Buscar

DESAFIO - Introdução à Contabilidade Tributária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO - Introdução à Contabilidade Tributária
O desafio trata sobre uma empresa do ramo agroindustrial localizada no interior do RS e responsável pela produção de implementos agrícolas. Atua no mercado desde o ano de 2004, comercializando especialmente para os três Estados do Sul do Brasil e exportando para países da América Latina.
A indústria é uma sociedade anônima de capital aberto, seu porte é considerado médio, possui cerca de 400 funcionários e fatura em média R$ 20 milhões por ano.
Atualmente, a organização não possui uma área de gerenciamento de tributos, suas atividades são realizadas nos setores de contabilidade, custos e recursos humanos, locais onde trabalham contadores e advogados com conhecimentos desatualizados em legislação tributária. Além disso, usam softwares desenvolvidos pela área de TI da empresa, que atendem apenas o controle de estoques e de notas fiscais.
Nos últimos anos a empresa recebeu multas da Receita Federal pelo atraso no envio de guias, além de divergência quanto a alguns tributos calculados, especialmente em relação ao ICMS e IPI.
Você é contador, possui 5 anos de experiência em empresa de consultoria tributária e foi contratado pela indústria para aprimorar a gestão de tributos na empresa, apresentando um planejamento para que ela trabalhe de modo mais eficaz.
Cabe ressaltar que o gerente de contabilidade da organização lhe informou que a empresa não possui dinheiro para investir em tecnologias de ponta e nem para contratação de pessoal.
Diante de tal contexto, dê sugestões de melhoria à administração tributária da empresa.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Como a gestão de tributos não apresenta um setor ou uma área em que centralize sua atividade, uma sugestão seria a criação de uma área específica para melhor administrar o assunto, especialmente em função da importância do tema para a organização, que atua não apenas no mercado nacional, mas também no mercado internacional.
A partir de uma identificação das atividades e das expertises dos funcionários dos setores de contabilidade, de custos e de recursos humanos, se realizaria a alocação destes colaboradores ao novo setor. Esta equipe seria formada por advogados e por contadores, dada a necessidade de conhecimentos tanto de legislação como de contabilidade.
Posteriormente a escolha da equipe, seria necessário realizar uma capacitação com os colaboradores, permitindo a reciclagem de conhecimento, especialmente sobre os temas:
• legislação tributária;
• contabilidade tributária;
• normas internacionais de contabilidade;
• gestão de tributos;
• comércio exterior.
Apesar de todos terem o conhecimento geral, no trabalho ficariam focados em subareas, permitindo com isso maior foco e melhores resultados. Ainda seria desenvolvido um trabalho compartilhado, ou seja, um colaborador faz e o outro revisa, reduzindo a chance de erros.
A criação de um plano tributário também facilitaria o desempenho das atividades dos colaboradores do setor. Neste seriam contempladas as informações os fluxos financeiros da empresa, seus registros contábeis pertinentes, além de um cronograma com prazos entregas das obrigações acessórias e demais obrigações fiscais e estimativa de metas para determinado período.
Como sugestão complementar, poder-se-ia melhorar o atual software desenvolvido pela área de TI da indústria, permitindo a automatização do cálculo dos tributos, bem como o desenvolvimento de pontos de controles para a realização das atividades tributárias.

Continue navegando