Buscar

Síndrome colestática

Prévia do material em texto

SÍNDROME COLESTÁTICA
Definição:
A colestase é a redução ou a interrupção do fluxo biliar,com consequente diminuíção da quantidade de bile que alcança o duodeno.
 A colestase pode ser classificada em intra ou extra-hepática de acordo com o local acometido.
Colestase extra-hepática (também denominada icterícia obstrutiva devido ao fato de ocorrer obstrução das vias biliares extra-hepáticas) resulta da obstrução dos ductos biliares localizados fora do fígado ou no hilo hepático.
Colestase intra-hepática/não obstrutiva: originadas no interior do fígado
	Metabólica:
Apresenta-se com ou sem lesão hepatocelular,
 Exemplos (sem lesão hepatocelular ): reação aos anticoncepcionais e esteroides anabolizantes, colestase da gravidez, que pode apresentar-se somente com prurido (prurido da gravidez) ou com prurido e icterícia; na criança : infecções virais (hepatite, células gigantes, citomegalia), metabólicas e atresias intra ou extra-hepáticas.
	Mecânica:
Compreende as colestases secundárias a obstáculo ao fluxo biliar intra-hepático.
Exemplos: cirrose biliar primária (destruição dos ductos biliares, inflamação e fibrose periductal); metástases hepáticas (nódulos tumorais comprimem os ductos biliares); doença de Hodgkin (lesão destrutiva dos ductos biliares e formação de cicatrizes fibróticas); câncer da bifurcação do hepático comum; atresiados ductos (intraou extra-hepáticos), e dilatação dos ductos intra(doença de Caroli); cálculos intra-hepáticos .
Colestase extra-hepática/ icterícia obstrutiva:
(também denominada icterícia obstrutiva devido ao fato de ocorrer obstrução mecânica do fluxo da bile) resulta da obstrução dos ductos biliares localizados fora do fígado ou no hilo hepático.
Manifestações clínicas:
	Icterícia : ocorre porque apesar da bile não estar fluindo, o fígado continua a produzir bilirrubina, que escapa para o interior da corrente sangüínea. A bilirrubina é então depositada na pele e eliminada na urina, causando icterícia.  é o dado clínico dominante e a cor da pele vai de amarelo-pálido até verde intenso (icterícia verdínica)
	Prurido : ainda não se conhece seu mecanismo de produção. Provavelmente está relacionado com os sais biliares, ou um fator produzido no fígado.
	Xantomas: elevações amareladas na pele;
Febre: Manifestações Bioquímicas:
	Bilirrubina elevada: é um pigmento amarelo presente no sangue e nas fezes.É produzida pelo organismo quando os glóbulos vermelhos se desintegram
	Nucleotidase: enzima encontrada especialmente no fígado;
	Fosfatase alcalina:uma enzima encontrada em diversos tecidos do corpo ; ''bom marcador'',pois está aumentada mesmo na forma anictérica;
	 Gamaglutamil transpeptidase (GT) é uma enzima hepática, normalmente presente no fígado. 
	Aumento de frações lipídicas paralelamente ao aumento de colesterol;
	Albumina diminui quando há insuficiência hepática.
Sinais que devem ser analisados nos pacientes:
	Púrpuras :
	Eritema palmar
	Dedos em baqueta de tambor (hipocráticos)
	Alterações dos pelos (pubianos: tornam-se ginecoides em homens, desaparecem nas mulheres; axilares: escassos em ambos os sexos);
	Ginecomastia ;
Atrofia testicular ( pouco frequente );
Fetor hepaticus(hálito adocicado, fétido e pútrido).
Ginecomastia
Atrofia testicular( estudo frequente no );
Fator hepaticus(hálito adocicado, fétido e pútrido).

Continue navegando