Buscar

Avaliação de Pesquisa - Introdução à Administração

Prévia do material em texto

GUILHERME RODRIGUES SOUZA – TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
1. Sabe-se que há, pelo menos, três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo: a habilidade técnica, a humana e a conceitual. Fale sobre cada habilidade.
Habilidades Técnicas
Consiste no conjunto de conhecimentos técnicos que o administrador dispõe e que o torna especialista em determinada área. Podem ter sido adquiridas por meio de suas experiências práticas, bem como através de formações acadêmicas, treinamentos e cursos específicos com foco em determinado segmento de atuação.
Habilidades Humanas
Na prática, as habilidades humanas ajudam na liderança dos colaboradores, numa comunicação mais assertiva, no gerenciamento de expectativas, na delegação correta das tarefas, nos processos de negociação e feedbacks, bem como a dirimir os conflitos na equipe, resolver os problemas de forma conjunta e a impulsionar os resultados dos profissionais. 
Habilidades conceituais
Na prática, estas habilidades conceituais dizem respeito à capacidade do administrador de analisar as situações, diagnosticar o momento da empresa e do mercado, identificar oportunidades e ameaças e, especialmente, de tomar as melhores decisões para a organização. Neste sentido, os líderes são aqueles que devem dispor destes conceitos, de modo a ter uma visão estratégica mais apurada, pois é esta habilidade que fará toda diferença na gestão da empresa e no alcance de suas metas e objetivos. 
2. A administração tem uma série de características, entre elas: um circuito de atividades interligadas, desta forma, discorra sobre atividades de planejamento, organização, direção e controle.
Planejamento, organização, direção e controle são as palavras-chave para uma boa administração de uma empresa. Colocar estas funções administrativas em prática, em um cenário empresarial, é na verdade o segredo para a estabilidade, longevidade e sucesso de uma organização.
Muito mais do que seguir uma série de passos para chegar a um determinado objetivo, a atividade administrativa ensina como utilizar instrumentos valiosos para obter êxito em todas as áreas da vida.
Imagine um professor na sala de aula, por exemplo, ele precisa administrar o conteúdo da matéria, o aprendizado e acompanhamento dos alunos, além do próprio ambiente da sala de aula, tudo ao mesmo tempo.
Neste cenário, as funções administrativas também podem ser aplicadas da mesma forma, para que o professor, sendo aqui o gestor da classe, consiga atingir seus objetivos e identificar estratégias e reformas a serem adotadas no futuro.
Em uma grande empresa os desafios são outros e até maiores, claro, com a exigência de conquistas e pouco espaço para erros. Assim, para evitar prejuízos, as funções administrativas foram desenvolvidas. Quando elas são aplicadas e integradas de maneira eficaz pelo administrador, as chances de sucesso tornam-se invariavelmente maiores.
Logo, planejar é a ação de antecipação ao resultado esperado, organização é a característica de se alcançar a atividade fim, direção é o foco e controle são os meios para que não se percam os ojetivos.
3. Quanto à teoria estruturalista qual foi sua contribuição para administração?
A teoria estruturalista visa a construção do todo e não apenas a soma , estruturando um pirâmide firme .Surgiu por volta dos anos 50, quando os empresários viram que suas empresas já não davam lucro como antes , e isso era devido a estrutura trabalhista e o clima organizacional da empresa , os ambientes se tornavam cada vez menores horas trabalhistas cada vez maiores . E a teoria estruturalista veio absolutamente para interpor todos os departamentos e o ambiente de trabalho , cada dia que passa os departamentos sim um dependem do outro como uma pirâmide que necessita da base para se sustentar .
Nada como flexibilidade para garantir o sucesso de empresas no mercado , para isso o ontem organizacional deve estar ligado diretamente a alguns pontos ,como por exemplo ter visão ampla das relações vigentes , ser atento ao que acontece em sua empresa para que não haja desmoronamento por parte dos departamentos .
A teoria estruturalista vem caminhando juntamente com a teoria das relações humanas que visa o trabalhador não apenas como um simples empregado e sim como ser humano , visado que o ser humano possuem também necessidades , emoções auto realização e é nesse momento que a teoria das relações humanas consegue transformar o simples trabalhador em parceiros . os funcionários em colaboradores , a partir daí então que os trabalhadores começam a formar sindicatos e entram para as salas dos gestores para tomar decisões juntamente com a junta admi9nistrativa , e isso porque o trabalhador se sentia motivado se sentia importante dentro da organização . 
