Buscar

Bioquímica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Faça esquemas de diagramas de energia de uma reação endergônica versus uma exergônica. E represente curvas da somatória das duas que resulte em um deltaG >0 e outra situação em que resulte em deltaG<0 e EXPLIQUE cada uma.
Na reação 1, a formação de glicose-6-fosfato a partir da glicose e do fosfato inorgânico (Pi) gera um produto com conteúdo energético maior que o dos reagentes. Para esta reação endergônica, DG é positivo. Na reação 2, a quebra exergônica do trifosfato de adenosina (ATP) tem uma grande variação negativa de energia livre (DG2). A terceira reação é a soma das reações 1 e 2, e a variação da energia livre, DG3, é a soma aritmética de DG1 e DG2. Pelo fato de DG3 ser negativo, o processo como um todo é exergônico e ocorre espontaneamente.
Não consegui fazer com um deltaG positivo.
2) Os músculos de alguns invertebrados são ricos em arginina fosfato (fosfoarginina). Com base no que foi estudado na “introdução ao metabolismo”, responda: 
a) Qual seria uma provável função para esse composto? Desenhe sua estrutura e discuta uma provável reação dessa molécula. 
A arginina fosfato no músculo de invertebrados funciona como um reservatório de grupo fosforila de alto potencial. A arginina fosfato mantém um alto nível de ATP durante o esforço muscular.
DISCUTA UMA PROVÁVEL REAÇÃO DESSA MOLÉCULA – NÃO CONSEGUI FAZER.
b) Existe algum composto com função similar em vertebrados? Em que célula fica localizado? Qual sua função?
A fosfocreatina, também conhecida como creatina-fosfato, está localizada nas células musculares. Atua como uma fonte imediata de grupos fosforil para a síntese rápida de ATP a partir de ADP. ESTÁ CORRETA?
3) Em 1906, Harden e Young, em uma série de estudos clássicos sobre a fermentação de glicose em etanol e CO2 por extratos de levedura de cerveja, fizeram as seguintes observações: 
(1) fosfato inorgânico foi essencial para a fermentação; quando o fornecimento de o fosfato estava esgotado, a fermentação cessava antes de toda a glicose ser usada. 
(2) Durante a fermentação sob essas condições, etanol, CO2 e uma hexose bifosfato se acumularam. 
Responda: (a) Por que a fermentação cessou quando o suprimento de fosfato foi esgotado? Justifique explicando seu papel na via glicolítica. 
Na fermentação alcoólica, a glicose é convertida a piruvato, o qual é convertido a etanol e CO2 em um processo de duas etapas. Na primeira etapa, o piruvato é descarboxilado, na segunda etapa, o acetaldeído é reduzido a etanol. Assim, o etanol e o CO2 são os produtos finais da fermentação etanolica, cuja equação geral é: Glicose + 2ADP + 2Pi 2etanol + 2CO2 + 2ATP + 2H2O. Desta forma, esse processo requer 2mol de Pi por mol de glicose, por isso a fermentação cessou quando o suprimento de fosfato foi esgotado. ESTÁ CORRETA?
(b) Identifique a hexose bifosfato acumulada. Por que se acumulou? Relacione a localização dessa reação na via glicolítica com aquela que faz uso do fosfato inorgânico.
A frutose-1,6-bifosfato se acumula porque .... NÃO SEI JUSTIFICAR.
4) Embora o NAD+ seja cofator de uma enzima da via glicolítica, ele não aparece na equação global mostrada abaixo. Explique. 
glucose + 2ADP + 2Pi ---> lactato + 2ATP + 2 
Em condições anaeróbicas, o NADH gerado pela glicólise não pode ser reoxidado pelo O2, por isso o NAD+ é regenerado a partir de NADH pela redução do piruvato a lactato. Na glicólise, a desidrogenação de duas moléculas de gliceraldeído-3-fosfato, derivado de cada molécula de glicose, converte duas moléculas de NAD+ a duas de NADH. Como a redução de duas moléculas de piruvato em duas de lactato regenera duas moléculas de NAD+, não ocorre variação líquida de NAD+ ou NADH. Assim, esse processo extrai energia (como ATP), mas não consome oxigênio nem varia as concentrações de NAD+ ou NADH. ESTÁ CORRETA?
5) Assinale as verdadeiras.
De acordo com o ΔG’º, a conversão de 2-fosfoglicerato em fosfoenolpiruvato não é favorável energeticamente.
Na condição de equilíbrio, a concentração de fosfoenolpiruvato é maior que a concentração de 2-fosfoglicerato.
Na condição de equilíbrio o ΔG real da reação acima é igual a zero.
No ambiente celular, se a reação seguinte da via metabólica consumir rapidamente o fosfoenolpiruvato, o ΔG real da reação acima poderá ser menor do que 7,5 kJ/mol.
A constante de equilíbrio é menor que 1 (Keq<1).
ESTÁ CORRETO?
6) Como o ATP, ADP e AMP controlam a atividade da PFK-1 (fosfofrutoquinase-1)? Qual a relação com as necessidades energéticas da célula e a via glicolítica?
Quando a concentração celular alta de ATP sinaliza que ele está sendo produzido mais rapidamente do que consumido, o mesmo inibe a PFK-1 por se ligar a um sítio alostérico na enzima, o que reduz a sua afinidade pelo substrato frutose-6-fosfato. Nessa situação, o ATP tem um papel de modulador negativo sobre a enzima. ADP e AMP, cujas concentrações aumentam à medida que o consumo de ATP ultrapassa a produção, atuam alostericamente para liberar a inibição pelo ATP, ou seja, são moduladores positivos. Esses efeitos se combinam para produzir atividade enzimática mais elevada quando o ADP e o AMP se acumulam e mais baixa quando o ATP se acumula. ESTÁ CORRETA?
7) Preveja o efeito da perda do domínio de fosfatase na enzima bifuncional que controla o nível de frutose 2,6-bisfosfato na glicólise e na gliconeogênese em células hepáticas. Use esquemas para ilustrar sua resposta.
NÃO ENTENDI.
8) Represente com um esquema como a frutose e galactose são incorporadas na via glicolítica. 
PRECISO DE EXPLICAÇÃO.
9) O conjunto de reações necessárias para a transformação de piruvato a fosfoenolpiruvato pode variar dependendo das condições da célula. Represente as sequências de reações, inclusive a localização delas, e explique o que determina a escolha da célula por uma das rotas em questão?
PRECISO DE EXPLICAÇÃO NO QUE DETERMINA A ESCOLHA DA CÉLULA POR UMA DAS ROTAS EM QUESTÃO.

Continue navegando