Buscar

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
 SÉRIE: 8/9ª
 Fernando césar e silva salustiano
 RA- 1045452053
Disciplinas Norteadoras: 
Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Técnicas de Negociação, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Gestão do Conhecimento.
 BONITO/MS
 2019
 FERNANDO CÉSAR E SILVA SALUSTIANO
 ra - 1045452053
 DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho apresentado ao Curso (Ciências Contábeis) do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de: Empreendedorismo; Comportamento Organizacional; Técnicas de Negociação; Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Gestão do conhecimento.
Tutor: Cipriano Martinez
 BONITO/MS
 2019
 SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
2- DESENVOLVIMENTO	5
2.1 Empreendedorismo 	5
2.2 Negociação e Comportamento Organizacional 5
2.3 Desenvolvimento Profissional e Gestão de Conhecimento	7
2.4 Análise de SWOT de Le Chef Gatô	9
2.5 Proposta de Consultoria Estratégica	9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	11
INTRODUÇÃO
	Serão apresentados nesse desafio profissional tópicos sobre a estrutura da Lê chef Gatô, abordando aspectos como empreendedorismo e a estrutura organizacional onde os proprietários desempenham as principais atividades de diretoria de forma acumulada e alguns problemas que possam vir a enfrentar devido esse acumulo de funções.
Serão mencionados alguns concorrentes e suas principais atividades e produtos bem como apresentar também uma forma de se melhor comprar ou forma de negociação com os fornecedores.
Outro fato importante e a análise de swot da Le Chef Gatô com suas estratégias organizacionais onde serão apontados os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças. E por último uma proposta dada pela consultoria de como a empresa possa melhorar seu negócio dentro de aspectos de inovação e investimento.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1 - EMPREENDEDORISMO
	A Lê chef Gatô é um empreendimento voltado para a produção de doces finos e chocolates. Criada em 2011 com o principal objetivo de fornecer uma estrutura moderna e agradável para os clientes que proporcione. Espaço este que oferece aos que a li visita um bom café, os melhores chocolates. Dentre eles os brigadeiros, bolos, doces especiais e outros produtos como ovos de Páscoa, panetones e pão de mel.
Além das lojas a empresa oferece também produtos para eventos e festas como festa de aniversário, casamentos, ou eventos corporativos. Contando ainda com a entrega dos produtos no evento.
A Lê chef Gatô conta com um serviço de Delivery onde a empresa entrega o produto na residência da pessoa o doce predileto da pessoa sem que a mesma sai de casa. E ainda para tem o Programa de Fidelidade para os clientes consomem com frequência os produtos, seja o café ou os chocolates.
As funções administrativas e burocráticas são executadas pela Claudia. Já o processo de desenvolvimento e fabricação dos produtos ficou por conta do Ednei. Eles acumulam ainda a função de vendas, captação de novos clientes, além de atender os antigos. O processo financeiro fica também sob a responsabilidade de ambos. O que se percebe uma sobrecarga de funções administrativas.
2.2 - NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Hoje no mercado competitivo é essencial que a empresa pense na negociação com o fornecedor e para isso a empresa tem que de alguma forma está preparada para tal situação. Nessa preparação podemos observar alguns pontos importantes como: ficar nas mãos do fornecedor durante uma negociação não é uma boa estratégia. Faz-se necessário ter outras opções, caso não se chegue a um acordo. Quem pretende comprar tem que ir preparado para ter outra opção caso não “der negociação”. A ideia é se concentrar no interesse e não na disputa de posição. Ter alternativa de negociação faz parte do trabalho preparatório para que dentro de uma negociação possa se ter outra(s) ofertas no mercado. Deixando assim a negociação mais vantajosa. Sem alternativa alguma, ele já parte em uma posição muito desfavorável, onde o pior cenário é ir comprar e não ter mais ninguém que venda o produto o qual se quer comprar; o empresário precisa ter um limite, seja de preço, prazo ou condições, muito claro na cabeça. Possuir bastante conhecimento da sua própria realidade, principalmente do ponto de vista financeiro. Estabelecer quais são seus limites e qual o preço máximo que pagaria. E importante destacar que essa informação não deve ser revelada ao outro negociador; uma relação aonde todos vão à negociação tem como base a confiança. Construir um relacionamento com o fornecedor facilita a troca de informações e torna o momento da negociação menos crítico; antes de pedir desconto ou mais prazo para pagar, pense em que tipo de estratégia é mais vantajoso para seu negócio. Quando você deixa que ele abra a negociação, ele dá mais elementos para conhecer o cenário dele. A outra é mirar no seu valor alvo e forçosamente abrir a negociação. São estratégias diferentes que dependem de contexto, e da força de cada um na mesa de negociação; deixe a emoção de fora pois quando a emoção fala mais alto, os riscos de negociar mal aumentam. Com informações precisas em mãos, é mais fácil controlar a emoção na hora. Ao se prepara melhor, tem muito mais condição de ter um emocional mais equilibrado, colocar a comunicação de forma mais apropriada e também de conseguir entender melhor as coisas; e por último o empresário tem que ter cuidado com o que fala, pois todas as informações dadas na negociação podem prejudicar o resultado final, ou seja, revele somente o necessário. Não se recomenda revelar prazos por exemplo.
