Buscar

APOL - Avaliação e Intervenão Psicopedagógica Institucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL – AVALIAÇÃO E INTERVENSÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL
Questão 1/5 - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional
Imaginando todo um processo de avaliação diagnóstica numa instituição, teremos na devolutiva, a etapa esperada onde se revelarão as causas dos sintomas apresentados na queixa, feita pela mesma. O produto final da devolutiva, além de sinalizar sobre as causas averiguadas, seria:
	A	Sugestões de troca de funcionários.
	B	Sugestões de intervenção psicopedagógica.
	C	Sugestões de compra de recursos e mudanças na estrutura física.
	D	Sugestões de consultoria especializada.
Questão 2/5 - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional
“Uma mulher contrata uma diarista para sua casa. Depois de três meses de trabalho constante, a pessoa que a contratou se incomoda com a quantidade de vezes que a funcionaria vem pedir autorização para as mesmas coisas que já foi várias vezes autorizada e do quanto pergunta sobre tudo que é necessário fazer no dia sendo que as tarefas são sempre as mesmas”.
Sobre esse contexto:
A	Se a patroa responder todas as vezes sobre tudo, estará realizando operatividade de interpretação.
B	Se a patroa conversar com ela e explicar que talvez a quantidade de obrigações está além do que ela consegue administra sozinha, propondo-se a escreveu um lembrete sobre a sequência do combinado, fixando-o na geladeira, estará realizando operatividade de assinalamento.
C	Se a patroa mudar de funcionária, estará realizando operatividade de desempenho de papéis.
D	Se a patroa deixa-la fazer o que conseguir, mas se não atingir o objetivo combinado a demitir, estará realizando operatividade de proposição de conflito.
Questão 3/5 - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional
A psicopedagogia sistêmica sugere que em todo trabalho em grupo há busca por unidade e busca por equilíbrio das redes inseridas, principalmente a relação que envolve ensinante e aprendente. São realidades intersubjetivas compartilhadas a todo instante. Sobre o texto assinale a alternativa correta:
A	A intersubjetividade das relações sistêmicas na Instituição Escolar engloba o contexto de vida do professor e do aluno.
B	A intersubjetividade das relações sistêmicas na Instituição Escolar engloba o conhecimento sobre a história de vida da família do aluno.
C	A intersubjetividade das relações sistêmicas na Instituição Escolar engloba um amplo interesse em identificar as relações familiares que definem o agir do aluno na escola, a história do professor e sua forma de atuar por influência desta, como a escola se organiza em termos de currículo e documentos e também sobre as demandas da comunidade escolar.
D	A intersubjetividade das relações sistêmicas na Instituição Escolar engloba um trabalho direciona ao emocional e capacidade técnica da equipe docente e gestores pedagógicos.
Questão 4/5 - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional
Tudo que acontece num grupo e sua maneira de atuar pode ser representado pelo Esquema do Cone Invertido (PICHON–RIVIÈRE, 2012, p. 267-270). O Cone Invertido é uma ferramenta de diagnóstico, monitoramento e avaliação de fenômenos grupais, incluindo o aprender. Um dos grandes objetivos dessa ferramenta é possibilitar, por meio de seus vetores de interpretação, seis no total, a observação do caminhar grupal e dos sinais explícitos que fornecem pistas da aprendizagem grupal. Sobre o cone invertido:
I. Os vetores da esquerda no cone invertido apresentam uma característica cumulativa, que depende de ter adquirido a capacidade de cooperar e de pertencer ao grupo para realizar com eficácia a tarefa.
II. Os vetores qualitativos se encontram a direita do cone invertido e dizem respeito ao grau de pertença, cooperação e eficácia de um grupo.
III. O movimento de um grupo deixa em evidência o que é a realidade manifesta e traz a tona, pelo espiral relacional que opera, os conteúdos latentes do grupo.
IV. A mudança apresentada na base do cone, representa o objetivo do grupo com a tarefa. E é esse objetivo que desencadeia os medos à mudança e que precisam ser trabalhados no grupo.
Sobre as afirmativas acima é correto afirmar que:
A	Os aspectos citados na questão III são elementos de análise do cone invertido, mas que não tem relação com o movimento citado na questão IV.
B	Todas as afirmativas estão corretas.
C	Os vetores cumulativos e qualitativos são referência para análise diagnóstica, porém não indicam onde se encontram os medos ao ataque e à perda do grupo.
D	Nenhuma das afirmativas estão corretas.
Questão 5/5 - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional
Assim que o psicopedagogo realiza contato com a instituição de ensino e faz escuta da queixa que atrapalha o melhor desempenho possível daquele grupo, define o enquadramento das futuras ações e organiza a aplicação do primeiro instrumento de pesquisa a E.O.C.M.E.A. (Entrevista Operativa Centrada no Modelo Ensino Aprendizagem), que segue princípios da postura operativa empregada nos Grupos Operativos. O intuito é a identificação da modalidade de ensino aprendizagem da Escola pesquisada para posterior encaminhamento e projeto de processo corretor. 
Analise as afirmações a seguir e assinale a correta, a partir da EOCMEA:
A	Faz-se o diagnóstico e devolutiva da causa referente aos sintomas relatados na queixa.
B	Organiza-se o 1º levantamento de hipóteses.
C	Estrutura-se um plano de ação para intervenção frente ao diagnóstico levantado.
D	São escolhidos os grupos que serão observados como amostragem investigativa no processo de avaliação institucional.

Continue navegando