4. Quais foram críticas que recebeu a teoria da administração científica?
As principais críticas à Administração Científica de Taylor são:
• Não considerar o lado social e humano do trabalhador. O seu desempenho é analisado apenas pelas tarefas executadas na linha de produção;
• Transformar o homem em uma máquina, pois o operário é tratado apenas como uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas.
• A padronização do trabalho é visto como uma intensificação e não como uma forma de racionalizar o trabalho;
• Redução da satisfação com o trabalho pois a  superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porém, o mesmo tem apenas  uma visão limitada do processo;
 • A Administração Cientifica propõe uma abordagem científica para a administração, no entanto, ela mesma teve sua formulação baseada no conhecimento empírico sem comprovação científica;
• Se restringe apenas aos aspectos formais da organização não considerando, por exemplo, aspectos psicológicos desconsiderando o conflito que pode haver entre objetivos individuais e organizacionais;
• Não considerou as influências externas que afetam a organização tratando esta como um sistema fechado. 
5. Fayol estabeleceu 14 princípios que, segundo ele, norteavam o processo administrativo, quais são eles?
# 1 Divisão do trabalho
Fayol entende que o trabalho precisa ser bem definido e que cada colaborador deve entender qual é o seu papel dentro da organização. Isso gera um aumento de produtividade e melhor aproveitamento dos recursos humanos e financeiros da empresa. 
#2 Autoridade e responsabilidade
Cada gestor tem o papel de dar ordens, para isso ele deve ter autoridade, ser líder e ser percebido dessa forma. Os funcionários precisam estar aptos a receber os comandos e cumprirem seu papel levando em conta o que foi solicitado.
#3 Unidade de comando
Cada colaborador deve receber orientações de uma única pessoa para manter a clareza dos direcionamentos, respeitando a hierarquia da empresa. O líder deve ser o superior imediato. 
#4 Unidade de direção
A empresa deve ter um único direcionamento, alinhada com todos os colaboradores, buscando o mesmo objetivo. É importante que isso fique claro para todos e um planejamento estratégico ajuda a esclarecer qual é essa direção. 
#5 Disciplina
Regras de conduta devem ser estabelecidas para que os funcionários saibam como devem se portar e manter a ordem dentro da organização. 
#6 Prevalência dos interesses gerais
Cada colaborador deve entender que os interesses da organização são mais importantes e devem prevalecer sob os interesses individuais, para que um objetivo maior seja alcançado. 
#7 Remuneração  
A remuneração deve ser suficiente para garantir a satisfação do funcionário, mas também tem que estar de acordo com o que a empresa pode oferecer.
#8 Centralização
Serve tanto para as autoridades como as atividades. O líder carrega a responsabilidade, mas pode dividi-la e delegá-la em subgrupos para que todos possam realizar adequadamente seus papéis. 
#9 Hierarquia
É um dos princípios mais fortemente defendido por Fayol. Ele acredita que é necessário haver alguém com autoridade para conduzir todo o processo da empresa, que pode ir se dividindoentre os subordinados. 
#10 Ordem
Cada coisa e pessoa deve ter um lugar específico e determinado dentro da estrutura da organização, visando manter a organização e o bom andamento das atividades. 
#11 Equidade
Os líderes devem inspirar um senso de lealdade e devoção à empresa. 
#12 Estabilidade
A rotatividade de funcionários tem consequências para a empresa, por isso é ideal é mantê-lo dentro da corporação. 
#13 Iniciativa
Cada colaborador ou unidade deve ter capacidade para estabelecer e executar planos, levando em conta os objetivos da empresa. 
#14 Espírito de equipe
Todos devem ter consciência de classe, entender que o trabalho é feito em conjunto e que juntos é possível proporcionar melhores resultados.
6. A experiência de Hawthorne gerou um novo paradigma para os administradores mundiais. Quais foram as conclusões mais importantes?
Conclusões da Experiência de Hawthorne
Nível de Produção é Resultante da Integração Social
O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a Teoria Clássica), mas por normas sociais e expectativas grupais. É a capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de competência e eficiência e não sua capacidade de executar movimentos eficientes dentro do tempo estabelecido. Quanto maior a integração social do grupo, maior a disposição para trabalhar[4]
Comportamento Social dos Empregados
Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos. Portanto, a administração não pode tratar os empregados um a um, mas sim como membros de grupos e sujeitos às influências sociais desses grupos. A Teoria das Relações Humanas contrapõe o comportamento social do empregado ao comportamento do tipo máquina, proposto pela Teoria Clássica.
