Buscar

AVALIAÇAO DE DESEMPENHO PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

24. Como se caracteriza um modelo de avaliação democrático?
Gabarito: É um modelo de múltiplas fontes, em que pessoas que podem contribuir para avaliar a performance do funcionário e da própria organização são convocadas a participar do processo e manifestar suas percepções.
25. Como e quando um gestor deve dar o feedback aso seus subordinados?
Gabarito: Quando um subordinado apresentar resultado acima do esperado, esta ação ou comportamento deve ser prontamente elogiado, de preferência em público, para mostrar a todos o nosso reconhecimento (reforço positivo). Quando, ao contrário, os resultados forem abaixo do esperado, devemos pontualmente e prontamente alertá-lo para que corrija sua ação ou atitude (reforço negativo). Deixar para alertá-lo posteriormente, poderá causar um prejuízo muito grande e conforme for a ação esse prejuízo pode ser irreversível.
26. Como se caracteriza um modelo de avaliação de desempenho conservador ou autocrático?
Gabarito: Se baseia na percepção da chefia imediata
27. Os indicadores podem ser considerados como: objetivos e subjetivos. Defina o que é um indicador subjetivo e cite um exemplo.
Gabarito: Um indicador classificado como subjetivos são aqueles que precisam ser demonstrados e interpretados para que não haja dúvidas na hora da sua medição. Por exemplo: IDH ¿ Índice de Desenvolvimento Humano
28. O mundo está mudando cada vez mais rápido. Para que as empresas e, sobretudo, os profissionais que nelas atuam consigam sobreviver nesse ambiente de transformações aceleradas, é necessário se adaptar rapidamente às mudanças. Qual a importância da gestão do desempenho nesse contexto?
Gabarito: Medir e analisar o desempenho de cada colaborador nesse contexto torna-se fundamental para o processo de identificação de talentos e desenvolvimento de competências que assegurem a perpetuação das empresas em seus mercados.
29. Que efeito ocorre quando o avaliador não quer se comprometer ou não tem uma ideia formada sobre o avaliado e tende a escolher um grau de avaliação neutro?
Gabarito: Efeito Central
30. O processo de busca da excelência por meio da avaliação de desempenho deve ser mais amplo do que a avaliação de indivíduos. Que outras ações de avaliação devem ser implementadas?
Gabarito: Avaliar o ambiente de trabalho e a motivação dos colaboradores; Avaliar o desempenho das áreas no cumprimento de suas atribuições; Avaliar a produtividade dos processos de cada unidade organizacional; Avaliar a qualidade dos produtos gerados pelos processos organizacionais e a satisfação dos usuários (externos e/ou internos)
31. O sistema de gestão de desempenho tem como missão avaliar a qualidade dos produtos e a produtividade nos processos de cada pessoa, no exercício de um cargo/função organizacional, assim como o domínio das competências inerentes a esses cargos/funções. Que cuidados devemos ter com os parâmetros de avaliação para ter uma maior precisão no diagnóstico?
Gabarito: Devem ser específicos
32. Defina Gestão de Desempenho e qual a sua importância para a empresa:
Gabarito:
Gerenciamento da performance da organização. A organização, por meio da ação gerencial no dia-a-dia de trabalho, precisa assegurar que o desempenho produza o resultado esperado, atuando proativamente no sentido de identificar os desvios de desempenho e agir sobre as causas que provocaram os desvios. É um processo contínuo de negociação, acompanhamento e renegociação de metas, individuais e grupais, com foco nos resultados organizacionais e que gera subsídios para recompensar desempenhos superiores. Porque a empresa precisa saber se seus objetivos estão sendo alcançados, para assegurar que os desempenhos individuais e da equipe produzam os resultados esperados, para reconhecer as contribuições dos empregados, para promover o desenvolvimento das habilidades e da capacitação dos empregados
33. Quais são os principais métodos de Avaliação de Desempenho?
Gabarito: Método das escalas gráficas; Método da escolha forçada; Método da pesquisa de campo; Método dos incidentes críticos e Métodos mistos.
….A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Para isso considere que a sigla RH, sempre que utilizada refere-se a recursos humanos.
Para avaliar os colaboradores de sua organização, mensurando diversos aspectos do desempenho desses colaboradores em quesitos como regular, bom e excelente, o gerente de RH pode utilizar o método denominado escala gráfica.CERTO
…..O gerente de RH que pretende evitar o efeito halo deve utilizar métodos de avaliação de desempenho como a comparação binária e a escala gráfica. ERRADO
…..A avaliação de desempenho das organizações envolve a aferição de indicadores de satisfação de todos os grupos de interesse, incluindo os clientes ou usuários, independentemente das relações de poder e da cultura organizacional. ERRADO
…..Quando num processo de avaliação de desempenho, o gestor se deixa levar por alguma característica do avaliado que o tenha marcado de forma significativa a ponto de impedir que ele interprete outras características relevantes com isenção e objetividade, este se encontra sob a influência 
RESPOSTA: do efeito halo. 
…...Com relação à avaliação de desempenho, é correto afirmar o seguinte:RESPOSTA: Quando baseada em cargos, busca a adequação dos profissionais aos cargos ocupados 
…..O nível hierárquico de controle em que ocorre a avaliação das taxas de desempenho dos recursos humanos denomina-se:RESPOSTA: Operacional Integrado. 
…...Em abordagens de avaliação de desempenho, tem-se ‘vicios de julgamento’ que dão origem a críticas que apontam para a subjetividade de sistemas de avaliação. Tais ´vícios` são classificados como conscientes ou inconscientes. Dois efeitos são tidos como conscientes e são vistos com maior frequência no mundo das organizações que se valem de avaliação de desempenho. São eles: RESPOSTA:efeito halo e efeito de tendência central 
…...Dentre os métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual, aquele que também proporciona oportunidades para uma avaliação de desempenho mais ampla e confiável do funcionário é o de RESPOSTA:rotação de cargos 
…...A avaliação do desempenho dos funcionários de uma organização competitiva deve priorizar RESPOSTA:o desenvolvimento do potencial de crescimento das pessoas em sintonia com as metas da organização. 
...São campos influentes para a obtenção de resultados positivos numa avaliação de desempenho: RESPOSTA I,III,IV
O querer e o saber. 
 As metas 
As possibilidades 
….
O sistema em que o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos externos e sem analisar especificamente traços de personalidade, denomina-se método resposta de incidentes críticos 
Um processo de avaliação de desempenho é INADEQUADO para as organizações na Era da Informação quando RESPOSTA o avaliado é conduzido a atingir as metas de sua área, em detrimento dos objetivos organizacionais. 
Os métodos utilizados para a avaliação de desempenho funcional permitem identificar necessidades de treinamento, facilitam o fornecimento de feedback, bem como subsidiam promoções na carreira. Os métodos usuais de avaliação de desempenho são de RESPOSTA 360 graus, de escolha forçada, de escalas gráficas e de incidentes críticos. 
Tratando-se de avaliação de desempenho, considere RESPOSTAI, II, III e IV. 
I. No método 360 graus, o trabalhador é avaliado por, praticamente, todos os elemento
II. No método de incidentes críticos, o avaliador concentra-se em determinar os grande
III. Efeito Halo é a tendência que um avaliador imprime ao processo de avaliação quand
IV. Identificam-se três campos influentes para a obtenção de resultados positivos: o querer e o saber,

Outros materiais