordos para o cumprimento das determinações legais (ÁLVARES; GIACOMETTI; GUSSO, 2008, p. 98). 
Nessa ótica, observa-se que a definição da palavra ética pode variar de uma sociedade para outra em relação às normas, comportamentos e preceitos que existem em um grupo da sociedade. Segundo Antonik (2016), já no âmbito empresarial, a ética é uma segurança da reputação da empresa; isso porque seus valores possuem respeito, no justo objetivo de garantir a sua perenidade, sobrevivência e resultados. 
 4.2 Ética e legislação aplicados no Banco do Brasil
Por meio do Código de Ética e das Normas de Conduta estabelecidas, o Banco do Brasil possui a ética e a transparência como sendo fundamentais nas relações com os colaboradores. 
O BB não compactua com fraudes, corrupção ou qualquer outra conduta que viole as normas e prejudique a confiança depositada por seus stakeholders. Para tanto, conta com um modelo de controles internos estruturado por meio de camadas, bem como dispõe de normas e procedimentos voltados à recomposição da ordem e reposicionamento dos funcionários, em caso de descumprimento do Código de Ética e das Normas de Conduta, de políticas e demais regulamentos internos.
No BB, o Controle Disciplinar é o processo que rege a disciplina em relação a funcionários e ex-funcionários com participação em irregularidades. Identifica as circunstâncias e consequências dos casos para delimitar as participações e imputar responsabilidades. Visa recompor a ordem interna, proporcionar a melhoria do funcionário e o aperfeiçoamento dos serviços. Abrange falha em serviço, desvios de comportamento e atos ilícitos.
As consequências do Controle Disciplinar abrangem desde alerta verbal até demissão por justa causa e, além destas medidas administrativas, o BB adota as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis,como noticiar crimes e ações nas áreas trabalhista ou cível, para recuperação de eventuais prejuízos causados. (BRASIL, 2019, s.p.).
Nessa premissa, a ética foi consagrada pelo Banco do brasil como um dos sete Valores aprovados pela Alta Administração, a qual:
No âmbito da Alta Administração, o Comitê Executivo de Ética e Disciplina tem o propósito de tratar de assuntos relacionados à gestão da ética corporativa. O Comitê se reúne a qualquer tempo, por convocação, e faz reportes ao Conselho Diretor semestralmente, sendo composto por cinco dirigentes de Unidades Estratégicas, como membros permanentes. A coordenação do Comitê é realizada pelo diretor da Diretoria Gestão de Pessoas. (BRASIL, 2018, s.p.).
Ainda sob essa ótica, o Banco do Brasil ainda possui o Programa de Integridade do Banco do Brasil, o qual contem ações adotadas com o objetivo de prevenir, detectar e remediar as possíveis práticas de atos lesivos, como a corrupção. 
O Programa de Integridade, aprovado pelo Conselho de Administração (CA) do BB, é resultado do comprometimento do Banco com a prevenção e o combate à corrupção, e encontra-se em consonância com o Código de Ética, com as Normas de Conduta e com a Política Específica de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção da Instituição. (BRASIL, 2018, s.p.).
Com isso, uma fundação como o Banco do Brasil deve obedecer a padrões rígidos de ética para seu pleno funcionamento, haja visto que é uma organização de bases fortes. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com esse projeto integrado multidisciplinar realizado, foi possível verificar a importância do conhecimento das finanças e orçamentos públicos, alguns planos aplicados no setor público do Banco do Brasil e conhecer um pouco sobre a ética e legislação no âmbito trabalhista e empresarial.
Com relação às finanças e orçamentos públicos citados no capítulo 2, após um pequeno conceito relacionado, observa-se que o Banco do Brasil oferece o empréstimo necessário quando ocorre o déficit orçamentário, fazendo com que assim, o governo consiga realizar uma programação de gastos. Esses empréstimos ocorrem através de operações de crédito e também através da dívida pública. 
Sobre o plano de negócios citado no capítulo 3, o banco oferece algumas linhas de benefício, como as transferências constitucionais, as quais são distribuições de recursos provenientes da arrecadação de tributos federais ou estaduais. O Banco do Brasil procura gerir da melhor forma possível a organização financeira para o Poder Executivo Federal, realizando planos como: gestão de recursos, gestão de patrimônio, gestão de tributos e ainda a gestão de pessoas.
