Buscar

Dentes tratados Endodonticamente

Prévia do material em texto

Abordagem restauradora em dentes tratados endodonticamente.
 A princípio, a aula se iniciou falando sobre os dentes tratados endodonticamente, o qual se torna mais frágil devido a perda de estrutura (podendo ser por causa do tecido cariado e também do acesso endodôntico ou até mesmo se tiver fratura)
 Se o dente tiver cristas marginais + aresta transversal + teto da câmara pulpar = 100 % de resistência, vigas de resistência estrutural; a medida em que perdemos, e só temos uma dessas resistências temos apenas 40% e se perdermos todas temos apenas 10%
 O passo a passo consiste em: diagnostico – acesso – odontometria- instrumentação –obturação – blindagem coronária – proservação, caso a blindagem coronária não seja feita de maneira correta o dente está mais susceptível a fratura e insucesso do tratamento endodôntico. 
 Dentre os materiais da restauração provisória, temos o Oxido de zinco e eugenol ( tem boa resistência, indicado em cavidades extensas ou como selamento duplo, não previne infiltração, elevada solubilidade, usar em pequenas cavidades, associar com o coltosol abaixo dele para melhorar o selamento), coltosol( melhor selamento, menor resistência, eficácia afetada por cargas oclusais, usar no máximo por 2 semanas só ele, devido não suportar cargas oclusais, deve ser associado com o CIV), cimento de ionômero de vidro ( elevada rigidez, alta resistência, adesão química a estrutura, atividade antibacteriana devido a liberação de flúor).
Obs: Se for usar posteriormente uma restauração definitiva com sistema adesivo, evitar materiais com oxido de zinco e eugenol, pois vai influenciar na padronização desses compostos posteriormente. Realizar a confecção do provisório antes do procedimento endodôntico, mas em caso se urgência tratar primeiro o canal.
 Restaurar definitivo: quando o tratamento endodôntico satisfatório sem sintomatologia (mesmo que haja lesão periapical), sensibilidade pós operatória a percussão ( aguardar alguns dias para remissão dos sintomas), tempo máximo com curativo provisório (3 meses), dentes expostos a saliva serão recontaminados em menos de 50 dias sendo necessário o retratamento do canal.
Opções restauradoras:
1. Restauração Direta e Indiretade Resina Composta
A restauração direta usa-se em preparos extensos, estrutura dentária remanescente, exigência mecania e estética, propriedades físicas, mecânicas e cromáticas e o custo.
Faz quando tem estruturas remanescentes, com qualidade e quantidade, usar primeiro o ionômero de vidro e a resina acima dele.
2. Inlay, Onlay e Overlay
Tipos de coroas e sua divisão:
	
	
	
	COROAS
	
	
	
	PARCIAIS
	
	
	TOTAIS
	
	Total metálica, tem uma menor adesão e estética
	Metaloceramica
	Total Ceramica
	
	Inlay, Onlay, Overlay
	Facetas laminadas
 
 
 Na restauração indireta, é feita fora da boca do paciente em modelo, é realizada quando tem maior perda de estrutura dental e margem subgengival, da uma previsibilidade melhor, pois é feito fora da boca e cimentado no paciente.
 Ela é indicada quando a necessidade de recobrimento de cúspide, múltiplas restaurações, termino proximais subgengivais e grandes áreas a serem restauradas.
 Vantagem: melhor propriedade físicas e mecânicas, melhor acabamento e polimento, menor acúmulo de placa, menor sensibilidade pós-operatoria, menor sensibilidade pos operatória( dor e desconforto), menor risco de microinfiltração marginal e pontos de contatos precisos, contorno proximal e anatomia melhor.
 Desvantagem: requer uma fase laboratorial, necessidade de restauração provisória, preparação cativaria menos conservador( preparos expulsivos, desgasta mais), custo mais elevado. 
 Inlay não envolve cúspides, a Onlay envolve 1 ou mais cúspides e a Overlay, inclui o recobrimento de todas as cúspides,
Caracteristicas do preparo da Inlay, Onlay e Overlay seguem o mesmo princípio: 
- ângulos interno arredondados
- paredes expulsivas, paredes lisas
- ângulo cavo-superficial em 90°( sem bisel)
- paredes axiais convergentes para oclusal 
- paredes circundades com 5° a 15° de expulsividade( dada pelo proprio material , a broca posicionada ao longo eixo do dente)
- profundidade da caixa oclusal de no minimo 1,5mm
- largura dos istimos/intercuspidea de no minimo 1,5 mm
- afastamento proximal de 0,5mm e margens supra-gengivais em esmalte
- termino com no minimo 1mm de expessura. 
Pontas para usar no preparo: 4138, 4137, 3137, 3137f, 3117ff
# Protocolo Clinico da Inlay e Onlay :
1. Remoção do tecido cariado e/ou restauração insatisfatoria
2. Radiogradia prévia
3. Avaliação Clinica, que inclui a distancia intercuspídea, ausencia de estruturas de reforço, exigência mecânica, qualidade e quantidade do remanescente.
4. Preparo dental, seguindo as caracterirticas exigidas, usando a ponta diamantada ao longo eixo do dente.
5. Checar oclusão e espaço interoclusal, se o tanto que desgastou é o necessario para a restauração, avaliar com cuidado de caso a caso.
6. Moldagem e obtenção de modelo: usando a silicona de adição para a moldagem do preparo e a moldagem do antagonista com o alginato (moltar o arco total é melhor em ambas as moldagens, para facilitar a articulação e ajustes da oclusão)
7. Restauração provisória com resina provisória fotoativada, como a bioplic ou resina acrilica, não é indicado oze.
8. Confecção da Restauração Indireta provisória
9. Cimentação, vai depender do tipo de cimento utilizado( se usar o cimento convencional é necessario o procedimento adesivo e se for o cimento autoadesivo, que dispensa essa etapa), manipulação do material, fotopolimeriza e ajuste oclusal.
3. Facetas laminadas
4. Restaurações com retentores intra-radiculares
Retentores intra-radiculares, usa quando tem pouquissimo remanescente coronario, eles são formados pelo pino e pelo nucleo, eles podem ser de dois tipos:
Metalico fundido: usa quando menos de 2 mm de remanescente coronário.
Pino de fibra de vidro: é o mais utilizado e reconstroi com resina composta, usa-se quando tem mais de 2 mm de remanescente coronario
5. Coroas totais.
Obs: Para avaliar se é necessário usar uma prótese PARCIAL ou TOTAL, deve-se avaliar:
- Distancia intercuspídea maior de ½ , geralmente é indicado as coroas totais.
- Perda de estruturas de reforço ( cristas marginais e cúspides) geralmente é indicado as coroas totais.
- Suporte de PPRs ou habito parafuncional, geralmente é indicado as coroas totais.
- Remanescente coronário : quantidade e qualidade; observar quais desafios os dentes vai receber, como as cargas mecânicas.
- Fratura muito subgengival, coroa total.
 
+ Vídeo Extra para estudo:
 A Técnica Semi-direta para onlay em resina composta, a qual é mais utilizada em pacientes que possuiem dificuldade financeira, dificuldade de ponto de contato, margem dificil de isolar, sendo uma opção extra de tratamento que podemos oferecer aos nossos pacientes.
+ Endocrown é um tipo de restaurarção de ceramica, que compreende totalmente a coroa total, porém não tem a confecção de um pino ou um nucleo, necessita de uma cavidade pulpar ampla e que tenha retenção do material. Suas indicações são: dentes posteriores tratados endodonticamente com a porção coronária amplamente destruida, coroas clinicas curtas, quando não possui uma distancia interoclusal satisfatória.
Kamila França Pimentel

Continue navegando