Buscar

GESTÃO COM PESSOAS - ATIVIDADE PRATICA

Prévia do material em texto

GESTÃO COM PESSOAS
	DATA
	08/03/2021
	VALOR 
	1,5
	DOCENTE
	Ariane Oliveira 
	DISCENTE
	LUANA DIAS DOS SANTOS 
1. Os processos de movimentações são essenciais para o sucesso da organização, o dimensionamento correto do quadro de pessoal permite a organização se preparar para suas estratégias. As falhas nos processos de recrutamento e seleção, podem afetar diretamente estas estratégias, assim como, o alto índice de rotatividade. A empresa representada no quadro abaixo, vem apresentando instabilidade em seu quadro de pessoal, esta situação pode acontecer por diversos fatores, podendo ser internos e/ou externos, podendo afetar suas estratégias. 
Utilize a forma para calcular a rotatividade considerando um período de tempo a ser analisado, como por exemplo, o ano X ou o mês Y, somar o número de admissões (A) e de demissões (D) no período estudado e dividir por 2 (dois). O resultado deve ser dividido pela quantidade média de colaboradores (MC) no período analisado. 
Fórmula: ((A + D) / 2) / MC) x 100 = percentual de rotatividade
Analise a tabela abaixo, preencha o percentual de rotatividade de cada período, após, analise as variações e descreva suas conclusões ao avaliar a situação do quadro de pessoal desta empresa, considerando a entrada e saída de pessoas na organização.
	Período
	Admissões (A)
	Demissões (D)
	Média Colaboradores (MC)
	Rotatividade
(%)
	2015
	34
	32
	300
	11%
	2016
	55
	52
	305
	17,54%
	2017
	30
	35
	310
	10,48%
((34+32) /2) /300) X 100= 11%
((55+52) /2) /305) X100= 17,55%
((30+35) /2) /310) X100= 10,48%
O ideal é que a média obtida seja menor do que 5%. Caso contrário, a taxa pode ser bem elevada, precisando que a empresa tome algumas providências para reverter esse quadro.
Vamos ver que no período entre 2015 e 2017, 2016 foi o período em que mais reduziu a força de trabalho, em relação ao seu faturamento.
Sendo assim é necessário analisar cuidadosamente os pequenos atrasos, faltas ou saídas durante o expediente de trabalho, pois somados num todo, certamente você verificará que é um “rombo” no final de cada período.
Pode se ter diversos problemas que podem ser o motivo desse aumento de rotatividade, devemos pesquisar as diversas causas que podem estar acontecendo internamente e externamente na empresa e através dela, diagnosticar cada uma e finalmente atribuir a solução. Alguns motivos internos podem ser:
-Problemas com chefias x subordinados e vice-versa;
-Padrões de salários abaixo do mercado;
-Benefícios insuficientes ou mal-empregados;
-Sociabilidade precária;
-Baixa interação entre grupos de trabalho;
-Ambiente e clima de trabalho desconfortável;
-Política interna de pessoal, mal-empregada.
Se você não quer perder seus bons funcionários, é importante identificar se acontece alguma das situações citadas acima. Cabe aos gestores e líderes das organizações identificar quais são as principais causas da rotatividade. Reverter a alta de rotatividade requer escuta. Então, o primeiro passo para mudar essa situação é ouvir os colaboradores. Não tenha receio em fazer reuniões para entender o que tem feito os colaboradores pedir demissão.
Outra atitude imprescindível em situações como esta é investir em ações que realmente mudarão os rumos da organização. Esse momento é o que eu chamo de tira a bunda da cadeira. É hora de agir. Então, se existem falhas, procure formas de resolvê-las. Busque informações, faça cursos e formações, veja quais são as melhores formas para fazer com que seus colaboradores sintam que fazem parte de uma empresa realmente próspera. Uma empresa que reconhece os talentos que possui.
Além das atitudes citadas acima, é importante oferecer um ambiente produtivo onde haja respeito, companheirismo e cumplicidade. Isso faz com que as pessoas se sintam mais seguras em seus empregos. Valorizar seus funcionários também é um ponto importante. Retenha seus melhores talentos dando oportunidades de crescimento e uma remuneração que seja justa às suas funções. Dessa maneira, eles se sentirão motivados e manterão um nível de produção alto e qualificado, pois saberão que estão em um lugar que reconhece seu esforço e acredita em seu potencial. Outra forma de promover mudanças no ambiente de trabalho é comemorações de aniversários e demais datas importantes para a organização. Celebrar metas alcançadas também uma boa forma de transformar um ambiente hostil em um ambiente amigável e alegre.

Continue navegando