Buscar

Prepara AV1 Direito Penal II

Prévia do material em texto

Prepara AV1 – Direito Penal II
Concurso de Pessoas
Participação de duas ou mais pessoas em uma ou mais condutas criminosas
Crimes de concurso necessário (Necessidade obrigatória de duas ou mais) ou eventual.
Autor e coautor exercem o nucleo do crime. Ex.:Crime de furto, eh o que subtrai.
Participe contribui para o resultado final com o seu comportamento
Participação Material e Participação Moral
	Ex.: Pessoa quer matar o chefe, outra pessoa da uma faca pra pessoa, se a pessoa não usa a faca pra matar, a outra não contribuiu com participação material.
Requisitos para concurso de pessoas:
1- Pluralidade de condutas (ação ou omissão sem a qual o resultado não aconteceria)
2- Relevância causal de cada conduta (Nexo de causalidade)
3- Identidade de Infração (Mesmo crime. Exs.: subtração, homicídio...)
4- Liame subjetivo entre os agentes (Comportamento da pessoa contribui para o resultado final. Ex.: Você fica com raiva do seu chefe e não tranca a porta da loja. O ladrão chega a noite e se aproveita da porta aberta para furtar. Neste caso você também responde pelo furto porque deixou a porta aberta de proposito.)
Autoria
1- Mediata – Não se age diretamente, se usa outras pessoas.
2- Colateral – Pessoas que desconhecem o interesse da outra. Ex.: Duas pessoas atiram em uma pessoa para matar, e não há confirmação de quem chegou ao resultado. Autoria desconhecida. Não há concurso de pessoas.
Comunicabilidade e Incomunicabilidade de elementares e circunstâncias (Art. 30 CP)
Elementar – Figura típica
Circunstâncias de caráter pessoal não se comunicam. Ex.: Uma filha mata o pai com ajuda do namorado. A circunstância do parentesco eh agravante, mas não serah aplicada ao namorado.
Concurso de Crimes art 69 a 71 CP
Uma ou mais condutas provocam dois ou mais crimes
Sistemas de aplicações de pena
Sistema do cumulo material: Penas dos crimes somadas.
Sistema de exasperação: Pena do crime mais grave aumentada pelo legislador.
Espécies de concurso
1- Concurso material art 69 CP– Agente pratica mais de uma ação ou uma omissão resultando em um ou mais crimes idênticos ou não, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade que haja ocorrido. Ex.: Mulher encontrada morta com suspeita que tenha sido violentada. Estupro +homicídio soma de penas. Concurso de crimes heterogêneos (espécies diferentes). Estupro que resulta na morte da vitima = Não há concurso, eh um estupro qualificado com resultado morte. Homicidio + Vilipêndio de cadáver= Concurso de crimes.
2- Concurso formal art. 70 CP – Uma única ação/omissão pratica dois crimes ou não. Aplica-se a penado crime mais grave aumentada de 1/6 a ½. Doutrina tem acordado que o numero de crimes influencia na dosimetria. Ex.: 2crimes 1/6;3 crimes 1/5;4 crimes1/4; 5 crimes 1/3; 6ou mais ½. Necessário verificar se houve situação de erro! Ex.: quero matar A, mato A e machuco B = Homicidio doloso + lesão corporal culposa. Pena do crime mais grave aumentada de 1/6 a metade.
3- Crime continuado art. 71 CP – Teoria da ficção juridica. Demais crimes é continuação do primeiro. Pena do crime mais grave aumentado de 1/6 a 2/3. Depende de condições: Conexão modal, conexão temporal, conexão de espaço. Ex.: Funcionario quer furtar 10 resmas de papel, mas furta em etapas: 3+2+5. Responde por 1 crime com pena aumentada. 
Não existe concurso em pena de multa. 3,4 crimes... a pena de multa sera sempre somada.
Teoria da Sanção Penal
Poder de punir compete apenas ao Estado.
Espécies de sanção
1- Medida de segurança
2- Pena – Finalidade preventiva (conduta criminosa) e retributiva (retribuir o mal causado). Personalissima (principio da individualização da pena, não passa da pessoa), disciplinada por lei (Art. 1ºCP, principio da reserva legal. Não crime sem lei anterior que o defina, e não ha pena sem previa combinação legal), inderrogável (O juiz e obrigado a aplica-la) e e proporcional ao crime.
Especies de pena – a)Privativa de liberdade (reclusão e detenção), b) Restritivas de direito (prestação de serviço a comunidade, interdição temporária de direito, espécie de multa)
Sistema de aplicação de pena – art 5 CF, art 59 CP, art 68 CP Procedimento de fixação de pena - Dosimetria de pena -> Critério trifásico: 
-1ª fase - Pena Base art 59 CP. Circunstâncias judiciais (Reprovabilidade, antecedentes, condutas sociais). Entre mínimo e máximo
- 2ª fase - Agravantes e atenuantes art. 61 a 66CP. Entre mínimo e máximo
- 3ª fase - Causas de aumento e de diminuição de pena. Exemplo: Arrependimento posterior. Possibilidade de estar abaixo da mínima ou acima da máxima. 
Elementar – Aquele que faz parte do tipo penal.
Circunstâncias – Não faz parte. Ex.: Furto noturno, homicídio com emprego de fogo.
Vedação de bis in idem – Não pode qualificar e agravar pelo mesmo fato.

Continue navegando

Outros materiais