Buscar

AO1 legislação e segurança do trabalho (EAB121)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Em sua maioria, os acidentes de trabalho são evitáveis, bastando a adoção de simples medidas de controle e prevenção. Ao analisar um acidente de trabalho ocorrido em uma empresa, uma equipe de especialistas em segurança chegou a um determinado grupo de possíveis causas imediatas. Com relação aos fatores causais relacionados ao acidente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Exposição a aerodispersoides e riscos de incêndio e explosão.
( ) Brincadeiras inoportunas, proteções ou barreiras inadequadas e estresse físico ou fisiológico.
( ) Exposição a ruídos e vibrações e trabalho em espaço confinado.
( ) Equipamentos de proteção inadequados, ferramentas defeituosas e sistemas inadequados de alerta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F - F - V - V.
V - F - V - F.
V - V - F - F.
F - V - F - V. 
2-Entre 2012 e 2017, foram registrados quase quatro milhões de acidentes e doenças do trabalho, os quais geraram gasto em despesas previdenciárias superior a R$ 26 bilhões, além de 315 milhões de dias de trabalho perdidos, segundo dados do Ministério Público do Trabalho (MPT). Analise a seguinte situação: 
Ao realizar uma determinada tarefa, um operador da área de produção sofre um acidente do trabalho. O técnico de segurança designado para realizar a análise do acidente coleta as seguintes informações: 
- O operador tinha formação/capacitação para realizar a tarefa. 
- Existiam procedimentos e instruções detalhadas de como realizá-la. 
- O operador realizava essa tarefa rotineiramente. 
- No dia do acidente, o operador resolveu executá-la de forma diferente, com o objetivo de economizar tempo, pois soube por um colega que a produção estava atrasada. 
Com relação a essa situação, assinale a alternativa CORRETA: 
O operador cometeu um ato inseguro.
O operador está exposto a uma condição insegura, devido ao fato de a produção estar atrasada. 
A atitude do operador é caracterizada como fator pessoal de insegurança. 
As condições inseguras geraram atraso na produção.
3- Os acidentes dificilmente têm uma causa única, ou seja, é a somatória de falhas humanas e materiais, tendo como causas anteriores problemas de ordem psico-sócio-econômica, e outras às vezes não facilmente identificáveis, que precipitam os acidentes. A identificação de todas as causas do acidente do trabalho é considerada difícil, mais dificuldades ainda teremos para diagnosticar a doença do trabalho porque é mais complexo relacionar os sintomas com a atividade laboral. Sobre a caracterização das doenças do trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
São as doenças degenerativas. 
São aquelas doenças adquiridas ou desencadeadas por condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. 
São as doenças inerentes a grupo etário. 
São as que não produzem incapacidade para o trabalho.
4- De acordo com o artigo 19 da lei 8.213, publicada em 24 de julho de 1991, e alterada pelo Decreto n 611, de 21 de julho de 1992, "Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, ou ainda, pelo serviço de trabalho de segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária". São considerados acidentes de trabalho qualquer acidente que ocorra no trajeto da residência do trabalhador ao local de trabalho, doenças adquiridas pelo exercício do trabalho em determinada função, doenças adquiridas devido às condições em que a trabalho é realizado, e também acidentes que ocorrem fora do local de trabalho, mas a serviço da empresa. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Pode ser considerado como acidente os problemas respiratórios causados por mudanças do clima.
II- Doenças degenerativas também podem ser consideradas como acidente de trabalho.
III- A diferença entre o conceito prevencionista e o conceito legal sobre acidente de trabalho reside no fato de que no primeiro é necessário haver lesão física, enquanto que no segundo são levados em consideração, além das lesões físicas, a perda de tempo e os danos materiais.
IV- A prevenção de acidentes de trabalho também é uma obrigação legal fixada pela Constituição Federal, tendo, inclusive, um capítulo especial na Consolidação das Leis Trabalhistas que trata deste assunto.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/0068_0139_01.pdf. Acesso em: 31 mar. 2020.
As sentenças I, III e IV estão corretas.
As sentenças I, II e III estão corretas.
As sentenças III e IV estão corretas.
As sentenças II, III e IV estão corretas.
5- O art. 20, da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, define doenças profissionais e doenças do trabalho. É necessário conhecer os conceitos para saber qual doença se enquadra como doença profissional e qual se caracteriza por ser doença do trabalho. Sobre as doenças, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Doença profissional. 
II- Doenças do trabalho. 
( ) Silicose. 
( ) Dermatite de contato. 
( ) Surdez. 
( ) Diminuição da acuidade visual. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: Disponível em: 
I - II - II - II. 
I - I - II - I. 
II - II - I - II. 
II - I - I - II.
