Buscar

Discursiva Portugues Pergunta A e B

Prévia do material em texto

Leitura e Escrita na Era Digital
Questão A
O texto abaixo servirá de apoio para que você realize a questão discursiva.
[...] O uso da gíria pela juventude e pelos meios de comunicação sempre gerou polêmica. Serra e Gurgel diz que 90% dos jovens adotam a gíria e desprezam a estruturação de sujeito, verbo e complemento. “Suas frases são vagas, carregadas de som que nada significam”.
O gramático Celso Luft afirma que a gíria é própria da juventude e da linguagem coloquial, informal. Descontraída, debochada ou crítica, a gíria tem contribuído para dar um colorido próprio à linguagem. Sem ela, sem o recurso do regionalismo e das variantes linguísticas, acredita Luft, a linguagem corre o risco de empobrecer pela padronização, ficando sem vida. “Por trás do preconceito contra a gíria há sempre um conflito entre conservadores e juventude, grupo social contra grupo social. Se a linguagem da juventude se restringir só à gíria, então haverá perigo”.
     (BRAGANÇA, Maria Alice. Revista ZH)
 
Acadêmico
 
O texto “Gíria: o lado jovem e transitório da linguagem” é um texto de opinião, em que são evidenciadas opiniões favoráveis e desfavoráveis à utilização da gíria.  Por um lado, têm-se os argumentos de João Bosco Serra e Gurgel – autor da obra “Dicionário de gíria: modismo linguístico e equipamento falado do brasileiro”, afirmando que a linguagem dos jovens, pelo uso de gírias, está se tornando vaga e carregada de sons sem significado. Em oposição a ele, o linguista Celso Luft, defende as variantes linguísticas e a gíria, afirmando que elas “dão colorido à linguagem”.
 
E você, qual seu posicionamento a respeito das gírias e das variantes linguísticas?  Produza um texto reflexivo entre 15 e 20 linhas a respeito da “reinvenção da língua portuguesa” e apresente argumentos que sustentem sua opinião.
 
Podemos dizer que a língua portuguesa está em uma constante reinvenção, mas muitos se perdem nesta mudança e acabam assassinando a língua portuguesa, as claras e sem o menor constrangimento, os usuários da internet que é onde a “internetês” e suas gírias reinam absolutas vêm aos poucos apunhalando pelas costas a nossa língua e suas normas.
Sabemos que isso tudo deveria se restringir ao meio digital e entre os jovens e seus grupos somente, mas o que realmente se vê são os meios de comunicação como as TV’s, jornais e revistas publicando tais gírias, se preocupando somente com o marketing e a faixa de pessoas que eles queiram atingir sem se importar com as normas da escrita. Com essa invasão desse tipo de linguagem nestes diversos meios faz com que se torne comum e normal este tipo de escrita e cada vez mais a despreocupação em se escrever nos padrões da norma culta.
Se vê claramente que a nossa língua portuguesa vem adoecendo, mas e os culpados quem são! Nós pais, a escola, a universidade...! Como pais é nosso dever instruir e dar exemplo aos nossos filhos, como escola ensinar e desenvolver os tipos de linguagem e suas variáveis e a universidade mostrar a importância e aplicabilidade dessas linguagens para seus futuros.
Questão B
A escrita está muito valorizada na atualidade, já que as práticas sociais modernas são mediadas por textos escritos. Moodle e outros ambientes virtuais de aprendizagem permitem um processo de comunicação, no qual interagimos por meio da escrita. Com isso, dependemos dela para atuar no mundo da EaD, por exemplo. Mesmo de posse dessas informações, um estudante de graduação acredita que as regras e os conceitos de Língua Portuguesa são desnecessários para a produção de textos em sua área. 
Não podemos descartar regras e conceitos de Língua Portuguesa na nossa vida e na área de atuação profissional. 
 
Dica:
Procure responder de que forma a escrita é importante para seu sucesso acadêmico, profissional e para a integração das pessoas com o mundo. Procure situações que você percebe a sua volta, onde a boa escrita se mostrou necessária, e cite como exemplos para fundamentar sua resposta.
Os capítulos 2 e 3 do livro Leitura e Escrita na Era Digital, de Cleide J. M. Pareja, disponível na disciplina, podem auxiliar na sua resposta.
 
A partir destes conteúdos, produza um texto dissertativo argumentativo, entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres), respondendo as questões:
1) De que forma a escrita pode contribuir para seu sucesso acadêmico e profissional? Justifique sua resposta.
2) De que forma a escrita integra pessoas com o mundo? Justifique sua resposta.
3) É importante seguir as regras da Língua Portuguesa? Existem momentos em que se tolera a ausência do uso delas? Justifique sua resposta e cite 2 exemplos.
 O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do conteúdo estudado, fundamentado corretamente no material da disciplina – livro e videoaulas.
A escrita norteia o nosso dia a dia e a usamos em todos os momentos de nossas vidas tanto profissional, acadêmica como na vida pessoal. O sucesso nestas áreas dependem em uma boa parte da habilidade na escrita como por exemplo, um bom currículo, bem escrito pode definir uma vaga em um novo emprego como também um bom texto pode render uma bela nota em uma prova discursiva da língua portuguesa.
Na vida pessoal a importância da escrita não é diferente pois ao mandarmos uma carta par alguém não e o suficiente ser apaixonada cheia de coraçõezinhos é necessário estar bem escrito, para que a a outra pessoa entenda os seus sentimentos e você tenha reciprocidade
Em todas as áreas que citamos a cima as normas e regras da língua portuguesa são essências par que fique claro e haja entendimento em qualquer das ocasiões, pois se fazer entender e deixar uma boa aparência [e determinado pelo uso da escrita culta
A comunicação escrita pode definir a contração e a manutenção de um colaborador. Quem procura emprego deve ter um currículo muito bem escrito, com objetivo profissional, cursos e experiências que mostrem o interesse em alcançar esse objetivo. 
Muitas empresas, analisam o perfil do Facebook e do Linkedin antes de chamar o candidato. Pense comigo: Você contrataria alguém que posta mensagens depressivas, palavrões e deseja ardentemente a chegada da sexta-feira? Mais interessante contratar alguém que coloca fotos na sala de aula apresentando trabalho, da expectativa de um ótimo dia e de atividades que façam bem para alma como passear com o cachorro, ler ou ir ao cinema. Nossas mensagens têm o poder de atrair pessoas com os mesmos propósitos.
or isso, expressões como: kdvc, para dizer: “Onde está você?”, ‘alg’, para alguém, ‘tc’, para teclar, e ainda: ‘qdo’, para quando, ‘tb’, para também, ‘pq’, para os porquês, ‘q’, para que, ‘blz’, para beleza, ‘td’, para tudo, et

Continue navegando