Finalmente, no capítulo 4 é abordado a respeito da ética e legislação no âmbito trabalhista e empresarial, onde, por meio do Código de Ética e das Normas de Conduta estabelecidas, o Banco do Brasil possui a ética e a transparência como sendo fundamentais nas relações com os colaboradores, possuindo ainda o Programa de Integridade do Banco do Brasil, o qual contem ações adotadas com o objetivo de prevenir, detectar e remediar as possíveis práticas de atos lesivos, como a corrupção. 
REFERÊNCIAS 
AGENCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS (Brasil). APRENDA A MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIO: Saiba como se planejar para que o seu negócio seja bem-sucedido desde o começo. 2018. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com/Como-abrir-uma-empresa/noticia/2018/05/aprenda-montar-um-plano-de-negocio.html>. Acesso em: 07 jun. 2019.
ÁLVARES, Elismar; GIACOMETTI, Celso; GUSSO, Eduardo. Governança Corporativa: um modelo brasileiro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=VE0yDr6aT90C&pg=PA94&dq=%C3%A9tica+e+legisla%C3%A7%C3%A3o+trabalhista+e+empresarial&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwic8qqbw6DiAhVxBtQKHS8vBfwQ6AEIRDAF#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 07 junho 2019.
ANTONIK, Luis Roberto. Compliance, ética, responsabilidade social e empresarial: uma visão prática. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016. 336 p. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=rsqSDwAAQBAJ&pg=PA61&dq=%C3%A9tica+e+legisla%C3%A7%C3%A3o+trabalhista+e+empresarial&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwic8qqbw6DiAhVxBtQKHS8vBfwQ6AEIKTAA#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 16 maio 2019.
IPED (Brasil). Análise de Crédito e Cobrança. 2019. Disponível em: <https://www.iped.com.br/materias/financas/analise-credito-cobranca.html>. Acesso em: 07 junho 2019.
BULOS, Uadi Lammego. FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO. 1983. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/viewFile/47144/45720>. Acesso em: 07 jun. 2019.
BRASIL. Banco do Brasil. Gestão de Recursos. Transferências Constitucionais: Distribuição de recursos provenientes da arrecadação de tributos federais ou estaduais. 2019. Disponível em: <https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/setor-publico/governo-federal/gestao/gestao-de-recursos/repasse-de-recursos/transferencias-constitucionais#/>. Acesso em: 08 jun. 2019.
BRASIL. Banco do Brasil. Governança Corporativa. Código de Ética e Normas de Conduta. 2019. Disponível em: <https://www45.bb.com.br/rao/ri/ra2017/codigo-etica.html>. Acesso em: 05 jun. 2019.
 BRASIL. Banco do Brasil. Integridade BB. PROGRAMA DE INTEGRIDADE DO BANCO DO BRASIL. 2018. Disponível em: <https://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/integridadebb.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2019.
CONCURSOS NO BRASIL (Brasil). Resumo para concursos: Orçamento público e finanças públicas. 2019. Disponível em: <https://www.concursosnobrasil.com.br/blogs/dicas/resumo-para-concursos-orcamento-publico-e-financas-publicas.html>. Acesso em: 07 jun. 2019.
IETAV SYSTEM (Brasil). FINANÇAS PÚBLICAS: FINANÇAS PÚBLICAS NO BRASIL – EXPERIÊNCIAS RECENTES ENTRE 1970/2007. 2007. Disponível em: <http://concursosecursos.com.br/aulas_gratuitas/F6/FINANCASPUBLICAS.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2019.
SALIM, Cesar Simões. Construindo Planos de Negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=kG3ssatsR40C&pg=PA3&dq=conceito+de+plano+de+negocios&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjnscSolJ7iAhVMD7kGHcTSCssQ6AEIPDAE#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 07 junho 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (São Paulo) (Org.). Manual de Orçamento Público. 2015. Disponível em: <https://www.unifesp.br/reitoria/proadmin/ct-de-controladoria/category/19-manuais?download=42:manual-de-orcamento-publico-de-2015.>. Acesso em: 08 jun. 2019.

Continue navegando