Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

RESUMO EAD 5° PERÍODO:
Módulo 1:
· Tópico 1: O QUE É EMPRESA?
O Google, ferramenta de busca online, define empresa como “organização econômica, civil ou comercial, constituída para explorar um ramo de negócio e oferecer ao mercado bens e/ou serviços”.
Segundo Kinlaw (1998), a empresa é a força contemporânea mais poderosa de que se dispõe para estabelecer o curso de eventos da humanidade. 
Para Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros. 
Cassarro (1999) coloca que uma empresa é uma entidade jurídica que tem como obrigação apresentar lucro.
Franco (1991) afirma que empresa é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviços.
· Tópico 2: CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura Organizacional é um conceito específico que permeia a ideia central do conceito de cultura. CULTURA ORGANIZACIONAL significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização.
Entendemos CULTURA como o conjunto de conceitos e hábitos, normas, crenças, rituais, valores e experiências que são responsáveis por dar uma descrição específica para um determinado grupo.
NÍVEIS DE CULTURA ORGANIZACIONAL: Os principais níveis de análise para cultura são: Transcultural (valores nacionais), Organizacional (valores e normas organizacionais), Grupal ou Subgrupal (normas de grupo) e Individual (percepção individual da cultura organizacional).
ELEMENTOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL: Valores: são à base de qualquer cultura organizacional. Crenças e pressupostos: são as verdades da empresa. Normas: é a determinação de como as coisas devem ser feitas. Ritos, rituais e cerimônias: os ritos organizacionais são responsáveis pela integração das pessoas. Estórias e mitos: são os narrativos baseados em eventos ocorridos na empresa. Tabus: são fatos que marcam a área do que é proibido na organização. Heróis: são os personagens que representam os valores organizacionais, como por exemplo, Roberto Marinho para a Rede Globo, Abílio Diniz para o Grupo Pão de Açúcar e Luiz Helena para as lojas Magazine Luíza; Comunicação: são os processos que tornam possível a interação social que cria.
RELATIVISMO CULTURAL: Segundo Claude Lévi-Strauss, um dos pais da antropologia, o relativismo cultural é quando nenhuma cultura detém critérios absolutos, que lhe permitem julgar as atividades de uma outra cultura como “baixas e pobres” ou “nobres e ricas” e o mesmo se passa em relação às organizações, ou seja, nenhuma empresa possui uma cultura que não pode ser mudada, melhorada. Charles Handy (1978) estudou o relativismo cultural dividindo-as em quatro culturas: Cultura de Clubem ZEUS: como se uma cultura fosse um clã. Dão ênfase estratégica ao desenvolvimento humano, moral, implicação e empenhamento. Exemplo: as pequenas empresas, ou seja, ela possui uma alta centralização e uma baixa formalização; Cultura de Função - APOLO: é uma cultura mais burocrática, formal, onde as orientações são internas, seus atributos são de ordem, regras, regulamentos e uniformidades. São ênfase estratégica à estabilidade, previsibilidade e funcionamento regular. Exemplo: as organizações públicas, militarismo, ou seja, ela possui uma alta centralização e uma alta formalização; Cultura de Tarefa ATHENA: é uma cultura de realização. Exemplo: empresas de publicidade, ou seja, ela possui uma alta formalização, mas possui uma baixa centralização; Cultura Existencial DIONÌSIO: é uma cultura do tipo adaptativo. Dão ênfase estratégica na inovação, no crescimento e em novos recursos. Exemplo: os Autônomos, ou seja, ela possui uma baixa centralização e uma baixa formalização.
CLIMA ORGANIZACIONAL: Os tipos de Clima Organizacional podem ser de duas formas: Bom (predomínio de atitudes positivas, confiança, entusiasmo, alegria, engajamento, participação, motivação, comprometimento e baixo turnover – rotatividade de pessoas). Mas também pode ser Predicativo ou Ruim (predomínio da tensão, discórdia, rivalidade, conflitos, desinteresse pelo cumprimento da tarefa, resistência manifesta ou passiva às ordens e comunicação comprometidas).
