Buscar

atividade 1 exterior

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso: Curso |Prof.(ª): Mestre Profª Andreina de Melo, Profª Natacya Caetano e Profª Claudia Ollé - Disciplina: Estágio Supervisionado Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental I 
 | Carga Horária: 100h | Semestre Letivo: 7º
Aluno(a) : Lenara Moraes Gonçalves RGM : 053.15638
ATIVIDADE 1 - ALUNOS DO EXTERIOR - Vale 3 (Três) pontos
DATA LIMITE PARA POSTAGEM: 08/04
Exercício 1
A prática docente engloba diferentes aspectos sociais e políticos, teóricos e técnicos que juntos compõem aquilo que podemos designar como “práxis”. Alguns autores discutem a práxis como uma parte importante da constituição da identidade docente. Nós, professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, construímos nossas práxis transitando em diferentes áreas do saber como, português, matemática, história, geografia e ciências, configurando aquilo que se designa por poli docência. 
Entender a docência como práxis é considerar ainda que a mesma agrega diferentes dimensões para se constituir. Assim, a profissão docente caracteriza-se por uma dimensão teórica, uma dimensão técnica e uma dimensão política. Rios acrescenta ainda uma dimensão estética, referindo-se à presença da sensibilidade e da capacidade criadora da docência. Essa perspectiva coaduna com a visão de Formosinho (2005), ao afirmar que “a docência é uma atividade intelectual e uma atividade técnica, uma atividade moral e uma atividade relacional.”
Para o exercício 1, da Atividade 1, deverá ser feita a leitura do texto disponibilizado na plataforma, ferramenta Material de Aula / Arquivo: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CAMINHOS E DESCAMINHOSde Magda Soares. Após a leitura, façam uma análise do texto, por escrito, a qual deverá ser postada na plataforma, junto com o Exercício 2 e 3, da Atividade 1, cujas orientações seguem abaixo.
Nos dias atuais vivemos momentos de mudança na área da educação, nesse sentido este texto traz uma reflexão sobre a educação básica e todo seu reflexo na sociedade. O momento é desafiador, pois é preciso mexer, mudar caminhos que já estão trilhados, com isso pode-se conduzir a uma rejeição das propostas de soluções. Pesquisas atuais mostram que existem problemas nos processos e nos resultados da alfabetização, o que leva a provocar críticas, e desse modo, motiva propostas com teorias e práticas atuais de alfabetização.
O professor ao ensinar o aluno no que diz a respeito à alfabetização não é apenas saber ler e escrever, é necessário entender, dando condições para que o aluno acesse o universo da escrita, é muito mais que codifica e decodificar, o letramento é a palavra de conceito recente, o aluno tem desenvolvimento de comportamento e habilidades da leitura e da escrita, desse modo, passa pela questão de saber usar a leitura e a escrita tendo competência para desenvolvê-la por meio da aprendizagem o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno. O educador deve estimular o interesse nas crianças por ler e escrever com práticas e metodologias sobre o conhecimento para que o aluno alcance uma boa qualidade de aprendizagem.
Exercício2
Assista ao vídeo disponível no link abaixo e faça um relato sobre o que você imagina encontrar na sala de aula, e sobre como você pretende se posicionar como professor(a) iniciante. Utilize entre 10 e 15 linhas. 
https://www.youtube.com/watch?v=cAiO5Tv6eH8&t=2s&fbclid=IwAR1OxeONjr5yf9rZ9BcQ_bAefQOiXxljmRccikY1i_00pSOPuayFFiRR5mM
O professor tem o papel importante na vida escolar das crianças, assumindo o papel de ser organizador desse ambiente, ou seja, a sala de aula, ajudando o aluno a adquirir novos conhecimentos, proporcionando situações que os levem a pensar e desenvolver suas habilidades.
Sendo assim, o professor deve estar em constante formação, planejar bem suas aulas, pois pode acontecer imprevistos, precisa ter sempre um plano B em mãos. Nessa perspectiva, existem novas tecnologias e metodologias que estimulam as crianças de várias formas a aprendizagem, é fundamental que o educador conheça seus alunos na prática pedagógica, sendo coerente com o nível de desenvolvimento das crianças de maneira interativa e lúdica.
Portanto, o educador deve promover o desenvolvimento das crianças como sujeito, permitindo uma ação construtiva no processo de desenvolvimento da aprendizagem, transformando o ambiente da sala um lugar dinâmico e prazeroso, numa escola que contribui para a transformação da realidade.
Exercício 3
Você deve efetuar a leitura do BNCC fazer uma análise resumida sobre os Objetos de conhecimento e Habilidades esperadas para o bom desenvolvimento dos educandos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 
Este trabalho deve se desenvolver a partir do item do BNCC em: LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES
As crianças passam por muitas mudanças, numa progressão de aprendizagem e pela ampliação de práticas, conforme estudo da BNCC a criança tem que estar plenamente alfabetizada até o 2° ano do ensino fundamental, a metodologia deve estar focada na alfabetização, sabendo codificar e decodificar, não é possível afirmar que serão alfabetizadas em 2 anos, mas sim em 2 anos de ensino fundamental, que tenha a habilidade e competência para diagnosticar diferenças.
A proposta que a BNCC propõe é que as habilidades estejam agrupadas em quatros diferentes práticas: leitura/escuta, produção de textos, oralidade e análise lingüística/semiótica, propondo como se relaciona as práticas de uso e reflexão sobre a língua.
É importante que o aluno compreenda a relação entre escolhas gramaticais e a construção do sentido, as habilidades serão expostas de forma articulada com atividades que usem recursos de textualidade e que levam o aluno a uma aprendizagem significativa da divulgação do conhecimento.
REFERÊNCIA:
https://www.sistemamaxi.com.br/bncc-diz-a-respeito-da-alfabetização. Acesso em 23 de Abril de 2020.
TODAS AS 3 ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS JUNTAS E PELO PORTFÓLIO 1 DA ATIVIDADE 1.
NÃO SERÃO ACEITAS ATIVIDADES FORA DE SEU RESPECTIVO PORTFÓLIO.
BONS ESTUDOS!!!!!!
3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais