Buscar

Prévia do material em texto

UTA
Universidade técnica do atlântico 
Instituto de Engenharias e Ciências do Mar
Relatório da aula prática nº7
Disciplina de Citologia
Tema: Transporte Membranar das Células da Batata
Docente:	Elementos do grupo:
António Pinto Karine Levy
	Maria do Rosário 
	Valentina Monaco 
 
		 
2
2
Resumo
O seguinte relatório debruça acerca do transporte membranar das células da batata em diferentes meios, H2O, sacarose 5%, sacarose 20%, sacarose 30%. O H2O tem um papel importante na composição das células vegetativas, veremos também com o H2O desempenha diversas funções nessa experiência. O nosso foco principal, é observar o movimento da água em células vegetais e também como esses reagem por 8 dias no meio com água e outros meios com diferentes percentagens de glicose. Para isso traçamos uma metodologia para observar o seu comportamento durante esses dias e nesses dias fizemos a coleta de dados para avaliar as variáveis da batata nesse percurso por fim retirando os devidos resultados. Nos resultados fizemos uns gráficos para representar os resultados durante esse 8 dia, deparando que a batata vai sofrer diversas modificações por causas dos diferentes meios.
Índice Geral 
Resumo	I
Índice Geral	II
Índice de Figuras	III
Introdução	1
Objetivos	2
Matérias e Métodos	3
Materiais	3
Métodos	3
Resultados e Discussão	4
Conclusão	5
Referências bibliográficas	6
Índice de Figura
Figura 1- Gráfico de h2o (comprimento, diâmetro volume do meio)	4
Figura 2-Gráfico de sacarose 5% (comprimento, diâmetro volume do meio)	4
Figura 3-Gráfico de sacarose 20% (comprimento, diâmetro volume do meio)	5
Figura 4-Gráfico de sacarose 30% (comprimento, diâmetro volume do meio)	5
Figura 5-comprimento da batata de todos os meios	6
Figura 6-diâmetro da batata de todos os meios	6
Figura 7-volume do meio de todos os meios.	7
Introdução
A água é um bem essencial e está presente em grande quantidade na vida de todos os seres vivos. É reagente de enumeras reações biológicas em razão da sua capacidade como solvente.
Apesar da sua constituição simples, foi fundamental para o surgimento da vida na terra. Apresenta cerca de 70% do peso corporal no humano e 90% nos vegetais (brasil escola, 2020).
O movimento de entrada e saída da água na célula chama-se translocação, esse mecanismo pode ser ativo ou passivo, dependendo ou não, da utilização de energia metabólica para ocorrer. No caso das células vegetais a translocação é passiva, e acontece quando a muita transpiração (angelfire, 2020).
O movimento passivo não tem gasto de energia, assim o soluto movimenta de um meio hipotónico (menos concentrado em soluto) para o meio hipertónico (mais concentrado em soluto), porque tem que atingir a mesma concentração em ambos os meios, e pode ser explicado por difusão que é o processo através da qual as moléculas de substâncias diferentes se misturam devido há uma agitação térmica ao acaso, ou por um fluxo em massa que é o movimento concentrado de grupos de moléculas em massa (educador brasil escola, 2020)
No caso da água ocorre a osmose que é uma difusão que acontece quando as moléculas de um solvente (água) atravessam uma membrana semipermeável de um lado menos concentrado para o lado mais concentrado (angelfire, 2020).
Uma das constituintes da célula vegetal é a sacarose, e por possuir uma potencial osmótica, que apesar de ser considerada baixa exerce uma influência na qual o H2O das células vegetais passa através da membrana plasmática, e por diferença de concentração, sai da célula para o meio com sacarose (cola da web, 2020).
A membrana plasmática, devido a sua estrutura desempenha várias funções entre elas conferir rigidez a célula para esta resistir a pressão e a ação ao meio envolvente e dar-lhe-á forma, tem uma permeabilidade seletiva, pois, tem uma estrutura e uma camada fosfolipídica que seleciona as substâncias que a célula necessita facilitando o seu transporte e impedindo que as substâncias dispensáveis ou prejudiciais entram nas células, assim servindo de barreira (angelfire, 2020).
Objetivos
· Ver o movimento da água em células vegetais;
· Ver como as células da batata reagem por 8 dias no meio com água e outros meios com diferentes percentagens de açúcar (5%, 20%, 30%).
Matérias e Métodos
Materiais
· batata 
· Pinça 
· Tubo de ensaio 
· Água 
· Açúcar 
· Pipeta
· Piceta
· Paquímetro
· Placa de Petri
· Bisturi
· Balão de vidro 
· Copo de pé (graduado)
· Suporte para tubo de ensaio 
· Fura rolha
Métodos
1. Tínhamos 4 balões de vidro preparadas com soluções diferentes, uma com água e as outras com sacarose uma com 5% (100ml de tampão PB-0,1M e 5 g de sacarose), outra com 20% (100ml de tampão PB-0,1 e 20 g de sacarose), e a outra com 30% (100ml de tampão PB-0,1M e 30 g de sacarose) de glicose;
2. Em seguida medimos a quantidade de cada solução, e colocamos cada solução num tubo de ensaio;
3. Pegamos num fura rolha de 5 mm e inserindo na batata para obtermos uma porção da batata; 
4. Depois pegamos a porção que tiramos da batata e colocamos na placa de Petri e medimos o seu diâmetro, vimos de que cor estava e colocamo-las dentro de cada tubo de ensaio e medimos o seu volume do meio e onde a batata localizou e fizemos isso por 8 dias. 
Resultados e Discussão
Figura 1- Gráfico de h2o (comprimento, diâmetro volume do meio)
 O gráfico mostra evolução de três variáveis (comprimento, diâmetro e o volume do meio) durante 8 dias da batata no meio com H2O. Como podemos verificar o comprimento da batata aumenta e o diâmetro vai diminuindo juntamente com o volume do meio, durante 5 dias, mas a partir do sexto dia a batata diminui o seu comprimento e o diâmetro volta a aumentar no sétimo e no oitavo dia, mas o volume do meio continuou a diminuir.
 
Figura 2-Gráfico de sacarose 5% (comprimento, diâmetro volume do meio)
No meio em que a sacarose é de 5% também podemos ver que há alterações nas variáveis. O comprimento, o diâmetro e o volume do meio também aumenta, mas no terceiro dia ambas as variáveis começam a diminuir. 
Figura 3-Gráfico de sacarose 20% (comprimento, diâmetro volume do meio)
No meio em que a sacarose é de 20% o comprimento e o diâmetro diminuem, mas o volume do meio aumenta.
Figura 4-Gráfico de sacarose 30% (comprimento, diâmetro volume do meio)
No meio em que a sacarose tem 30% não podemos dar muita credibilidade aos resultados porque ouve contaminação da amostra por formigas. Ou seja, a invasão das formigas pode ter mudado os resultados.
O comprimento e o diâmetro diminuem logo no segundo dia, mas o volume do meio aumenta, durante os 8 dias podemos reparar que havia pequenos aumentos e diminuições no comprimento, diâmetro, e volume do meio, dando a entender que havia trocas entre a batata e o meio.
Figura 5-comprimento da batata de todos os meios
O gráfico mostra o comprimento de todos os meios (H2O, Sacarose 5%, Sacarose 20% e Sacarose 30%) durante os 8 dias. Analisando o gráfico podemos ver que apesar de todas as batatas iniciarem a experiência com o mesmo comprimento, no segundo dia vai haver uma alteração no comprimento de ambas as batatas. 
Figura 6-diâmetro da batata de todos os meios
O gráfico mostra o diâmetro da batata em todos os meios durante os 8 dias. Como podemos verificar a todas as batatas iniciaram a experiência com o mesmo diâmetro, no dia seguinte houve alterações no diâmetro das batatas e as alterações continuaram a aparecer durante os oito dias.
Figura 7-volume do meio de todos os meios.
Não foi possível iniciar a experiência com volume igual em todos os meios, como podemos verificar no gráfico, mas mesmo assim houve pequenas alterações durante os oito dias.
Fizemos alguns gráficos para mostrar algumas variáveis, como eram variáveis nominais, tivemos que associar valores aos resultados dessas variáveis.
Rugoso = 0
Muito rugoso = 1
Liso = 2
Muito liso = 3
Dura = 0
Mole = 1
Muito mole = 2
Fundo = 0
No meio = 1
Em cima = 2
Líquido = 0
Viscoso = 1
Gelatinoso= 2 
Gelatinoso com formigas =3
Amarelo claro = 0
Branco = 0
 Transparente = 0
Menos turvo = 1
Turvo = 2
Não = 0
Sim = 1 
Não=0
Sim=1
Foi possível notar que houve uma mudança nas variáveis (comprimento, diâmetro, volume da batata, textura e rigidez) quando submetida a diferentes meios. Nos meios em que a concentração de sacarose o seu potencial hídrico foi tornando-se mais negativo e começou então a perder água para o meio, ocorrendo assim um decréscimo no comprimento e diâmetro da batata. 
Conclusão
Podemos concluir, com base nos resultados obtidos, que as batatas tiveram modificações significativas, ou seja, quando o potencial hídrico da solução é inferior ao da batata ocorre a perda de água consequentemente a diminuição do comprimento e o diâmetro da batata nos diferentes meios. Assim podemos dizer que conseguimos finalizar o nosso trabalho com sucesso.
Referências bibliográficas
angelfire. (janeiro de 2020). Obtido de angelfire: http://www.angelfire.com/alexcosta0/Relhid/Rhw3.htm?fbclid=IwAR0lTty5s9tF5z9utE571FREeqmdr-Bl53rj_4V4h_2asAmN1zuag0tWJdY
brasil escola. (janeiro de 2020). Obtido de brasil escola: m.brasilescola.uol.com/biologia/constituição da água
cola da web. (janeiro de 2020). Obtido de cola da web: coladaweb.com/biologia/botânica/atividade-da-sacaros
educador brasil escola. (janeiro de 2020). Obtido de educador brasil escola: http://educadorbrasileskola.vol.com.br/estrategias-ensino/obse?fbclid=IwAR2eYQxbS7eUHchAqTnqGyB5YukHQfR8VwXdNrysOAel9WVBU_aURI4Qjqs
escola, b. (s.d.). brasil escola. Obtido de m.brasilescola.uol.com\biologia\constituicao da agua: m.brasilescola.uol.com\biologia\constituicao da agua
 
H2O
comprimento	1	2	3	4	5	6	7	8	6	6.47	6.68	6.78	6.4	9	6.1	6.11	6.14	diametro 	1	2	3	4	5	6	7	8	8	7.9	7.9	7.3	6.3	6	7.2	7.3	volume do meio	1	2	3	4	5	6	7	8	12.5	12.57	12.5	12.43	12.46	12.31	12.15	12.01	
Sacarose 5%
comprimento	1	2	3	4	5	6	7	8	6	6.27	6.64	6.29	6.21	5.97	5.95	5.49	diametro 	1	2	3	4	5	6	7	8	8	8.3000000000000007	8.4	7.9	6.3	6.3	5.8	3.1	volume do meio	1	2	3	4	5	6	7	8	12.1	12.38	12.2	12.08	12.34	11.99	11.91	11.65	
Sacarose 20%
comprimento	1	2	3	4	5	6	7	8	6	5.53	5.53	5.7	5.6	5.51	4.6900000000000004	3.68	diametro 	1	2	3	4	5	6	7	8	8	7.1	6.3	6.5	6.3	6.2	5.5	4.4000000000000004	volume do meio	1	2	3	4	5	6	7	8	10.4	10.7	10.68	11.03	11.9	11.93	11.27	11.39	
Sacarose 30%
comprimento	1	2	3	4	5	6	7	8	6	5.34	5.23	5.45	5.48	5.47	5.28	5.38	diametro 	1	2	3	4	5	6	7	8	8	5.9	6.8	6.3	6.9	6	5.4	3.3	volume do meio	1	2	3	4	5	6	7	8	10.6	10.7	10.73	10.51	10.25	10.58	10.34	10.09	
Comprimento da Batata
H2O	1	2	3	4	5	6	7	8	6	6.4	7	6.68	6.78	6.49	6.1	6.11	6.14	Sacarose 20%	1	2	3	4	5	6	7	8	6	5.53	5.53	5.7	5.6	5.51	4.6900000000000004	3.68	Sacarose 30%	1	2	3	4	5	6	7	8	6	5.34	5.23	5.45	5.48	5.47	5.28	5.38	Sacarose 5%	1	2	3	4	5	6	7	8	6	6.27	6.64	6.29	6.21	5.97	5.95	5.49	Dias
Comprimento
Diâmetro da Batata
H2O	1	2	3	4	5	6	7	8	8	7.9	7.9	7.3	6.3	6	7.2	7.3	Sacarose 5%	1	2	3	4	5	6	7	8	8	8.3000000000000007	8.4	7.9	6.3	6.3	5.8	3.1	Sacarose 20%	1	2	3	4	5	6	7	8	8	7.1	6.3	6.5	6.3	6.2	5.5	4.4000000000000004	Sacarose 30%	1	2	3	4	5	6	7	8	8	5.9	6.8	6.3	6.9	6	5.4	3.3	
Volume do Meio
H2O	1	2	3	4	5	6	7	8	12.	5	12.57	12.5	12.43	12.46	12.31	12.15	12.01	Sacarose 5%	1	2	3	4	5	6	7	8	12.1	12.38	12.2	12.08	12.34	11.99	11.91	11.65	Sacarose 20%	1	2	3	4	5	6	7	8	10.4	10.7	10.68	11.03	11.9	11.93	11.27	11.39	Sacarose 30%	1	2	3	4	5	6	7	8	10.6	10.7	10.73	10.51	10.25	10.58	10.34	10.09	
Textura da Batata
h2o	dia 1	dia 2	dia 3	dia 4	 dia 5	dia 6	dia 7	dia 8	0	0	0	0	0	0	0	0	sacarose 5%	dia 1	dia 2	dia 3	dia 4	 dia 5	dia 6	dia 7	dia 8	0	0	0	0	3	3	3	3	sacarose 20%	dia 1	dia 2	dia 3	dia 4	 dia 5	dia 6	dia 7	dia 8	0	0	0	0	2	3	3	3	sacarose 30%	dia 1	dia 2	dia 3	dia 4	 dia 5	dia 6	dia 7	dia 8	0	1	0	2	2	2	2	2	
Rigidez da Batata
h2o	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	0	0	1	1	1	1	sacarose 5%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	0	0	1	2	2	2	sacarose 20%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	1	1	1	2	2	2	2	sacarose 30%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	1	1	1	2	2	2	2	
Localizacao da Batata
h2o	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	0	0	0	0	0	0	sacarose 5%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	0	0	2	2	2	0	sacarose 20%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	0	3	2	1	1	0	sacarose 30%	1	2	3	4	5	6	7	8	1	0	0	2	2	2	2	2	
Estado do Meio
h2o	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	0	1	1	1	1	1	sacarose 5%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	0	1	1	1	1	1	sacarose 20%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	1	2	2	2	2	2	sacarose 30%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	1	2	3	3	3	3	
Cor da batata
h2o	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	1	1	1	1	1	1	sacarose 5%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	1	1	1	1	1	1	sacarose 20%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	1	1	1	1	1	1	sacarose 30%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	1	1	1	1	1	1	
Cor do meio
h2o	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	2	2	2	2	2	2	sacarose 5%	1	2	3	4	5	6	7	8	1	2	2	2	2	2	2	2	sacarose 20%	1	2	3	4	5	6	7	8	1	2	2	2	2	2	2	2	sacarose 30%	1	2	3	4	5	6	7	8	1	1	0	2	2	2	2	2	
Bolhas
h2o	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	0	0	0	0	0	0	sacarose 5%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	0	1	1	1	1	1	sacarose 20%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	1	1	1	1	1	1	sacarose 30%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	0	1	1	1	1	1	
Espuma 
h2o	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	1	1	1	0	0	0	sacarose 5%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	1	1	1	1	1	1	sacarose 20%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	1	1	1	1	1	1	sacarose 30%	1	2	3	4	5	6	7	8	0	0	0	1	1	1	1	1