Buscar

CASO CLÍNICO Alterações na ausculta cardíaca

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Maranhão
Curso de Medicina
Disciplina: Fundamentos da Prática e Assistência Médica II – 2º período
Professora: Emanuella Feitosa de Carvalho
Alunos: Aristaco Alexandre de Brito Junior
 Gustavo Hugo de Souza Faria
 Kalynne Lara Poubel Negreiros
 Thalita Moraes Reis de Pinho
Elaboração de Casos Clínicos
Ausculta Cardíaca
Imperatriz - Ma
2020
CASO CLÍNICO – Alterações na ausculta cardíaca
H.P.G, 46 anos, masculino, professor de história da rede pública do ensino fundamental, pardo, casado, natural e residente do interior do Maranhão. Paciente relata ocasionalmente falta de ar, fadiga, tontura, sentindo seus batimentos cardíacos acelerados. Entretanto o que levou a procurar ajuda é o fato de que há um longo tempo tem sentido uma dor torácica leve insidiosa, em pontada, que irradia para o membro superior esquerdo. História pregressa: colesterol alto, com baixos níveis de HDL. Realiza atividade física em feriados e durante as férias escolares (quando possui tempo), não possui dieta específica, mas afirma que “não dispensa uma cervejinha”, principalmente acompanhada de aperitivos com bacon nos encontros com os amigos. Ao exame físico do coração, constatam-se ventrículo esquerdo hipercinético, sem sinais de dilatação - ictus cordis não deslocado, mas de intensidade maior –, sopro sistólico de regurgitação no foco mitral com irradiação para a axila e uma 4ª bulha. Ressalta-se que o médico utilizou a campânula para realização da ausculta com maior eficiência. 
a) Relate qual a conduta mais adequada para realização desse exame físico e como deve ser realizada a ausculta cardíaca.
b) Os sinais e sintomas e a história do paciente podem estar relacionados a duas patologias. Quais seriam elas, sabendo que a primeira tem relação com o estilo de vida do paciente e com a dor torácica leve, insidiosa e com irradiação para membro superior esquerdo; e que a segunda é patologia valvar que resulta no sopro referido e na amplificação sonora da 4ª bulha?

Continue navegando