Buscar

Economia Geral I atividade 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Calcule a elasticidade preço da demanda para os jogos de um clube de futebol, considerando que, quando se cobrava R$ 5 pelo ingresso, o público médio era de 30.000 pessoas, mas, quando começou a se cobrar R$ 15, o público passou a ser de apenas 5 mil pagantes. Informe se o produto tem demanda elástica ou inelástica.
R: 
Neste caso, o produto teve demanda elástica, EpD >1, pois houve uma queda drástica na quantidade de demanda sendo muito superior a 1.
2. Explique a diferença entre a lei geral da demanda e a elasticidade preço da demanda.
R: A Lei geral da Demanda determina que quando mais alto for o preço de um bem, menor será a quantidade demandada e que um preço mais baixo leva a uma maior quantidade demandada.
Em contraponto, a elasticidade preço da demanda, mede a capacidade de variação da quantidade demandada ou ofertada de um bem a uma mudança relacionada a seu preço. Com ela podemos calcular a variação percentual na quantidade demandada ou ofertada, dividida pela variação percentual no preço.
3. Explique o conceito da elasticidade preço-cruzada da demanda.
R: O conceito é bem simples, ela determina se o bem é complementar ou substituto, calculando o impacto na variação percentual de quantidade de um bem X dividido pela variação percentual do preço de bem Y. Dados resultados do cálculo de XY forem positivos, Exy>0, os bens serão substitutos, caso ocorra o inverso, e XY forem negativos,Exy<0, os bens serão complementares. 
4. Explique detalhadamente a elasticidade renda da demanda.
R: Elasticidade-renda da demanda determina a medida de quanto a quantidade demandada de um bem muda em reação a uma mudança na renda dos consumidores. Com o cálculo da variação percentual da quantidade demandada dividida pela variação percentual da renda.
Quando a elasticidade-renda da demanda é positiva, >0, o bem é normal, uma vez que sua renda aumenta e a quantidade demandada também. Encontramos exemplos práticos como esse em relação à compra de equipamentos tecnológicos.
Quando a elasticidade-renda da demanda é negativa, <0, o bem é chamado de bem inferior. Já que aumenta o nível de renda do consumidor, porém diminui a quantidade demanda. Encontramos exemplos práticos como esse em relação à baixa compra de carne de segunda, uma vez que o consumidor com a renda mais alta poder comprar a carne de primeira.
Quanto ao bem saciado, uma vez que aumenta a renda do consumidor, mas não aumenta a quantidade de demanda, entendesse que o consumidor está saciado com a sua própria demanda. Encontramos exemplos práticos como esse em relação à baixa compra de alimentos não perecíveis, arroz, feijão e etc.
Quanto ao bem superior, uma vez que aumenta a renda do consumidor, aumenta mais ainda a quantidade demandada de um produto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando