Buscar

Projeto de Intervenção Didática

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO E PRÁTICAS DE AÇÃO
 PEDAGOGICA-
EDUCAÇÃO INFANTIL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
BICHOS DE JARDIM
CRISTIANA LUZ DA SILVA RA: 1983013
MICHELE APARECIDA DE MELO RA: 0507159
PÓLO DE JACAREÍ
ANO 2020
Projeto de Intervenção Didática
Tema: Insetos da Natureza
Esse projeto tem como finalidade de estudo o inseto da natureza, visando que eles têm uma importância na vida do homem, na coleção entomológicas pode classificar que os insetos em suas funções para o controle da natureza, habitam naquele espaço e dando equilíbrio físico, químico e orgânico. Padrões da biodiversidade espécies coletadas para estudos no controle de como polarização, controle do ambiental e benefícios para o homem. È imaginável que possuamos grande trajeto á frente que trate referente à diversidade de flora e fauna nos habitats urbanos, pois é uma surpresa como a arquitetura revela a características notáveis com facilidade e alegre nos monumentos criativos produzidos pelo o homem.
 	Há possibilidade de convivência com os bichos de jardim de fazer algum dano para o homem?
urbanos. A intervenção didática relata uma fusão entre nova visão do homem, perceber a natureza e a construção de casas no local já habitado, expectativas de relacionamento insetos e animais em um mesmo convívio. Nota uma falta de planejamento no que se diz a harmonização entre o homem e os insetos para estabelecer esse equilíbrio são necessária elaboração de um projeto, para ser implantado, em diversas áreas, define os lugares ideais para os insetos se habituarem em suas casas, contendo assim um lugar que eles possam sentir com segurança em um espaço só deles, pois essa casa seja projetada de maneira de estudo com as suas percepções de instintos, ecológicos, orgânicos e químicos, A geometria faz parte desse cenário de oportunidades para um espaço abstrato para abrigar esses insetos de uma forma aceitável, e de biodiversidade da cidade.
Como podemos analisar quando chegamos um ponto de partida no meio ambiental e vegetal em habitats
 Modelo para ser introduzido de imediato para não afetar o interior do ambiente humano prevenção e proteção, contra os insetos nocivos e peçonhentos. Tudo para deixar um ambiente com sua limitação para que não venha interferir na sobrevivência dos bichos, que homem sendo racional, saiba dirigir tudo isso de ação ecológica para não afetar o ecossistema da natureza, contudo que cada inseto tem o seu papel de utilidade, para realizá-lo de sua função na natureza que inserido A primeira tarefa foi fazer um mapeamento qualitativo do material possível, isto é, números de insetos, dados de pesquisas, espécies de tamanhos e cores relacionados e estudos da coleção desses bichos exóticos, expostos vasta flora e fauna. Foi sondado o campo e rico ambiente dessa biodiversidade para o estudo profundo de aproveitando desses seres vivos, para um projeto de sucesso com satisfação. Para ambas as parte com diferença mais dividindo o mesmo ambiente em um conjunto coletivo, e desafiador. “Na década de 80, esboçam-se os primeiros estudos em busca de alternativas para a Didática a partir dos pressupostos da Pedagogia Crítica” (ILMA PASSOS, 1989, p.68). Assim que todo projeto é colocado os seus pontos positivos e negativos para aplicar de forma correta para que não haja erro e tenha uma retroação, para refazer dá seguimento do que foi ofertado para melhoria de uma comunidade que tem um problema para ser resolvido, o acumulo de situações não pode prejudicar os seres que vivem em competitivo ambiente. Causando transtorno e problemas mal solucionados gerando uma reação em cadeia. Portando para que não haja esse descontrole de flora é necessária uma projeção de idéias que saia do papel, de modo que todos venham conscientizar, é preciso organização do espaço e ambiente. Sobre informação de nos bairros, pesquisa de campo para fazer da melhor maneira para realização do projeto dá certo em curto prazo, desenvolvendo um aprendizado para as crianças, produzindo conhecimento básico que elas levem para o resto da vida, e conheçam como, lidar com os insetos que vão notar no cotidiano de seu crescimento, despertando a curiosidade e descoberta de analise desses bichos interessantes, que ao passo dos anos vem crescendo se não souber como eles se comportam fica difícil lidar com a situação quando nos deparamos com um deles na nossa frente qual é a nossa reação se corremos matarmos ou deixamos viver, pois, é prioridade saber a importância do papel de cada um desses insetos para não ter um á medida agressiva, pois a falta dele ocasiona extinção no equilíbrio da fauna. 
