Buscar

SLIDES DO PAPER INTERDSCIPLINAR

Prévia do material em texto

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: O PAPEL DO GESTOR DA INSTITUIÇAO ESCOLAR
Pesquisadores: Aline Morais de Jesus, Cleciene Pinho Passos Barbosa e Valmeire Andrade da Silva
Tutora: Gilmária da Silva Costa
Centro Universitário Leonardo Da Vinci
 METODOLOGIA
° Nossa pesquisa foi uma pesquisa bibliográfica.
° E foi fundamentada em teóricos renomados como ALMEIDA, GURGEL, BENDRATH, FREDERICO, CERVO, ANTUNES, dentre outros.
OBJETIVOS 
° Descobrir qual é o papel do gestor diante as relações interpessoais dentro do ambiente escolar.
° Falar como a atuação do diretor interfere de modo positivo ou negativo nas relações interpessoais.
Relações interpessoais é o conjunto de procedimentos que, facilitam a comunicação e as linguagens, estabelecendo laços sólidos nas relações humanas. É uma linha de ação que visa, sobre bases emocionais e psicopedagógicos, criar um clima favorável à empresa (escola) e garantir, através de uma visão sistêmica a integração de todo pessoal envolvido, por meio de uma colaboração confiante e pertinente. (ANTUNES, 2007, p.9) 
Para a existência de boas relações na escola é preciso que se realize um trabalho de interferência nas relações, mediação de conflitos, nas tomadas de decisões entre outros aspectos que possibilite um clima saudável em uma instituição, sendo assim, a figura do gestor tem um importante papel a desempenhar dentro desta perspectiva das relações interpessoais.
Por isso, o diretor deve estar muito atento ao que se transmite “nas entrelinhas” dos processos e das relações interpessoais que se estabelecem na escola. Seu desafio e o de coordenar diferentes gestões – equipe, espaços, parcerias, recursos – para promover a aprendizagem das turmas. Nessa abordagem, o olhar do gestor se volta fundamentalmente para três eixos: a organização dos espaços da escola (não só o das salas de aula), a mobilização de uma equipe (que trabalhe para alcançar uma proposta pedagógica definida) e o estabelecimento de um canal de comunicação com pais de alunos e a comunidade do entorno. Embora ninguém diga que isso seja tarefa fácil, aplicar essa teoria no dia-a-dia talvez não transforme a instituição numa escola dos sonhos, mas certamente trará resultados positivos sobre esses aspectos (GURGEL, 2008, p.24).
As práticas de gestão nas escolas que apresentam a melhoria dos resultados educacionais têm sido realizada mediante grande empenho, criatividade e liderança. Há nessas escolas um esforço no sentido de promover consenso e direcionamento centrado na realização de objetivos educacionais claramente compreendidos, há envolvimento dos pais na gestão da escola e seu acompanhamento à escolaridade dos filhos, assim como também a abertura da escola para a comunidade. Mas, sobretudo, a participação efetiva dos diretores escolares no acompanhamento do processo ensino aprendizagem, observação da sua efetivação na sala de aula, acompanhados de feedback, de modo a promover as mudanças necessárias para que os alunos aprendam. 
RESULTADOS DA PESQUISA
O gestor tem o papel dentro das relações interpessoais de buscar o melhor de cada um que faz parte da comunidade escolar tanto de forma individual quanto coletiva e buscar incentivar a todos os atores escolares a desenvolver um relacionamento saudável pautado pela democracia, respeito e comunicação.
A escola possui recursos tecnológicos para ser usados nas aulas?
CONCLUSÃO 
É de suma importância que o gestor assuma o seu papel de líder e haja de modo eficiente na mediação das relações interpessoais entre todos os membros da comunidade escolar e que realize o seu trabalho pautado numa perspectiva democrática, pois desta forma ele conquista o respeito de todos os sujeitos do contexto escolar para mediar e solucionar conflitos. Deve promover dentro da escola uma politica que privilegie o diálogo, o ouvir e a interação de ideias de todos para que desta forma se sintam contemplados e valorizados. E assim será desenvolvido consequentemente um ambiente com relações saudáveis e os processos de ensino aprendizagem tendem a desenvolver positivamente.

Continue navegando