Buscar

aula 14 - grf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRRF
​Rapidez e precisão no recolhimento de verbas rescisórias dos seus empregados​
 que é
A Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS é utilizada para o recolhimento das multas rescisórias, do aviso prévio indenizado e dos depósitos do FGTS do mês da rescisão e do mês imediatamente anterior, caso ainda não tenham sido efetuados, acrescidos das contribuições sociais instituídas pela Lei Complementar nº 110/2001, quando devidas.
A GRRF é obrigatória desde 01/08/2007. Substituiu a GRFC (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS e Contribuição Social), revogada em 31/07/2007.
A nova guia agiliza a individualização dos valores de recolhimento rescisórios do FGTS na conta vinculada ao trabalhador, por meio de um processo mais seguro e cálculos precisos.
O saldo, base para o cálculo da rescisão, pode ser obtido por meio do aplicativo Cliente, Portal do Empregador ou sistema de folha de pagamentos da empresa, na opção Carga das Informações. Os valores podem ser incluídos, ainda, manualmente em um campo específico no formulário do aplicativo, o que é de inteira responsabilidade do empregador.
A quem se destina
A todas as pessoas físicas e jurídicas sujeitas ao recolhimento rescisório do FGTS, conforme estabelece a Lei nº 8.036 de 11/05/1990, com redação dada pela Lei nº 9.491/1997.
Como gerar a GRRF
No aplicativo Cliente - após o envio do arquivo rescisório ao canal Conectividade Social. 
No Portal Empregador – a guia é gerada pelo canal Conectividade Social na opção Simular/Gerar GRRF.
Ao gerar a GRRF, o aplicativo Cliente calcula o valor da multa rescisória, se houver, com base no saldo das contas vinculadas aos trabalhadores, existente nas bases do FGTS.
O saldo, base para o cálculo da rescisão, pode ser obtido por meio do aplicativo Cliente, Portal do Empregador ou sistema de folha de pagamentos da empresa, na opção Carga das Informações. Os valores podem ser incluídos, ainda, manualmente em um campo específico no formulário do aplicativo, o que é de inteira responsabilidade do empregado

Outros materiais