Buscar

ALTRUÍSMO X EGOÍSMO CIENTÍFICO - RESENHA

Prévia do material em texto

ALTRUÍSMO X EGOÍSMO CIENTÍFICO
Lorenzo’s Oil (original). Direção de George Miller. Produção de Doug Mitchel e George Miller. Intérpretes: Nick Nolte; Susan Sarandon; Peter Ustinov; Zack O’Malley Greenburg e outros. Universal Pictures Internacional B.V.; Microservice Tecnologia Digital da Amazônia, 1992. 1 DVD (135 min.), son., color.
Aila Fausta de Jesus Nunes[footnoteRef:1] [1: Aluna de Fisioterapia do 1° semestre na Faculdade Santo Antonio. Email: ailanunes061@gmail.com] 
Lavínia Beatriz Carmo de Almeida[footnoteRef:2] [2: Aluna de Fisioterapia do 1° semestre na Faculdade Santo Antonio. Email: laviniaalmeida02@gmail.com] 
Viviane Santana Silva[footnoteRef:3] [3: Aluna de Fisioterapia do 1° semestre na Faculdade Santo Antonio. Email: viviiiane1910@gmail.com] 
Esta resenha constitui-se de uma análise crítica do filme “O óleo de Lorenzo (tradução)” do diretor, roteirista e produtor australiano George Miller. Este filme teve indicações ao Oscar de Melhor Roteiro Original (1993) – George Miller, Nick Enright – e ao Oscar de Melhor Atriz (1993) – Susan Sarandon.
Este filme retrata a história real de um casal, que teve sua vida transformada depois que seu filho, Lorenzo, foi diagnosticado com uma doença genética rara, e tudo foi descoberto através da observação da professora. Até então, Lorenzo era uma excelente criança que se comportava em sala de aula, mas em uma atividade de pintura teve um comportamento diferenciado, preocupada com a situação a professora comunica a mãe do Lorenzo e pergunta se tá acontecendo algo com ele, se tem problemas em casa e sua mãe afirma não haver nada de errado. Logo depois Lorenzo apresenta comportamentos muito piores do que os iniciais, a coordenação da escola se preocupa e conversa com a mãe. Em decorrência disso Lorenzo começa a reagir dentro de casa, a ponto de sua mãe se esforçar ao máximo para conseguir segura-lo em seus braços, a fim de acalma-lo. Quando o pai de Lorenzo chega e se depara com aquela cena, decide procurar um auxilio medico, que o diagnosticou com uma possível imperatividade, mas sua mãe acreditava que esse resultado não seria o mais correto, e de acordo com a convivência diária com seu filho foi percebendo outros sinais, por isso levou-o novamente ao médico onde foram realizados outros exames, e chegou ao diagnóstico de uma doença genética rara, Adrenoleucodistrofia (ADL). Nesta cena podemos ver com clareza a relevância que o professor tem na vida dos alunos, tudo isso, todas as interrogações e conversas para encontrar uma solução para a doença que Lorenzo estava desenvolvendo e eles não tinham noção disso, e tudo começou com a professora que analisou os detalhes da criança e pôde perceber que aquilo não era normal e percebemos o quão altruísta ela foi. O professor tem um papel especial para com o aluno, ele forma profissionais, repassa o seu conhecimento e tantas outras coisas indispensáveis para o desenvolvimento dos mesmos, tudo que a professora de Lorenzo fez foi exercer seu trabalho com dignidade e amor pela profissão. Em algumas mentes pode até ficar uma interrogação sobre esse assunto, se isso não seria uma invasão de privacidade do professor em querer saber como estava as coisas na casa de Lorenzo, mas nas leis de diretrizes e bases da educação brasileira deixa bem claro até onde o professor pode ir, quais seus métodos de estudos e até mesmo sobre a relação entre aluno e professor.
Outro ponto a se destacar está na cena em que os pais de Lorenzo se decepcionam com a falta de informações e medicamentos sobre a doença e, além disso, se frustraram com a falta de importância que os médicos tinham com a doença. Essa cena nos reporta a observar o egoísmo no meio científico. Por conta do zelo ao nome e pelos baixos lucros que seriam obtidos na pesquisa da cura da ADL, os médicos não se preocupavam em descobri-la, pois era uma pesquisa que precisava de investimento e experimentos, que poderiam dar errada e, assim, "sujar" o seu nome e, além disso, não traria tanto lucro, já que é uma doença rara.
Outra cena bastante relevante neste filme é quando os pais de Lorenzo começaram a estudar e pesquisar sobre a doença, na esperança de encontrar algo que pudesse conter o avanço da doença. Estes pais começaram os estudos sem nenhuma base científica, seguindo apenas o conhecimento popular, depois de muitas noites na biblioteca eles conseguiram materializar em conhecimento científico e, posteriormente, conseguir êxito. Porém, essa responsabilidade assumida por eles foi bastante arriscada e perigosa, pois mesmo querendo a saúde do seu filho, esse estudo poderia trazer drásticas consequências para o mesmo.
Ainda relacionando a ficção com a realidade, na cena em que Lorenzo participa de um congresso onde o assunto a ser discutido era a doença, Adrenoleucodistrofia, havia vários médicos que estavam ali para observar se o quadro de saúde dele tinha melhorado. Evidenciou-se no filme que o menino Lorenzo estava sendo objetificado pela ciência, os médicos estavam tratando ele como um objeto de pesquisa e não como ser humano. Assim, percebemos que há um ego muito grande por avanços científicos que resultem apenas em reconhecimento e dinheiro e não por avanços que seja a favor do ser humano.
Assim, conclui-se que O Óleo de Lorenzo, representa o retrato de duas sociedades que convivem juntas, os professores, que devem sempre estar atentos aos detalhes e modo de comportamento de cada aluno, e os médicos (com o ego científico em alta), profissionais que precisaram de um professor pra chegar até onde está.

Continue navegando

Outros materiais