Precisamos entender que nem tudo é ruim para a vida do homem que vive nesse mundo, estamos cercados de seres surpreendentes, muitas das vezes para o nosso próprio beneficio, tem que uma visão de investigação de aproveitamento para a conquista de relevância para o conhecimento biológico.
Abelha é um inseto com maior quantidade de vantagem para o jardim. As abelhas procuram o néctar das plantas, transportando o pólen de flor em flor no auxilio, assim, no desenvolvimento de reprodução das espécies. Elas são valiosas e sua função é essencial para o empenho dos jardins, isso, é, porém sendo permanente próximo.
As joaninhas são ótimas ajudantes na redução de plagas que podem matar nossas plantas, elas se alimentam dos pulgões e cochonilhas, eliminando eles das plantas e assim não precisamos colocar algum produto que faça mal para nossa saúde e da planta. 
Vespas as são responsáveis para polinização das lavoras uma oportunidade para agricultura, rica e produtiva esses insetos que tem uma grande utilidade, de disseminar o pólen para a reprodução, assim como as abelhas com seu papel espetacular essencial para o cultivo de outras plantas, trás para economia uma vida útil.
As borboletas por sua vez são insetos invertebrados que agem na ecologia e no ecossistema no ambiente rico de para polinização, também tem uma importância ecológica baseada no ecossistema nas classes dos invertebrados faz parte de bicho de jardim.
Outros insetos são importantes exemplos as minhocas entram na terra para se esconder e se alimentar das propriedades que se encontram debaixo da terra, arejando o solo, as joaninhas com suas pintas, também dá um colorido e distribui vida no jardim, colabora na cadeia alimentar, evitando os pulgões nas plantas. O grilo com seu som incessante, o momento de cricrilar característica marcante destaca com sua presença inconfundível, com suas patas longas e seu pulo marcante, com saltos altos, alimenta-se de folhas e gramas, quando está nas plantações fazem estragos com seus bandos, os seus ovos ocorrem no outono seus filhotes nascem na primavera, sua cor se compra com as folhagens, desfaça de seus predadores.
.
Justificativa e embasamento teórico
Para as crianças o contato com os espaços naturais com propostas lúdicas favorece o seu desenvolvimento, pode reduzir o déficit de atenção, aumenta a imunidade e proporciona momento de felicidade para elas.
“A criança é um sujeito histórico de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia,deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (CNE/ CEB, 2009, p.11)
“Se a criança é um sujeito é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo” (Rudolf Steiner)
“Há um período muito prolongado, quase até aos cinco anos, que torna a criança prodigiosamente capaz de se apropriar das imagens do ambiente, e, por conseguinte a transforma num observador que capta ativamente as imagens por intermédio dos sentidos” (Montessori, 1980, p.64)
“Refletindo sobre as possibilidades, algumas idéias ajudam a pensar sobre a organização desses espaços de modo a oportunizar para as crianças umas diversidades de experiências com os elementos naturais. 
Relacionam-se
com ele e sentir-se integrante desse ecossistema aprende-se todos os dias. "Portanto, é preciso experimentar cotidianamente esses elementos, pois não é com práticas esporádicas e pontuais que as crianças vivem em plenitude essa relação com a natureza” (Curitiba, 2013, p.24
Público Alvo/ Objetivo
O projeto é desenvolvido para a faixa etária de 0 á 3 anos para atender essa idade, onde percebe que desperta a curiosidade dessas crianças, mais precisa de forma lúdica, colorida e divertida, com brinquedos e objetos que a criança entenda, para um aprendizado que tenha um resultado satisfatório podemos levar a criança no mundo dela é obter o melhor dela. 
Tem criança que é mais solto com questão de desenvoltura, em motricidade, jeito de pegar, sentir e perguntar absolvendo rápido o que fora passado para ela. Outras por sua vez, são mais demoradas, para está coletivamente se descobrindo com outras crianças em ambiente de socialização infantil, até mesmos individualmente para ela ter um relacionamento consigo mesmo intrapessoal. 
