Buscar

prova de libras 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1/3
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia
Semestre: 7°
Disciplina: Língua brasileira de sinais - Libras
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente às aulas 1 a 4
Professor: Marlene Paula Piovezani
Aluna: Lenara Moraes Gonçalves RGM:053.15638
1º) Leia as definições de Cultura e Identidade Surda e complete a lacuna de acordo com o significado de cada um, sendo 1 para Cultura e 2 para Identidade. (1,0)
( 1 ) é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de se torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo (Strobel, 2008, p. 24). 
( 2 ) está em situação de dependência, de necessidade do outro surdo. As identidades surdas são adquiridas através das experiências visuais e são multifacetadas, fragmentadas (diante das regras impostas pela cultura ouvinte), em constante mudança. Não encontramos uma identidade foco (Perlin, 2010, p. 54).
		
2º) O estigma e o preconceito fazem parte do nosso mundo mental e atitudinal, tendo em vista que pertencemos a categorias - mulheres, negros, analfabetos, políticos, professores, judeus, velhos, repetentes na escola, pós graduados, estrangeiros, desempregados - que são recebidas com pouca ou muita ressalva por um grupo determinado. Não importa a qual grupo pertencemos, mas sim a qual queremos pertencer, e é direito de cada indivíduo escolher o lugar na sociedade a que melhor se adapte.).Comente. (1,5)
O sujeito surdo tem o direito igual de todos, porém a comunicação precisa ser de uma forma diferente em uma interação com todos e deve ser respeitados. É através da língua que nos relacionamos em um processo que nos leva a comunicação. A inclusão aumenta laços de amizade e os tornam membros ativos na construção de conhecimentos, eles buscam meios de lidar com as dificuldades e uma melhora aceitação as suas diferenças para seu desenvolvimento pleno e democrático, a esperança é de que num futuro bem próximo os valores das pessoas surdas sejam mais reconhecidos, e que sejam respeitados o lugar que por direito ele escolher.
	
3º) Quando entramos em contato com a surdez e as “limitações” que lhe são associadas, é natural procurarmos saber quais as suas causas e, consequentemente, quais os meios de evitá-la ou tratá-la.
Segundo Della-Rosa (2008, p.40-46), as principais causas da perda auditiva ou da surdez são: Cite ao menos 5 causas. (1.5)
Pré-natais ( antes do parto)= formações congênitas e desnutrição da mãe para o bebê;
Peri-natais (durante o parto)= traumatismos obstétricos, incompatibilidade sanguínea e anóxia;
Pós-natais(depois do parto e no decurso da vida do indivíduo)=doenças infecciosas bacterianas e virais, intoxicações e traumas acústicos;
Causas desconhecidas ou idiopáticas ( casos em que a comunidade médica não consegue identificar a origem da surdez).
4º) Leia e assinale a alternativa correta: (1,0)
A educação dos surdos não tem oferecido condições favoráveis de acesso às suas complexidades cognitivas, ou seja, não há estímulos para que a criança surda desenvolva plenamente suas capacidades. Segundo Quadros (2008, p. 22), a melhor maneira de potencializar a produtividade e o desenvolvimento de uma criança surda é ensinar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) desde os primeiros dias de vida.
 PORQUE
Enfim, nada mudará se os problemas forem atribuídos à surdez, sem que a educação e as práticas pedagógicas se tornem objeto de dúvida. Enquanto isso, os surdos, sem compreender por que estão subeducados, se auto atribuem um estigma de incapacidade.
a - ( X ) a primeira asserção está correta e a segunda asserção justifica a primeira.
b - ( ) a primeira asserção está correta, mas a segunda não justifica a primeira.
c - ( ) a primeira asserção está correta, mas a segunda está incorreta.
d - ( ) a primeira asserção está incorreta, mas a segunda está correta.
e - ( ) as duas asserções estão incorretas.
5º) Leia atentamente as afirmações e complete com V se verdadeiro e F se falso: (1,0)
( V ) Os relatos existentes sobre a educação de pessoas surdas estão inseridos num contexto mundial que passou por inúmeras transformações até chegarmos, hoje, ao entendimento da inclusão. 
( F ) Após o Congresso, a maioria dos países adotou o bilinguismo
 nas escolas de surdos, proibindo, oficialmente, a língua de sinais, que foi subjugada por cem anos.
( V ) Existiu um período que ficou conhecido como o “Século Negro” e, para a comunidade surda, representou o domínio do pensamento hegemônico ouvintista.
( V ) Os primeiros atendimentos educacionais especiais para surdos foram registrados a partir de 1857 quando foi inaugurado o Imperial Instituto de Surdos-Mudos que hoje é conhecido como Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.
6º) Leia as afirmações abaixo e assinale somente a que estiver correta. (1,0)
( ) No ano de 2005 os surdos e todos educadores a favor de uma educação bilíngue se beneficiaram com o reconhecimento da LIBRAS (Língua de Sinais Brasileira) como meio legal de comunicação e expressão através da Lei nº 10436/2002 que em 2005 seria ratificada pelo Decreto 5626/2005.
( V ) Desde os séculos passados até os dias atuais, a hegemonia de discursos ligando a surdez à questão médica, fez predominar uma abordagem clínico-terapêutica dentro dos projetos educacionais. 
( ) Desde o final da década de 1980, o INES realiza cursos para capacitar os professores da educação especial a como trabalhar dentro da proposta bilíngue, fazendo, também, parcerias com consultores na área de Educação e Fonoaudiologia, adeptos da proposta
7º) Vimos que houveram algumas tentativas de educar os surdos e algumas delas não obtiveram sucesso. Sendo assim, fale brevemente sobre cada uma dessas abordagens e apresente qual seria para que atenda as especificidades do sujeito surdo. (1,5)
 Oralismo: É um processo que tem a idéia que o sujeito surdo tenha a compreensão e a produção da linguagem oral, que infatiza a fala, mesmo não possuindo o nível de audição, pode ser interlocutor por meio da linguagem oral.
 Comunicação total: É compreendida com a proposta de misturar todos os meios (mímicas, sinais, leitura labial, escrita e outros recursos, defendendo a utilização de qualquer recurso visual como facilitador da comunicação do sujeito surdo.
 Bilinguísmo: É a melhor maneira encontrada na minha concepção para a aprendizagem e a inclusão de surdos, pois ele dominara a libras e a escrita alfabética do português, ou seja, a proposta do bilingüismo no ensino é que os alunos garantem acesso a duas línguas no contexto escolar, facilitando que o aluno interaja nas aulas, dá a oportunidade do aluno surdo a ser capaz de se comunicar e avançar no sentido de dar o desenvolvimento pleno de suas capacidades cognitivas ao surdo.
8º) O que você compreende como Políticas Públicas e qual a sua importância. (1,5)
As políticas públicas são ações e projetos que são promovidas pelo estado em parceria com a sociedade, elas nos contemplam a qualidade de vida, o bem estar e a execução desenvolvida em diversas áreas. Ela é de suma importância para nós, são as mediadoras de nossos direitos humanos e de cidadania, pois sem elas os caminhos das ações públicas ficam sem um norte, trazendo desperdício para o dinheiro público. Já as políticas de inclusão nem sempre são colocadas em práticas devidamente, deixando de garantir condições básicas a alguém que possua diferença tenha as mesmas condições do acesso a tudo que uma sociedade nos beneficia.

Continue navegando

Outros materiais