Buscar

avaliaçao 1 sobre lúdico e musicalizaçao na educação infantil

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Lúdico e Musicalização na Educação Infantil 
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com Almeida (2000), os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, pois, a partir da manipulação de vários e diferentes materiais que a rodeiam e que servem de estímulo, ela passa a reconstruir suas ações, reinventando as coisas, o que exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação, que é realizada na infância, consiste numa síntese progressiva da assimilação com a acomodação, o que leva ao desenvolvimento intelectual. Partindo da reflexão da imagem em anexo e do texto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Piaget desenvolveu a teoria da epistemologia genética, que é a teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
(    ) O lúdico, através dos jogos, possibilita a construção de conceitos/conteúdos, pois é na brincadeira que se desenvolve cognitivamente.
(    ) O processo de adaptação, nesse contexto, é quando a criança está conhecendo a instituição e criando laços com os professores.
(    ) A evolução do jogo na criança, segundo Piaget, se apresenta em três fases, sendo elas: sensório-motora,  simbólica e regras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, P. N. de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
Anexos:
Questão 237354
	2.
	Há muito tempo a ludicidade está presente nas atividades humanas e independe de cultura e classe social, sendo objeto de estudos até os dias atuais. Sobre a ludicidade, analise as seguintes sentenças:
I- Mesmo de maneira rude e peculiar, os homens primitivos já tinham envolvimento com a ludicidade, ao iniciar a comunicação por desenhos.
II- Os adultos eram incapazes de perceber que as brincadeiras contribuíam ativamente para o desenvolvimento cognitivo e físico da criança.
III- As brincadeiras deveriam acontecer de maneira que os adultos não percebessem; caso as crianças fossem descobertas brincando, seriam castigadas.
IV- Na Idade Média o sentimento de infância não existia, as crianças eram consideradas  adultos em miniatura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência cronológica dos acontecimentos:
	 a)
	I - IV - II - III.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	IV - I - III - II.
	 d)
	II - IV - III - I.
	3.
	Apesar de o brincar ser uma ação espontânea das crianças em qualquer época da humanidade, discussões pertinentes à ludicidade só vieram recententemente devido a novas pesquisas e à busca de padrões educacionais mais voltados à realidade infantil. Considerando a história da ludicidade, em que época surgiram os primeiros sinais de valorização da atividade lúdica?
	 a)
	O início se deu no século XIX, pois só aí a criança teve acesso ao brincar espontâneo.
	 b)
	O início se deu no século XX, quando deixou de ser vista como um adulto em miniatura.
	 c)
	O início se deu no século XXI, sob a influência dos estudos voltados à infância.
	 d)
	O início se deu no século XVI, pelos humanistas, que compreenderam a importância das atividades lúdicas para a educação.
	4.
	Piaget, ao estudar o desenvolvimento infantil, define a fase do "jogo simbólico" (do segundo ao sexto ano de vida), em que a criança se desenvolve a partir da representação que faz do mundo real, por meio de sua imaginação. Também, nesta fase, a criança apresenta mais resistência em seguir regras, o que é bem comum por mais simples que elas pareçam. Isso ocorre na maioria dos casos porque que elas apenas não conseguem se lembrar de todas as regras. Sobre as características desta fase, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Distrair as crianças com outra atividade torna-se bem difícil, pois elas precisam ouvir e ver o que o personagem faz várias vezes.
	 b)
	As crianças nesta fase não gostam de repetir as atividades.
	 c)
	Para elas, importa ganhar ou perder, geralmente elas jogam/brincam pelo prazer de quem vencerá.
	 d)
	Os jogos de que as crianças mais gostam são aqueles em que seu corpo está mais estático, pois os de movimento pouco os atraem.
	5.
	Práticas voltadas à pedagogia infantil devem entender que um conflito pode favorecer o crescimento da criança, se bem conduzido pelo adulto. Nessa proposta, como deve ser a postura do professor quando os conflitos que acontecem em brincadeiras? Analise as sentenças a seguir:
I- Deixar a criança falar, manifestar sua opinião e, se necessário, mediar o conflito.
II- Interferir no mesmo instante para não progredir o conflito.
III- Permitir que as crianças resolvam sozinhas, a interferência do adulto pode piorar o conflito.
IV- Conduzir para outra atividade, distraindo a criança do problema.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	A vida era relativamente igual para todas as idades, ou seja, não havia muitos estágios, e os que existiam não eram tão claramente demarcados. Por exemplo, as crianças tinham muito menos poder do que atualmente têm em relação aos adultos. Provavelmente ficavam mais expostas à violência dos mais velhos. Obviamente, isto não significa negar a existência biológica desses indivíduos. Significa, em realidade, reconhecer que, antes do século XVI, a consciência social não admitia a existência autônoma da infância como uma categoria diferenciada do gênero humano. Passado o estrito período de dependência física da mãe, esses indivíduos se incorporavam plenamente ao mundo dos adultos (NASCIMENTO et al., 2008). Perante essa contextualização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As crianças, anteriormente ao século XVI, eram consideradas mini-adultos e, dessa forma, participavam da vida cotidiana sem nenhuma privação.
(    ) A infância como uma etapa da vida humana só foi reconhecida a partir do século XX, bem como a pedagogia e demais áreas de conhecimento sobre ela.
(    ) A infância como a entendemos hoje sempre existiu. Na antiguidade, com os gregos até a Idade Média, a criança era tratada com atenção e cuidado.
(    ) A infância, bem como os direitos sociais das crianças, são conquistas contemporâneas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NASCIMENTO, C. T. do. et al. A Construção Social do Conceito de Infância: uma tentativa de reconstrução historiográfica. Linhas, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 4-18, jan./jun. 2008.
FONTE DA IMAGEM: https://pedagogiaaopedaletra.com/concepcao-de-infancia-e-educacao-infantil. Acesso em: 25 jul. 2018.
	