Recompensas e Sanções Sociais
Os precursores da Administração Científica, baseados no conceito de homo economicus, pelo qual o homem é motivado e incentivado por estímulos salariais, elaboravam planos de incentivo salarial, para elevar a eficiência e baixar os custos operacionais. Para a Teoria das Relações Humanas, a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador. Para ela, as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais nos quais convivem. Surgindo o conceito de homem social.[5]
Grupos Informais
Enquanto os clássicos se preocupavam com aspectos formais da organização como autoridade, responsabilidade, especialização, estudos de tempos e movimentos, princípios gerais de Administração, departamentalização etc., os autores humanistas se concentravam nos aspectos informais da organização como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude e expectativa, motivação etc. A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais. Esses definem suas regras de comportamento, formas de recompensas ou sanções sociais, objetivos, escala de valores sociais, crenças e expectativas que cada participante vai assimilando e integrando em suas atitudes e comportamento.
Relações Humanas
As relações humanas são as ações e atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre pessoas e grupos. Cada pessoa possui uma personalidade própria e diferenciada que influi no comportamento e atitudes das outras com quem mantém contato. A compreensão das relações humanas permite ao administrador melhores resultados de seus subordinados e a criação de uma atmosfera na qual cada pessoa é encorajada a exprimir-se de forma livre e sadia.
Importância do Conteúdo do Cargo
A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão de trabalho.Trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos e maçantes afetando negativamente a atitude do trabalhador e reduzindo a sua satisfação e eficiência.
Ênfase nos Aspectos Emocionais
Os elementos emocionais não planejados e irracionais do comportamento humano merecem atenção especial da Teoria das Relações Humanas. Daí a denominação de sociólogos da organização aos autores humanistas.
7. Alguns autores ponderam que seis elementos são necessários ao processo decisório, quais são eles elementos?
Tomador de Decisão, Objetivos, Preferências, estratégia, situação, resultado. 
8. Qual a importância da análise ambiental?
A análise ambiental se faz importante para que os fatores externos da empresa sejam mapeados, evitando assim, surpresas e riscos. ... A análise ambiental é fundamental para que a empresa verifique suas questões internas, e assim, tenha maiores chances de obter sucesso. 
9. Fale sobre Planejamento e organização.
Planejar 
Planejamento é uma ferramenta utilizada para traçar os caminhos até o seu objetivo. 
É ideal para a eficácia de uma boa administração e para planejar seu objetivo precisa estar bem definido. 
O planejamento é um processo de decisões antecipadas. 
Por meio do planejamento, o gestor já sabe o que terá que fazer antes mesmo que a ação seja necessária. 
Isso porque ao criar a estrutura e desenhar o plano de aplicação das suas ideias, ele já terá antecipadamente estudado e escolhido caminhos alternativos com base nas simulações de futuro, se preparando para resolver os problemas que podem acontecer e para aproveitar as adversidades que podem surgir. 
O planejamento não deve ser considerado um processo engessado, deve ser revisto também quando necessário e o objetivo também pode mudar com o tempo. 
Existem três tipos de planejamento: 
O planejamento estratégico normalmente é feito por aqueles que estão no topo da hierarquia e possuem uma visão global dos negócios, e traçam os objetivos a longo prazo. 
Perfeito para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível.
Devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado.
Planejamento tático é voltado para objetivos em médio prazo e com mais detalhes que o planejamento estratégico. Está voltado para as áreas e departamentos da empresa. 
No Planejamento tático as projeções também são feitas para um período um pouco menor, geralmente de 1 a 3 anos. 
Planejamento operacional é voltado para objetivos a curto prazo, elaborado para períodos de até seis meses, com definições de métodos e sistemas.
É bem mais detalhado que os outros métodos. Especifica as pessoas envolvidas, e atividades a serem desenvolvidas e suas funções, atividades e divisão de tarefas além de recursos financeiros e equipamentos necessários para colocar o plano em pratica. 
Organizar 
Depois de planejar você precisa colocar em pratica e para isso deve organizar os recursos da empresa. 
Definir de que maneira o projeto será feito e distribuir as funções entre os departamentos e profissionais correspondentes. 
Sempre buscando fazer o trabalho em menor tempo e com eficiência causando a produtividade do processo e evitando desperdícios. 
O administrador precisa de uma ótima capacidade de organização – individual e coletiva. 
Também precisa de visão sistêmica e um bom conhecimento sobre os processos produtivos dos setores da empresa para colocar em pratica os passos necessários para o alcance dos seus objetivos. 
10. A liderança pode ser estudada a partir de três abordagens, quais são elas?
Abordagem dos traços, comportamento e contingencial