Buscar

ARTIGO DE OPNIÃO - EDUCAÇÃO SUSTENTAVEL - LUCAS CARVALHO_ENG CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação Sustentável
Não se pode mais ignorar a importância da educação para questões relacionadas a sustentabilidade. O alarme ambiental e social que o aquecimento global causou, mostra que a humanidade falhou na prevenção de uma sociedade sustentável. 
É muito importante, e já deveria ser feito por todos a reciclagem do lixo, reaproveitamento da água, a redução de gases que causam o efeito estufa, e o uso de combustíveis alternativos, entre outras. Porém mais importante que isso é mudar o olhar humano em relação ao meio ambiente. E essa mudança só pode acontecer através da educação.
Se o nível da sociedade em geral é o resultado da educação que temos, então para refrear a degradação ambiental, e pensar em maneiras sustentáveis é necessário mudar o pensamento para uma educação sustentável e preventiva.
É necessário ampliar o conceito de sustentabilidade, e leva-lo para onde ele realmente importa, que é para o pensamento cotidiano das pessoas de ser mais cuidadoso em relação ao planeta.
Os índices no Brasil mostra que nossa educação não é nada sustentável, pois estudantes saem da escola sem ter aprendido o que se esperava. É de conhecimentos de todos que o Brasil se preocupa mais com os números do que com a qualidade de aprendizagem. E qualidade de ensino é a único dado que realmente importa quando se trata de educação.
A relação direta entre Educação e Sustentabilidade pode ser vista por meio de estudos como “Investimento em Educação e Desenvolvimento Econômico”. Os resultados são muito reveladores e merecem atenção. Segundo o estudo, a eliminação do atraso educacional amplia o crescimento da renda per capita dos salários industriais e das exportações entre 15% e 30%, ao mesmo tempo em que melhora as oportunidades e a qualidade de vida das pessoas em função do fato de que mais instrução diminui o tamanho das famílias.
O estudo revela, ainda, que a eliminação do atraso educacional amplia entre 20% e 25% o tempo de vida dos indivíduos, que passam a receber e compreender melhor informações sobre saúde, higiene e alimentação, além do fato de que gera melhor qualificação para o trabalho, ampliando o acesso à renda.
Esse aumento da qualidade de vida reflete-se, ainda, nos indicadores de escolaridade, pois a eliminação do atraso educacional eleva a presença de estudantes no nível secundário em 17%, o que explica de modo absoluto por que investimentos em educação melhoram a qualificação das pessoas para a vida profissional.
Há uma relação direta entre Educação e Sustentabilidade que precisa fazer parte dos debates que cercam a preocupação com o ambiente. Embora ações pontuais de proteção ambiental sejam importantes e necessárias, precisamos compreender que somente uma revolução educacional vai permitir mudanças realmente significativas a médio e a longo prazo no que diz respeito à sustentabilidade de nossas atividades econômicas.

Outros materiais