· Tópico 3: PODER
Poder é um termo que se originou a partir do latim possum, que significa “ser capaz de”, e é uma palavra que pode ser aplicada em diversas definições e áreas.
A MISSÃO é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa.
A VISÃO é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória.
Os VALORES incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização.
Módulo 2:
· Tópico 1: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
· Tópico 2: ORGANIZAÇÕES FORMAIS E INFORMAIS
O conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas denomina-se organização informal, em contraposição à organização formal, que é constituída pela estrutura organizacional composta de órgãos, cargos, relações funcionais, níveis hierárquicos etc.
ESTRUTURA HIERÁRQUICA E DEPARTAMENTALIZAÇÃO
A Estrutura Hierárquica é representada pelos diferentes níveis de comando encontrados dentro de uma organização.
Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.
· Tópico 3: CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO
Centralização: Uma empresa é centralizada, quando a maioria das decisões são tomadas pelas chefias posicionadas nos seus níveis hierárquicos superiores, ocorrendo uma redução dos centros decisórios.
Descentralização: A descentralização administrativa existe quando a maioria das decisões se processa nos níveis hierárquicos inferiores, ou seja, a descentralização coloca os centros decisórios o mais próximo possível dos órgãos de execução.
BUROCRACIA: A teoria burocrática de Max Weber é uma espécie de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos.
Módulo 3:
· TENDÊNCIAS ATUAIS DA ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DE CONTROLES FINANCEIROS
Empreendedorismo: é o processo de criar algo novo com valor dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal.
HABILIDADES DO EMPREENDEDOR: Para ser um empreendedor é fundamental possuir três grupos de habilidades:
a) Habilidades técnicas;
b) Habilidades gerenciais;
c) Habilidades empreendedoras.
O processo de empreender envolve quatro principais atividades:
a) identificação e avaliação da oportunidade;
b) desenvolvimento do plano de negócio;
c) determinação dos recursos necessários;
d) administração da empresa.
· TÓPICO 2: GESTÃO ESTRATÉGICA
A gestão estratégica, como pilar do planejamento, é um processo contínuo e integrado que visa auxiliar a administração no gerenciamento da organização e se baseia em três pilares fundamentais, que são: o planejamento estratégico, a execução da estratégia e o acompanhamento da estratégia.
· NOÇÕES BÁSICAS DE CONTABILIDADE
Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio).
· TÓPICO 3: CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
Controle Orçamentário é o processo de acompanhamento do orçamento da empresa através da captação dos dados referentes ao que foi executado– contabilidade – e da comparação com o que havia sido orçado, planejado – orçamento.
Módulo 4:
· TÓPICO 1: FUNDAMENTOS DO MARKENTING
“Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente”.
· TÓPICO 2: BENCHMARKING
BENCHMARKING consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking e as cargas usadas são chamadas de benchmarks.
· E-BUSINESS E E-COMMERCE
E-BUSINESS, acrônimo do inglês Electronic Business (negócio eletrônico), é o termo que se utiliza para identificar os negócios efetuados por meios eletrônicos, geralmente na Internet. Muitas vezes é associado ao termo correio eletrônico.
E-COMMERCE, comércio virtual ou venda não-presencial (que se estende até venda por telemarketing), é um tipo de transação comercial (com ou sem fins lucrativos) feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones.
· TÓPICO 3: GESTÃO DE CONHECIMENTO
A GESTÃO DO CONHECIMENTO, do inglês KM - Knowledge Management, é o nome dado ao conjunto de tecnologias e processos cujo o objetivo é apoiar a criação, a transferência e a aplicação do conhecimento nas organizações.
· INOVAÇÃO
INOVAÇÃO significa criar algo novo. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de ideias e invenções assim como a exploração econômica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega no mercado.

Mais conteúdos dessa disciplina