Buscar

Alterações circulatórias II

Prévia do material em texto

Alterações circulatórias II
Coagulação Intravascular Disseminada (CID): Na coagulação intravascular disseminada, blocos anormais de sangue grosso (coágulos) são formados dentro dos vasos sanguíneos. Esses coágulos anormais esgotam os meios de coagulação do sangue, podendo levar a um sangramento intenso em outros locais. Algumas das causas são inflamações, infecções e câncer.
Os sintomas incluem a formação de coágulos de sangue e hemorragia, possivelmente em vários locais do corpo.
O objetivo é tratar a causa subjacente e fornecer tratamento de apoio por meio de fluidos intravenosos e transfusões de sangue.
Coagulopatia de consumo: Consumo de plaquetas e fatores de coagulação (Hemorragia).
Embolia: Obstrução de um vaso por um corpo sólido, líquido ou gasoso. Esse corpo recebe o nome de êmbolo.
Embolia sólida: Fragmentos de trombos e tecidos, responsáveis pela embolia pulmonar, êmbolos normalmente derivados das pernas que provocam isso.
Embolia paradoxal, geralmente, os trombos passam das câmaras cardíacas direitas para as esquerdas através de um defeito do septo interatrial ou de forame oval patente (FOP). Fragmentos da medula óssea, tecido adiposo e neoplasias malignas (câncer).
Embolia gasosa: Síndrome da descompressão, é um distúrbio no qual o nitrogênio dissolvido no sangue e nos tecidos devido a uma pressão elevada forma bolhas quando a pressão diminui. Os sintomas podem incluir fadiga e dor nos músculos e articulações.
Iatrogênica, refere-se a um estado de doença, efeitos adversos ou complicações causadas por ou resultantes do tratamento médico (seringa com ar).
Embolia líquida: Embolia de líquido amniótico, uma síndrome clínica de hipóxia, hipotensão e coagulopatia resultante da entrada de antígenos fetais na circulação materna. 
Embolia gordurosa, obstrução de vasos sanguíneos por gotículas de gordura que acontece, na maioria das vezes, após fraturas de ossos longos, como os ossos das pernas, coxas ou quadris, mas que também podem surgir no pós operatório de cirurgias ortopédicas ou procedimentos estéticos, como a lipoaspiração.
Isquemia: Parcial, é a redução do fluxo sanguíneo para um órgão ou território no organismo. Total, é a falta completa. Provocado por hipoxia ou anoxia.
Infarto: Área de necrose isquêmica (necrose de coagulação) causada por obstrução do suprimento vascular (arterial ou venoso). 
Infarto branco, obstrução arterial com pouca ou escassa circulação colateral, presente normalmente no baço, rins, coração, encéfalo; tende a ter um formato triangular.
Infarto vermelho, área de necrose edematosa e hemorrágica, ocasionada por hipóxia letal local, em território com circulação preferencialmente do tipo dupla ou colateral. Tanto a oclusão arterial como a venosa podem causar infartos vermelhos, pulmão (piramidal), intestino (irregular)...
Edema: é o intumescimento de partes moles decorrente do aumento de líquido intersticial. O líquido predominante é água, mas pode haver acúmulo de líquido rico em células e proteínas, se houver infecção ou obstrução linfática. O edema pode ser generalizado ou local.
Exsudato, proteínas e podendo ter hemácias e leucócitos. Menor densidade.
Transudato, poucas proteínas e poucas células. Maior densidade.
Choque: Quando há morte dos tecidos, há a morte dos órgãos. Existem três tipos de choque: 
choque hipovolêmico (redução da volemia): Perda de líquidos.
choque distributivo (aumento do compartimento vascular): Anafilático, histamina. Séptico, infecções com lesão tecidual. Neurogênico, perda de tônus muscular.
choque obstrutivo (falência do enchimento do ventrículo esquerdo): 
choque cardiogênico (falência da bomba cardíaca): Insuficiência cardíaca.

Continue navegando