É claro que a Le Chef Gatô não está sozinha no mercado e diante do senário de concorrentes podemos citar algum como:
Cacau Show
O ambiente das lojas foi desenhado pelo mesmo arquiteto que projetou as lojas estrangeiras da Lindt e da Godiva. As lojas foram desenhadas com detalhes que direcionam não a uma loja de chocolates tradicional que comunica a presença de doces para crianças, mas com traços que trazem a sensação de aconchego, proximidade e carinho. A percepção que se tem do ambiente é a ideia na mente das pessoas de que aquele local transmite valores de afeto, o que está alinhado com a construção de que o chocolate pode se tornar um presente, dado com emoção para alguém.
São brigadeiros
A São Brigadeiros é uma cafeteria especializada em brigadeiros e bolos que no decorrer de suas atividades ganhou vários prêmios como o melhor brigadeiro da região do Grande ABC, ano 2014, de acordo com a revista "Veja Comer e Beber ABC".
Produtos: Brigadeiros gourmets, Bolos, Macarons, Cafés, Chás, Água, Refrigerantes e Sucos.
Kopenhagen
A Kopenhagen é conhecida pela fabricação e comercialização de chocolates, também fabrica balas e confeitos, oferecendo mais de 300 itens, além de uma linha institucional que personaliza produtos, cestas comemorativas, linhas Páscoa e Natal. A Kopenhagen também administra uma rede de franchising para comercialização dos seus produtos.
Voltada para as classes A e B, a Kopenhagen, fundada em 1928, possui atualmente mais de 226 lojas, que empregam aproximadamente 1.075 funcionários, e lidera o mercado de chocolates finos no Brasil.
Presentes em mais de 55 cidades, as lojas da Kopenhagen são protagonistas neste processo que mantém a empresa na liderança do mercado de chocolates finos. Com ambientação sofisticada. O objetivo dos pontos de venda é comunicaros produtos e fazer um convite mais do que tentador a experimentar os produtos da marca. A Kopenhagen dispõe de um ambiente aconchegante que atrai o público consumidor e pretende fazer sucesso na venda pela internet.
2.3 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E GESTÃO DE CONHECIMENTO
O desenvolvimento de pessoas a capacitação profissional tem que ser observado com frequência dentro da empresa e a todo o momento melhorar a qualificação profissional de toda a equipe de trabalho. Para que isso ocorra os gestores das empresa devem deixar bem clara a política básica da empresa e da mesma forma ser claramente compreendida e aceita e apoiada pelos empregados da empresa.
O plano de desenvolvimento profissional tem que ser assim esquematizados para contribuir e evitar possíveis problemas futuros: identificar competências profissionais e pessoais para curto e longo prazo baseado na sua missão, visão, estratégia, políticas e objetivos; identificar competências atualmente disponíveis na organização; identificar lacunas entre o que está disponível o que é necessário no momento e poderá ser no futuro; implementar ações para melhorar e/ou adquirir competências; avaliar a eficácia; manter as competências adquiridas.
O desenvolvimento profissional tem que ser baseado nesses critérios e rigorosamente observado, pois a empresa que mantiver o desenvolvimento profissional e a gestão de conhecimento certamente terá grandes realizações com seus negócios.
Outro ponto a ser observado e o investimento em seleção criteriosa e no desenvolvimento dos empregados podendo gerar excelentes retornos para a empresa. A qualidade dos recursos humanos de uma empresa é um dos principais fatores de seu sucesso ou fracasso. Infelizmente alguns processos de recrutamento ainda realizam a seleção de empregados pensando naqueles com baixas pretensões salariais sem oferecer posteriormente oportunidades de capacitação para melhorar o desempenho nas atividades exercidas.
A falta de competência profissional dos trabalhadores é uma das razões para a baixa produtividade no trabalho. A falta de qualificação também diminui consideravelmente o tempo do trabalhador no mesmo emprego.
Embora seja de conhecimento de todos que os resultados de uma empresa estão diretamente relacionados à capacidade de seus profissionais, são poucas as organizações que priorizam a busca de um quadro técnico de excelência.
Habitualmente num processo de recrutamento e seleção, as pessoas com poucas ambições salariais são melhores “candidatas” do que as que têm maior qualificação, já que isso influencia diretamente no valor de salário pretendido.
Várias questões tem que ser pesadas antes de se optar por profissionais com baixa qualificação. Empregados qualificados dão agilidade à execução de tarefas, contribuem com a multiplicação de conhecimentos, propõem soluções para problemas decorrentes de processos mal desenhados e valem o investimento feito.
No caso da empresa incorporar uma pessoa menos qualificada no seu quadro de empregados, haverá maior probabilidade de atividades serem refeitas diversas vezes, consequentemente o tempo de execução aumenta e a produtividade cai. No caso de pessoas sem qualquer qualificação, ainda há o risco de insatisfação do contratante e consequente demissão do empregado implicando em gastos com rescisão contratual e com um novo processo seletivo.
Por isso, a equipe de gestão de pessoas envolvida nesse processo deve ter consciência do que a empresa precisa para oferecer um diferencial no seu negócio independente do trabalho dela. É importante ficar atento ao processo de recrutamento, seleção e capacitação dos empregados. Empregados capacitados serão o diferencial para execução de atividades e a oferta de capacitação pode ser outro diferencial para o candidato que pretende trabalhar nela.
Algumas empresas preferem formar seus empregados evitando assim, vícios adquiridos em outros locais de trabalho. Caso a empresa opte por contratar pessoal sem experiência deve pensar em investir em capacitação. O retorno do investimento é alto, mas é bom lembrar que o dinheiro deve ser gasto com quem vale a pena, ou seja, aqueles que participam de programas de capacitação devem ter capacidade de absorver o aprendizado e até disseminá-lo para gerar o resultado esperado. Identificar um profissional com esse perfil deve também estar na mente dos recrutadores na ocasião da seleção. Lembre-se que o resultado de um empregado capacitado retorna rapidamente para a empresa o valor por ela investido.
Não é possível mensurar com precisão o retorno do investimento sobre uma capacitação. Há fatores mensuráveis como o aumento da produtividade e diminuição do absenteísmo, mas há outros fatores, como ganho de motivação, que são intangíveis.
Para mais precisão na mensuração de resultados e melhorias, é necessário consultar as pessoas diretamente responsáveis para saber se mediante observação as competências dos subordinados foram desenvolvidas. Pode-se aplicar testes de avaliação deaprendizado, ou verificar se atividades/tarefas estão sendo melhor executadas: avaliação de indicadores.
A utilização de técnicas de mensuração do retorno sobre investimento pode servir para embasar futuros investimentos num programa de treinamento. E juntamente com essa técnica se faz necessário ter alguma medição de resultado, ainda que possa não ser 100% precisa.
2.3 - ANÁLISE SWOT DA LE CHEF GATÔ 
Ambiente Interno
Forças: Produtos próprio, Brigadeiros e ovos de páscoas e serviço de delivery
Fraquezas: Desperdício de matéria-prima, Estrutura Organizacional deficiente.
Ambiente Externo
Forças: Espaço para crescimento do negócio
Fraquezas: escassez de capital
2.4 - PROPOSTA DE CONSULTORIA ESTRATÉGICA
Diante do exposto podemos orientar os gestores que para a satisfação dos clientes se faz necessário oferecer produtos e serviços com valor superior ao oferecido por seus concorrentes que vão desde a oferta de novos produtos e serviços, passando pela capacitação da equipe de trabalho e qualificação dos profissionais nas várias áreas da empresa.
É importante também ter ciência que pra ter um resultado competitivo no futuro, a empresa tem que entender a importância dos valores organizacionais voltada a buscar a proximidade e os relacionamentos tanto dos clientes, fornecedores e empregados. Deixar a ideia que a empresa não e apenas um vendedora de chocolates, mas também proporciona momentos de carinho e felicidades entre as pessoas. Essas devem ser bem tratadas.
Outro ponto a se destacar é fazer entender que a inovação abrange todo o processo produtivo dos produtos da empresa e não somente a linha de produção. Como por exemplo o fornecedor entender que ele pode crescer junto com a Le chef Gatô, e dessa forma fornecer a matéria-prima de melhor qualidade e assim influenciar no resultado final dos chocolates e doces da empresa.
Diante da inovação podemos citar cestas com chocolates diferenciados, novas embalagens para os produtos, constante reavaliação do processo produtivo ou até mesmo do modelo do negócio vão ser pilares para ter um negócio coerente com a proposta perante o mercado e a sociedade.
Por último podemos destacar e chamar a atenção para a sobre carga de funções sobre os proprietários. Sem dúvida a delegação de funções na parte administrativa e industrial seria importante para melhorar as técnicas de gestão. Com o auxílio do Recursos Humanos daria mais eficiência aos processos organizacionais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SEBRAE A IMPOTANCIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-importancia-da-mao-de-bra-qualificada,3b03438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD.
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS – APRESENTAÇÃO ABNT. Disponível em: <https://bibliotecavirtual.com /detalhes/livro/172>. Acesso em: 10 de ago. 2018.
GIL, Antonio C. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2011.
2

Mais conteúdos dessa disciplina