6- Quando o ruído é intenso e a exposição a ele é continuada, em média 85 dB(A) por oito horas por dia, ocorrem alterações estruturais na orelha interna, que determinam a ocorrência da Pair (CID 10 - H83.3). A Pair é o agravo mais frequente à saúde dos trabalhadores, estando presente em diversos ramos de atividade, principalmente siderurgia, metalurgia, gráfica, têxteis, papel e papelão, vidraria, entre outros. Diante deste contexto, analise a seguinte situação: Um trabalhador de determinada indústria metalúrgica foi diagnosticado com uma Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR), produzida pela exposição prolongada a ruído acima do permitido. Podemos classificar a PAIR como:
Acidente de trajeto. 
Doença profissional. 
Acidente típico. 
Doença do trabalho. 
7- Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho. Dados do Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social (AEPS) indicam o registro de 612.632 acidentes de trabalho em 2015 no país. Deste total, 383.663 foram acidentes típicos, 106.039 de trajeto e 13.240 de doença do trabalho. Sobre as principais causas de acidentes de trabalho, assinale a alternativa CORRETA: 
Atos inseguros e condições inseguras. 
Inexistência da CIPA e do PPRA. 
Condições inseguras e inexistência da CIPA e PPRA. 
Atos inseguros e inexistência do Técnico de Segurança.
8- Uma das funções fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a elaboração, a adoção, a aplicação e a promoção das Normas Internacionais do Trabalho, sob a forma de convenções, protocolos, recomendações, resoluções e declarações. Sobre a Organização Internacional do Trabalho (OIT), analise as afirmativas a seguir. 
I- A OIT tem como sede a Suíça, provavelmente por ter uma vocação pacifista. 
II- A principal característica da Organização Internacional do Trabalho é a sua estrutura tripartida, onde há a participação de governo, patrão e empregado. 
III- São 39 os países membros fundadores da OIT, entre eles não está o Brasil. 
IV- A OIT convocou um grupo de especialistas para organizar as diretrizes gerais de "Serviços Médicos de Trabalho" e substituiu esta denominação por "Serviços de Medicina do Trabalho". 
Assinale a alternativa CORRETA: 
As afirmativas I, II e IV estão corretas. 
As afirmativas III e IV estão corretas. 
As afirmativas I e III estão corretas. 
As afirmativas II e III estão corretas.
9- A evolução da Segurança do Trabalho deu-se primeiramente em um cenário mundial e depois foi introduzida no Brasil, foram trazidosvários aspectos e teorias criadas por estudiosos que auxiliaram na elaboração de leis que protegem os trabalhadores. Nesse processo evolutivo da segurança, alguns conceitos foram eternizados e são de muita importância. Sobre esses conceitos, analise as sentenças a seguir: 
I- Teoria do Risco Social: o acidente de trabalho é um risco inerente à atividade profissional exercida em benefício de toda a comunidade, portanto é esta comunidade que deverá arcar com o ônus da produção, ou seja, com os encargos provenientes dos acidentes e lesões. 
II- Lei da Saúde e Moral dos Aprendizes: proibição ao trabalho noturno de menores de 18 anos; restringia o trabalho a 12 horas/dia e 69 horas/semana; as fábricas deveriam ter escola para os menores de 13 anos; a idade mínima para o trabalho era de nove anos e deveriam suprir atestado médico quanto ao desenvolvimento das crianças. 
III- Lei da Saúde e Moral dos Aprendizes: estabelecia doze horas de trabalho diárias, proibia o trabalho noturno, obrigava a lavação das paredes das fábricas, no mínimo duas vezes ao ano, e tornava obrigatória a ventilação industrial nas fábricas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I e II estão corretas. 
As sentenças II e III estão corretas. 
Somente a sentença III está correta. 
As sentenças I e III estão corretas. 
10- Acidentes de trabalho ainda acontecem, infelizmente, com muita frequência no Brasil. Para se ter ideia, o país é o 4º com mais óbitos por esse motivo, segundo o ranking mundial da Organização Internacional do Trabalho (OIT). De acordo com especialistas, só existe uma saída para reduzir o número de incidentes do tipo: investir em prevenção, ou seja, é preciso proporcionar um ambiente saudável e com uma ergonomia adequada aos colaboradores. A redução dos acidentes do trabalho traz inúmeros benefícios econômicos às empresas. Com relação aos benefícios econômicos que a redução dos acidentes proporciona às empresas, analise as afirmativas a seguir: 
I- Redução dos prejuízos financeiros decorrentes de paradas na produção, treinamento de trabalhadores substitutos, atrasos na entrega dos produtos etc. 
II- Redução dos prejuízos financeiros decorrentes dos desperdícios de material. 
III- Melhoria do moral do trabalhador com implicações negativas para a produtividade. 
IV- Redução do preço final do produto. 
V- Redução das taxas de seguro contra acidentes do trabalho. 
Assinale a alternativa CORRETA:
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
Somente a afirmativa IV está correta. 
As afirmativas I, II, IV e V estão corretas. 
As afirmativas III e V estão corretas.