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Pesquisas na área da Educação Infantil apontam para a necessidade do professor entender a linguagem infantil, mas acenam que só é possível lançar-se a este saber ao passar pelo refinamento dos sentidos, pois compreendê-las a partir do mundo do adulto não mostrará a verdadeira essência da criança. Sobre a atuação do professor em momentos de ludicidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As práticas lúdicas devem ser imbuídas de sentido para criança, mas o contexto e as particularidades de cada um não necessariamente precisam ser considerados.
(    ) A ludicidade nas práticas escolares exige um conhecimento da essência infantil, que considere a fantasia, as emoções e a cultura.
(    ) O lúdico exige do professor uma postura de observador constante, pois é a partir das brincadeiras que a criança se expõe inteiramente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.
	8.
	O educador tem grande influência no processo de aprendizagemdo educando, principalmente no seu primeiro contato com a escola, que normalmente acontece na educação infantil. As primeiras impressões são determinantes para o sucesso ou insucesso na vida escolar. Sobre esse primeiro contato, analise as afirmativas a seguir:
I- Nesta ocasião ocorre um rompimento com sua vida familiar e a criança começa a ter novas experiências.
II- A necessidade de orientações durante a exteriorização de seus sentimentos por parte da criança não é considerada importante nessa fase.
III- O professor deve ter cuidado ao demonstrar gestos de afeto, todos precisam sentir-se amados e iguais para todos.
IV- Ações de afeto e carinho são muito importantes nesse processo, onde precisa ocorrer a quebra da "barreira emocional".
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa II esta correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	9.
	Pesquisas apontam que os jogos lúdicos entre os índios brasileiros são uma prática notória e cumprem um respeitável papel na socialização dos componentes das tribos. No entanto, a entrada de objetos industrializados nas aldeias e a relação com as outras comunidades têm influenciado a cultura da criança indígena. Sobre as brincadeiras infantis, analise as afirmativas a seguir:
I- O lúdico depende do modo de vida de cada agrupamento humano, pois o que ocorreu no período colonial, por exemplo, influenciou as brincadeiras daquele tempo, que já não teria muito significado se fosse aplicado nos dias atuais.
II- A forma de brincar de cada povoado deve ser respeitada nas suas traduções, pois reflete a concepção de mundo, o modo de viver e de entender de cada criança.
III- O lúdico na conjuntura indígena tem pouca relação com as práticas socioculturais de seu povo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	10.
	O professor de Educação Infantil comprova diariamente a relação entre as brincadeiras e a aprendizagem das crianças. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O lúdico é um importante aliado no desenvolvimento cognitivo, físico e emocional das crianças.
(    ) Os momentos de brincadeiras transformam a aprendizagem em algo cansativo e improdutivo.
(    ) O brincar ocupa pouco espaço na agenda das atividades a serem desenvolvidas pelas crianças.
(    ) As brincadeiras transmitem às crianças noções sobre as regras sociais e hábitos determinados pela cultura.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina