Buscar

Economia Geral I atividade 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Quais são os componentes da demanda agregada no modelo de Keynes?
R: São quatro; consumo, gastos do governo, investimentos e exportações.
2. Explique o conceito de demanda efetiva em Keynes.
R: A demanda efetiva é o ponto onde a oferta agregada é exatamente igual à demanda agregada, ou seja, no futuro é a expectava que eu tinha de vender x produto, deu certo.
3. Explique por que em Keynes pode existir equilíbrio no mercado de bens e serviços, com desemprego de fatores de produção.
R: Segundo Keynes, há vários fatores que podem gerar este equilíbrio no mercado quanto também o desiquilíbrio. Keynes diz que o desemprego seria involuntário, justamente pelo fato de que seus postos de trabalho não serem algo fixo, para sempre, mas sim motivados por outro mercado, o de bens e serviços. Dado uma situação de desequilíbrio, mesmo que a massa de trabalho aceitasse ter seus salários nominais reduzidos, é possível que não houvesse postos de trabalho o suficiente para todos. A resolução para isso, do desemprego, deveria ser via o aumento da demanda efetiva, que refletiria sob a forma de aumento do produto, do nível de preços e do emprego. Dado que o salário nominal é mais rígido que o real, uma redução deste último poderia aumentar o potencial de empregabilidade da economia. Isto, quando tratamos de uma situação anterior à do pleno emprego. 
4 Explique como a expectativa corrente sobre as variáveis emprego e demanda efetiva afeta a renda e o emprego no período corrente.
R: Com as grandes possibilidades de mudança no mercado e na economia, as expectativas correntes sobre a demanda efetiva, em decorrência de um possível aumento em períodos correntes, desencadeará consequentemente um aumento significativo na renda e aumento de empregos. Em outras palavras para o aumento dos níveis de empregabilidade, depende diretamente da capacidade de investimento das empresas, já que a oferta de empregos está relacionada com a expectativa de vendas por parte dos empresários.

Continue navegando