Objetivo Geral
Estimular a curiosidade das crianças promove a observação, exploração do meio natural e analise dos bichos de jardim
Objetivos Específicos
 - Identificar os bichinhos do jardim;
- aumentar o repertório das crianças;
- trabalhar a coordenação motora fina e grossa;
- desenvolver gosto pela leitura;
- conhecer as casas dos bichinhos;
- desenvolver oralidade e expressão corporal;
- desenvolver atividade de aprendizagem da preservação do meio ambiente e dos animais;
- identificar a importância dos bichos.
Percurso Metodológico
Esse estudo de pesquisa sobre uma situação problema para obter informação foi visitado sites falando a respeito do assunto relatado dos bichos de jardim, onde foi encontrada abordagem onde esses bichos moram os principais que compõe esse ambiente, também observado em revista eletrônica para ter mais informações, entenderem as possibilidades de aprendizados, para contribuir na formação curricular das crianças.
Para estimulo das crianças é necessário primeiramente apresentação desses bichos de uma forma simples para compreensão de cada criança, com um olhar lúdico despertando a curiosidade com recortes de revista, para elas identificar a importância de cada um deles para o meio ambiente, quais os benefícios que eles trazem para os seres humanos, juntos a passeios pelo jardim da escola, onde serão oferecidas atividades para essa criança a praticar o que aprendeu e logo após vai fazer uma amostra com os materiais coletados para uma conclusão do trabalho realizado.
Será introduzida oralidade com essas crianças músicas, de fácil memorização para essas crianças, é com o canto que elas vão se soltar, no corporal, e com essa prática elas, vão se descobrir em um mundo lúdico, de brincadeiras e muita diversão em âmbito natural fora de uma sala de aula. Toda criança ele é ensina, pois ela vem de educação de casa pelos pais e avós.
O embasamento teórico afirma os filósofos estudaram e investigaram o objeto de estudo para adquirir esse conhecimento a respeito de determinado assunto, historiadores que vem os longos dos anos nas descobertas, com os sentidos cognitivos, na percepção do movimento, a psicologia na aprendizagem tem um papel fundamento para identificar o comportamento dessa criança nas suas atividades, para obter uma avaliação satisfatória, isto é, na visão pedagógica de aprendizagem de desse aluno. 
Recursos/ Cronograma
- Sala de aula 
- Jardim
- Internet
- Televisão e DVD.
- Rádio
- Visita de um biólogo
- Fotos 
- Revistas
- Materiais encontrados na natureza
- Cola, tesoura e tintas.
- Livros de histórias infantis.
Cronograma
	1º Mês
	1ª Semana
	2ª Semana
	
	Coleta de Dados
	Preparação e confecção das casinhas
	2º Mês
	1ª Semana
	2ª Semana
	
	Montagem das casinhas dos bichos
	Exposição e músicas e tudo que foi feito nesse período.
Avaliação Final
Produto Final/Avaliação
Foram realizadas as pesquisas, referente ao projeto, apresentado em sala de aula, coletados dados para montado, com recortes de revistas, conhecemos o ambiente a ser trabalho e mostrado para as crianças, montagem das casinhas dos bichinhos, com músicas, criação de portfólio, e DVD filmagem com as fotos e exposição do trabalho conclusão do projeto.
Avaliação
Notar-se que houve interesse e curiosidade e participação das crianças elas gostaram, foi uma aula bastante divertida, onde elas, se movimentaram, cantaram, perguntaram sobre os bichinhos que compõem no jardim aprenderam e algumas ficaram com medo de alguns bichinhos, porque foi á primeira experiência com bichos que elas não conheciam, a partir daí, foi algo novo para o aprendizado delas.
Obtivermos êxito com esse projeto foi bom porque sabemos que não estamos sozinhos nesse ambiente, que pode ser dividido entre esses animais que contribuem para a nossa natureza. Depois de tudo feito e montado, no tempo determinado do projeto, com eficácia, teve seus contras, pois no dia de chuvas ficamos impossibilitados de fazer o que tinha para ser feito. Mas sem contar isso foi um sucesso as crianças aprovaram, pois é motivo de elas entenderem que os bichinhos necessitam de nossa ajuda para sobreviver e nós nos conscientizar da vida deles que se encontra no espaço nosso do cotidiano.
Referências 
educere.bruc.com.br/
euarc.com.br/2018/08/
https://artia.com/blog/3-dicas-para-avaliar-o-seu-projeto/ 
https://revistajardins.pt/animais-amigos-do-jardim/
noseodavi.com/blog/v
sbcoaching.com.br/bl
www.smartkids.com.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando