Buscar

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo - farmacia hospitalar e clinica

Prévia do material em texto

A farmácia hospitalar merece total atenção do setor administrativo como também dos profissionais da área de saúde, pois ele é o setor que recebe, armazena e realiza a dispensação dos materiais médicos e medicamento essenciais para promoção da saúde, por tanto, exigi um trabalho multidisciplinar. Daí é possível afirmar que o farmacêutico hospitalar realize um inventário e através disso fazer atualizações no sistema no seu sistema sendo assim informatizando e auxiliando uma vez que esse gerencial consiga passar todas as informações de estoque, evitando perca de medicamentos, controle de entrega aos pacientes e evitar o desfalque de determinadas substâncias. Como também o consumo médio, validade dos medicamentos e estoque. Por tanto, o farmacêutico hospitalar deve possuir domínio técnico e saber trabalhar junto a equipe multidisciplinar do hospital para conseguir uma melhor farmacoterapia para os pacientes.
	Nas atribuições gerenciais a elaboração e a coordenação no planejamento de compras para se manter regularizado o abastecimento dos medicamentos, e através da aquisição dos medicamentos pode-se acompanhar, executar os medicamentos além do armazenamento e recebimento deles, como também treinar e capacitar os farmacêuticos e auxiliares de farmácia através da logística e quantificação dos suprimentos dos medicamentos onde pode-se promover e intermediar ações nas quais ocorra uma disciplina com relação a prescrição e a dispensação.
	É necessário melhorar processos de gestão e monitoramento podem trazer uma redução significativa no desperdício. A tecnologia pode atuar como braço direito para a otimização da gestão de estoque de medicamentos e até controle das temperaturas e umidade dos locais de armazenamento. Por fim, vale ressaltar outras medidas como: 
· Indicador de sustentabilidade do estoque;
· Alternativa para qualificação do descarte;
· Logística reversa de medicamento.
Referência Bibliográfica:
BLANKENSTEIN, G. M. P. Descarte de medicamentos industrializados para uso humano no contexto da sustentabilidade: análise crítica. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6140/tde-29082017-173452/publico/GiselleMargarethPillaBlankensteinREVISADA.pdf>. Acesso em: 11, novembro de 2020.
JORNAL DA USP. Pesquisa premiada lista cinco formas de diminuir desperdício de remédios. Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/pesquisa-premiada-lista-cinco-formas-de-diminuir-desperdicio-de-remedios/>. Acesso em: 11, novembro de 2020.
HIRATUKA, C. (Coord.). Logística reversa para o setor de medicamentos. Brasília: AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL – ABDI, 2013, 137p.

Continue navegando